25 C
São Paulo
sábado, julho 2, 2022

35% da água desperdiçada do bebedouro volta para ser bebida de novo?

- Publicidade -

É verdade que, para evitar desperdícios, a água não bebida dos bebedouros nas escolas caem no ralo e voltam ao fluxo para ser bebida novamente?

A história apareceu em várias páginas do Facebook e também foi bastante compartilhada através do WhatsApp no final de abril de 2017 e rapidamente se espalhou pela web. De acordo com o texto, dentro do bebedouro existe um sistema de retorno de água para evitar desperdícios que faz com que 35% da água que você não toma retorna ao fluxo e volta para sua boca!

Será que esse alerta é real?

Os bebedouros das escolas e faculdades possuem esse sistema?

Será que a gente bebe água suja?

Alerta diz que 35% da água desperdiçada nos bebedouros volta para a nossa boca! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Infelizmente, não conseguimos descobrir a origem dessa constatação e tampouco conseguimos entender como foi feita essa conta para se chegar aos 35%, mas temos uma certeza: A água que desce pelo ralo do bebedouro não consegue “entrar no fluxo” novamente!

O sistema dos bebedouros utiliza a força da água encanada (seja ela de rua ou vinda de uma caixa d’água) para fornecer aquele jato de água. Para que a água desperdiçada pudesse voltar para o reuso, o sistema precisaria de uma bomba para jogar o líquido para cima, o que não acontece.

Como podemos ver no vídeo abaixo, há somente um filtro entre a entrada de água e a saída na parte de cima do bebedouro:

- Publicidade -

 

Reaproveitamento de água dos bebedouros

Existem inúmeros projetos de reuso de água de bebedouro em andamento em diversas escolas e faculdades. Alguns projetos foram desenvolvidos pelos próprios alunos, como o desses alunos, em 2014.

Nesse outro projeto, de 2016 dos alunos de uma escola no Ceará, a água que seria desperdiçada é também reaproveitada.

Um projeto de 2015 de reuso da água que seria desperdiçada dos bebedouros da Faculdade de Juazeiro do Norte constatou que a economia mensal do sistema girou em torno de 7,5 metros cúbicos de água. O que, segundo o estudo, é o mesmo consumo médio de uma casa pequena.    

Perceba que em todos os projetos a água reaproveitada é filtrada e utilizada para a limpeza da escola e nas descargas dos banheiros das instituições e nunca para o consumo humano!

Conclusão

Não encontramos nenhuma prova de que a afirmação sobre o reuso da água do bebedouro seja real! Há muitos projetos de reuso de água dos bebedouros, mas não para consumo humano.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui