Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um jovem morreu ao se esfaquear tentando mostrar que a facada em Bolsonaro foi falsa?

Crimes

Um jovem morreu ao se esfaquear tentando mostrar que a facada em Bolsonaro foi falsa?

Um jovem morreu ao se esfaquear tentando mostrar que a facada em Bolsonaro foi falsa?

É verdade que um rapaz chamado Denilson Lopes morreu ao esfaquear a si mesmo numa tentativa de provar que a facada sofrida por Jair Bolsonaro era falsa?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda semana de setembro de 2018 e afirma que o maranhense Denilson Lopes teria morrido após tentar provar que a facada sofrida por Jair Bolsonaro era falsa! De acordo com a reportagem, na obsessão de querer provar que algo poderia ter sido ser forjado, resolveu se esfaquear e mostrar para os amigos que a facada foi falsa!

Denilson Lopes, após esfaquear a si próprio, não teria resistido aos ferimentos e acabou vindo a óbito!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Jovem maranhense teria morrido após se esfaquear para tentar provar que facada dada em Bolsonaro era falsa! Será? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Após o atentado sofrido pelo candidato á Presidência Jair Bolsonaro, no dia 06 de setembro de 2018, em Juiz de Fora (MG), inúmeras fake news começaram a se espalhar a respeito do ocorrido. Muitos sites e blogs (e também vários grupos de WhatsApp) começaram a espalhar notícias falsas sobre o ocorrido.

Como já explicamos aqui no E-farsas, os criadores de boatos online se aproveitam do assunto que está em alta no momento e, nesse caso, não foi diferente. Como o atentado contra o candidato foi o (e está sendo) um dos mais comentados na web nos últimos dias, isso acaba virando uma excelente matéria-prima para as fake news!

No caso do jovem que teria se matado ao tentar provar a “farsa da facada“, tudo começou numa publicação feita no site Mídia Imparcial, já conhecido aqui no E-farsas por inventar e espalhar muitas fake news. Só para citar um exemplo, esse é o mesmo site que inventou – dentre tantas – a notícia falsa do maranhense que teria morrido ao tentar ir de jumento até a Rússia para ver a Copa do Mundo.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Mesmo sem citar nenhuma fonte, o site conseguiu que a sua publicação fosse compartilhada e publicada por diversos outros sites e blogs como se fosse real.

Falta de detalhes

Perceba que o texto não dá muitos detalhes e como e onde o fato teria ocorrido. Diz apenas que foi em Bom Lugar, no Maranhão, mas não cita o nome do delegado que estaria cuidando do caso ou da equipe que teria tentado socorrê-lo.

Uma busca por “Denilson Lopes” não retorna nenhum resultado referente ao “suicídio”. Apenas vemos o nome em postagens que citam o Mídia Imparcial como fonte.

A foto usada na fake news

Na postagem inicial, o Mídia Imparcial usou uma foto aleatória de um homem de camiseta amarela, ferido e caído no chão. Horas depois, a foto foi substituída por outra já com o rosto do rapaz borrado.

A fotografia original foi tirada de uma matéria de março de 2016, de um crime ocorrido em Rondônia. De acordo com a matéria do Rondônia ao Vivo, Adriano S. M – de 28 anos de idade – foi esfaqueado durante bebedeira em um bar na zona sul de Porto Velho.

O jovem estava bebendo com amigos, quando começou uma discussão com um cliente do bar. O agressor sacou uma faca peixeira e golpeou o algoz no tórax e pescoço. O homem caiu no solo agonizando e foi socorrido.

Conclusão

A notícia afirmando que um rapaz morreu após tentar provar que a facada do Bolsonaro foi forjada é farsa!  

Continue lendo
13 Comentários

Comente

13 Comments

  1. João Dias

    10 de setembro de 2018 em 18:01

    E quem me garante que o efarsas nao inventou essa história de Rondônia ou mesma se usa de uma fakenews de um jornal qualquer para se justificar??

    • Gilmar Lopes

      10 de setembro de 2018 em 18:57

      É bacana você e outros leitores pensarem assim. É bom que o E-farsas não seja a única fonte de pesquisa.
      A ideia nem era a de mostrar que a notícia do Rondônia ao Vivo é verdadeira ou falsa, mas a de mostrar que a reportagem foi escrita em março de 2016, muito tempo antes do atentado contra o Bolsonaro! Outros sites que copiaram a notícia do Rondônia ao Vivo também estão com datas próximas da publicação original!

    • Marques

      11 de setembro de 2018 em 3:58

      Muito fácil, pegue todas as informações da fake news e faça a pesquisa você mesmo. Pega a imagem e joga no google imagem que te retornará vários resultados, você procura a fonte mais antiga e pega a imagem sem o borrão e joga no google imagem que te retornará algum jornal noticiando esse crime que ocorreu em Rondônia, ou você pode simplesmente pegar a informação fornecida pelo o E-Farsas e jogar no google que vai te retornar isso http://rondoniaovivo.com/policia/noticia/2016/03/20/durante-bebedeira-jovem-e-esfaqueado-no-bar-dois-irmaos.html de Março de 2016 e fim da história.

  2. Ana Lucia Madeira Da Costa

    10 de setembro de 2018 em 22:40

    Eu adoro esses sites piadistas.

  3. Ademir Santos

    11 de setembro de 2018 em 8:51

    Parabéns pela matéria, muito elucidadora.
    Serve para calar esse povo que gosta de aumentar as notícias.

  4. Pingback: Jovem que teria se esfaqueado para provar armação em ataque a Bolsonaro é real? – MP5

  5. Maria do Rolário

    17 de setembro de 2018 em 18:14

    Um eu sei que morreu eletrocutado no comício da Presid-Anta, Dilma. E… adeus querido!

    • Eu™

      18 de setembro de 2018 em 10:03

      Ainda zero argumentos. Deve ser triste ser uma pessoa ignorante como você, pederasta.

      • Maria do Rolário

        18 de setembro de 2018 em 10:32

        Não tão triste como ser seu pai, ou sua mãe, ou alguém que ainda queira seu bem, EU™, ou Lucho. rsrs

        • Eu™

          18 de setembro de 2018 em 11:37

          Mas e aí, consegue provar que eu sou o Lucho? E apresentar algum argumento sobre o assunto do texto? Ou vai continuar com falácias tentando disfarçar a própria estupidez, incompetência, ignorância e analfabetismo funcional?

          • Denis Longo

            18 de setembro de 2018 em 18:00

            You don’t have permission to access /wp-comments-post.php on this server.

          • Maria do Rolário

            18 de setembro de 2018 em 18:01

            Não costumo atender a pedidos de imbecis, mas vou pensar no seu caso, seu pulha.

          • Eu™

            19 de setembro de 2018 em 9:28

            Opa, tô esperando! Prova aí, sabichão!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo