Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Quais as origens das fotos mostrando alunos de universidades pelados?

Conspirações

Quais as origens das fotos mostrando alunos de universidades pelados?

Quais as origens das fotos mostrando alunos de universidades pelados?

Colagem de fotos compartilhadas nas redes sociais mostram vários alunos andando pelados por campi de universidades federais! De onde e de quando são elas?

Desde que fizemos um artigo explicando a origem de três fotos de alunos caminhando nus em alguns campi de universidades, vários leitores entraram em contato com dúvidas a respeito de outra colagem de teor parecido, que foi compartilhada por um vereador no Facebook.

Na imagem podemos ver diversos alunos nus em instalações que se parecem com campus de universidade e, segundo o texto que acompanha a colagem de fotos, isso seria uma “pequena amostra da balbúrdia” que os alunos estariam causando nas universidades federais!

Será que essas fotos são reais? Onde e quando elas foram tiradas?

Texto que acompanha a série de imagens: “Pra quem disse que o ministro não foi claro quanto aos motivos do corte e que o termo balbúrdia não explica muita coisa taí, florzinha, uma pequena amostra” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?  

Para analisar essa série de fotos, separamos cada uma das imagens e o resultado você acompanha a seguir (optamos por não revelar o nome de nenhum dos envolvidos!).

1 – Moça sentada em um degrau de escada

Reprodução/Facebook

Essa foto foi tirada em novembro de 2017, durante uma performance na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a moça não é aluna da universidade. A apresentação chamada “Trajeto com Beterrabas” ocorreu durante um seminário internacional e é, na verdade, um protesto contra a violência, onde a artista começa a ralar beterrabas que serão usadas para tingir sua roupa e seu corpo de vermelho. A ação vai se repetindo até que a mulher tira a roupa, e caminha pelas escadas da instituição.

A imagem acima foi tirada desse vídeo aqui, feito no dia da apresentação!

A apresentação não se restringiu apenas à UEPB e tampouco em campi de universidades. Como explica a artista em seu blog, ela se apresentou também em Uberlândia e Belo horizonte (MG), São Paulo(SP), Salvador (BA), e em Goiânia (GO).  

Em resposta ao jornal Gazeta do Povo, a organização do evento defendeu a performance nas redes sociais e apontou os críticos como “pessoas de má fé”.

“O Desfazendo Gênero foi lindo, foi impactante […] No entanto, há sim pessoas de má fé, existem pessoas que disseminam ódio, que tentam derrubar, machucar e dilacerar a todas nós. Estamos sob ataques pela internet, pessoas nos atacando por Instagram e Facebook. Precisamos resistir a essas pessoas!”

2 – Aluno sentado no colo de outro

Reprodução/Facebook

Não encontramos a origem dessa foto. As únicas respostas que tivemos em buscas no Google são de uma publicação feita no blog do ex-astrólogo Olavo de Carvalho. Na postagem, Olavo reclama que havia sido bloqueado pelo Facebook após tentar publicar a referida foto em seu perfil na rede social!

3 – Alunos pelados em campus de universidade

Reprodução/Facebook

Já explicamos aqui no E-farsas que essas 7 fotos foram tiradas em 2009, e em 2014, na Universidade de Brasília (UnB). A primeira série (de 2009), é de quando cerca de 100 alunos realizaram uma manifestação de apoio a Geisy Arruda, uma estudante de Turismo que chegou a ser expulsa da Universidade Bandeirante (Uniban) – em São Bernardo do Campo (SP) – por assistir aulas usando um vestido curto. Já as fotos de 2014, são de outro protesto feito por um pequeno grupo de alunos que se manifestaram contra a expulsão de um estudante (que havia feito uma performance na entrada da universidade um dia antes).

É bom deixar claro aqui que, além do fato ter ocorrido há 10 anos, os 100 manifestantes representam apenas 0,25% do total de alunos atendidos pela instituição:

Reprodução/Google

4 – Alunos deitados nus

Reprodução/Facebook

Essa foto, conforme já explicamos aqui no E-farsas, é de um trabalho de filosofia realizado em fevereiro de 2016 na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O grupo com dezenas de jovens se apresentou em uma performance sobre o holocausto nos campos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O grupo foi formado por atores e atrizes voluntários e não por alunos da UEL e, na ocasião, o professor explicou no seu perfil do Facebook o conceito da apresentação:

“É um trabalho de filosofia política que aborda o holocausto nazista. Os atores estão peladões porque acabaram de sair da câmara de gás, para onde foram enviados achando que era um banho coletivo. Uma página horrível da História para ser discutida, e as pessoas só veem genitália”.

5 – alunos pelados e pintados de preto

Reprodução/Facebook

Essas fotos são de uma apresentação feita em março de 2012 na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), durante o projeto “Café com Artes” com um aluno e mais 3 voluntários. Na época a então chefe do Departamento de Artes da Ufam, Denize Piccolotto, explicou que o nu artístico não chegou a acontecer porque os quatro participantes usaram tapa sexo e estavam com o corpo pintado.

“Eu acho que falar mal disso, em pleno século XXI, é um exagero por parte de pessoas que desconhecem o valor e o significado da arte”, disse a professora.

Reforçamos mais uma vez que o ato não representa a totalidade de alunos da universidade (suponhamos que todos os quatro participantes eram alunos, seria apenas 0,01% da totalidade de estudantes da instituição – que tem 34 mil alunos).

6 – Aluno sem calça

Reprodução/Facebook

Essa foto foi tirada em março de 2013, de um trote organizado pelos veteranos da Universidade de São Paulo (USP), no campus de São Carlos. O trote conhecido como “Miss Bixete” obrigava calouras a desfilar, mostrar os seios e simular sexo oral. Durante o evento, alguns alunos chegaram a hostilizar as feministas, ficando pelados e simulando sexo com bonecas infláveis.

Na época, a direção da USP São Carlos disse ser contra qualquer ação que cause constrangimento, além de prometer abrir procedimento administrativo para identificar os envolvidos.

“As atividades em questão não fazem parte da programação da Semana de Recepção dos Calouros, promovida pelas unidades do campus da USP em São Carlos, cujo objetivo é promover a integração dos novos alunos ao ambiente universitário”, diz a nota da USP São Carlos.

7 – Aluno usando apenas um chapelão

Reprodução/Facebook

Essa foto foi tirada em setembro de 2017, na Universidade Federal de Goiás (UFG), quando um aluno de artes visuais assistiu a uma aula totalmente nu e usando apenas um grande chapéu. O rapaz disse em entrevista que o ato tinha o objetivo de discutir sobre a arte contemporânea e seu ensino:

“A função do artista é provocar. Nunca imaginei que teria essa dimensão porque era uma aula de arte contemporânea, própria para a discussão. Fiquei chateado e preocupado com a repercussão”, disse ao portal G1 o aluno do sexto período de artes visuais.

8 – alunas simulando ato obsceno

Reprodução/Facebook

As duas fotos foram tiradas em 2017, durante apresentação artística ocorrida em um simpósio sobre educação sexual na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Na ocasião, a reitoria da universidade publicou uma nota explicando que a apresentação foi feita por atrizes e que fotos do evento foram espalhadas nas redes sociais totalmente fora do contexto:

“[…]A difusão de conteúdos que utilizam materiais completamente fora do contexto continuou por vários dias. As atrizes expostas nas fotografias divulgadas foram atacadas como indivíduos e enquanto membros de um curso reconhecido e integrante desta instituição.[…]”.

9 – banho de azeite de dendê

Reprodução/Facebook

A foto é de setembro de 2016 e foi tirada na Universidade Federal da Bahia (Ufba) no último dia II Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Na apresentação, chamada de ‘Gordura Trans’, um homem tomava banho com dendê no pátio do campus Ondina da universidade. Não conseguimos descobrir se o performer era ou não aluno da universidade.

10 – alunos nus em batida policial

Reprodução/Facebook

Essa foto foi tirada em junho de 2015, durante performance chamada “Carandiru para quem?” na Universidade Federal do Ceará (UFC). Em nota, a UFC informou que a ação realizada “foi uma intervenção artística, de caráter performático, intitulada ‘Carandiru para quem?’, que promove uma reflexão sobre as diferentes formas de opressão, notadamente no sistema prisional”.

Abaixo, um gráfico com o resumo das origens dessas imagens, feito por um aluno de uma das universidades citadas:

Conclusão

A colagem de fotos mostrando a “balbúrdia” que teria tomado conta das universidades públicas do país são reais, mas foram tiradas anos atrás, são irrelevantes e insignificantes estatisticamente e não representam a realidade das universidades!

Continue lendo
167 Comentários

167 Comments

  1. Cássio Alves

    12 de maio de 2019 em 12:11

    Que é universitário sabe que esses alunos representam sim uma minoria, mas que detém o domínio político na administração doe a hegemonia nas decisões tomadas, o que permite balbúrdia improdutivas. Minimizar essa situação, como intenciona essa matéria do e-Farsas, só presta desserviço ao desenvolvimento do país.

    • Gilmar Lopes

      12 de maio de 2019 em 12:29

      Será que você leu o artigo e viu que nem todos os que aparecem nas fotos são alunos? Será que os alunos dessas fotos antigas ainda estudam nessas universidades? Será que você tem fotos recentes dessa chamada balbúrdia? Se tiver, manda pra nós!

      • Thiago

        12 de maio de 2019 em 17:20

        Só 1 dos 10 casos foi de não aluno, mas ainda assim foi realizado dentro da universidade. Se você conhecesse de verdade a universidade saberia que isso acontece com frequência, ainda que não represente o todo da universidade.

        É uma minoria causadora, que destrói a imagem e reputação. O próprio artigo cita uma manifestação da UnB onde estavam 0,25% dos estudantes praticando esse tipo de ato. Mas ainda assim, é um ato existente e não pode ser ignorado.

        • Questionador

          13 de maio de 2019 em 10:59

          Se você conhecesse de verdade a universidade saberia que isso acontece com frequência, ainda que não represente o todo da universidade.
          Prove, duvido.

          • Gilmar Lopes

            13 de maio de 2019 em 11:51

            Ele vai mandar as provas! Estamos aguardando.

        • Silvana

          14 de maio de 2019 em 15:42

          Podridão existe até dentro de igrejas, hospitais etc….parem com esse falso moralismo ! Entra na bagunça quem quer , isso não pode ser generalizado a todos os alunos. Vc fez faculdade ? Deve saber que sempre existe e vai existir a turma da bagunça em qualquer lugar do mundo !

          • José de O Filho

            15 de maio de 2019 em 18:33

            Mas é na faculdade que se forma os mestres que educarão nossos filhos,
            devemos rir com os universitários quando estão fumando maconha, por achar que isso existe em todos os lugares?

          • Marcelo D2 que bota você D4

            16 de maio de 2019 em 10:27

            Mas é na faculdade que se forma os mestres que educarão nossos filhos,
            E é na faculdade que se formam todos que têm capacidade de interpretar textos, coisa que claramente você não consegue!
            devemos rir com os universitários quando estão fumando maconha, por achar que isso existe em todos os lugares?
            Cada um faz o que quiser da própria vida. Se o cara quer fumar maconha onde ele quiser, o problema é dele. Não é você que deve controlar a vida alheia.

          • ?

            16 de maio de 2019 em 18:45

            E farsa é uma farsa.😂😂

          • Freud de Taipas

            17 de maio de 2019 em 14:39

            E você é um idiota.😂😂
            Eu explico.

          • Gil moraes

            18 de maio de 2019 em 1:28

            Eu fiz faculdade e nunca vi ninguém pelado .NUNCA. Vcs que defendem isso dizendo ser arte deviam ir pra zona. Na minha vida só vi gente pelado entre quatro paredes ou na zona. Essa é a verdade . Não sou moralista ,gosto de mulher pelada mas no lugar certo. Essa exposição como se fosse normal é um desrespeito com a maioria . Em resumo um NOJO. Esta página aqui nao desfaz farsas ela defende o lado que lhe interessa. Só faltou escrever lulaladrao livre.

          • Freud de Taipas

            18 de maio de 2019 em 12:01

            Eu fiz faculdade e nunca vi ninguém pelado .NUNCA.
            E eu moro em SP NUNCA fui assaltado. Logo, não há assaltos em SP.
            Vcs que defendem isso dizendo ser arte deviam ir pra zona.
            E você que acusa dizendo que NÃO é arte, deveria estudar.
            Na minha vida só vi gente pelado entre quatro paredes ou na zona.
            Vida medíocre, essa…
            Essa é a verdade .
            Essa é a SUA verdade.
            Não sou moralista,
            E eu sou o Superman!
            gosto de mulher pelada mas no lugar certo.
            Será? Se foi necessário afirmar que gosta, é porque tem dúvidas…

          • Freud de Taipas

            18 de maio de 2019 em 12:01

            Essa exposição como se fosse normal é um desrespeito com a maioria.
            E quem te deu procuração para falar em nome da “maioria”?
            Em resumo um NOJO.
            Em sua limitada opinião.
            Esta página aqui nao desfaz farsas ela defende o lado que lhe interessa.
            E refutar os argumentos utilizados, vai quando?

          • Freud de Taipas

            18 de maio de 2019 em 12:05

            Só faltou escrever lulaladrao livre.
            E com essa você demonstra que nunca chegou nem perto de uma universidade, quiçá federal. Vá estudar pra não zerar o ENEM de novo este ano, vá, minion.

          • Maria

            14 de junho de 2019 em 9:57

            Na contemporaneidade ninguém assume nada. Tudo se explica, tudo é relativo!!!!

        • Sheyla

          28 de maio de 2019 em 19:02

          Verdade, ainda no final de 2018, na universidade aqui no Maranhão houve uma manifestação onde os alunos ficaram nus como forma de protesto não sei de que.

          • ELENAOMEREPRESENTA

            29 de maio de 2019 em 10:07

            E?

      • Raimundo

        12 de maio de 2019 em 19:10

        Nem todos são alunos mas nem todos são atores. Quem chamou esses atores? Eles não apareceram contra a vontade de todo mundo. Eles serem atores não muda nada. E quando é recente pra você? Semana passada? Aí tem fotos de 2017, a cultura de um lugar não costuma mudar muito em 2 anos.

        • Claudio Santos

          12 de maio de 2019 em 22:11

          Entendi. Então a melhor maneira de coibir esse tipo de ação é o governo federal punir TODAS as universidades federais com “contingenciamento” de verbas que vai afetar o funcionamento dessas instituições, prejudicando assim pesquisas importantes?

          Eu acho que o povo brasileiro deveria voltar a se desinteressar por política e ficar só com o fanatismo pelo futebol porque quando tira pra defender político, seja de esquerda, de direita, centro e o escambau, o povo tem muita dificuldade de encontrar um limite.

          • Edvone Duarte

            13 de maio de 2019 em 8:52

            obrigada pela resposta

          • Bruno

            13 de maio de 2019 em 14:07

            O contingenciamento não é punição. Mas o argumento de que “não pode cortar verbas da educação porque essas instituições cumprem um papel social importantíssimo” pode ser discutido.

          • aristeu

            13 de maio de 2019 em 17:36

            Todas as Universidades que não comprovaram onde gastou o dinheiro recebido. Comprovou que foi para pesquisa ou outra ação tudo bem. Esta é a diferença do governo anterior. Clama-se moralizar, acabar com a bagunça outros tempos. O Brasil tem voltar para os trilhos

          • maria

            14 de maio de 2019 em 18:11

            “Todas as Universidades que não comprovaram onde gastou o dinheiro recebido” deixa de ser ignorante meu filho. os gastos tão no portal da transparência…

        • Tiago

          13 de maio de 2019 em 6:57

          Obrigado PT por destruir o Brasil

          • Danish Boy

            13 de maio de 2019 em 11:00

            Obrigado PT por destruir o Brasil
            Claro, porque antes do PT vivíamos na Dinamarca, né?

          • Cristo:? Este sim está presente.

            18 de maio de 2019 em 9:09

            Correto tiago,
            Não vivíamos na Dinamarca, mas estudar era tarefa difícil, não essa palhaçada constante.
            O PT, veio para roubar, matar e destruir. Me desculpe quem não concorda.

          • ELENAOMEREPRESENTA

            19 de maio de 2019 em 7:51

            Correto tiago,
            Não vivíamos na Dinamarca, mas estudar era tarefa difícil, não essa palhaçada constante.
            Que palhaçada que você se refere?
            O PT, veio para roubar, matar e destruir.
            É, e o laranjal, liberação das armas e recessão da economia causada pelo atual governo que tá certo, né?
            Me desculpe quem não concorda.
            Está desculpado. Mas pare de acreditar em tudo que lê no Whatsapp, ok?

          • Jup

            19 de maio de 2019 em 23:37

            ELENAOMEREPRESENTA,

            a recessão foi criada no governo Bolsonaro? Essa é nova. Quem te contou isso foi Gleisi Hoffman ou Lula? kk

            Não liberou-se armas, pois já era permitido. Deixe de baboseira. O que aconteceu foi flexibilização das regras. Que por sinal, houve queda nas maioria dos estados do Brasil no número de homicídios no primeiro trimestre. Que interessante!!

            Fala de WhatsApp mas até agora aquela materiazinha não conseguiu mostrar nada de concreto de irregular na campanha de Bolsonaro. Já o Poste, ou Andrade, eita, Haddad, o Google o entregou, bem irregular ele kkk

          • ELENAOMEREPRESENTA

            20 de maio de 2019 em 9:47

            a recessão foi criada no governo Bolsonaro? Essa é nova.
            Me aponte onde eu falei isso. No aguardo.
            Quem te contou isso foi Gleisi Hoffman ou Lula? kk
            Com certeza não foi o Whatsapp…
            Não liberou-se armas, pois já era permitido.
            Com ressalvas.
            Deixe de baboseira.
            Deixe de ser burro(a)
            O que aconteceu foi flexibilização das regras.
            Pois é. Afrouxamento é a palavra certa. No decreto. Na canetada.
            Que por sinal, houve queda nas maioria dos estados do Brasil no número de homicídios no primeiro trimestre.
            Poderia apresentar o estudo que comprova que esta queda ocorreu graças à liberação ao afrouxamento das regras? No aguardo.
            Que interessante!!
            Interessante é acreditar em notícias do Whatsapp..
            Fala de WhatsApp mas até agora aquela materiazinha não conseguiu mostrar nada de concreto de irregular na campanha de Bolsonaro. Já o Poste, ou Andrade, eita, Haddad, o Google o entregou, bem irregular ele kkk

          • ELENAOMEREPRESENTA

            20 de maio de 2019 em 9:49

            Fala de WhatsApp mas até agora aquela materiazinha não conseguiu mostrar nada de concreto de irregular na campanha de Bolsonaro.
            AINDA não. As investigações não acabaram, mula.
            Já o Poste, ou Andrade, eita, Haddad, o Google o entregou, bem irregular ele kkk
            Quer justificar um erro com outro? E vem cá, e o kit gay e as mamadeiras de piroca, já acabaram com eles? #EUAVISEI!

          • zilda maria

            20 de maio de 2019 em 15:08

            O AMOR PELO PT DOS QUE SE DIZEM OPOSITORES A ELE É TÃO FORTE QUE CHEGA A ARREPIAR. NÃO PARAM DE FALAR NO LULA ( QUE ESTÁ PRESO ), NA DILMA ( QUE AINDA NÃO ESTÁ MAS SOFREU UM IMPEACHAMENT ) E NO PT… PT… PT… PT… FICO ATÉ PENSANDO… SERÁ AMOR? SERÁ ´MEDO? ESQUEÇAM DELES. QUANDO MAIS FALAM MAIS ELES AGRADECEM POR NÃO SEREM ESQUECIDOS… FAZEM CAMPANHA GRATUITA PARA ELES E ELES AGRADECEM O IBOPE! ELES PRECISAM DESSA CAMPANHA PARA CONTINUAREM VIVOS! ENTENDERAM? NÃO DESENHO!

        • Mario Wilson

          13 de maio de 2019 em 9:39

          Isso não é conhecimento e sim exposição da vontade de expor o sexo como norma de ensino, apresentando uma caracteristca individual do ensinante em distorção de sua sexualidade e utiliza a persuasão para fazer os outros a exercer sua vontade libidinosa exarcebada expondo o outro e justificando sua ação delituosa como exposição de arte, que na verdade é apenas manipulação de pessoas que foram convencidas que aquilo é disseminação de conhecimento, mas na verdade é diminuição da moral do outro e exposição ao ridículo de sua intimidade.

          • Professor Vete

            13 de maio de 2019 em 11:01

            Você é bilíngue. Fala português e um monte de bosta!

          • Joao

            16 de maio de 2019 em 14:06

            Mario Wilson, muito bom o teu comentario, e nao sao poucos os que veem dessa forma, porem os opositores ja passam para uma agressao verbal ou ate extrapolam muitas vezes em atos de rebeldia, querendo que a sociedade engula tais acoes que nao condiz em nada para uma educacao curricular e um trabalho para o sustento de si proprio e dos seus.

          • ELENAOMEREPRESENTA

            16 de maio de 2019 em 14:16

            Movimento social é pra incomodar. Se fosse pra fazer graça, a gente se vestia de verde e amarelo e dançaria em volta de um pato.

          • Joao

            17 de maio de 2019 em 2:01

            E’ uma coisa tao sem necessidade e tao sem graca mesmo, que apenas passa como um incomodo sem nocao de ser, so um prato cheio para quem gosta de ver gente pelada para satisfazer sua vontade de se excitar ao ver um nu ou entao ver o ridiculo de um monte de gente enfiando o dedo no cu do outro sem nocao de se ter tal necessidade para a subsistencia humana, e’ melhor mesmo fazer essa palhacada que voce citou ai, as criancas ainda poderiam rir, tinha alguma utilidade.

          • Freud de Taipas

            17 de maio de 2019 em 14:43

            Concordo. Se vestir de verde e amarelo e dançar em volta de um pato é a coisa mais sem graça que existe. Sem dúvidas está relacionado a algum sentimento infantilóide, derivado do complexo de herói, onde idolatram pseudo salvadores e projetam em suas imagens todos os desejos mais íntimos. Na verdade tipos como você, que defendem a figura do salvador do Brasil, são o pato.
            Eu explico.

          • Joao

            17 de maio de 2019 em 19:32

            Aonde foi que eu defendi algum salvador da patria? se o Brasil tivesse algum salvador eu ate que voltaria para o Brasil, assim aqui no Canada eu nao votei em nenhum salvador da Patria, mas concordando em que o corrupto continue na cadeia, assim de pato nao tenho nada, so nao acho nada a ver, ter que ficar nu para querer mostrar o peru, a rolinha, o pinto ou dar uma de galinha para achar que podem com isso, estar se rebelando contra um possivel salvador da patria.

          • Gil Moraes

            18 de maio de 2019 em 1:33

            Parabéns disse tudo

          • ELENAOMEREPRESENTA

            18 de maio de 2019 em 10:24

            onde foi que eu defendi algum salvador da patria?
            Votou no (e defende o) Biroloro. Ponto.
            se o Brasil tivesse algum salvador eu ate que voltaria para o Brasil
            Precisa não, já estamos abarrotados de idiotas.
            assim aqui no Canada eu nao votei em nenhum salvador da Patria
            Arrã.
            mas concordando em que o corrupto continue na cadeia
            Vai continuar, assim como o miliciano e sua família está caminhando para fazer companhia a ele! KKK
            assim de pato nao tenho nada
            Grasna mais alto, não consigo te ouvir!
            so nao acho nada a ver,
            Achismo é irrelevante.<;b:
            ter que ficar nu para querer mostrar o peru, a rolinha, o pinto ou dar uma de galinha para achar que podem com isso, estar se rebelando contra um possivel salvador da patria.
            O corpo é deles e eles fazem o que quiser. Não quer ficar nu, não fique. E não encha o saco de quem quer.

          • ELENAOMEREPRESENTA

            18 de maio de 2019 em 10:24

            Parabéns disse tudo
            Tudo errado, você quer dizer.

          • Joao

            19 de maio de 2019 em 3:46

            Nao votei no Bolsonaro aqui no Canada e nao volto para o Brasil, porque aqui no Canada tenho mais liberdade para andar sem preocupacoes pelas ruas da cidade, as vezes ate esqueco a chave da minha casa na porta durante a noite e no outro dia, ela continua la, tambem a minha casa nao tem grades e nem muros, mas voce continue no Brasil com tuas idiotices, infelizmente so es mais uma para aborrotar o Brasil, e desejo sim que o Lulaladrao continue na cadeia. Arra!
            Minha querida, mesmo que eu grasnace mais alto, voce ainda nao poderia me ouvir mesmo, porque o Canada fica longinho do Brasil visse?
            E como voce bem disse que achismo e’ irrelevante, assim elenaomerepresenta, fica so no achismo mesmo para voce, porque ele e’ o presidente, queiras ou nao, mas se nao quiseres, faz como eu, sai do Brasil querida, esse mundo e’ grande, va para a Venezuela que esta mais perto do Brasil, pois o Maduro ficaria feliz se voce dissesse pra ele que eleterepresenta.
            Adeus querida!

          • Joao

            19 de maio de 2019 em 5:45

            Se voce quiser pensar que votei nele, pense, seu pensamento e’ livre e eu nao tenho necessidade nenhuma de te provar que nao votei, mas o choro e’ livre, podes ficar na tua agonia que tenho mais o que fazer e nao volto para o Brasil mesmo, porque ainda tem gente idiota como voce que esta so abarrotando o Brasil desde a presidencia de Lulaladrao, que desejo que continue preso mesmo. Arra! Quem quiser que fique ai no Brasil, fazendo miliacias para quem quiserem, eu to fora disso, prefiro ficar aqui andando sem muita preocupacao pelas ruas do Canada, onde nao preciso de muros e grades na minha casa, e se eu grasnar bem alto, ainda voce nao ouvira, ja que o Canada e’ bem longinho do Brasil, visse! Achismo e’ irrelevante mesmo, porque elenaomerepresenta, em nada muda a certeza de quem esta no poder e’ o Bolsonaro e voce fica ai se ruendo, mas se nao queres de fato que ele nao te represente, saia do Brasil como eu, va para a Venezuela que esta mais perto do Brasil, pois o Maduro ira gostar muito se voce disser a ele que ele te representa.
            Adeus querida!

          • ELENAOMEREPRESENTA

            19 de maio de 2019 em 20:01

            Ok então não encha mais o saco, fique aí lambendo as bolas congeladas dos Canadenses! KKK

        • ingrid

          13 de maio de 2019 em 19:39

          Só um detalhe: Faculdades Estaduais na sua maioria. Outra: adultos. Outra: passaram num concurso pra chegar ali. Outra: artes visuais. Você pode não concordar, achar mal gosto, mas o nu sempre esteve na Arte. A estátua de Davi, peladão ,data de 1500 e está até hoje lá na Itália rendendo dinheiro de turismo.

        • Jose

          14 de maio de 2019 em 17:58

          O brasileiro merece tomar no c#, só pelo fato de trabalhar 5 meses no ano pra pagar impostos pra sustentar políticos era motivo pra ter guerra, faculdade era pra ser um processo natural de todo estudante,o governo cortar gastos pras universidades é motivo de piada, governo de esquerda e direita criam regalias pra eles mesmos, sou a favor de corte de 70% dos salários de políticos em geral!

      • Eliezer

        4 de junho de 2019 em 22:35

        A postagem não é isenta! É um fato! E, ademais, o argumento da “insignificância estatística” não se sustenta. A maioria dos alemães nunca se converteu verdadeiramente ao nazismo. Mas isso não impediu o Holocausto!

        • Gilmar Lopes

          5 de junho de 2019 em 8:27

          O que você tá querendo dizer com isso? Explique melhor, por favor.

          • Ritler

            5 de junho de 2019 em 9:43

            Lei de Godwin, Gilmar.

      • Eliezer

        4 de junho de 2019 em 22:41

        A postagem não é isenta. Isto é um fato! E o argumento da “insignificância estatística” não se sustenta! Está estabelecida na História a narrativa de que a maioria dos alemães jamais se converteu ao Nazismo. No entanto, isto não impediu o Holocausto!

        • Idiota arrombado

          5 de junho de 2019 em 9:42

          E o choro é livre, invejoso. Outro que não entrou numa federal e perdeu a vaga pra maconheiros pelados! AHAHAHAH

      • Silvana Pires

        5 de junho de 2019 em 19:13

        Seja na Universidade na escola ou na rua!Lugar de gente pelada é em ambiente propícioFaculdade não seria o lugar pra aprender e se aperfeiçoar em uma profissão escolhida?

        • Peladão Da Federal

          6 de junho de 2019 em 11:05

          Seja na Universidade na escola ou na rua!Lugar de gente pelada é em ambiente propícioFaculdade não seria o lugar pra aprender e se aperfeiçoar em uma profissão escolhida?
          Eu fico pelado onde eu quiser. E estudo onde eu quiser também. Tá incomodada? Incomodados que se mudem!

    • Francês

      12 de maio de 2019 em 16:29

      Cassio, recomendo que vc faça uma visita à Universidade Publica mais próxima e veja como funciona. Falar sem saber e conhecer só piora a situação.

      • O Guardião

        13 de maio de 2019 em 11:01

        Esse néscio não consegue chegar perto de uma universidade pública nem a passeio.

    • Bruno

      14 de maio de 2019 em 22:47

      Vou deixar um link sobre o resultado da “barbudia” na Universidades públicas brasileiras. Lá fala sobre o Ifood, o Nubank, o 99 etc. Essas empresinhas que valem cada uma pra mais de R$ 1 bil “Nois” precisamos é de muito mais “barbudia”:

      https://jornal.usp.br/universidade/usp-formou-10-dos-16-fundadores-de-unicornios-do-brasil/?utm_campaign=oqel&utm_source=Newsletter

    • Tamara

      16 de maio de 2019 em 22:10

      Fotos antigas de performance de alunos e dentro das universidades,elas existiram e mostraram o nível intelectual dos estudantes. É por isso que estamos abaixo até da Etiópia no ranking das escolas. Imploramos por escola de qualidade

      • Freud de Taipas

        17 de maio de 2019 em 14:45

        Falácia da Generalização precipitada. A senhora é uma falaciosa. E sem dúvida “escola de qualidade” não será possível com os cortes propostos pelo atual governo. Sugiro que aprenda a votar corretamente.

    • Dario

      20 de maio de 2019 em 15:38

      Falou tudo, com essa conclusão o é fársas, foi conivente e outra instituição de ensino é para aprender as matérias relevantes. Quem quer fz teatro e mostrar a bunda que va para a Globo.

      • ELENAOMEREPRESENTA

        20 de maio de 2019 em 17:07

        Falou tudo
        Tudo errado, você diz.
        com essa conclusão o é fársas, foi conivente e outra instituição de ensino é para aprender as matérias relevantes.
        Disse o analfabeto funcional.
        Quem quer fz teatro e mostrar a bunda que va para a Globo.
        Outro invejoso que não passou numa federal e agora desdenha. PERDEU A VAGA PRA UM NOIA PELADO! AKAKAKAKAKAKA

      • Zé Seuço

        21 de maio de 2019 em 7:37

        Falou tudo, com essa conclusão o é fársas,
        Fársas. Tá “serto”. Precisamos é INVESTIR na educação, você é um exemplo claro disso.
        foi conivente
        Conivente COM O QUE, criatura?

      • Zé Seuço

        21 de maio de 2019 em 7:37

        e outra instituição de ensino é para aprender as matérias relevantes.
        E quem disse que não estão fazendo isso? O que é relevante para você?
        Quem quer fz teatro e mostrar a bunda que va para a Globo.
        Depois que fizerem o curso que eles têm direito, tanto quanto qualquer um aqui (porém eles tiveram a capacidade de entrar numa federal, e você claramente não), eles irão para onde quiserem.

    • Alan

      24 de maio de 2019 em 23:29

      Concordo com Você Cássio! Parece que o autor não leu o que ele escreveu! Essa “minoria” impõe o que quer e as pessoas ainda colocam panos quentes! Só ficou demonstrado que isso acontece sim nas faculdades federais!

      • ELENAOMEREPRESENTA

        25 de maio de 2019 em 19:21

        Concordo com Você Cássio!
        Claro que concordam. Idiotas atacam em bando!
        Parece que o autor não leu o que ele escreveu!
        Parece que você é um analfabeto funcional que não consegue interpretar um simples texto.
        Essa “minoria” impõe o que quer e as pessoas ainda colocam panos quentes!
        Ninguém impõe nada a ninguém. Tanto que você tá aqui, comentando bosta e passando vergonha, mesmo com tanta gente falando “não faça isso, não comente bosta, não passe vergonha’
        Só ficou demonstrado que isso acontece sim nas faculdades federais!
        Errado. Só ficou demonstrado que você é um vagabundo que não conseguiu entrar numa federal e agora desdenha. Bom, vou IMPOR que você largue a internet e vá estudar pra não zerar o ENEM de novo este ano. Será que desta vez funciona?

      • Marcia

        4 de junho de 2019 em 3:52

        Resumo da ópera: uma imagem fala mais que mil palavras. Independente dos anos em que as fotos foram tiradas e dos lugares, a prova aí está. O artigo pretendia defender esses absurdos e acabou pondo mais lenha no fogo kkk. Fotos não mentem. O que vemos são bandos de porcos, em cenas nojentas, que são agradáveis só para eles.

        • Gilmar Lopes

          4 de junho de 2019 em 8:12

          A questão era saber se foram tiradas em 2019 ou não!

        • Freud de Taipas

          4 de junho de 2019 em 18:35

          O que vemos são bandos de porcos, em cenas nojentas, que são agradáveis só para eles.
          Coitado do teu marido, só deve trepar contigo de luz apagada. Chamar nudez de “cenas nojentas” é o cúmulo da hipocrisia. Você nasceu pelada, jovem. O corpo humano não é nojento não. Sem dúvidas ele deve procurar conforto nos braços de alguma mulher segura que não tem “nojo” da nudez. Certeza que você é mais uma frustrada que não conseguiu entrar numa federal e perdeu a vaga pra algum “porco nojento” e agora desdenha. Inveja é uma merda, né?

    • Luis f

      2 de julho de 2019 em 8:04

      Esse site E-FARSAS. ..desmascara é muita fakes usadas e inventadas por esse atual Brasil de políticas e políticos de rede social.Igual a família Bozo e seus ministros…

  2. George Stevenson Araújo

    12 de maio de 2019 em 13:01

    E-farsa acaba de demonstrar sua farsa e ativismo ideológico em querer minimizar essas aberrações que são frequentes, principalmente nas áreas de humanas que são dominadas pela esquerda que ditam as regras dentro das universidades……..isso é fato INCONTESTÁVEL. Sugiro que façam entrevistas com alunos de outras áreas ( Com acompanhamento de representantes da direita é claro, senão as entrevistas senão manipuladas ) que terão que engolir a realidade do que se passa nessas áreas. Ninguém aqui está generalizando o comportamento dessas área, mas é comprovado que essa turma, mesmo sendo minoria, conseguem fazer o que querem de errado nessas instituições, com a conivência das direções, igualmente ideologizadas.

  3. Angelo Zirbes

    12 de maio de 2019 em 13:02

    “…ai… uzaluno…azuniversidade…barburdia…kibon ki cortô azverba…tom tom semi tom… 🎸” :V

  4. Reinaldo

    12 de maio de 2019 em 13:17

    As fotos dos ‘coxinhas pelados’ nos protestos ‘fora Dilma’ não são apelativas, afinal era só pra tirar o pt do poder e quem protagonizou nunca pisou numa universidade.

  5. cris

    12 de maio de 2019 em 13:41

    a foto ¨foi a calourada dos alunos de medicina?

    • cris

      12 de maio de 2019 em 13:42

      a foto 6 foi a calourada dos alunos de medicina?

  6. Ozéias Teixeira

    12 de maio de 2019 em 16:25

    Como se essas fotos demonstrassem todas os atos nojentos que aconteceram nas universidades. Quanta coisa horrível já ocorreu nessas universidades e que não foram divulgadas imagens? Além disso, eu já vi mais de 20 imagens além dessas, circulando na internet. Resumindo, o autor apenas mostrou que ele é ativista de esquerda.

    • Guilherme Rodrigues

      12 de maio de 2019 em 23:54

      Gostava muito do site, até hoje tudo que li aqui eram fatos bem claros, neutros e informativos. Mas nesse post foi um malabarismo muito grande pra tentar justificar a opinião, além de ter confirmado que, de fato, todas as imagens foram dentro de IES. “Ah, não eram alunos”, como assim?? Quem você acha que aprovou esses “espetáculos” para serem representados? De onde veio o incentivo?

      • ZapZap

        13 de maio de 2019 em 11:05

        A porta da rua é serventia da casa. Tchau. Vá se informar pelo Whatsapp, vá.

      • Honório Araujo

        13 de maio de 2019 em 11:17

        Concordo com Guilherme Rodrigues, falou apura verdade

        • Caçador de Vagabundos

          13 de maio de 2019 em 12:33

          Concordo com Guilherme Rodrigues, falou apura verdade
          Outro néscio invejoso que não tem capacidade de entrar numa federal. VA GA BUN DO!

          • Joao

            16 de maio de 2019 em 14:24

            Entrei numa federal, terminei meu curso e hoje moro no Canada, porque me apareceu uma oportunidade, e tambem concordo com o Guilherme Rodrigues, o que nao se deve fazer e’ por querer que o outro pense como voce quer que pense, ja o chama de vagabundo e assim vemos bem quem nao teve a capacidade de pelo menos, mostrar uma educacao e etica, mesmo se nao quiser aceitar o ponto de vista do outro, respeita-lo e nao ja julgar uma pessoa sem nem saber se de fato ela nao entrou numa faculdade.

          • Caçador de Vagabundos

            16 de maio de 2019 em 14:54

            Entrei numa federal, (…) mimimi, cococo, chorume e vergonha alheia (…) se de fato ela nao entrou numa faculdade.
            Outro vagabundo. VA GA BUN DO!

          • Joao

            17 de maio de 2019 em 2:20

            Quem tem um nome de cacador de vagabundos, e’ porque esta na frente dessa classe e por isso apoia outros tantos de vagabundos pelados sem nocao de ser e por ficar achando que todos tem que concordar com os mimimis e cococos dessa gente, fica aqui julgando que a pessoa nao entrou numa universidade, como achando que para se entrar numa universidade tem que ficar como um sem nocao para apoiar pessoas peladas que se sente no direito de achar que mudou alguma coisa so por se exporem nuas e acharem que mudarao a injustica de um nazismo por exporem sua nudes, na epoca aqueles coitados ficaram nus por imposicao a isso, esses ao contrario ficam nus pelo bel prazer, porque como sera dificl para elas se exporem dessa maneira ne? Apenas mesmo so passam como uma vergonha alheia e sem sentido de tal tal necessidade..

          • Caçador de Vagabundos

            17 de maio de 2019 em 14:46

            Lamento, nada do que você falou faz sentido. Tente novamente, mas desta vez sem tirar argumentos da própria cavidade anal. Obrigado.

          • Joao

            17 de maio de 2019 em 19:40

            Lamento te informar, mas da cavidade anal so sai fezes mesmo, coisa fisiologica que todo mundo tem, assim continue vivendo na vagabudagem, achando que continuaras em teus desvaneios cacando vagabundos de acordo a tua visao, onde se alguem nao estiver de acordo aos pelados vagabundos que metem o dedo na cavidade anal de outro, por ex, nao podem entrar numa faculdade.

          • Caçador de Vagabundos

            18 de maio de 2019 em 10:27

            Lamento te informar, mas da cavidade anal so sai fezes mesmo
            Que viram seu comentários.
            coisa fisiologica que todo mundo tem
            As minhas faço no vaso, não na seção de comentários do E-farsas, como você.
            assim continue vivendo na vagabudagem
            A vagabundagem é minha, eu faço o que quiser com ela, você não é fiscal da vagabundagem alheia, vagabundo.
            achando que continuaras em teus desvaneios cacando vagabundos de acordo a tua visao
            Vagabundo. Tá na minha mira!
            onde se alguem nao estiver de acordo aos pelados vagabundos que metem o dedo na cavidade anal de outro
            Projeção. Projeta nos outros suas vontades mais íntimas. No teu caso, quer ter o ânus dedo penetrado por dedos alheios. Freud explica!
            por ex, nao podem entrar numa faculdade.
            Tipo você. Vagabundo.

      • Bruno

        14 de maio de 2019 em 22:54

        TE INFORMANDO. E DE GRAÇA VIU.
        Vou deixar um link sobre o resultado da “barbudia” na Universidades públicas brasileiras. Lá fala sobre o Ifood, o Nubank, o 99 etc. Essas empresinhas que valem cada uma pra mais de R$ 1 bil “Nois” precisamos é de muito mais “barbudia”:

        https://jornal.usp.br/universidade/usp-formou-10-dos-16-fundadores-de-unicornios-do-brasil/?utm_campaign=oqel&utm_source=Newsletter

      • Vilela

        16 de maio de 2019 em 7:47

        A resposta é verdadeira, o site te agradar ou não tá fora de questão. Qual problema dessas pessoas que não conseguem entender que nem tudo tem que agradar a elas? Vivem uma realidade paralela onde o mundo tem que desenhar de acordo com o que bolsonaro diz. O site é anti-fake news antes desse termo existir, lamento mas nesse governo foi o que mais teve, e se você tá se incomodando devia parar e refletir “será que tem algo errado?”, ao invés de ficar chateado com a realidade.

      • Adileno Santos Costa

        29 de maio de 2019 em 12:24

        Com certeza! Além de marabalismo, desonestidade intelectual.

        • ELENAOMEREPRESENTA

          29 de maio de 2019 em 16:35

          Mais um frustrado que não tem capacidade cognitiva para entrar numa federal e veio aqui passar vergonha ao comentar bosta. Vá estudar, vagabundo.

    • Professor Tudo

      13 de maio de 2019 em 11:04

      Como se essas fotos demonstrassem todas os atos nojentos que aconteceram nas universidades.
      Outro frustrado que não conseguiu passar numa federal e agora inventa mentiras para justificar sua própria incompetência.
      Quanta coisa horrível já ocorreu nessas universidades e que não foram divulgadas imagens?
      Quanta coisa horrível já ocorreu em sua casa e que não foram divulgadas imagens?
      Além disso, eu já vi mais de 20 imagens além dessas, circulando na internet.
      Claro, se está na internet SÓ PODE SER VERDADE!
      Resumindo, o autor apenas mostrou que ele é ativista de esquerda.
      Resumindo, você só mostrou que é um idiota frustrado.

  7. Daniel

    12 de maio de 2019 em 16:37

    Engraçado, porque não existe essas performance na faculdades particulares? Essas performance( se que pode se chamar isso) que para a maioria dos cidadãos é pura algazarra. Aí depois que se formam ficam na estatística dos desempregados.

    • Alexandre

      12 de maio de 2019 em 18:05

      Olá Daniel,
      Claramente, o senhor está desinformado. Nudez no campus não só acontece em universidades públicas, como também acontece nas melhores universidades do planeta. Segue os nomes de eventos de nudismo que ocorrem em várias universidades particulares regularmente! (Detalhe que estas universidades do link possuem vários prêmios Nobel… Incluindo a melhor universidade do planeta, Harvard!)

      “Baker 13” at Rice University / “Primal Scream” at Harvard University / “Ledyard Challenge” at Dartmouth College / “Exotic Erotic” at Stanford University / “Naked Week” at Denison College

    • Bruno

      14 de maio de 2019 em 23:21

      HÁ COISAS QUE SÓ ACONTECEM EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS. TE INFORMANDO E DE GRAÇA, VIU:

      TE INFORMANDO. E DE GRAÇA VIU.
      Vou deixar um link sobre o resultado da “barbudia” nas Universidades públicas brasileiras. Lá fala sobre o ifood, o Nubank, o 99 etc. Essas empresinhas que valem cada uma pra mais de U$ 1 bilhão (R$ 4 bilhões) “Nois” precisamos é de muito mais “barbudia”:

      https://jornal.usp.br/universidade/usp-formou-10-dos-16-fundadores-de-unicornios-do-brasil/?utm_campaign=oqel&utm_source=Newsletter

  8. Mauricio Lara

    12 de maio de 2019 em 16:47

    Bando de vagabundos fazendo pseudo apresentações e afins com o dinheiro público, não importa a data importa que aconteceu e continua acontecendo.

    • Leandro

      12 de maio de 2019 em 18:13

      Continua acontecendo? O senhor poderia fornecer fotos e vídeos deste mês? e de 2019? Vale lembrar que de acordo com o MEC, existem 8.033.574 alunos matriculados no ensino superior. Você precisaria trazer fotos e vídeos de 2019 totalizando 80 mil alunos, para que isto represente apenas 1% de todos os alunos universitários. Em quanto tempo você consegue juntar essas evidências?

      Abraços!

    • Maria

      12 de maio de 2019 em 20:59

      Ignorante, vá estudar em uma universidade federal em qualquer curso de artes, seja nas cênicas, música, dança ou artes visuais. Vá e adquira conhecimentos sem viés ideológicos. Depois venha aqui e publique algo inteligente.

  9. Joao

    12 de maio de 2019 em 17:05

    Sem necessidade alguma de ficarem pelados para se mostrar alguma coisa que pudesse ser mostradas por gravuras reais de fatos acontecidos no nazismo, por ex., assim sabemos bem o que aconteceu para pessoas que apenas gostam de se exporem nuas, por terem o desejo de muitas vezes de quererem ir contra regras de pudor que ainda a sociedade tem como uma realidade, onde se deve respeitar tais pessoas e as suas criancas que nao precisam ver a nudez de quem apenas quer ja insinua-las a ve-las e que toquem nelas nuas, assim realmente sem necessidade alguma de quererem exibirem suas nudes e acima de tudo procurando ainda partir para atividades que insinuam atos sexuais que devem ser uma coisa somente para quem esta o praticando e nao expor-se para a sociedade ou escolas, e para com isso so fomentarem debates sem precisao de ser, quando tantas outras coisas mais necessarias estao se deixando de lado, sabendo que muitos alunos estao se lixando para tal arte, mas tem que assitirem em seus curriculos tais cenas e apenas com o intuito de ver a nudez de outros,o qual em nada favorece a nada na vida de outro.

    • Maria

      12 de maio de 2019 em 21:07

      Um corpo é somente um corpo, naturalmente assim.. por quê transformar nosso corpo num objeto para se envergonhar? Ninguém é obrigado a ver um corpo nú. Basta desviar o olhar e seguir o seu caminho. Nos dias de hoje não cabe mais esse falso moralismo. O que você vê e condena é algo que você, secretamente deseja. Cuidado com a sua consciência. E cada um cuidará de si mesmo. Estude sobre a história da arte desde os primórdios até a arte contemporânea. Seja educado e humilde. Não julgue o que não conhece, porque isso aí que você escreveu é muita burrice e ignorância. Por isso, temos um presidente incompetente, pois pessoas como você, sem noção, elegeram ele. Boa sorte na sua vida!

      • Joao

        14 de maio de 2019 em 13:22

        Sem necessidade alguma de ficarem pelados para demonstrarem algo que possa ser mostrado com vestes, antigamente se pintou mesmo muitas pessoas peladas, o barroco esteve nesse prisma, mas o nosso tempo e’ quererem ir mais alem, ja partindo para o aspecto sexual e de todas as formas, como querendo impor que tudo seja o mais natural possivel, adultos com criancas, com animais e que o sexo gay seja mesmo sem escrupulos a todos, e mesmo que voce nem queira olhar tais imagens sem nocao, no final ficam estampadas nos meios de comunicacao a todos na primeira pagina se possivel, assim fui educado e nao me exaltei, apenas deixei o meu ponto de vista, ja voce que parece tao inteligente e educado, nao demonstrou o mesmo mas julgou o meu comentario de acordo a tua persepcao liberal que nem todos aceitam por terem outros pontos de vistas, nao nescessariamente de um falso moralismo, mas porque ate medicos e psicologos demonstram ser natural a crianca crescer sem ter que ser imposto a eles uma visao sexual alem do que o proprio organismo delas requer. Portanto burrice escreveu mais voce, sem contar que muitos mais votaram em Bolsonaro e os que nao votaram nele, estao com dor de cutuvelo ao ver em que queriam votar estar preso por corrupcao. Bem quanto a beterraba, daria para fazer uma boa salada para os alunos da university!

        • Freud de Taipas

          14 de maio de 2019 em 14:09

          Não quer ficar pelado? Não fique. Não quer ver gente pelada? Não veja. O resto é chororô e mimimi.

          • Joao

            14 de maio de 2019 em 23:18

            Pelado eu fico quando eu quero e nao preciso me expor para provar ou passar alguma mensagem que nao tem nada a ver com nudes. Gente pelada eu vejo sem a necessidade de ser uma coisa publica, assim o resto e’ apenas uma realidade que foi vivenciada por muitos outros, que viram que toda essa nudez foi uma coisa tao desnecessaria para o ensino e para o progresso de uma nacao, onde estudantes tem muito mais o que fazer do que ter que ver pelados que apenas querem expor seus corpos como se sentissem necessidade disso para se tornarem noticia. Assim mimimi cada um fala de acordo ao seu ponto de vista.

          • Joao

            15 de maio de 2019 em 4:03

            Respondi e nao colocaram o meu comentario. Respondo de novo! Fico pelado muitas vezes e vejo sim gente pelada, mas nada que precise ser publico para ensinar algo que nao tem nada a ver com nudes. Vejo gente pelada porque aqui mesmo foi propagado as fotos sem nocao de gente pelada so pelo prazer de quererem expor seus corpos, porque de utilidade para o ensino, nao tem base alguma para tal, assim o chororo e o mimimi tambem vem dos que querem por tudo chamarem a atencao real para os seus corpos, com uma falacia de que se expondo dessa maneira estao demonstrando o que de mais expressivo possa ser demonstrado em temas que nao se precisa ser encenados com nudes e sexo compulsivo.

          • Freud de Taipas

            15 de maio de 2019 em 10:51

            Perfeito, então fique de boquinha aí e não seja hipócrita. Tudo isso é frustração por não ter capacidade e competência para fazer um faculdade pública. Típico caso de síndrome de Solomon. Eu explico.

          • Joao

            16 de maio de 2019 em 2:31

            Freud de Taipas, imperfeito, fique de boquinha calada que ja terminei minha faculdade publica de Servico Social na federal, mas tive a oportunidade de vir para o Canada.

          • Kal-El

            16 de maio de 2019 em 10:25

            Freud de Taipas, imperfeito, fique de boquinha calada que ja terminei minha faculdade publica de Servico Social na federal, mas tive a oportunidade de vir para o Canada.
            E eu sei voar e atiro laser pelos olhos. Você PRECISA acreditar em mim, eu estou falando!

          • Joao

            16 de maio de 2019 em 14:32

            “Eu sei voar e atiro laser pelos olhos, voce precisa acreditar em mim, eu estou falando”, no minimo esse fica horas jogando videos games para imaginar que sabe voar e pode ficar atirando laser pelos olhos.

          • Kal-El

            16 de maio de 2019 em 17:01

            horas jogando videos games para imaginar que sabe voar e pode ficar atirando laser pelos olhos.
            Errado. Só estou te mostrando que qualquer um pode falar qualquer coisa na internet. Agora, PROVAR o que afirma, são outros quinhentos…

          • Joao

            17 de maio de 2019 em 2:33

            Errado tambem, porque o que eu escrevi sobre mim, eu provo, agora se vem um ignorante julgador que acha que uma pessoa que por nao esta apoiando tal nudez sem nocao de ser, nao pode por isso ter terminado uma faculdade ou mesmo ter entrado nela, ai se da o fato de que se nao quiser acreditar em mim, e’ problema do ignorante, eu vivo o que digo e nao preciso provar pra ninguem isso, muito menos para voces daqui, que vem citando coisas sem nocao de atirar lazer pelos olhos, so porque acha que nao se tem como provar o que foi dito, assim se te interessa, passei em concuso de vestibular na UFPB, conheces? Agora bateu saudades desse tempo, mas eu trouxe o meu diploma aqui para o Canada, afinal nao deixa de ser um documento que prove que terminei a mesma ne?

          • Freud de Taipas

            17 de maio de 2019 em 14:47

            Claro, claro. Agora sugiro que volte para a salinha acolchoada e não cuspa os medicamentos que os enfermeiros te derem, ok?
            Odeio quando liberam a internet no manicômio, toda semana é essa merda…

          • Joao

            17 de maio de 2019 em 19:55

            Estou na minha casa na minha salinha alcochoada aqui no Canada, na cidade de Oshawa, conheces? se nao, procura num mapa do Canada, fica +ou – 30 min. de Toronto, assim sem precisar estar tomando nenhum possivel remedio que voce esteja imaginando, agora se e’ voce que esta num manicomio, sugiro que nao liberem para voce o computer, porque voce esta enfezado pelo visto, so despejando fezes.

          • Freud de Taipas

            18 de maio de 2019 em 10:29

            Estou na minha casa na minha salinha alcochoada aqui no Canada, na cidade de Oshawa, conheces?
            Arrã. Tá é no Juqueri que eu sei.
            se nao, procura num mapa do Canada, fica +ou – 30 min. de Toronto
            Google é seu amigo!
            assim sem precisar estar tomando nenhum possivel remedio que voce esteja imaginando,
            Tá explicado! Não tá tomando remédio, os delírios retornam mais fortes!
            agora se e’ voce que esta num manicomio, sugiro que nao liberem para voce o computer, porque voce esta enfezado pelo visto, so despejando fezes.
            Já falei que minhas fezes, ao contrário de você, faço no vaso, não nos comentários. Agora vá se tratar que seu caso é grave!

  10. Dirceu Junior

    12 de maio de 2019 em 19:35

    E-farsas nitidamente tentando desmerecer os fatos. A questão é que nos últimos 16 anos as Federais viraram antro se drogas, sexo e anarquia da esquerda. Há inúmeros vídeos e matérias sobre o assunto. São relevantes porque usam verba pública. Não deveriam agir assim com dinheiro público. Quem posta mostra os últimos 16 anos.

  11. Fabiana Teixeira de Souza

    12 de maio de 2019 em 20:57

    EU PENSO QUE NAO INTERESSA OS ANOS MAIS O ACONTECIDO!!!!FREQUENTO SIM UNIVERSIDADE E NA MINHA NAO TEM NADA DISSO!!!E PARTICULAR…PLANO FIES!!!!VOU ESTUDAR E NAO VER POUVA VERGONHA!!!UNIVERSIDADES SAO PARA ESTUDOS …GENTE PELADA VAI PARA PRAIA DE NUDISMO!!!!NO MEU VER NAO SE VAI NUMA PRAIA DE PALETO E GRAVATA!!!!

    • Joao

      16 de maio de 2019 em 14:35

      Correto!

      • Oaoj

        16 de maio de 2019 em 17:02

        Errado!

  12. Thiago

    12 de maio de 2019 em 20:59

    Afinal de contas, por que a nudez é tão ofensiva quando o contexto é artístico? Michelangelo foi para a fogueira quando representou o pênis – pênis, não, piroca, pau, jeba, cacete, rola… – de Adão na Capela Sistina? Vai cobrir as tetas da Vênus de Milo também? Você pode não gostar, mas não generalize, ou ao menos não corrompa o sentido das imagens. Do contrário, você não passa de uma velha puritana do século XIX se queixando da imoralidade para justificar o descaso do governo com a educação.

  13. Armando Neto

    13 de maio de 2019 em 0:42

    Gilmar, você apenas selecionou algo que julgou ter brechas, caso contrário nem daria importância.
    Só acho errado defender esse tipo de coisa em uma instituição de ensino público, não sei se é essa sua intenção, mas aparenta.

    Video 1: Feminista NUA simula atos sexuais no meio de Universidade Federal
    https://www.youtube.com/watch?v=ZQXnWmFm8u8

    Video 2: (Restri- de idade)ALUNOS fazem aulas pelados em uma Universidade no amazonas
    https://www.youtube.com/watch?v=DlpJEHz7nYE

    Video 3: ESQUERDISTAS FAZEM ARRUAÇA PELADOS NA USP
    https://www.youtube.com/watch?v=1NWH2YWLcXM

    Video 4: Apresentação ” artistica” de estudantes numa Universidade Federal do Brasil
    https://www.youtube.com/watch?v=4ZH6L3Duipo

    • Pedro Henrique Costa Pereira Cunha

      13 de maio de 2019 em 12:02

      Gilmar, parabéns pela contribuição e pelos esclarecimentos. Fiquei bastante assustado com a falta de conhecimento sobre a realidade e contribuições que as Federais são responsáveis. Quando odiamos algo, nem com senso crítico ou argumentos (fatos) mudamos de ideia. As universidades publicas produzem 98% da pesquisa no Brasil. Isso ninguém fala ou quer ver. Agora 17 (número sugestivo) fatos isolados são suficientes para justificar cortes e atacar alunos, cursos, professores e universidades. Fui aluno de Federal e sou professor de Federal e nunca vi ninguém pelado ! Vi aluno estudando, pesquisando e se formando. Educação transforma o país. É o motor da economia.

  14. GERALDO MAGELA DE GOUVEA

    13 de maio de 2019 em 7:40

    Quando não se sabe fazer ARTE, tira-se a roupa e ai vira arte…. aos olhos de quem? E tem outra: Não aceitam críticas,mas criticam a arte erudita!

    • Picasso

      13 de maio de 2019 em 11:06

      Quando não se sabe fazer ARTE, tira-se a roupa e ai vira arte…
      Não gosta? Não veja.
      aos olhos de quem?
      Da democracia.

  15. Pedro Lucio Ribeiro

    13 de maio de 2019 em 8:56

    Quando eu estudava Engenharia Mecânica na década de 80 e Direito na década de 90, não presenciei manifestações culturais como essas e os trotes eram coisas simples como cortar o cabelo. Nem pedir esmola na rua vivenciei, talvez, por se tratar de cursos noturnos; tínhamos mais o que fazer durante o dia…

  16. Madah

    13 de maio de 2019 em 10:15

    Afe. Que triste ver o baixo nivel da discussao. E-farsas sempre cumprindo seu papel…. desmascarando as “fakenews”. Dos dois lados: da esquerda petralha e da direita fascista. Essas “performance” sao de mau gosto, impróprias e desnecessárias. Mas representam menos que zero. Ninguem posta imagens das pesquisas? As nossas universidades estão goleando nesse esporte. Mas Ninguém vê

  17. sandro

    13 de maio de 2019 em 22:39

    quando crianças querem chamar atencao usam o que adultos consideram diferente ou “prestam” atenção. e a fase dos palavroes e palavras proibidas, como “cu” “bunda” “filha da puta”. as crianças notam que prestamos atencoa e falam pra chamar a atencao; nao vi diferenca disso no que vi. no seculo XXI achar “esquisito” alguem sem roupa nao tem mais cabimento. vamos evoluir galera e parar de dar atencoa a criança .

  18. Valmir

    14 de maio de 2019 em 9:43

    A qualidade do ensino, pelo menos de português, parece não estar surtindo efeito. No quadro “feito por um aluno de uma das universidades citadas” usam “a” no lugar “há” e ainda colocam “há” e “atrás”, que é redundante, pois “há” já indica que foi no passado.

    • PasCUale

      14 de maio de 2019 em 11:10

      UAU, cherry picking total, hein?

  19. Daniel

    14 de maio de 2019 em 12:01

    Seu Imposto, minhas regras. Isso em si justifica esse e outros cortes.

    • Va Ga Bun Do

      14 de maio de 2019 em 14:09

      Outro que bombou no ENEM e não consegue entrar numa federal. CHUPA!

  20. Amelia Teixeira

    14 de maio de 2019 em 21:29

    Admiro o trabalho de vocês mas por favor, não coloquem mais fotos de nudes na foto principal das matérias
    Teintei postar essa notícia sobre as FAKE NEWS dos universitários pelados no meu FB e na mesma hora o FB me travou por 24h
    http://prntscr.com/nonnfl

    • Gilmar Lopes

      14 de maio de 2019 em 22:18

      Mil perdões! Como as fotos eram pequenas, achei que não teria problema, mas já estou corrigindo isso.

      • Amelia Teixeira

        15 de maio de 2019 em 13:28

        Gilmar Lopez, com tantos comentários de bolsominions estou chegando a conclusão que a matéria foi reportada pelos robôs no FB, daí o bloqueio.
        Não tem problema, as 24h de bloqueio não vão me intimidar e continuarei com a minha luta contra esse governo de incompetentes e destruidores da nação!
        Por favor, continuem com esse excelente trabalho de dismitificação do mito 😉

  21. Bruno

    14 de maio de 2019 em 22:45

    Vou deixar um link sobre o resultado da “barbudia” na Universidades públicas brasileiras. Lá fala sobre o Ifood, o Nubank, o 99 etc. Essas empresinhas que valem cada uma pra mais de R$ 1 bil “Nois” precisamos é de muito mais “barbudia”:

    https://jornal.usp.br/universidade/usp-formou-10-dos-16-fundadores-de-unicornios-do-brasil/?utm_campaign=oqel&utm_source=Newsletter

  22. Antonio Carlos

    14 de maio de 2019 em 23:06

    quando eu estava na época de prestar o vestibular um dos cursos q eu tinha em mente era o de artes,sempre gostei de desenhar e admirava quem fazia trabalhos que exigiam horas de trabalho e muitas técnicas,ao ver que esse tipo de arte escatológica sendo feita pelos universitários não so dentro das faculdade mas tbm em protestos so me fez sentir nojo,o pior de tudo e ver que as universidades são totalmente coniventes com isso

    esse tipo de coisa deveria ser reprimida por motivos óbvios assim como as palestras como “oficina de siririca”,e claro que esse tipo de coisa so vai piorar a imagem da arte e ciência

    • Sabujo

      15 de maio de 2019 em 10:53

      Snif, snif… Sinto cheiro de frustrado que não conseguiu fazer uma federal e agora critica. Eles se reproduzem como coelhos! E ainda pede censura!!! Onde vamos parar, minha gente!

  23. Vilela

    16 de maio de 2019 em 7:50

    To de boca aberta que nem um ser vivo comentou dos caras que obrigavam meninas a simular sexo oral e mostrar os seios enquanto hostilizavam feministas, basicamente os bolsominions de hoje. Nenhum desses que apareceu pra criticar citou esses, incrível como são desonestos.

  24. Vilson

    16 de maio de 2019 em 11:53

    Alunos ou não, não muda nada. Nçao vejo isso em faculdades particulares. Isso só acontece porque alguém quer, autoriza e permite ou obriga. Deviam todos mudarem para Sodoma. Imaginem o que farão os filhos desses, se tiverem.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      16 de maio de 2019 em 12:53

      Não vejo isso em faculdades particulares
      1) Você não saberia o que é uma faculdade nem se ela te mordesse na bunda;
      2) Só porque você não viu, não existe?
      3) Inveja é uma merda, né não?
      4) Aposto que é um “cidadão de bem”, que acredita em tudo que recebe no Whatsapp, tipo mamadeira de piroca e kit gay…

  25. Vilson

    16 de maio de 2019 em 11:58

    Alunos ou não, não muda nada. Nao vejo isso em faculdades particulares. Isso só acontece porque alguém quer, autoriza e permite ou obriga. Deviam todos mudarem para Sodoma. Imaginem o que farão os filhos desses, se tiverem.

    • Gilmar Lopes

      16 de maio de 2019 em 12:05

      Existe apresentações artísticas dessas em universidades particulares também.

  26. Joao

    17 de maio de 2019 em 2:48

    Agora imagino que os peladoes e peladonas ai, ficam desapontados ao verem que suas nudezes teve que ser tapadas aqui no e-farsas ou na midia, ja que o que mais querem expor sao os seus orgaos sexuais mesmo, assim para quer querer tapar o que mais eles querem mostrar? se hoje o que querem mais mostrar ja sao para as criancas tambem, onde estas ainda em sua inocencia, tem que ser induzidas a perde-las em detrimento de ter que tocar num nu ou mesmo levadas a exposicoes de quadros que vao alem do tempo barroco, onde pinturas e esculturas de fato eram de pessoas nuas, mas hoje tem que ser de fato depravadas para expor todas as formas que se querem que seja natural, assim tem que se expor pedofilias e zoofilias tambem.

    • Freud de Taipas

      17 de maio de 2019 em 14:38

      Jovem, você REALMENTE está incomodado com isso, não? Pela insistência em citar várias vezes em inúmeros comentários algo relacionado às pessoas peladas, só posso concluir que você sofre de algum tipo de frustração por não poder ser você mesmo, então aciona mecanismos de defesa que, pelo teor do texto, variam entre identificação e transferência. Concluo também que você sente alguma forma de inveja, pois desejaria ter coragem de fazer o que os universitários citados fazem – principalmente especialmente frequentar uma universidade federal -, e como não possui a capacidade ou competência para tal, desdenha e ofende os que conseguem. Lamentável, sugiro que procure ajuda profissional urgente, seu caso é muito grave.
      Eu explico.

      • Joao

        17 de maio de 2019 em 20:08

        Garoto, estou citando sobre pessoas peladas, porque o assunto aqui esteve relacionado a pessoas peladas, e estou respondendo aos argumentos de voce por ex., assim aqui se estao mostrando mesmo os peladoes e acho ate engracado que parece que o Gilmar mesmo procura cobrir o que eles mais querem mostrar, ou entao a imprensa que tambem ja fez isso, o que acho natural que os peladoes prefeririam que a imprensa os mostrasse assim pelados nus com a mao no bolso mesmo, assim meu querido, tuas conclusoes so me fizeram rir, de tao sem nocao mesmo e ainda por nao saberes o que se passa comigo, imaginas que eu precise frequentar uma universidade? De novo? Ja me formei em uma la em Joao Pessoa, belissima capital, e realmente quando estudava la, nao achei nenhuma necessidade que se aparecesse alguns peladoes querendo aparecer, achando que esse tipo de protesto ja mudou alguma coisa na educacao como na sociedade em geral, assim, nem te sugiro uma ajuda profissional, acho que voce deveria ter mesmo uma, porque ficas em teus desvaneios, imaginando coisas a respeito de outro que nao tem nada a ver com as tuas fuleiras citacoes.
        Ta explicado!

        • Freud de Taipas

          18 de maio de 2019 em 10:34

          Garoto, estou citando sobre pessoas peladas, porque o assunto aqui esteve relacionado a pessoas peladas
          Ok, já entendemos da primeira vez. Não precisa ficar criando vários comentários sobre o assunto, demonstrando claramente seu interesse em pessoas peladas.
          e estou respondendo aos argumentos de voce
          Tá é passando vergonha!
          por ex., assim aqui se estao mostrando mesmo os peladoes e acho ate engracado que parece que o Gilmar mesmo procura cobrir o que eles mais querem mostrar
          Mas se o Gilmar não cobrir os pelados, eles vão continuar pelados! Ah, entendi, é o que você quer, né? Ver gente pelada! Se quiser te mando uma foto minha, fica triste não!

        • Freud de Taipas

          18 de maio de 2019 em 10:34

          ou entao a imprensa que tambem ja fez isso, o que acho natural que os peladoes prefeririam que a imprensa os mostrasse assim pelados nus com a mao no bolso mesmo
          Ok, agora traduza isso para o português, no aguardo!
          assim meu querido, tuas conclusoes so me fizeram rir
          Idiotas riem à toa, mesmo.
          de tao sem nocao mesmo e ainda por nao saberes o que se passa comigo
          Ah, se sei. Frustração por ter perdido a vaga na federal para um monte de gente que tem mais colhões que você!
          imaginas que eu precise frequentar uma universidade?
          Não sei, é uma pergunta, isso?
          De novo?
          Universidade de mentira não conta!
          Ja me formei em uma la em Joao Pessoa, belissima capital, e realmente quando estudava la
          Arrã.
          nao achei nenhuma necessidade que se aparecesse alguns peladoes querendo aparecer, achando que esse tipo de protesto ja mudou alguma coisa na educacao como na sociedade em geral
          Então por que se incomoda? Se pra você não muda nada, e eles acham que muda, quem te nomeou fiscal do cu alheio? Vá cuidar da tua vida, vá!
          assim, nem te sugiro uma ajuda profissional, acho que voce deveria ter mesmo uma, porque ficas em teus desvaneios, imaginando coisas a respeito de outro que nao tem nada a ver com as tuas fuleiras citacoes.
          Devaneios tipo fazer federal em João Pessoa e morar no Canadá? Sei…
          Ta explicado!
          Tá passando mais vergonha!

  27. Enemar silva

    17 de maio de 2019 em 19:19

    A análise das fotos comprovaram, enfim, o que todos já sabiam. Pela cronologia, os eventos ocorreram durante os anos em que a esquerda ferrou com a educação. período em que a maioria dos reitores gastaram a bel prazer o suado dinheiro do contribuinte.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      18 de maio de 2019 em 10:37

      A análise das fotos comprovaram, enfim, o que todos já sabiam.
      A análise do seu comentário comprova, enfim, o que todos já sabem. Lá vem bosta.
      Pela cronologia, os eventos ocorreram durante os anos em que a esquerda ferrou com a educação.
      Pela inveja, claramente você é mais um frustrado que não teve competência para entrar numa federal e agora busca desdenhar dos que foram mais inteligentes do que você.
      período em que a maioria dos reitores gastaram a bel prazer o suado dinheiro do contribuinte.
      Explique pra gente então, como a universidade gasta dinheiro com protestos, que são organizados e fundados pelos alunos? Estamos todos curiosos para saber!

  28. Jeferson

    17 de maio de 2019 em 21:16

    Verdade essas são fotos antigas, as de hoje em dia estão bem piores, e num é que os danado tão evoluindo!
    hahahaha

    • ELENAOMEREPRESENTA

      18 de maio de 2019 em 10:38

      Verdade essas são fotos antigas, as de hoje em dia estão bem piores, e num é que os danado tão evoluindo!
      Eles evoluem, claramente ao contrário de você, que não teve competência para entrar numa federal e não chegaria perto de uma nem a passeio!

  29. carlos alberto

    19 de maio de 2019 em 6:24

    Porque não perseguiram o PT durante esse tempo todo….Essa roubalheira não chegaria nesse ponto,deixem o cara fazer o trabalho dele.
    São apenas 3 meses de trabalho ainda para criticar!na vdd muitos brasileiros querem zona! Que porra,quer ser gay,Seja gay porra!mas não seja escroto.

    • Blade Runner, o caçador de Bots!

      19 de maio de 2019 em 20:04

      Porque não perseguiram o PT durante esse tempo todo…
      Que memória curta você tem, né?
      Essa roubalheira não chegaria nesse ponto
      Sim, afinal foi o PT quem inventou a corrupção!
      deixem o cara fazer o trabalho dele.
      Você diz o trabalho de se associar à milicianos e ser corrupto, como todos os políticos, bot?
      https://painel.blogfolha.uol.com.br/2019/05/14/devassa-nas-contas-de-flavio-tem-potencial-avassalador-avaliam-politicos-e-magistrados/
      São apenas 3 meses de trabalho ainda para criticar!
      5 meses, e tá uma bosta. Se você defende, é porque é burro.
      na vdd muitos brasileiros querem zona!
      E outros como você têm políticos de estimação!
      Que porra,quer ser gay,Seja gay porra!mas não seja escroto.
      O que tem a ver o cu com as calças, bot?

      • Gilmar Lopes

        19 de maio de 2019 em 21:43

        Pra refrescar a memória desse povo que não lembra se o PT foi ou não “perseguido” pela imprensa:
        Revistas

      • Dario

        20 de maio de 2019 em 15:56

        Perda de tempo sua explicação amigo. Pois esse pessoal q faz parte dos esquerdopatas não sabem nem a fórmula da água, quanto mais o que é contigencionamento.

        • ELENAOMEREPRESENTA

          20 de maio de 2019 em 17:10

          Além de tudo, repete comentários, é? E ainda comenta no lugar errado! É um analfabeto funcional, mesmo! MULA.

  30. Elaine

    19 de maio de 2019 em 10:56

    Se é recente ou antigo, esporádico ou cotidiana ente ou quantos participam não é relevante. O que interessa é que eu, como pagadora de impostos que sou, não quero financiar esse tipo de “arte”, “manifestação”, “performance” ou sei lá que título carregue.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      19 de maio de 2019 em 20:05

      Outra frustrada que perdeu a vaga na federal para um dos nóias pelados e agora fica de mimimi. Vá capinar um terreno, vá. Você é o exemplo vivo de como devemos INVESTIR MAIS em educação, para não virarmos acéfalos como você.

  31. Fabiano

    21 de maio de 2019 em 8:18

    Ata e normal fica pelado nas UniverCidade e cadê o atentado ao pudor se eu sair pelado na rua sou preso ei isso que as faculdades ensina fica pelado.

    • ELENAOMEREPRESENTA

      21 de maio de 2019 em 9:35

      Ata e normal fica pelado nas UniverCidade
      NORMAL, não é. Mas pode acontecer.
      e cadê o atentado ao pudor
      Está na interpretação da lei.
      se eu sair pelado na rua sou preso
      Provavelmente.
      ei isso que as faculdades ensina fica pelado.
      Não, não é isso que se ensinam nas faculdades. Você já nasce sabendo, afinal, nasce pelado. Não precisa aprender.

  32. ELESIM

    5 de julho de 2019 em 16:40

    Ué todas foram tiradas em universidades publicas, kd a farsa?

    e a desonestidade matemática evidente falando que só 0.004 dos alunos participaram do ato X

    obviamente poucos participaram do ato em si, mas na maioria das fotos há publico apoiando o ato, a diretoria tem que autorizar, enfim é muita gente envolvida pra essas coisas acontecerem.

    • Gilmar Lopes

      6 de julho de 2019 em 9:12

      Não lembro de ter escrito que era farsa!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo