A Suécia proibiu a iluminação natalina para não ofender muçulmanos?

Share Button

É verdade que o Governo da Suécia proibiu a instalação de luzes natalinas nas vias públicas para não ofender os muçulmanos?

A notícia apareceu nas redes sociais e em diversos sites e blogs na segunda quinzena de outubro de 2016 e afirma que o órgão encarregado pela administração do transporte público no país emitiu uma ordem proibindo a instalação de iluminação natalina nos postes de luz e de energia elétrica que administrados pelo poder público.

De acordo com a reportagem amplamente compartilhada, a proibição teria sido decretada por razões religiosas. A Suécia não quer ofender os muçulmanos, imigrantes e refugiados que vivem naquele país, que não comemoram o Natal!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Governo da Suécia proibiu luzes de Natal para não ofender os muçulmanos! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Governo da Suécia proibiu luzes de Natal para não ofender os muçulmanos! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Essa notícia surgiu no famoso site de língua inglesa InfoWars que, como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, é especialista em disseminar histórias falsas e alarmistas na web. Pra quem não se lembra, foi o editor do InfoWars que começou com a teoria conspiratória afirmando que o Governo dos EUA e a CIA estariam nos espionando através do jogo Pokémon Go!

Reprodução da reportagem publicada no site InfoWars!

Reprodução da reportagem publicada no site InfoWars!

Conforme apuramos, as luzes de Natal não poderão ser penduradas nos postes elétricos na Suécia esse ano, mas as razões são outras!

Em entrevista ao jornal SVT, a Administração de Transportes da Suécia, que assumiu a administração desses postes nas principais rotas de trânsito, começou uma revisão da sua rede e descobriu que – por várias razões legais diferentes (todas as que já existiam na legislação sueca) – não poderiam continuar a permitir que os postes fossem usados para pendurar luzes.

O Coordenador Nacional de Controle de Tráfego na Trafikverket, citou segurança como a principal razão, mas ficou óbvio que o motivo mesmo é que está se perdendo muito dinheiro com isso:

“Nós estamos olhando para isso, porque não temos o direito de permitir que outros a levar energia elétrica a partir de nossas instalações, de acordo com a lei da eletricidade. Além disso, os postes não são projetados para o peso das luzes de Natal, e nós temos que remover qualquer coisa deles que não deveriam estar lá. Nós garantimos a segurança em primeiro lugar. “

Conclusão

Não houve nenhuma proibição de luzes natalinas em 2016 por causa dos muçulmanos. Na verdade, a administradora de energia elétrica de lá se cansou de perder dinheiro com “gatos” em seus postes e resolveu aplicar uma lei que já existia há tempos. Mesmo assim, haverá muitas luzes de Natal na Suécia em 2016.

Share Button
Conspirações, Falso
, , , , , , , ,