Um homem perdeu metade do crânio por beber muito energético?

Share Button

É verdadeiro ou falso o relato de uma mulher chamada Brianna afirmando que os médico removeram metade do crânio de seu marido por causa do consumo de energéticos?

A notícia surgiu no Facebook em inglês no começo de outubro de 2017 e ganhou versões em português poucos dias depois. De acordo com o texto, uma mulher chamada Brianna relata o drama sofrido pela sua família, após seu marido ter metade de seu crânio removido devido a uma hemorragia causada pelo consumo excessivo de energéticos!

A mulher conta que o esposo deu entrada no hospital quando ela estava perto de ganhar o filho do casal, já que ela já estava grávida de 9 meses, e que o homem só acordou da cirurgia depois do nascimento do filho.

Juntamente com o texto emocionado e o alerta para o perigo do consumo excessivo de energéticos, algumas fotos de um homem com a cabeça deformada abraçado com a família sensibilizaram a internet!

Mas será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Homem teve metade do crânio removido por causa do consumo excessivo de energéticos! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?  

A primeira publicação desse relato comovente da mulher chamada Brianna foi feita na página Endres Photography, em inglês, no dia 03 de outubro de 2017. A postagem original foi removida, mas encontramos uma “foto” da publicação aqui!  

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Tanto a America On Line quanto a FoxNews tentaram ir mais a fundo nessa história, mas não obtiveram sucesso: Não se sabe o sobrenome do casal, não se sabe onde e quando isso aconteceu, não há provas dos exames médicos…

Também não foi relatado qual ou quais foram as marcas de energéticos que o homem consumia sem demasia!

O jornal The Epoch Times tentou localizar o casal para uma entrevista, mas não conseguiu contato…

Beber energético pode provocar hemorragia?

Embora não haja nenhum caso confirmado de hemorragia causado pelo consumo de energéticos, estudos mostram que o excesso pode causar – dentre outros problemas – queda ou aumento da pressão sanguínea (o que pode causar hemorragia).

Aliás, uma pesquisa feita pelo The Epoch Times descobriu que um estudo de abril de 2017 concluiu que beber 900ml de bebida energética pode contribuir para alterações potencialmente nocivas na pressão arterial e nas funções cardíacas. No entanto, a cafeína em doses até 400 mg (cinco xícaras de café, em média) por dia é reconhecida como segura pela Food and Drug Administration (nos EUA). 900ml de energético contém cafeína, mas menos do que o mesmo tanto de café.

Acontece que não há muitos estudos (lá nos EUA) sobre a segurança de alguns dos outros ingredientes dos energéticos. Ou seja, é bom evitar os excessos!!!

Conclusão

Não há provas de que a hemorragia que fez com que os médicos retirassem parte do crânio de um homem tenha sido causada pelo consumo de energéticos! As fotos parecem ser genuínas, mas o caso não foi provado! De qualquer forma, tudo em excesso faz mal pra saúde!

Share Button
Indeterminado, Saúde
, , , , , , , , ,