Pastor Jeremias Steepek finge ser mendigo e testa seus fieis!

Share Button

Será verdade a história do pastor que se disfarçou de sem-teto para testar os 10 mil fiéis de sua igreja? Veja o que descobrimos:

A história vem acompanhada de foto e se espalhou pelas redes sociais e em inúmeros sites e blogs no final do mês de julho de 2013. De acordo com o texto, o pastor Jeremias Steepek teria se disfarçado de mendigo e ido a uma igreja de 10 mil membros onde iria ser apresentado como pastor principal pela manhã. Somente 3 de cada 7 das 10.000 pessoas diziam “oi” para ele e nenhum membro da congregação lhe deu alguma coisa.

O texto ainda afirma que o “mendigo” Jeremias Steepek foi “convidado” a se sentar lá nos fundos da igreja, longe dos demais fiéis. Lá pelo meio do culto, os membros da igreja ficaram sabendo que aquele homem maltrapilho que ali estava era, na verdade, o novo pastor daquela congregação.

Mas será que essa história é verdadeira ou falsa?

O Pastor Jeremias Steepek teria se disfarçado de mendigo para testar os seus fiéis! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

O Pastor Jeremias Steepek teria se disfarçado de mendigo para testar os seus fiéis! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeira ou farsa?

É farsa! A história, apesar de mostrar uma situação interessante, não passa de ficção.

Quem é Jeremias Steepek?

Essa é a primeira pergunta que surge ao ler o texto. Segundo é afirmado na história, o pastor era um homem conhecido, que (talvez, por isso) teria sido convidado para comandar uma igreja de “10.000 membros”. No entanto, uma busca exaustiva por esse sujeito na internet e não conseguimos nenhum resultado (além dos sites e blogs que apenas copiaram o mesmo texto).

Ao buscar em outras línguas, podemos notar que essa história do falso mendigo teria surgido em inglês e que lá no exterior o tal pastor da história se chama “Jeremiah Steepek”.

Sim, abrasileiraram o Jeremiah!

Vários jornais, como o Huffington Post, o Inquisitr e o Examiner, tentaram descobrir se o tal Jeremiah existe mesmo, mas todas as pesquisas foram infrutíferas.

Além disso, uma igreja com 10 mil membros seria digna de nota, não é? Mas o nome e o endereço da igreja onde o fato teria ocorrido não foram mencionados no texto. Que pena…

O autor dessa história também não explica como Jeremias compôs seu personagem. Pela fotografia que circula junto com a história, dá a entender que o pastor teve que ficar um bom tempo até que sua barba ficasse daquele tamanho (assumindo-se que a barba não fosse postiça). Será que o pastor teve que ficar meses longe do púlpito e da igreja até que sua fantasia de mendigo ficasse pronta?

Com essa farsa, ele teria mentido para os que seriam seus novos fiéis?

Além disso, ele teria feito com que outros pastores da igreja também mentissem?

Digo isso porque – como é mencionado no texto – outros pastores sabiam do “teste” que Jeremias estava fazendo.

Que coisa, hein? Como uma igreja pode ser comandada por uma pessoa que, logo no primeiro dia, já chega mentindo?

Como ele conseguiu interagir com tantas pessoas em tão pouco tempo? O artigo afirma que em 30 minutos, 3 em cada 7 das 10.000 pessoas falaram com ele…

 

O mendigo da foto

Mas, deixando a matemática de lado, vamos voltar ao elemento chave desse bloco da nossa pesquisa: Quem é o homem da foto?

Existem várias versões do texto, assim como também há várias fotos de homens diferentes como sendo o pastor. Mas nenhuma delas é o Sr. Jeremias:

O Pastor Jeremias Steepek teria se disfarçado de mendigo para testar os seus fiéis! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

Homem sem-teto (foto: Flickr/Brad J. Gerrard)

Essa fotografia é a de um sem-teto mesmo! Foi tirada em 2010 pelo fotógrafo Brad J. Gerrard, em Richmond, Surrey (em Londres). Brad diz em seu Flickr que nunca ficou sabendo o nome do mendigo, mas que ele era um cavalheiro que lhe permitiu tirar essa fotografia.

 

Joaquim Vieira Basílio interpreta há anos o papel de Mendigo em Portugal! (foto: Daniela Margarida dos Santos Martins)

O ator Joaquim Vieira Basílio interpreta há anos o papel de Mendigo em Portugal! (foto: Daniela Margarida dos Santos Martins)

Essa outra versão mostra um mendigo que, na verdade, é o ator brasileiro Joaquim Vieira Basílio, que interpreta há anos o papel de Mendigo em Portugal e em outros países da Europa. A foto foi tirada pela fotógrafa portuguesa Daniela Margarida dos Santos Martins, em 2008.

Nessa notícia, de 2004, o jornal português Oeste Online conta que o “Mendigo Bazilyus” angariou 557.09 euros em “esmolas” e entregou o dinheiro à Santa Casa da Misericórdia de Óbidos (uma vila portuguesa).

 

Mais uma foto que circula em uma das versões desse texto! (foto: Reprodução/Facebook)

Mais uma foto que circula em uma das versões desse texto! (foto: Reprodução/Facebook)

O homem que aparece na fotografia acima é mostrado em algumas versões como sendo o pastor Jeremias, mas não é! Ele é pastor, sim (isso é verdade!), e também ator e palestrante. Seu nome é João Gimenes Reis.

 

Origens

Não se sabe ao certo onde essa história surgiu. Tampouco é incerta a autoria dessa parábola, no entanto, é bom deixar claro que ocorreu um fato real semelhante a essa história, um mês antes.

De acordo com o USA Today, no dia 23 de julho de 2013, um pastor chamado Willie Lyle – recém-nomeado para a Igreja Metodista Unida em Clarksville, Tennessee – se enrolou em um cobertor e deitou-se ao pé de uma árvore próxima a sua igreja. Despenteado e com a barba por fazer, ele quis mostrar como as pessoas são indiferentes aos sem-teto que sofrem nas ruas. O pastor Willie foi explicando aos seus fiéis como foi a sua experiência como mendigo, durante o culto, enquanto sua filha ia lhe fazendo a barba.

Apesar das diferenças nas proporções (Willie Lyle tinha 200 párocos em sua igreja), é possível que essa situação provocada por Willie tenha inspirado a criação da parábola de Jeremiah Steepek.

 

Conclusão

Essa historia de pastor Jeremias Steepek que se vestiu de mendigo só para testar seu rebanho é falsa e, se fosse verdade, iria pegar muito mal para um líder de igreja.

Sugestão do leitor Felipe Nogueira.

 

Share Button
Correntes, Falso
, , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

23 comentários

  1. Iluminati Da Depressão

    Isso é muito desespero desses pastores, ficar alarmando, criado boatos mentiras.
    Pois é assim, para amedrontar, criar-se um clima de guerra espiritual.
    Será que com a verdade não conseguem mais converter ou manter fieis? porque mentir?
    Deus aprovaria essa mentira?

    • que bom se essa fosse a maior mentira dos pastores… isso aqui é brincadeira de criança perto das mentiras que eles pregam… contratam testemunhantes de cura, contratam “ex”bandidos pra falar de libertação, mentem que curam as pessoas mas eles mesmos vão nos melhores médicos, um bado de safados mentirosos… Ps… tem muitos pastores bons e honestos, estou falando apenas da maioria deles, não da totalidade ok

  2. Edmo Magalhaes

    Gosto muito do e-farsa. Até agradeço por me aliviar com revelações sobre alguns casos terríveis, mas dessa vez achei opinioso.
    Pisou na bola, mas tem muito crédito sobrando 😉

    • opinioso como? Os caras fizeram um trabalho de pesquisa pra descobrir a verdade… Opinioso porque desvanda os trambiques desses crentes que adoram ocntar historinhas comoventes porque a Bílbia por si só já não faz mais sentido a eles????

  3. Allan Bispo

    A história pode ser falsa mas a mensagem é verdadeira.
    Acho que o moderador está se confundindo com uma verdadeira e clássica lição de um mestre, com uma pegadinha de mal gosto do SBT.

    O professor Fernando Braga da Costa é doutor em Psicologia Social e professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiaí, São Paulo.
    Costa ficou conhecido por sua obra chamada Homens Invisíveis. Ela é baseada numa experiência pessoal para um trabalho de pesquisa. “Durante dez anos trabalhei como gari dentro da cidade universitária da USP, duas vezes por semana.

    http://www.jornal.uem.br/2011/index.php?option=com_content&view=article&id=861:a-invisibilidade-social&catid=94:jornal-108-dezembro2012&Itemid=31

    A experiência do professor doutor é que se você não tem uma posição social de status você é invisível na sociedade.
    A lição é válida não só para as classes religiosas, mas para todso os setores da sociedade.
    Inclusive como técnica de melhoramentos em grandes empresas.
    NO canal Viva tem o programa chamado ” O CHEFE ESPIÂO” onde o dono da empresa se disfarça de um novato servente. Ali ele descobre os bons e os mal funcionários.
    E por aí vaii
    Quando se deparares com alguém abaixo de você, não se esqueça que essa pessoa pode estar muito acima de você (espiritualmente falando)
    Que tem ouvidos de ouvior que ouça
    Paz galera

    Allan

  4. Geraldo

    Não tenho duvidas que seja verdade… O problema é que a maioria dos Evangélicos são hipócritas e passam a aparência de Cristãos, mas nada além de mentirosos e pecadores. É claro que eles vão dizer que é falso o texto, pois tudo que mostra a verdadeira essência dos evangélicos, para eles, será falsa.

  5. Juca

    Essa dinâmica é muito comum em Igrejas Evangélicas. Qualquer pessoa que tenha vivencia nesse meio pode confirmar isso. O pastor mentiu? Mostre-me a mentira, o que ele falou? O texto diz que ele seria apresentado, logo muitos na Igreja o conheciam, era fácil se passar por um mendigo no culto. Não estou afirmando que tal história tenha acontecido, mas não seria absurdo se acontecesse, acesso o E-farsas regularmente e muitas vezes eles não têm base, além da suas suposições para desvendar alguns mitos, enigmas entre outras coisas que circulam na net. Sugiro que aquela frase “como a Igreja pode confiar em uma pessoa por uma pessoa que já chega mentindo” por uma frase menos preconceituosa contra religiosos.

  6. Pingback: Jeremias Steepek - História do pastor que se disfarçou de mendigo é falsa

  7. EU GOSATRIA MUITO QUE JEREMIAS FOSSE VERDADE,,POIS PRECISAMOS MUITO DE PESSOAS QUE PREGUEM O EVANGELHO COM UMA CERTA DINAMICA…EU SOU ATOR-PROFISSIONAL E PASTOR MISSIONARIO,,E ESTOU EM UMAS DAS VERSÕES DESSA MATEIRA,,,O QUE FICO MAS CURIOSO E COMO MINHA FOTO FOI PARA NESSE COMENTARIO,,,POIS EU JA FAÇO ESSE TRABALHO ,,PREGANDO VESTIDO DE MENDIGO A QUASE 5 ANOS E NUNCA FIZ NENHUMA FOTO QUE COLOCASSE O MINISTERIO EM ESPOSIÇÃO,,,MAS CREIO QUE SE ISSO ACONTECEU É PERMISSÃO DE DEUS…NÃO SO PREGO DE MENDIGO COMO DE VARIOS OUTROS TIPOS,,SEMPRE LEVANDO A ARTE EM BENEFICIO DO EVANGELHO…ESPERO QUE APAREÇA OUTROS JEREMIAS E PREGUE UM EVANGELHO SIMPLES ,,QUE SALVA ,CURA E LIBERTA..DEUS É FIEL SEMPRE,AMEM

  8. Bispo Paulo

    A dinâmica é boa e ótima para ensinar, adorei a trama, foi muito bem montada e nos leva a refletir sobre nossa hipocrisia de Cristãos. Agora não vejo motivos para o cético ficarem chamando de mentiroso, ou que tenha mentido, é uma trama teatral, cujo objetivo é nos ensinar a sermos mais solidários com os menos favorecidos. Quem que que seja que idealizou está de parabéns. Deus o abençoe abundantemente.

  9. Gilberto Alves de Oliveira

    O ponto central não é a simulação em si, afinal as pessoas vivem imersas em mentiras as mais diversas, tais como: filmes, novelas, romances literários, ficção etc. O lamentável é ver na internet um corolário de fatos mentirosos, com fotos muitas vezes alteradas, ludibriando a boa fé das pessoas, inclusive daquelas que se julgam informadas.Creio na necessidade de examinarmos qualquer informação seja via internet, púlpito, radio, TV, etc. à LUZ DA PALAVRA DE DEUS,para não sermos engodados pela aparência de piedade mentirosa.

  10. pastor carlos

    Os mendigos sempre foram visto como fruto do pecado, [no velho testamento]. Não é de causar espanto que membros de qualquer igreja tenha algum tipo de rejeição pelos mendigos. “Deus disse a Caim você sera um fugitivo errante pelo mundo”. Genesis:4-12 O simples fato de um pastor se defassar de mendigo ele esta se prostando diante de Deus e dos homens e dizendo eu sou um errante. “Mas, o filho do homem veio para buscar e salvar os que havim se perdido”. Lucas: 19-10.

  11. Senti cruel religiosidade do blogueiro…

    “Com essa farsa, ele teria mentido para os que seriam seus novos fiéis?
    Além disso, ele teria feito com que outros pastores da igreja também mentissem?
    Digo isso porque – como é mencionado no texto – outros pastores sabiam do “teste” que Jeremias estava fazendo.
    Que coisa, hein? Como uma igreja pode ser comandada por uma pessoa que, logo no primeiro dia, já chega mentindo?
    Como ele conseguiu interagir com tantas pessoas em tão pouco tempo? O artigo afirma que em 30 minutos, 3 em cada 7 das 10.000 pessoas falaram com ele…”

  12. Wanderley Cardoso

    Na Igreja onde Congrego aconteceu algo semelhante, quando uma irmã entrou na Igreja num Domingo a noite vestida de mendiga que na verdade na era. O resultado foi impressionante, pelo fato de perceber o quanto não damos valor a pessoas. Na vida real, quantos mendigos sujos e fedidos muitas das vezes são menosprezados e infelizmente até dentro de algumas Igrejas???

    No século que vivemos, muitas das vezes é necessário fazer algo “estúpido” para percebemos o quanto somos egoísta. Quer ver, tá chegando o Natal, e vc já alimentou ou abraçou um mendigo este ano???

  13. Ana

    O próprio Joao Reis aí que vc pos o link está compartilhando essa historia como verdade na pagina de facebook que vc linkou. Ele disse que usa dois nomes… Joao Reis e de Jeremiah….

  14. Acho que não é nada demais, tem muita gente que escreve contos fictícios com o intuito de exemplificar algo, pode ser o caso dessa história. E ai o problema sta em como ela foi transmitida. Embora fictícia traz consigo um significado e algo ase pensar dentro do ambiente religioso de belas aparências e discursos mas em oculto doente de egoismo.

  15. JAMAR

    PESSOAL, ONDE TEM MENTIRA NESSE RELATO?
    NA NARRATIVA ELE NÃO FAALOOU EU SOU MENDIGO, APENAS SE VESTIU DA MANEIRA QUE QUIS, E DEIXOU AS PESSOAS REAGIREM.
    TAMBÉM NÃO ENGANOU, PORQUE SE IDENTIFICOU QUANDO LHE DERAM OPORTUNIDADE.
    SE FOSSE UMA BABOSEIRA QUALQUER, TODO MUNDO APLAUDIA, MAS QUANDO A INTENÇÃO É MOSTRAR QUE A HUMANIDADE ESTÁ PODRE, OS PODRES RECLAMAM.

  16. Pingback: Pastor se veste de mendigo e surpreende fiéis | Zé Cláudio - Meu Espaço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *