Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Policial militar reagiu a tiroteio, acertou criminoso, é preso e expulso da polícia! Será?

Conspirações

Policial militar reagiu a tiroteio, acertou criminoso, é preso e expulso da polícia! Será?

O caso teria ocorrido na cidade paulista de Suzano, quando um um policial militar teria sido preso em flagrante após disparar contra um bandido! Será verdade?

A notícia surgiu nas redes sociais e em diversos sites e blogs na primeira semana de março de 2018 e narra o triste fim de um caso ocorrido em Suzano (SP). O policial militar Washington Martins dos Santos, de 36 anos de idade, trabalhava em Itaquaquecetuba e tinha 12 anos de carreira quando colegas do PM o prenderam enquanto ele defendia dois pedestres que estavam sendo assaltados.

De acordo com a notícia, o policial teria efetuado os disparos que atingiram os bandidos, uma delas na perna, sem gravidade. O outro foi atingido por dois disparos e socorrido ao Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba.

Será verdade que um policial militar foi preso após reagir a um tiroteio e atirar contra bandidos que estavam assaltando pedestres?

Policial teria sido expulso da PM após reagir a assalto! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Essa história surgiu em um site chamado Hoje Notícias, que não cita de onde foram tiradas as informações publicadas. Após a publicação no site, feita no dia 02 de março de 2018, várias página no Facebook começaram a replicar o fato, mesmo sem checar a veracidade do assunto:

Reprodução/Google

No momento do fechamento desse nosso artigo, as publicações a respeito já haviam sido removidas do Facebook:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

E sobre a prisão?

Quem publicou a notícia e a espalhou por aí distorceu os fatos apresentados na reportagem original, feita no dia 29 de janeiro de 2018 pelo portal G1 de notícias. A verdade é que o PM foi preso, sim, mas o motivo real é que ele também estava envolvido no assalto!

Leia o que diz no texto original da matéria feita pelo G1 de Mogi das Cruzes:

“[…]Na avenida doutor Adhemar Pereira de Barros, no Parque Maria Helena, os policiais prenderam o policial militar Washington Martins dos Santos, 36 anos. Segundo a PM, ele e uma pessoa não identificada roubaram dois pedestres, que reagiram com pauladas. Eles estavam em uma moto e o PM estava armado com uma pistola. O policial teria efetuado os disparos que atingiram as pessoas, uma delas na perna, sem gravidade. Outro pessoa atingida por dois disparos foi socorrida ao Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba.”

Ou seja, além da prisão não ter ocorrido “neste domingo” – como diz a “notícia” publicada pelos sites criadores de fake news – o PM também estava envolvido com o crime, como confirmado pela Corregedoria da Polícia!

A foto que ilustra a “notícia”

A imagem usada para ilustrar esse ocorrido não tem nada a ver com o fato narrado. A foto que mostra dois PMs se abraçando foi tirada de um post de setembro de 2017, de um site chamado 1 Olhar, a respeito da humanização do cidadão policial!  

Conclusão

Um policial foi preso após participar de um assalto juntamente com um comparsa! O fato ocorreu em Suzano, no final de janeiro de 2018, mas a notícia ressurgiu no começo de março do mesmo ano com algumas modificações que transformaram o ex-PM em vítima!

Continue lendo
1 Comentário

Comente

1 Comentário

  1. Leandro

    17 de março de 2018 em 12:39

    Tão asqueroso quanto defender bandido com a fake news, é defender policial que agiu como bandido. Por mais que eu não seja alinhado com as ideias do Bolsonaro, plantar uma fake news usando o nome dele é de lascar.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo