E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

Peixe Panga Perigo para a saúde! Verdadeiro ou falso?

Postado por Gilmar Lopes no dia 2 de novembro de 2011 97 Comentários
Share Button

E-mail afirma que o peixe Panga ou peixe gato importado faz mal a saúde dos brasileiros e pede para que o consumidor não compre o alimento. Será verdade?

Em outubro de 2011, um texto alarmista começou a circular pela web!  O autor estaria desesperado para que avisássemos para o maior numero de pessoas a notícia de que não deveríamos comer o tal peixe Panga. Segundo o texto (que, na verdade, surgiu aqui no Brasil em 2009), o tal peixe estaria contaminado com altos níveis de venenos e bactérias nocivas à saúde humana!

Peixe Panga! Vilão? Venenoso? Verdadeiro ou falso?

Peixe Panga! Vilão? Venenoso? Verdadeiro ou falso?

Mas será que o texto é verdadeiro ou falso?

Analisando o e-mail – que sofreu várias alterações com o passar do tempo – podemos verificar que ele possui vários indícios que caracterizam uma boa farsa da web:

  • Cita nomes de entidades para dar mais crédito à notícia;
  • É impreciso e contraditório em vários pontos;
  • Apela para o lado emocional do leitor;
  • Usa em certos trechos letras maiúsculas para chamar a atenção do leitor;
  • Não cita as fontes de onde a tal noticia foi retirada;
  • Não é datado;
  • Trata de um assunto que interessa a muitos leitores: a saúde;
  • Pede para ser repassado para o maior numero de pessoas possível;

Logo no primeiro parágrafo, o texto afirma:

REPASSANDO COM URGÊNCIA – FATO COMPROVADO – REPASSEM PARA TODOS OS SEUS CONTATOS…

Já começa bem! Repasse para todos os seus contatos um fato comprovado. Comprovado por quem?

Mais abaixo, o texto cita a ASAE (Sociedade Americana de Engenheiros Agrônomos), mas não mostra nenhum link ou recorte de jornal para comprovar que a tal Sociedade tenha publicado tal notícia.

O autor (ou quem acrescentou o texto na mensagem original) ainda mistura o perigo do consumo do peixe Panga (Pangasius hypophthalmus) a uma contaminação que teria ocorrido na época em que o presidente do Brasil era o Sarney. Trecho igualmente sem datas ou fatos concretos que atestem a veracidade da informação.

Quem escreveu o texto afirmou que um dia estava comendo em um restaurante self-service quando teve a curiosidade de examinar um dos filés de peixe. Na verdade, o autor afirma que levou o peixe para análise, mas não apresenta nenhuma prova ou o resultado dessa análise. Será que teria levado a um laboratório? Será que a análise foi feita ali mesmo, no restaurante?

O texto prossegue e afirma que dentro das postas do peixe servido havia filamentos e esses filamentos eram vermes de dois centímetros. Será mesmo?

E ainda: Ao analisar o peixe, o autor concluiu que a amostra era “de água doce, proveniente de rios extremamente poluídos de excrementos, dejetos e toda sorte de poluição biológica, física e química devido, entre fatores diversos, à maciça ocupação de barcos que servem de vias e moradias que constituem aglomerados populacionais de pessoas carentes de serviços sanitários e salutares”! Que análise, hein?

Uma dúvida: Será que essa análise feita em apenas um filé vale para todos os peixes Panga?

Mais adiante, o e-mail afirma que:

Os Pangas estão infestados com elevados níveis de venenos e bactérias. (arsênio dos efluentes industriais e tóxicos e perigosos subprodutos do crescente setor industrial, metais pesados, bifenilos policlorados (PCB), o DDT e seus (DDTs), clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB)).

Um parágrafo com tantos nomes complicados e com muitas siglas. Com tantas informações assim dá até preguiça de verificar se o parágrafo é real! É mais fácil repassar o texto. Mas será que tudo isso é verdade?

Peixe Panga ou Peixe Gato! Boato afirma que seu consumo faz mal a saúde!

Peixe Panga ou Peixe Gato! Boato afirma que seu consumo faz mal a saúde!

De acordo com uma análise feita em novembro de 2009 pela DECO Proteste (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) – onde foram testadas 5 marcas de filé de Panga congelado – foi encontrada uma bactéria chamada Listeria monocytogenes, porém em uma quantidades tão insignificantes que não chegam a ameaçar a saúde de ninguém!

Além disso, a DECO também não encontrou metais pesados e tampouco resíduos de medicamentos anti-infecciosos.

Também é bom ressaltar que, conforme observado pelo site Agrolink, “O Panga é cultivado há mais de mil anos no Rio Mekong, no Vietnã, um dos maiores rios do mundo, localizado no sudeste asiático. Há muitos anos, é exportado para mais de 240 nações, entre elas os Estados Unidos, todos os países da Comunidade Européia, Japão, Rússia, Austrália, entre outros. Só este fato bastaria para atestar sua qualidade e segurança para o consumidor. Ainda assim, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil realizou uma série de análises nesta espécie, com o objetivo de confirmar a alta qualidade do produto, que foi aprovado sem restrições.”.

Notícias sobre intoxicação

Pesquisando por noticias sobre o peixe Panga nas versões online dos jornais A Folha de São Paulo e do Estadão não encontramos nada sobre casos de intoxicações ou envenenamento relacionados ao consumo do dito peixe. Será que a mídia estaria escondendo o fato? A troco de quê? Se algum leitor do E-farsas.com encontrar alguma notícia a respeito, favor enviar o link pra nós!

Continuando.

O e-mail ainda afirma no próximo parágrafo que não há nada de natural nos Pangas! Sinceramente, não dá para entender o que querem dizer com isso. Não é natural um peixe que come restos de peixes mortos?

O autor do texto também compara o Panga às vacas loucas que, segundo ele, seriam vacas que se alimentavam de vacas. Segundo o Como as Coisas Funcionam, acredita-se que nos anos 1990 a doença que atacou as vacas teria sido causada pelo consumo de ração contaminada. Como boa parte da ração britânica era composta por ossos de carneiros (e a doença surgiu primeiro nesses bichos), deduziu-se que a doença teria se propagado dessa forma. Em carneiros. Não em vacas!

A seguir, o texto alerta:

“Basicamente, são peixes com hormônios injetáveis (produzidos por uma empresa farmacêutica na China) para acelerar o processo de crescimento e reprodução. Isso não pode ser bom.”

Apesar do e-mail não dizer o nome da empresa farmacêutica chinesa, e importante avisar que o tratamento de peixes com o uso de hormônios não é exclusividade do Panga. Outros peixes também recebem essa “ajudinha” de seus criadores com hormônios naturais e/ou sintéticos. Será que esses hormônios fazem mal apenas ao Panga? A solução seria banir todos os peixes das refeições?

No trecho abaixo, o autor do texto alarmista conta que:

Ao comprar Pangas estamos colaborando com empresas gigantes sem escrúpulos e gananciosas que não se preocupam com a saúde e o bem-estar dos seres humanos.

O parágrafo acima talvez sintetize uma insatisfação de muitos produtores nacionais que estariam tentando boicotar a

Peixe Panga - produto importado à venda no supermercado!

Peixe Panga - produto importado à venda no supermercado!

importação do peixe vietnamita. Um exemplo disso é a notícia publicada no JusBrasil mostrando que a importação do peixe Panga teria sido suspensa em 2010 em Santa Catarina (e no resto do Brasil). O motivo: O preço do peixe importado estava abaixo do valor do peixe produzido aqui no nosso país. O mesmo motivo também é apontado por Jomar Carvalho Filho em seu artigo sobre a concorrência desleal que o importado teria sobre os nacionais.

Essa briga com os importados também ocorre em outros países: A agência de notícias BBC conta que nos Estados Unidos as autoridades do comércio decidiram impor tarifas extras sobre importações de produtos vindos de 2 países da Ásia.

Origem

Ao que tudo indica, o texto foi escrito em um blog de uma moça chamada “Pris” em junho de 2008. O texto não está mais online, mas é possível resgatá-lo com a ajuda do WebArchive nesse link. Pris, conforme ela mesma afirma em sue blog, está (ou estava) morando no Vietnã e escreveu esse texto baseando-se em um documentário em francês e também nesse texto sobre o Panga. Alguém, em algum momento, traduziu o tal artigo e espalhou em português.

Conclusão:

Até onde se sabe o peixe Panga não é venenoso e não faz mal para quem o consome. Todavia, assim como todos os alimentos, é preciso que se tenha higiene ao prepará-lo. Verifique também a procedência de tudo que vai comer.

Sites Pesquisados:

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Mensagem Original:

REPASSANDO COM URGÊNCIA – FATO COMPROVADO – REPASSEM PARA TODOS OS SEUS CONTATOS... Ecaaaaaaaaaaa vamos passar por longe desse peixe!!! Ou melhor, de qualquer peixe industrializado. Vamos parar de comer peixe em restaurantes, assim haverá reação também dos comerciantes contra este crime. Peixe agora, só comprado na peixaria e limpo na nossa frente. Denunciem, se souberem os nomes desses FDP irresponsáveis do governo e das importadoras que deixam entrar este lixo no Brasil. Isso me faz lembrar a carne contaminada por radiação e os laticínios importados da Europa, também contaminados pela radiação de Chernobyl – ÉPOCA DO GOVERNO SARNEY. As perguntas são: 1>Quantas crianças, homens e mulheres, hoje estão morrendo de câncer devido à irresponsabilidade desses canalhas gananciosos e corruptos? 2>Vcs não acham q deveria ter pena de morte para esse tipo de crime? Depois de importar lixo hospitalar dos EEUU: lençóis usados por veteranos de guerra no EUA viram roupa de cama em hotel de PE-... Outra barbaridade com o povo brasileiro... Os nossos Supermecados, estão importando, da Ásia, graças à globalização. É caso de polícia... Leiam e tirem suas conclusões!!!! ESTÁ À VENDA, NA REDE BOM PREÇO, G.BARBOSA, HIPER IDEAL, EXTRA, SUPERMERCADOS GUANABARA... Caros amigos, Em algumas oportunidades tive o desprazer de observar o malfadado peixe branco, sempre servido em self-services e/ou "à la carte." (Entre os restaurantes onde pode ser encontrado, o cliente faminto terá mais opção do que se pensa em self-services) Em um self-service, tive a curiosidade de ver melhor o peixe no meu prato. Ao abrir a posta do peixe, notei que a massa estava impregnada de filamentos.,Encostei o prato, retirei para o guardanapo, parte do peixe e levei para análise. Os filamentos, na verdade, eram vermes de até dois cm. PANGA ou PEIXE-GATO Procurei me informar, lá mesmo no caixa, sobre a origem do peixe e fui informado que se tratava de peixe asiático. Após análise da porção amostrada, tirei minhas conclusões que são coincidentes com as informações prestadas: - peixe asiático de água doce, proveniente de rios extremamente poluídos de excrementos, dejetos e toda sorte de poluição biológica, física e química devido, entre fatores diversos, à maciça ocupação de barcos que servem de vias e moradias que constituem aglomerados populacionais de pessoas carentes de serviços sanitários e salutares. Esse ambiente condiciona, por si só, o desenvolvimento e procriação de víveres adaptados a esse habitat degenerativo. O nível de poluição dessas águas é de tamanha magnitude e as próprias pessoas que, por lá vivem, têm nojo e repugnância dos víveres dessa água. Essas condições associadas viabilizam a proliferação exacerbada de peixes que ressalta aos olhos dos especuladores inescrupulosos que conseguem com tremenda facilidade realizar farta e rentável "pescaria" para a venda dos seus produtos no terceiro mundo afora - de quebra no Brasil... ASAE - SOCIEDADE AMERICANA DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS Peixe Panga - PERIGO para a SAÚDE PÚBLICA Há pouco tempo descobri um novo peixe, aparentemente perfeito: filetes muito branquinhos, frescos ou congelados, sem espinhas e a bom preço no supermercado... claro que decidi experimentar... A minha primeira impressão do sabor do peixe não foi a melhor (embora fosse a única a encontrar algo estranho, pois é um sabor muito tênue...) Hoje voltei a comer, e tal como da primeira vez que provei este peixe, não melhorou a impressão do sabor...Acabei de almoçar e pesquisei e encontrei o texto que envio abaixo. NOTA - achei por bem enviar, porque muitos de vocês já terão provado e gostado... LO Peixe Panga: a nova aberração da globalização O Panga é um peixe de cultura intensiva/industrial no Vietnam, mais exatamente no delta do rio Mekong e está a invadir o mercado devido ao seu preço. Eis o que deve saber sobre o Panga: Os Pangas estão infestados com elevados níveis de venenos e bactérias. (arsênio dos efluentes industriais e tóxicos e perigosos subprodutos do crescente setor industrial, metais pesados, bifenilos policlorados (PCB), o DDT e seus (DDTs), clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB)). O rio Mekong é um dos rios mais poluídos do planeta. (Na guerra do Vietnã o último recurso americano foi jogar o "agente laranja"(desfolhante e cancerígeno). Não há nada de natural nos Pangas - Eles são alimentados com restos de peixes mortos, ossos e de solo seco, transformados numa farinha, com mandioca e resíduos de soja e grãos. Obviamente, este tipo de alimentação não tem nada a ver com a alimentação num ambiente natural. Ela não faz do que assemelhar-se ao método de alimentação das vacas loucas (vacas que foram alimentadas com vacas, lembra-se?) A alimentação dos Pangas está completamente desregulada.. O Panga cresce 4 vezes mais rápido do que na natureza ... Além disso os Pangas são injetados com PEE (alguns cientistas descobriram que se injetassem as fêmeas Pangas com hormônios femininos derivados de desidratado de urina de mulheres grávidas, a fêmea Panga produziria os seus ovos muito rapidamente e em grande quantidade, o que não aconteceria no ambiente natural (uma Panga passa a produzir assim aproximadamente 500.000 ovos de uma vez). Basicamente, são peixes com hormônios injetáveis (produzidos por uma empresa farmacêutica na China) para acelerar o processo de crescimento e reprodução. Isso não pode ser bom. Ao comprar Pangas estamos colaborando com empresas gigantes sem escrúpulos e gananciosas que não se preocupam com a saúde e o bem-estar dos seres humanos. Este comércio está sendo aceito por países que os vendem ao público em geral, sabendo que estão vendendo produtos contaminadas. Nota: devido à prodigiosa quantidade de disponibilidade de Pangas, este irá acabar em outros alimentos: surimi (alimentos com pasta de peixe), peixe terrines e, provavelmente, em alguns alimentos para animais. (cães e gatos!) Diz-se que comer peixe é bom para a saúde, mas eu já começo a duvidar de tudo!!!!

97 respostas para “Peixe Panga Perigo para a saúde! Verdadeiro ou falso?”

  1. Janilton disse:

    Olá.

    Agradeço os esclarecimentos fornecidos e acrecento que eu vi também em um site que uma empresa americana exportadora de pescados também estaria contribuindo para esta comspiração.Tem videos no you tube.

    Obrigado

    • luiz carlos pauli disse:

      Cigarro é a mesma coisa. Anti tabagistas, espalham que cigarro faz mal. Mas vejam bem, a população carcerária é de 500.000. A maioria fumante. E voces ouvem alguem morrer de cancer de pulmão?? Oscar Niemeyer, 104 é fumante. Cuidados com falsas informações.

      • Imogen Connelly disse:

        Você nunca ouviu falar de alguém que morreu de câncer de pulmão por conta do cigarro? Em que mundo você vive? Acorda amigo. Se quer uma desculpa pra fumar ou continuar fumando, arrume uma melhor porque essa aí é furada.

      • Marcos A. disse:

        A população carcerária é formada em sua imensa maioria por homens jovens e o
        cancer de pulmão é de progressão lenta, portanto, seria raro ver um presidiário morrendo desse tipo de câncer. Não se pode pegar como exemplo um homem de 104 anos que fumou toda sua vida, mas provavelmente tem em seu histórico genético uma forte resistência ao câncer. Por fim, de quem seria interesse atingir a indústria tabagista se os próprios governos lucram bilhões em impostos sobre o cigarro?

        • Missao Tanizaki disse:

          O CIGARRO é ESTRATÉGIA SUJA / ABUSADA dos NÃO–ÉTICOS ! ! ! ! ! !

          Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

          Entenda porque O CIGARRO é ESTRATÉGIA SUJA / ABUSADA dos NÃO–ÉTICOS ! ! ! ! ! !

          Quanto se ARRECADA com os IMPOSTOS ESPECIAIS que se COBRA (ou ROUBA) neste BRASIL e na MAIORIA dos Demais PAÍESES do Planeta TERRA ? ? ? ? ?

          NOTA: Quem ROUBA de LADRÃO tem 100 ANOS de PERDÃO – isso me leva apresentar uma AFIRMAÇÃO que pode parecer ESTRANHA, mas que tem SENTIDO POPULAR: A Sociedade Brasileira está ROUBANDO e os NÃO–ÉTICOS (POLITIQUEIROS) que habitualmente Passam a MÃO na Maior PARTE do que se ROUBA neste BRASIL são PERDOADOS (NADA se APURA e QUEM JÁ foi para Dentro das GRADES ? ? ? ? ?).

          Em todas as NOTÍCIAS que tem circulado nos JORNAIS, MÍDIAS, entre outros MEIOS, quase sempre apontam uma relação do NÚMERO GRANDE de SUBSTÂNCIAS presentes na FUMAÇA do Fumo / Cigarro, mas NUNCA ou RARAMENTE indicam os Seus Respectivos TEORES (para chegar nisso vasculhei Muito a INTERNET) – ACREDITO no MOTIVO é SIMPLES/VERDADEIRO: Não querem Sua AUTO–CONDENAÇÃO ou seja não querem ser JULGADOS / CONDENADOS com BASE nas Próprias NOTÍCIAS / INFORMAÇÕES CAPENGAS.

          Normalmente ou quase sempre, USAM uma PSEUDO–VERDADE (NÚMERO GRANDE de SUBSTÂNCIAS) para manter as PESSOAS a ACREDITANDO que O NÚMERO GRANDE é o que Produz os MALES /DOENÇAS – Essa MENTIRA tornou–se “VERDADE” perante a HUMANIDADE.

          A TOXIDADE das SUBSTÂNCIAS são Amplamentes PESQUISADAS / AVALIADAS, onde estabelecem o TEOR LIMITE que o ORGANISMO HUMANO pode TOLERAR – Em REAGENTES QUÍMICOS amplamente utilizados nos Laboratórios / Indústrias é OBRIGATÓRIO por Exigências Legais de se fazer constar Teores de IMPUREZAS, bem como INFORMAÇÕES sobre VALORES LIMITES, visando evitar INTOXICAÇÕES / MORTES com Seus USUÁRIOS, algo semelhante deveriam fazer constar nos MASSOS de CIGARROS ou algum FOLHETO que fosse Amplamente Distribuídos na Sociedade Brasileira, mas além disso deveria, submetê–los a Inspeção / Fiscalização, bem como Análises Laboratoriais, visando verificar necessidade de REDUÇÃO de RISCOS aos Seus USUÁRIOS.

          Os Limites estabelecidos para Alimentos aqui no BRASIL devem ser considerados FAJUTOS NÃO–ÉTICOS porque são Valores Bem Maiores daqueles adotados nos PAISES DESENVOLVIDOS, podendo–se confirmar facilmente essa Minha AFIRMAÇÃO – Muitos FFA’s tem conhecimento de que Muitos PRODUTOS AGROPECUÁRIOS que são CONDENADOS nos PAISES DESENVOLVIDOS retornam ao BRASIL e são VENDIDOS no Mercado BRASILEIRO ou outros PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS (Precisamos COIBIR essas PRÁTICAS NÃO–ETICAS / ABUSIVAS).

          O DIESEL apresenta TEOR de CHUMBO muitas vezes SUPERIORES e nos CONTAMINAM pela INSPIRAÇÃO (RESPIRAÇÃO) dos Gases que saem pelo Escapamentos do Veículos – nas Grandes Cidades o Seus TEOR é alto, no mínimo 100 vezes MAIOR do que contem nas FUMAÇAS dos CIGARROS / FUMOS, e isso NÃO é PROIBIDO até mesmo nos PAÍSES dito DESENVOLVIDOS devido as FORÇAS OCULTA NÃO– ÉTICAS das MULTINACIONAIS do PETRÓLEO.

          O TEOR de MERCÚRIO, segundo algumas Matérias que encontrei na INTERNET são IRRISÓRIOS de for comparado com o que se pode encontrar em vários ALIMENTOS / MEDICAMENTOS.

          OBSERVAÇÃO 01: com o exposto NÃO QUERO, em HIPOTESE ALGUMA, promover ou incentivar o HÁBITO do VÍCIO do CONSUMO do CIGARRO, mas apenas prestar ESCLARECIMENTOS que acredito serem ÚTEIS para promover o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL, onde o RESGATE da ÉTICA precisa ser ENTENDIDA como NECESSÁRIA & INDISPENSÁVEL.

          OBSERVAÇÃO 02: Muitas PESSOAS OMISSAS neste MUNDO já foram JULGADAS & CONDENADAS pelos Próprios FILHOS, deixando MARCAS / TRAUMAS IRREPARÁVEIS aos Seus Mais CHEGADOS – Recomenda–se CUIDADOs EXTREMOs, pois MUITAS PESSOAS vão CAIR / EMBARCAR NESSA por FALTA de ATITUDES / POSTURAS ÉTICAS.

          TESTE dos COMBUSTÍVEIS: Se VOCÊ está de ACORDO com os TESTEs dos GIRASSÓIS será Muito Interessante que VOCÊ faça algum TESTE com o que VOCÊ solta pelo ESCAPAMENTO do Seu CARRO POLUIDOR.

          NOTA Filosófica 01: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – Dê Um Passo em sua Filosofia de VIDA, apresentando–nos as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.).

          NOTA Filosófica 02: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZES no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

          Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

          MISSAO TANIZAKI
          Servidor Público Federal
          Bacharel em Química
          missaotanizaki@yahoo.com.br (PRINCIPAL)
          missao.tanizaki@yahoo.com.br (Alternativa NÃO–USUAL)
          OSCIPE (*) – Equipe BR do AGUAPÉ
          TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

          (*) REF.: Definições do SEBRAE

      • julio disse:

        Luiz Carlos o que vc escreveu é um absurdo e uma prova total de irresponsabilidade.

    • Ítalo Assunção Mezari Duarte disse:

      Procure um site fale sobre o peixe nãa sobre o e-mail.
      O peixe panga,produzido no Vietnam em um dos rios mais sujos,é considerado “bom”.
      http://fmanha.com.br/blogs/esdras/2011/06/25/peixe-panga-do-rio-mais-poluido-do-vietnam-para-a-mesa-dos-campistas/
      Abram seus olhos,pois somos bois que imigramos de fazendas,mas nunca livres apenas pensamos que somos.

    • Valéria Toledo disse:

      Pesquisando muito encontrei isso aqui olha, me parece que essa ASAE é de Portugal.
      http://paginaglobal.blogspot.com.br/2012/07/portugal-asae-nao-fiscaliza-alimentos.html

  2. Luis Pecker disse:

    Agradeço a resposta esclarecedora, caro Gilmar. É claro que devemos sempre ter cuidado com produtos alimentícios que consumimos, mas não podemos esquecer que alguns empresários gananciosos, ao verem seus negócios perderem dividendos, começam a usar estes métodos escusos e, ao invés de reverem seus preços, tentam denegrirem a imagem dos concorrentes. Sempre costumo pesquisar assuntos de mensagens que entram em minha caixa postal e, este site é um dos que mais confio. Um forte abraço e fique com Deus

  3. Warley disse:

    Muito Obrigado, já suspeitava da veracidade deste e-mail, visto que em um mundo globalizado sem fronteiras que vivemos, será pouco provável que os grandes magazines de supermercados venham a adquirir estes produtos para repassa-los aos consumidores, cidadãos hoje, bem informados.

    Abraços.

  4. D disse:

    Isso é coisa de vegetariano fanatico, para não comer carne alguma…

  5. Sandro Couto disse:

    Bem, no intuito de ajudar a esclarecer o assunto, envio o link da Proteste de Portugal, revista especializada em direito do consumidor, mantida por associados e, portanto, imparcial. Vejam a matéria interessante que inclusive traz resultados de análises laboratoriais realizadas em tal peixe: http://www.deco.proteste.pt/seguranca-alimentar/peixe-panga-sem-quimicos-s577061.htm .
    A sugestão é que a Proteste brasileira também realize análises no peixe panga das diversas marcas que são comercializadas aqui no Brasil.

  6. CIDINEI disse:

    SE FOSSE ASSIM NINGUEM CONSUMIRIA CARANGUEIJO!!!

    • Reinaldo disse:

      Concordo… e digo mais: não se poderia consumir nada que vem do mar! Basta lembrar que os oceanos são verdadeiras latrinas, é ou não é???

    • Pedro Kurt disse:

      Caro Cidinei,
      Permite uma pequena correção…
      O carangueijo é herbívoro, embora more sob a lama dos mangues, somente se alimenta das folhas dos arbustos.
      O siri é que come tudo do fundo do mar (mais um dos lixeiros do mar).

  7. Elena Sinis disse:

    Eu até que gostava desse peixinho, mas depois de ler o tal e-mail, não consigo mais olha-lo com bons olhos, come-lo então, nem pensar!!

    • D disse:

      VC É UM IDIOTA ENTÃO, POIS O TEXTO É UMA MENTIRA E VC É UM MANE QUE ACREDITA EM MENTIRAS

      • Eduardo disse:

        Amigo, ele não é idiota não, assim como o email original as explicações do do Gilmar aí não apresentaram nenhuma contra-prova analítico-científica válida! Disto tudo restou apenas um Blá-blá-blá de ambos os lados, não há nada conclusivo nesta matéria aqui.

        • Manuel Cardoso disse:

          Não caro Eduardo,é você que precisa frequentar umas aulas de lógica para diferenciar o que é blá blá blá e o que é argumento. Mula tola!

        • Manuel Cardoso disse:

          Não caro Eduardo,é você que precisa frequentar umas aulas de lógica para diferenciar o que é blá blá blá e o que é argumento. Mula tola!

  8. Renato disse:

    Não é farsa NÃO !!!

    Sou estudante de engenharia ambiental, realizamos experimentos com amostras deste produto vendido aqui no Brasil e o mesmo apresentava valores até 3 vezes maiores que o permitido de diversos metais pesados.

    • D disse:

      E cade o resultados das pesquisas? foi publicado em alguma revista ciêntifica?
      o|u fazem parte da Cnospiração?
      Como saber se você é mesmo um estudante de engenharia ambiental e não um ecochado vetariano irritante? como saber se não foi você quem inventou essa farsa?

  9. rose glasser disse:

    Olá’
    Recebi um e-mail que o feijão preto e outros tipos estão contaminados com larvas da doença de Chagas.
    Por favor, preciso informar meus amigos que estão espalhando este e-mail que prejudicará a população carente que tem como prato principal arroz com feijão.
    Obrigada,
    glasserose@hotmail.com

  10. João Felix Dos Reis disse:

    Esses esclarecimentos são necessários para que a sociedade conhecimento tome, embora saiba que pouquissimas pessoas se dão ao trabalho dessa pesquisa, isso qto ao peixe Panga.
    Porém, como o sistema, através dos picaretas e consentido pelas autoridades, nos obriga a comprar produtos utilizados em hospitais americanos ficamos com a barba, para quem tem, de molho!

    • Gilmar Lopes disse:

      O link enviado por você já foi citado no texto! O Principal motivo do embargo é que o peixe importado estava ficando mais barato que o nacional!

  11. osmar modelli disse:

    O BHC,inseticida q não fazia mal a saúde, tbém não era letal, antigamente. As drogas eram charmes de pessoas futuristas.- Cabe a cada um verificar se vale mais um gosto por coisas sadias, ou o dinheiro no bolso.

  12. Floripes disse:

    Realmente,achei um absurdo e confesso que fiquei com medo de come-lo, depois que li esse e-mail.Mas agora estou tranquila.Nem tudo que esta na internet é verdade,precisamos parar para pensar e fazer pesquisas sobre o assunto.
    Obrigada.

  13. [...] várias vezes e-mail de terror sobre este peixe. Junto o link onde poderão tirar a limpo a “notícia”. Melhor fora que usássemos o tempo para [...]

  14. Lourival disse:

    É de assustar tudo contido no e-mail, porém não podemos dar-lhe total credibilidade, pois é inadmissível e até de certo modo, impossível, que os órgãos de defesa da qualidade sanitária e alimentar dos diversos países tenham aceitado a comercialização de um produto tão maléfico para os seus povos. A ciência, através da sua neutralidade, deverá clarificar esse assunto, colocando a sociedade a par das verdades, não como absolutas, todavia como verdades científicas, baseadas nos experimentos, cujos resultados vão interessar, tão-somente, os cidadãos que gostam e consomem pescados e não podem ficar a mercê de boatos, controvérsias, e-mails falsos e etc. Os interesses de grupos contrários à globalização poderão perfeitamente estar disseminando um boato dessa natureza, até por ter caído as vendas dos seus produtos (pescados) no processo de comercialização. Pensemos nisso, com consciência crítica, sem ufanismos.

    • Pardal disse:

      Vejo uma discursão sem fundamentos. Falam que foi feita pesquisa em Portugal; me informe o que é sério neste país chamado Brasil? Será que estes lençois hospitalares chegariam a Portugal para uso com tanta facilidade? Vamos parar com essas discursões banais. Aqui, basta uma merreca e tudo é permitido. Temos que ter cuidado sim e dar credibilidade a este e-mail que circula na internet pois alguem aqui em nosso país se preocupou em fazer testes nestes peixes?
      Aqui, tudo pode, basta ter dinheiro. Não quero escrever que todo peixe panda está contaminado mas,tem vários criadouros que vendem sem o mínimo cuidado, pensam apenas nos lucros e quem nos garante que os que chegam para consumo aqui em nosso país, são de criadouros legais?
      Acorda Brasil. Este não é um país sério.

  15. Carla disse:

    Oi Carla. Segue um site interessante sobre um email que você repassou. vale dar uma lida. beijos!

  16. marcus disse:

    Valeu pelo esclarecimento. A 3 semanas atrás eu tinha comprado filé congelado dele por 13,90 o kilo. Achei o preço atrativo, fiz ele frito empanado no fubá e ficou uma delícia. Depois q recebi esse email fiquei meio com pé atráz, mas parece q tudo era falço. E até hoje to d boa!!!!

  17. Daniela disse:

    Eu também comprei esse peixe e não gostei do sabor, isso já faz algum tempo, na época pesquisei a origem do peixe e descobri que não se trata de um peixe predador e sim de fundo de mar e por isso o sabor característico de areia, no entanto na época que pesquisei não encontrei nada que o desabone a não ser o fato do sabor desagradável, para o meu paladar.
    Mas enfim, como não gostei mesmo, prefiro não voltar a consumir o tal peixe.
    Já par quem gostou o melhor mesmo é procurar fontes confiáveis antes de acreditar em mais um destes milhões de e-mails que recebemos, inclusive estes do tipo de ajuda a criancinhas desaparecidas, com câncer etc e tal, a grande maioria é falso e o intuito do criador é conseguir o melhor numero de e-mails possíveis para enviar malas diretas com propagandas de produtos.
    É isso, beijos a todos e bom feriado.

  18. Mirinha disse:

    Concordo com q/ o Gilmar Lopes disse: o peixe importado ficou mais barato e o nosso como sempre tudo é mais caro, por isso a intriga da oposição, (vamos falar e meter o pau no que não é da gente), pois assim os bobões brasileiros compra o mais caro.Pois recomendo comprem o peixe PANGA, e se deliciem com ele. Já tem 2 anos q/ faço uso diário em minhas refeições deste peixe todos os dias, se tivessem qualquer coisa eu já tava morta,e vou continuar comendo até q/ provem o contrário ou eu morra de comer o peixe, essas pessoas são uns idiotas e acreditam em tudo q/ aparece em qualquer e-mail por aí. Daqui a pouco vão começar a falar q/ arroz c/ feijão mata,rsrsrs(mata sim, a fome de um monte de gente.) Vou continuar comendo o meu peixinho PANGA até morrer….que provem com atestados tudo o q/ se falou, no papel e assinado por pessoas especializadas no assunto do que falaram do peixe PANGA, e ainda passo várias receitas q/ faço todos os dias com este peixe q/ são deliciosas. Isso já tem 2 anos q/ faço uso do peixe e ainda não morri….(se eu morrer por causa de comer o peixe, aviso a todos).

  19. Mario Henrique disse:

    Valeu mais uma vez, Gilmar!
    Acabo de receber um email deste de um vizinho terrorizado! E o peixe é uma delícia!

  20. Luiz Araujo disse:

    Prezado Gilmar,

    Parabéns pelo site e pelo trabalho!

    Acho que a sigla ASAE é na verdade Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, órgão vinculado ao Ministério da Economia de Portugal. Encontrei na web o texto deles que apesar de criticar não condena o panga.

    O fim do texto diz:
    “Finalmente, as informações disponíveis parecem indicar que o risco associado a P. hypophthalmus não será diferente do que está associado aos produtos do aquacultura em geral.”
    Segue o link:
    http://www.asae.pt/pagina.aspx?f=1&sf=1&target=mlkWWWhqefinbq5pmphm45vtobcu55&codigono=64086454AAAAAAAAAAAAAAAA&action=add&favcn=r7937&titulo=Esclarecimento%20sobre%20panga%20ou%20peixe-gato

    []s,

  21. Euba disse:

    Poderiam proibir a venda para que ninguém mais precisasse comer esse peixe horrível. Fazia tempo que não provava um peixe tão ruim e ainda tem gente que tem cara de pau para dizer que ele pode substituir o linguado.

    PS: comi paga e não morri.

  22. Ivan disse:

    Ivan Lasaro/ANDIP

    O pangasius nao somente e’ saudavel como possue o maior grau de sustentabilidade entre os pescados: para cada kg de pangasius sao necessarios 0,4 kg de pescados selvagens, para cada kg de salmao e maioria dos outros peixes o mesmo para cada kg sao necessarios 4 kg de pescados selvagens e para 1kg de atum sao necessarios 30 kg de pescados selvagens. O quoeficiente 0,4 do pangasius o torna a alternativa mais SUSTENTAVEL entre os pescados.

    Lamentavelmente toda esta discussao tem como motivacao uma postura protecionista de pequenos produtores nacionais que ainda estao na pre historia do cultivo e da pesca e estao buscando proteger suas injustas margens de lucro em detrimento do consumo desta proteina pela populacao brasileira das classes menos favorecidas.

  23. ted disse:

    Come a parada com limão.
    O limão corta todo o mal.
    Frito e com uma cervejinha é porreta…

    • Alguém disse:

      entendi o tom cômico, mas é melhor dar uma arrumada, antes que alguém pense que é verdade.

      o limão tem um pH (acidez) entre 3 e 4. O ácido no nosso estômago tem pH entre 2 e 3, ou seja, é mais ácido que o limão.

      Se nem o ácido do nosso estômago impede que tenhamos contaminação por alimentos, imagine um limãozinho? Não vai fazer nada.

      Querem outra prova? Cisticercose, que é quando ingerimos o ovo da tênia. Passa reto pelo estômago e chega vivo nos intestinos, eclode e a tênia se desenvolve.

    • sandra velozo disse:

      caraca meu..boa idéia com 51 é claro… mas se tiver um PACÙ.. FICA MANEIRÃOO;… HUHUHU

  24. José Luiz Silva disse:

    Não dei importância a esse e-mail quando o recebi, mais esse peixe embora seja gostoso, eu não comprei mais porque achei muito gorduroso. quando recebo e-mails desse tipo, gosto de ver o que estão falando esse respeito em outras fontes. Gostei do seu esclarecimento.

  25. Alguém disse:

    Olha, eu também achei meio forçado, mas dos dois lados.

    Veja bem: o Rio Mekong está poluído. Achei essa notícia aqui, é para golfinhos, mas não sabemos até que ponto interfere no panga, não é verdade? (http://www.anda.jor.br/18/06/2009/contaminacao-do-rio-mekong-esta-levando-especie-de-golfinho-a-extincao)

    E em um dos links que você colocou na reportagem (http://al-sc.jusbrasil.com.br/noticias/2322037/dos-gabinetes-importacao-do-peixe-panga-sera-suspensa-temporariamente) ficou muito claro que o Brasil tinha liberado a entrada do peixe sem fazer nenhuma análise química (5°§ da reportagem).

    Mas, como o e-mail é todo sem citações, sem fontes e cheio de caps lock, fica a dúvida.

    Minha sugestão é: se vai comer esse peixe, não o coma cru e deixe cozinhando por bastante tempo, que aí, pelo menos, desnatura hormônios, mata possíveis bactérias, e desprezar a água de fervura, pode ser que se realmente houver algum metal pesado, talvez saia um pouco na água (não é garantido).

    Isso tudo é minha opinião, que pode estar errada. Mas fica aqui um pouco da minha contribuição.

    Um abraço e parabéns pela pesquisa.

  26. Clodoaldo Borrero disse:

    Pra quê tanta celeuma em torno de um simples peixe importado? Temos uma variedade enorme aqui no Brasil; no mar e nos rios. Na dúvida, procure outro, e ponto!!!

  27. Lourdes disse:

    O email pode ser alarmante, mas sabemos q pode ser verdadeiro, afinal, até lixo hospitalar já veio p/ o Brasil!…. Qto às vacas loucas, não tem importância que ração carnívora elas comeram. Vacas são HERBÍVORAS…

  28. Daniel Guimarães disse:

    Conhecem a WWF ? Uma Ong séria, e reconhecida mundialmente?
    Pois em seu site tem uma matéria sobre o Panga:

    http://www.worldwildlife.org/what/globalmarkets/aquaculture/dialogues-pangasius.html

    http://www.worldwildlife.org/what/globalmarkets/aquaculture/pangasiusstandards.html

    Um grupo trabalhou de 2007 a agosto de 2010 para criar PADRÕES GLOBAIS na aquicultura do Panga.
    Por que aqui no Brasil, em 2011, levantou-se tal polêmica?
    Pra mim só pode ser “dinheiro”, ou a perda dele né.

  29. Mariane disse:

    Bah…trabalho em supermercado e se esse peixe realmente fosse nocivo,creio que teriamos abrido falência por morte de todos os clientes…rsrs
    Grande parte dos filés de peixe vendidos no estabelecimento,o de Panga vende em disparada.

  30. CELSO FERNANDES HONORATO disse:

    Pessoal, todo alimento por nos consumidos são inspecionados, os pescados são inspecionados pelo Ministério da Agricultura, que por sua vez mensalmente são coletadas amostras que são enviadas a laboratórios credenciados e se isso fosse verdade certamente este produto já teria sua comercialização proibida. Coma peixe que faz bem para a saúde.

  31. valeu pelo esclarecimento,pois sou consultor de vendas de uma empresa que trabalha com frios e congelados.alguns clientes ja estavam com um pouco de regeiçao do produto,mas agora tenho como explicar quando for questionado sobre tal assunto.

  32. Altamiro disse:

    Bom dia amigos, estava pesquisando sobre este tal “peixe” encontrei este artigo resolvi expor minha indignação quanto a esta porcaria de “peixe”.
    Minha mulher comprou no mercado bistek de são josé este tal filé de panga congelado, ela chegou em casa descongelou fez a milaneza comemos com salada eu tirei minha cesta como de costume acordei vomitando muito, sou nascido e criado a beira mar ja comi tudo que fruto do mar e nunca tinha comido tamanha porcaria quanto este peixe se eu tivesse o poder de proibir a importação desta porcaria eu proibiria.
    Eu sinto até vergonha de dizer que passei mal comendo peixe se é que pode ser chamado assim.

    NÃO COMA “PEIXE PANGA”

    OUTRA COISA TEMOS QUE DAR MAIS VALOR AO QUE É NOSSO AO QUE É PRODUZIDO EM NOSSO PAIS, NÃO O QUE É MAIS BARATO.

  33. Pablo disse:

    A tal ASAE na verdade é a Autoridade de Segurança Alimentar e Econômica de Portugal (http://www.asae.pt/). De fato, se fizerem uma busca por “panga” neste site, há relatórios deste Órgão sobre este peixe, embora nada muito comprometedor (ao fim, a segurança dele parece não ser menor do que a de demais peixes de cativeiro).

  34. Pangado disse:

    parabéns pelo site, e essa informação foi bem importante. :)

  35. ROSANGELA disse:

    ALQUEM JA PAROU PARA PEMSAR QUANTO DE HORMONIO SE DA PARA O CRECIMENTO DE UMA GALINHA;QUANTOS BRASILEIROS CONSOMEN ESSE HORMONIO INDIRETAMENTE SEM SABER.E ALGUNS PAISES COMPRAM NOSSO FRANGO MAS O CRITERIO DE CRESCIMENTO DA AVE E OUTRO, COM NORMAS EXIGIDAS DO COMPRADOR.ISSO É BRASIL.O JEITO É VIRAR VEGETARIANO IIII ESQUECI DOS AGROTOXICOS.ESTAMOS PERDIDOS;DESEJO BOA SAUDE A TODOS.

  36. Catia disse:

    olha essa materia!!!!!!

  37. Emerson Silva disse:

    Independentemente de boatos e/ou comprovações científicas, sempre que posso, opto por produtos nacionais, sabendo que hoje com a globalização, isto nem sempre é possível.

  38. panga disse:

    É mentira…

  39. das disse:

    acredito que esse email seja verdade. veja o vídeo que achei. pena que o vídeo é em inglês e dúvido que a maioria de vcs, brasileiros ignorantes acomodados no terceiro mundo, vao entender: http://vimeo.com/11817894

  40. carlos disse:

    se vcs verificarem, até mesmo no google, vão notar que a noticia que circulou aqui, é apenas a tradução de um site em ingles, criticando a venda do peixe na FRAnça………

  41. Kélita disse:

    Quando li a notícia do Panga, fiquei enojada, sinceramente. Depois li o efarsas, melhorou, mas ficou difícil voltar a consumir, embrulha o estômago. Estou acostumando e trabalhando a cabeça pra voltar a comprar e comer o Panda. Acredito na pesquisa do Gilmar e confio.

  42. WALDIR DE AGUIAR disse:

    Depois de jogar 1 Kg de panga fora, e muita pesquisa, cheguei a essa reportagem que inclui o DSA do Ministério da Agricultura (MAPA)e creio que esclarecerá as dúvidas. http://www.panoramadaaquicultura.com.br/paginas/revistas/115/PangaChegaBrasil.asp

  43. Cesar disse:

    Rapaz.
    Comprei 1 kg para experimentar.
    Fiz na churrasqueira, na grelha para peixes.
    Pra começo…ao descongelar a carne é bem clara, uniforme, sem espinahs e não tem cheiro de nada.
    Temperei com um limãozinho básico e um sal temperado (tem que por pouco, que absorve bastante o sal), deixei descansando 1 hora.
    Aceso o foco, taquei o peixe na grelha.
    Rapaz! O troço não assa.
    Fui baixando, baixando, baixando até quase encostar no fogo; mais forte o fogo que o que uso pra filé.
    Aí começou a dourar as bordas e estourar bolinhas de gordura.
    Como tem gordura, Senhor!!
    Pinga mais que linguicinha gorda.
    E não seca de jeito nenhum de tão gordo.
    Pode ir tomar umas beras e voltar…pode até queimar, mas não seca.
    É uma bolinha de gordura esse peixe…hehe.
    Bom…no final…depois de quase 1 hora de fogo valendo, ficou mais ou menos…e o povo comeu tudo (o que faz a fome) e até uns elogiaram.
    É meio sem gosto…mas dá de comer. E o agrado que causa em muita gemte talvez seja pelo mesmo motivo que gostam de x-salada: gordura pura.
    Mas, fora isso, não deve ter nada de tão ruim, senão não seria consumido no mundo todo.
    Abraços.

  44. Rosangela disse:

    Infelizmente esse peixe me fez muito mal, tive uma intoxicação alimentar, meu corpo começou a ficar todo cheios de bolas enormes vermelhas e acoçar mto, meus olhos ficaram inchados , nariz e boca também, , dormi e no dia seguinte meu rosto estava totalmente deformado, sorte que minha cunhada me socorreu rapidinho, logo fui atendida porque minha lingua ja estava inchando e podia ter uma asfixia, o fechamento de glote. tomei uma injeção de fenergan e outro medicamento na veia, fiquei tomando remédio por 4 dias ate desaparecerem os sintomas. Tomei um susto muito grande. Hoje tenho mais critério em escolher, o panga e filé do alasca eu não compro mais, aliás peixe industrializado de maneira alguma.

    Fica aqui meu alerta, cuidado!

  45. Gustavo Ibraim Ceron disse:

    Procurem no endereço abaixo e vejam como é produzido esse peixe. Acordem e não acreditem em idiotas que divulgam “hoax”. Ninguém exporta nada se não tiver tecnologia de ponta.

    http://www.youtube.com/watch?v=x3sOiPQIbcU&feature=player_embedded#!

  46. Marcela disse:

    Assim, se ficarmos pensando demais, vamos ficar sem comer, porque até a folha do alface que comemos tem alguma química.

    Só que ficar escrevendo mentiras pra assustar as pessoas também não é legal.

  47. Gilberto disse:

    Genten eu comi esse peixe hoje e achei muito saboroso, até melhor que tilapiaque ue adoro, bom se fizer mal amanha eu conto pra voces, mas na boa eu acho isso coisa de gente que nao tem o que fazer, pois se tivesse algo mesmo, o anvisa já estaria por dentro e teria proibido a importação, isso parece coisda de pesqueiros aqui que cobram caro pra caralho um quilo de peixe e estao vendo a concorrencia estrangeira tomar conta com um preço justo, pois até pobre pode consumir peixe.

  48. Katy disse:

    Peixe panga é uma delicia!!! Aqui em casa sempre tem , acho tudo isso conversa fiada

  49. Eduardo disse:

    Já vi muita gente falando mal desse peixe que é ruin, eu não posso falar que nunca comi esse peixe Panga, sei que ele é barato, pois já vi em vários mercados.

  50. Marcio disse:

    comi em um restaurante em sao leopoldo rs e gostei tanto do peixe que fiquei interessado e perguntei qual peixe que eles usavam pois era otimo de sabor e pra minha surpresa era o panga, entao comecei a consumi-lo, e acho que certos comentarios sao psicologicos pois quando vemos um comercial de tv dizento que o carro x e o melhor comecamos a comentar um com os outros dando enfaze ao assunto.
    seria a minha posicao sobre este assunto e quanto ao importa-lo ja soube que tem criaçoes por aqui.

  51. bidinho disse:

    http://www.youtube.com/watch?v=x3sOiPQIbcU&feature=player_embedded#!

    Assistam este vídeo e tirem suas próprias conclusões!!

  52. damahader disse:

    Não sei a veracidade de tais fatos, mas estou cada vez mais indignada com as atitudes de certos seres humanos que indignamente e escrupulosamente colocam vidas de pessoas e principalmente crianças indefesas em risco, por dinheiro. Só resolvi procurar a respeito desse peixe pq fiquei intrigada, pois quando ofereci um pedaço aos meus cães eles ao cheirarem, rejeitaram-no. Espero de coração q td isso seja apenas invenção, pq as justiças dos homens além de não serem eternas são falhas, entretanto a de Deus não falha e é eterna.

  53. damahader disse:

    Não sei a veracidade de tais fatos, mas estou cada vez mais indignada com as atitudes de certos seres humanos que indignamente e inescrupulosamente colocam vidas de pessoas e principalmente crianças indefesas em riscos por dinheiro. Só resolvi procurar a respeito desse peixe pq fique intrigada, pois quando ofereci um pedaço aos meus cães eles ao cheirarem, rejeitaram-no. Espero de coração q td isso seja apenas invenção, pq a justiça dos homens além de não serem eternas são falhas, entretanto a de Deus não falha e é eterna.

  54. JAIR disse:

    se fosse tao poluido o peixe nao viveria, um dos animais mais fracos na agua é o peixe com certeza estaria extinto

  55. Luiz Otavio disse:

    Atenção pessoal: diante de tantas opiniões abalizadas, cheguei a uma conclusão: Comer faz mal a saúde, e por via das duvidas, nada mais entrara pela minha boca pois é muito arriscado. Líquidos também não, são muito perigosos.

  56. Aída disse:

    Por enquanto, nada provado. Enfim, como sardinha.Uma delícia! Também não sei de onde vem

  57. Renato Machado disse:

    Pra quem está na dúvida, aí vai as minhas deduções sobre o tal filé de panga:

    Pontos fortes

    * Barato
    * Nutritivo
    * Boa textura
    * Sem espinhos(Diferente de alguns filés de merluza)

    Pontos Fracos

    * Procedência duvidosa
    * Carne bem aguada e gordurosa(Encolhe no forno)
    * Tende a desmanchar

    Quanto a tal polêmica, se deve á concorrência interna. Isso mesmo! Os distribuidores brasileiros estão tentando queimar o filme do peixe por ser um bagre de água doce importado mais barato do que os nosso brasileiros. ( Pra quem não sabe, o tal Panga é PRIMO DO BAGRE DO NEKONG. Aquele que é considerado o maior do mundo lá na indochina)

    Tentaram espalhar a fama de que o peixe faz mal pra saúde por não ser estocado adequadamente e porque o peixe come detritos. Mas convenhamos, se comer detritos for critério, ninguém comeria CURIMBA, TILÁPIA, CASCUDO, MANDÍ, JUNDIÁ, LAMBARI, PIÁU, ETC…

    Por último, quanto ao gosto do peixe, podem ficar despreocupados e sem grande expectativas.

    O sabor é suave, quase choco, mas tem o gostinho de peixe agradável. Eu acho que não é gostoso como o de surubim ou cascudo que são ótimos, mas não tem gosto de barro como o da carpa. Na verdade, parece com merluza mais choca e sem espinho.

    Eu fiz assada e o peixe encolheu, ficou macio desmanchando, mas teve sabor. Eke é daqueles peixes que é melhor fazer na frigideira pra comer misturado no arroz. Desse jeito ficou bem melhor que bagre de mar.

    Pelo preço, recomendo!

  58. Marcello disse:

    Olá eu sou Zootecnista trabalho com aquicultura e apesar de em parte das opiniões acima serem um pouco infundadas, o que tenho pra dizer é o seguinte o brasil produz carne de pescado de ótima qualidade e preço acessível, o panga compete apenas por preço e a maquiagem que é feita. fim

    Consumir peixes Produzidos no Brasil evita a importação e movimenta a nossa economia interna que em sua maioria e feita pela agricultura familiar! Vamos dar mais valor ao Produtor Rural!

    Abraço a todos

    • Claudio disse:

      Perfeito, moro no litoral e a maioria dos restaurantes serve esse “peixe isopor”, quando temos vários peixes por aqui, mas claro, o panga custa 5 ou 10 vezes menos para o comprador e assim o restaurante tem um lucro muito grande. Mas de qualquer forma esse peixe é muito ruim, parece uma espuma e sem gosto.

  59. Carlão disse:

    Minha mãe sempre dizia: O que não mata, engorda….kkkk

  60. henriques disse:

    E ainda mostra a foto de um peixe Claria e não de um panga, noticia mentirosa e ainda com foto do peixe errado…

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

As urnas eletrônicas brasileiras são 100% seguras?

É verdade que as urnas eletrônicas são totalmente à prova de ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente ...