22.1 C
São Paulo
quinta-feira, maio 13, 2021

A chuva que caiu na Amazônia às 3 da manhã apagou 40% do fogo?

- Publicidade -

É verdade que um milagre vindo dos céus em forma de fortes chuvas conseguiu apagar 40% do incêndio na Amazônia?

A imagem da floresta, acompanhada de um texto solicitando orações pela Amazônia, surgiu nas redes sociais no final de agosto de 2019, em meio a grande quantidade de notícias sobre os inúmeros focos de incêndio que tomam conta da região amazônica.

De acordo com o texto que acompanha a foto, nessa madrugada (por volta das 3h da manhã, diz o texto) choveu na Amazônia o suficiente para apagar 40% do fogo que consome a floresta!

O texto ainda pede para que todos nós continuemos orando pela resolução completa desse problema.

Texto que se espalhou juntamente com a foto da chuva na floresta: “Hoje por volta das 3:00 horas da manhã choveu na Amazônia, apagando cerca de 40% do fogo. Deus seja louvado! Continuemos em oração pelo nosso Brasil, pelo nosso planeta… pelo mundo inteiro!” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

De acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil registrou um aumento de 83% das queimadas entre janeiro e 19 de agosto de 2019 em relação ao mesmo período de 2018, com 72.843 focos de incêndios até o dia 24 de agosto de 2019.

De acordo com especialistas ouvidos pelo Portal Terra no dia 27 de agosto de 2019, a chuva que cai na área de floresta amazônica é muito fraca e dificilmente extinguirá o número recorde de incêndios na Amazônia. A reportagem do Terra também revelou algo mais desesperador: Os bolsões de precipitação previstos até 10 de setembro de 2019 só devem causar alívio em pontos isolados!

Em resumo, não houve nenhum indício de que “uma forte chuva” teria caído “por volta das 3 da manhã” e acabado com 40% do fogo, infelizmente!

A foto usada no meme

A linda fotografia de uma floresta sendo regada pela chuva é mesmo da Amazônia, mas foi tirada em agosto de 2008 por Lu Moral. Podemos ver outras fotos tiradas na ocasião por ela em seu perfil no Flickr.

Chuva na Amazônia(Amazonas-Brasil)1

Conclusão

- Publicidade -

As chuvas que ocorrem na floresta amazônica são fracas e insuficientes para acabar com os focos de incêndio na região! É preciso que sejam tomadas providências além das orações!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Além de Anárquica, também sou Ateia (não acredito em deuses). Mas eu respeito e até me simpatizo com algumas religiões. Tudo bem que eles orem, tenham esperanças místicas e tal, PORÉM o que me deixa “encucada” é: como é que eles chegaram a esse número preciso de 40%? Mistério… 😐 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. No pais da fake news unicornios, elfos e orcs estão agonizando devido aos incêndios na amazonia legal… deus me livre quando a ilegal queimar

  3. Sim, tem que tomar providencias, mas para mim, orações valem muito mais que providencias, providencias já foram tomadas faz muitos anos, e o fogo queima todo ano, e ninguem consegue apagar, com poucos dias de chuva boa, apaga elas em pouco tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui