Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Santiago 513: O voo cujo avião só pousou 35 anos após a decolagem!

Acidentes

Santiago 513: O voo cujo avião só pousou 35 anos após a decolagem!

Santiago 513: O voo cujo avião só pousou 35 anos após a decolagem!

Será verdade que um avião que decolou da Alemanha Oriental, em 1954, só foi pousar no seu destino – em Porto Alegre – 35 anos depois?

A notícia não é nova! Circula há anos na web e já foi publicada em diversos sites e blogs, mas voltou a ser compartilhada nas redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2018. De acordo com a reportagem, um avião da companhia Santiago teria saído com o voo 513, na Alemanha Oriental em 1954, mas teria pousado em Porto Alegre (RS) somente em 1989!

A matéria afirma que o avião teria desaparecido em pleno voo, no oceano, e reaparecido no Brasil, 35 anos depois.

Ainda, segundo o que diz na reportagem, as autoridades na época teriam entrado no avião logo após o pouso, se deparando com 92 esqueletos sentados cada um em uma das poltronas da aeronave!

O Dr. Celso Atello, estudioso da paranormalidade, teria estudado o caso e levantado a possibilidade do avião ter entrado em uma fenda temporal e voado direto de 1954 para 1989.

Será que essa notícia é real?

Mistério! Avião teria desaparecido durante o voo e pousado somente 35 anos depois! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

É até engraçado como essas histórias vão e vem na internet e, a cada vez que volta a circular, ganha uma certa notoriedade e compartilhamentos de montão!

O texto a respeito do voo 513 mistura termos complicados – como física avançada, viagem no tempo, buraco de minhoca etc… – para tentar envolver o leitor. Além de citar nomes especialistas e supostos documentos que comprovariam tudo.

Acontece que essa notícia é falsa!

Uma busca por “Dr. Celso Atello” e só encontramos esse nome em textos citando essa história do voo 513. Parece que esse doutor (caso exista) estudou só esse caso… Outro detalhe é que o nome da companhia aérea (Santiago Airlines) também só aparece em publicações relacionadas a esse voo.

A seguir, uma lista de sites onde o desaparecimento do avião teria sido mencionado (caso a notícia fosse real)

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

A única “prova” do ocorrido é uma reprodução de um recorte de uma reportagem de jornal. O curioso é que o jornal antigo é o humorístico Weekly World News, que ainda está ativo até hoje, em formato digital.

Para quem não conhece o Weekly World News, ele surgiu em 1979 como uma publicação impressa quinzenal e seguiu nas bancas norte-americanas até 2007, quando passou a ser atualizado exclusivamente em seu site.

A sátira em questão foi publicada no jornal no dia 14 de novembro de 1989. Na mesma edição, o jornal também trouxe a fictícia reportagem de um ladrão que teria roubado 16 bancos usando um pepino como arma e um guia ensinando a como descobrir se você terá um ataque cardíaco através do formato da sua orelha:

Capa do Weekly World News

A foto do avião usado para ilustrar a “notícia” no Weekly World News é a versão LAV L-049, da Lockheed Constellation. Podemos ver nesse link a imagem original e comparar abaixo com a montagem feita pelo jornal humorístico:

Na imagem original, o avião está prestando serviço para o serviço de correios da Venezuela! (foto: Reprodução/Google Images)

Os aviões da Lockheed Constellation serviram na Guerra em 1943 e continuaram para o uso civil até os anos 1970 e nesse link podemos ver a lista de todas as empresas e países que usaram essas aeronaves. Perceba que nessa lista não consta nenhuma Santiago Airlines!

Versões da mesma fake news

Essa não foi a única vez que os humoristas do Weekly World News pensaram numa história onde um avião teria partido e pousado décadas depois (após supostamente viajar no tempo). Em maio de 1985, o jornal publicou a “notícia” do voo 914 que teria pousado 37 anos após a decolagem. Depois, em maio de 1993 e novamente em setembro de 1999:

Reprodução/Google Books

Conclusão

A notícia afirmando que um voo saiu da Alemanha em 1954 e foi pousar no Brasil somente em 1989 é falsa! Ela surgiu em um jornal humorístico e não deve ser levado a sério!

Continue lendo
13 Comentários

Comente

13 Comments

  1. Claudinei

    24 de novembro de 2018 em 17:46

    Como um avião ficaria em pleno voo tantos anos sem abastecer?

    • carlos

      27 de novembro de 2018 em 13:55

      Ele não teria voado esse tempo todo e sim entrado numa fenda de tempo e transportado de 1954 para 1989. Só não explicaram porque todos estavam mortos já que isso seria instantâneo.

      • Sã Tomé

        27 de novembro de 2018 em 16:05

        E não explica como um avião desses pousaria sozinho, sem piloto, já que estavam todos mortos…

  2. Pingback: Santiago 513: O voo cujo avião só pousou 35 anos após a decolagem! - Blog Ultradicas

  3. Alexandre Mendes

    25 de novembro de 2018 em 4:38

    Ah esse é aquele jornal em que o agente K via as noticias de alienigenas na terra

  4. Alexandre Mendes

    25 de novembro de 2018 em 4:39

    Só uma correção. Não existe a empresa “Lockheed Constellation” e sim Lockheed! Constellation era um avião de varios contruidos por essa empresa

    • Gilmar Lopes

      25 de novembro de 2018 em 20:20

      Obrigado!

  5. Juliano da Silva Ribeiro dos Santos

    25 de novembro de 2018 em 15:18

    Lembro quando isso em 89, foi muito comentado na escola. Estudava em uma escola próximo ao aeroporto Salgado Filho. E foi muita correria ao entorno do aeroporto. por dias e semanas foi comentado isso. Alguns anos mais tarde fui para força aérea e lá ouvi rumores sobre este assunto mas sempre ele sendo tratado como fantasia.

  6. Adriano

    30 de novembro de 2018 em 13:22

    Cresci na região de Porto Alegre, fui frequentador do aeroporto Salgado Filho desde tenra idade, fiz curso de piloto em um aeroclube de uma cidade vizinha e sempre ouvi histórias pitorescas relacionadas com a aviação… Porém, nada tão absurdo quanto esta… Em tempo: em 1950 um Lockheed Constellation da saudosa Panair do Brasil colidiu com o Cerro das Cabras, a norte da capital gaúcha, matando todos os seus ocupantes.

  7. Marcelo Manganeli Pereira

    9 de dezembro de 2018 em 20:52

    Pior que essa história e verdadeira,uma amiga ela era repórter da RBS,a mesma foi demitida ,por publicar a matéria, o avião pousou ,numa forte nevua, quando subiu a névoa o avião, estava no final da pista ,veio o pessoal da NASA ,e desmontaram todo o avião levaram ele pra pesquisa..essa história e verdadeira,como sempre eles querem mentir falando que é mentira…

    • Gilmar Lopes

      10 de dezembro de 2018 em 7:45

      Claro que você tem razão! Esse E-farsas é uma farsa!

    • Voo 513

      10 de dezembro de 2018 em 11:29

      É verdade, eu estava lá!

    • Lucho

      10 de dezembro de 2018 em 17:23

      É verdade, eu estava lá. Eu era a névoa.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros


Voltando a Circular

Publicidade

Topo