Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A polícia fechou laboratório clandestino de Coca-Cola no Brasil?

Crimes

A polícia fechou laboratório clandestino de Coca-Cola no Brasil?

É verdade que a Polícia interditou uma fábrica clandestina do refrigerante Coca-Cola em Manaus? Descubra a verdade aqui no E-farsas!

A notícia apareceu nas redes sociais no final do mês de setembro de 2016 e afirma que policiais teriam descoberto e fechado um laboratório clandestino em Manaus (AM) e que essa bebida (que, segundo o texto, tem até água de bateria na sua composição) estaria sendo distribuída pelo Brasil inteiro.

Nas fotos que acompanham a reportagem podemos ver o que parece ser um galpão com péssimas condições de higiene, cheio de garrafas de Coca-Cola. Algumas ainda sem o rótulo…

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Fábrica clandestina de refrigerante estaria fazendo "coca-cola genérica" e distribuindo para Brasil Inteiro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Fábrica clandestina de refrigerante estaria fazendo “coca-cola genérica” e distribuindo para Brasil Inteiro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

As fotos são reais, mas a história é falsa!

Uma rápida busca pela web e é possível notar que essas mesmas fotografias já circularam por aí  há tempos como se a tal fábrica tivesse sido descoberta em diversas outras cidades brasileiras: São Luís (MA), Guarulhos (SP), Manaus (AM) etc… Além de encontrarmos outras versões afirmando que o fato teria ocorrido na Índia e em outros países!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Afinal, quando o fato teria ocorrido? Isso o texto não diz!

Quem estava envolvido com essa fábrica? Quais os nomes dos falsários? Qual polícia atendeu o caso?

Igualmente, o texto também não explica esses detalhes.

A verdade é que esse laboratório improvisado foi descoberto no Paquistão, em setembro de 2015. A fábrica ficava na cidade paquistanesa de Gujranwala e a bebida clandestina era comercializada em algumas cidades vizinhas. Nesse site tem mais um monte de fotos da operação policial que fechou a “empresa”.

coca2-jpg

Conclusão

As fotos que mostram uma fábrica clandestina de Coca-Cola não são de uma operação realizada pela polícia no Brasil. Na verdade, as fotografias são de um laboratório clandestino interditado no Paquistão. O fato ocorreu em setembro de 2015!

Continue lendo
26 Comentários

26 Comments

  1. Snorlax Deitao

    7 de outubro de 2016 em 3:31

    Mas aqui no Brasil tem uma fábrica clandestina de Coca-Cola, se chama Dolly.

    • Dee

      7 de outubro de 2016 em 12:14

      Na verdade a Dolly era uma fábrica da Coca Cola em Chernobyl. Após o acidente com o reator eles mudaram para o Brasil, porem continuam a usar a matéria prima de lá (Capim mascado por cabras mutantes).

  2. Sérgio

    7 de outubro de 2016 em 10:38

    Véi, na boa, o site até é legal, o duro são as propagandas que vc fecha e elas insistentemente tornam a se abrir a toda hora

    • garrasto

      17 de outubro de 2016 em 12:21

      istale ADBLOCK e nunca mais vai ter propaganda em nenhum sete, nem no yotube

  3. Thiago Henrique

    7 de outubro de 2016 em 11:08

    Venho aqui como um leitor do site a anos, e por essa consideração que vim fazer esse comentário. Infelizmente o E-farsas anda muito desinteressante, pegando boatos que não vejo – e nem mesmo meus amigos – em rede social alguma, sendo que muitas delas são obviamente falsas, chegando a ser vergonhoso a necessidade de fazer um post para tentar desmitifica-las.

    Aquele site que eu achava interessante e ia a fundo em boatos realmente confusos se foi a um tempo, por isso estou retirando-o da minha lista de feed.

    Uma pena, lamento a queda na qualidade.

    Abraço !

    • Gilmar Lopes

      7 de outubro de 2016 em 11:31

      Que pena! Um abração e esperamos que você volte a nos visitar no futuro!

      • Becker

        7 de outubro de 2016 em 14:06

        Eu já não acho que a qualidade do site teve queda: Foram os boatos que estão cada vez mais medíocres! Aí não tem o que fazer mesmo, não é?
        E sim, há necessidade de desmentir mesmo os mais óbvios e ainda assim vai ter gente que continuará acreditando no boato só porque viu na rede social e tal…

        Continue o bom trabalho aí, Gilmar!

        • Gilmar Lopes

          7 de outubro de 2016 em 14:09

          valeu!

          • Luy

            13 de outubro de 2016 em 14:51

            Esse site merece viver longos anos, por exemplo, onde vou indicar pra minha mãe que os boatos são falsos ela acredita que TUDO que é boato que vê no face é verdade, e fica braba comigo quando desminto.

      • Vitor

        7 de outubro de 2016 em 17:58

        Eu não tenho visto tantos boatos assim e um dos motivos é que tenho bloqueado a maioria dos sites e perfis no FB que ‘curtem’ um boato, mas sempre um ou outro acaba vazando. Agora, não vejo lógica em dizer que seu site tenha perdido qualidade por causa de terceiros – no caso, a falta de ‘boatos de qualidade’ (isso soou estranho rsrs). Enfim, estamos sempre ai, dando aquele prestígio no seu trabalho. Grande abraço!

    • JESSÉ

      7 de outubro de 2016 em 12:44

      Espero que volte a participar do e-farsas, e com relação a sua crítica de que vc não conhece esses boatos é um bom sinal amigo, isso quer dizer que o mundo não gira ao seu redor, o universo em que vc vive é maior que seus olhos podem ver. (ou de seus amigos).

      Muitas notícias que vejo aqui pelo e-farsas, assim como vc, também não enxergo em minhas redes sociais, mas a maioria delas, em algum tempo depois, as vezes até um ano depois, aparecem na minha rede social como algo novo, meus amigos me mostram tal notícia e eu falo.

      ” Visite esse site E-farsar meu amigo, pois essa notícia que vc está me mostrando agora como algo recente, já foi desmentida ano passado ”

      Obrigado e-farsas por fazerem um ótimo trabalho, minha única crítica no site são as moderações nos comentários que deixam passar muita briga entre leitores que muitas vezes não tem nem relação com o artigo postado.

    • Alexandre Araújo

      20 de outubro de 2016 em 9:09

      Caro Thiago, não espere do restante da população o seu grau de instrução. Existem enumeras pessoas que acreditam em coisas que vc nem imagina, a verdade é que a politica publica quer deixar a população na ignorância. Isso é vantagem pra eles

  4. Solange

    7 de outubro de 2016 em 13:17

    Nossa, procurei esta notícia assim que vi, na segunda feira neste site, que confio muito….recebi vários wats com esta notícia, dizendo ser em Brasilia, outros no Ceará…..obrigada…..
    antes de repassar qualquer post, confiro a veracidade aqui!

  5. soslange

    7 de outubro de 2016 em 13:21

    Thiago, recebi vários wats com este boato, até me pediram para repassar porque disseram ser em Brasília, onde tenho vários parentes…outros afirmaram ser em Fortaleza….

  6. Cesar Crash

    7 de outubro de 2016 em 15:11

    E os engradados de Pepsi? Eles trocavam o rótulo e vendiam Pepsi por Coca?

    • Alan Souza

      7 de outubro de 2016 em 18:20

      Nas fotos só aparecem rótulos de coca, acho que os engradados de pepsi eram só mesmo pra transportar o “produto” até o comprador.

  7. Alan Souza

    7 de outubro de 2016 em 18:22

    Grandes empresas como a Coca-Cola tem departamentos inteiros voltados para a proteção da imagem do produto e do seu nome comercial. Se isso tivesse acontecido no Brasil a Coca-Cola faria questão de providenciar uma boa divulgação nos telejornais e nos jornais (que recebem muito dinheiro dela como anunciante).

  8. Hugo Pereira

    7 de outubro de 2016 em 18:44

    Hoje em dia realmente devemos ter cuidado com as coisas que comemos e bebemos. Pois tem se tornado noticias comuns problemas com falsificações e adulterações nos alimentos (leite, carne e etc).
    No meu ponto de vista hoje em dia, se a pessoa quer mais qualidade de vida é comprar sua comida de pequenos produtores, que conheça a procedência. Porque além de estar contribuindo pra economia da sua cidade estará ganhando mais saúde.

  9. Lucho

    8 de outubro de 2016 em 8:28

    Se a “denúncia” é sobre a Globo, McDonald’s, Microsoft ou então o sangue negro do capitalismo os sofativistas pira.

  10. Carlos

    8 de outubro de 2016 em 21:55

    Gosto muito do É – farsa. Me ajuda bastante nas pesquisas. Parabéns

  11. Leka

    9 de outubro de 2016 em 11:36

    Pois vou te contar um negócio! ô coisinha chata é corrente e boato!!!!!
    Meu whatsapp é lotado deles e TODOS encontro aqui (inclusive para voltar nos grupos
    e ter o prazer de chamar delicadamente a todos de “otários”!)
    Continuem o trabalho excelente!!!!

    • Alan Souza

      11 de outubro de 2016 em 12:33

      O pior é aquele povo que você prova por A+B que o boato é boato, e o otário responde “mas será mesmo”?. Já bloqueei vários assim. Gente que não consegue raciocinar não me interessa.

  12. Gabriel Mota

    11 de outubro de 2016 em 21:33

    Aqui no Brasil os falsários não perdem tempo falsificando coca, preferem vender água mineral da torneira mesmo.

  13. Gabriel Mota

    11 de outubro de 2016 em 21:35

    Cadê meu comentário? Não está indo, estã com problema?

  14. José Davi

    13 de outubro de 2016 em 12:20

    Aqui no Brasil falsificam wiskys, cachaça, cigarro e até água mineiral !! Recentemente a polícia descobriu uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas na região da zona leste!! Tudo acham um jeitinho de para falsificar e levar vantagem em tudo!

  15. Jorge Medeiros

    25 de junho de 2017 em 22:59

    Acabei de comprar uma Fanta Uva que não tem a logo marca Coca Cola e o gosto é muito forte e assim que bebi um copo senti dores de cabeça e por isso resolvi noticiar…
    Como devo proceder e ter uma resposta quanto a veracidade dos fatos?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo