today-is-a-good-day
18.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Fake em Nóis! Quando e onde surgiram os discos voadores?

- Publicidade -

Nesse episódio do Fake em Nóis, Pirulla e Gilmar Lopes explicam quando e onde surgiu o termo “Disco Voador”, além de mostrar a verdade sobre 3 avistamentos de ovnis!

Você já se perguntou o motivo dos discos voadores serem chamados assim?

De onde vem essa imagem que temos dos alienígenas?

Em um bate papo descontraído e sempre amparado em dados, Gilmar Lopes e Pirulla explicam o que é verdade e o que é fake no mundo da ufologia.

Assista a mais esse episódio do Fake em Nóis, clicando no player abaixo:

Muito obrigado pela audiência! O Fake em Nóis vai ao ar toda quarta-feira, às 10 da manhã, e você pode assinar o canal clicando aqui!

Links consultados e materiais extras

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

26 COMENTÁRIOS

  1. Nunca vi um disco voador. Mas quando tinha cerca de 7 anos vi uma bola brilhante descer do céu dar uma volta na minha frente e voltar para o céu; isso em pleno dia claro e sem nuvens. Bem mais tarde li numa reportagem em um jornal, uma mulher relatando a mesma coisa, dai pensei que afinal não foi uma imaginação de criança.

    • @Natal Medeiros , você tá afim de participar da INVASÃO DA ÁREA 51 para tirar a dúvida? Dizem que lá os militares norte americanos guardam um monte de corpos e artefatos ALIENÍGENAS. Tá marcada para 20 de Setembro deste ano. Será que eles irão e, o mais importante, será que eles conseguirão invadir? Expectativa… 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

  2. Ovnis, Terra Plana, fantasminhas, Lobisomem, Papai Noel e O Homem do Saco são tão falsos quanto à esquerda e seus pregadores.

    • Juro que estamos tentando não falar de política aqui, mas tá difícil, hein?
      Pra que meter partidarismo aqui nesse artigo que ficou tão legal?

      • Que pena! Infelizmente ela está inserida até mesmo nos casos dos mais sérios, e menos explicados aos meros mortais de avistamento ufológicos. Quanto ao pete acima, foi apenas uma ironia da minha parte e um comparativo e, ao mesmo tempo, um aperitivo. Não se ofenda por tão pouco.

        • @Mariolla Brincalhona , o problema é que não se trata de ser “tão pouco”. Esse negócio de “politizar” todas as coisas, sobre todos os assuntos, em qualquer lugar etc virou uma MANIA DOENTIA desde a polarização política RIDÍCULA e o advento relativamente recente das Fake News digitais de cunho político. As pessoas SENSATAS já estão de SACO CHEIO de ver essas manifestações em assuntos que NADA TEM A VER. A mensagem é clara: “Seja religioso, NÃO SEJA CHATO!”; “Seja vegano, NÃO SEJA CHATO!”; “Seja ambientalista, NÃO SEJA CHATO!”, “Seja militante político, NÃO SEJA CHATO!” etc… 😉

          • Não, não estão de saco cheio e vocês gostam disso! Vocês vivem disso e o Gilmar também! Esse é o “ar” que vocês respiram! A expectativa de uma resposta oposta as suas… o que vocês aguardam com ansiosidade… Um inverso, um lado bom, um parte racional em sua mente irracional… a Antimatéria! Sem isso, esse diferencial, esse caos, essa mudança de polos, vocês seriam nada, zero à esquerda, seriam sem graça, sem objetivo, sem motivo… seriam frios, o mesmo do mesmo, de vocês mesmos… seriam vocês e unica e exclusivamente nada, ou vocês… sem ter com quem “trocar”, dialogar, se sentirem humildes, intelectuais ao extremo, deuses, supra sumos do conhecimento do inconcebível e, na verdade, o que é fato, totalmente sem princípios, mas dependendo de uma ajuda, de um rumo, de uma orientação.

          • @Mariolla Inspirada na Moda , que tal você fazer uma piada sobre ALIENÍGENAS, então? Seria interessante e inesperado:

            Um dia o filho chega gritando:
            – Pai!!! Pai!!! os alienígenas são amigos ou inimigos?
            E o pai pergunta:
            – Pq meu filho?
            – Pq estão levando a titia.
            – Então são amigos.

            😉

  3. KKKKKKKKKK! 😀 FakeDói (= Feio que dói)!? Gilmar pode não ligar e achar até legal, MAS quem conhece o PIRULLA sabe que ele é VAIDOSO, usa creme e faz tratamento nos “cachinhos” dele. Além do mais, pelo que vi, só os HOMENS disseram isso. Ou eles estavam Trollando, ou eles querem ver homem MUITO BONITO, tipo modelo ou galã apresentando o programa. Hummmm… Não sei não, tá MUITO SUSPEITO isso, heim!? 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

      • @Gilmar Lopes , pode ser INVEJA por parte deles também pois, afinal, vocês se intitularam como a “dupla mais linda do YouTube carece de fontes kkkkkk)!” 😉 KKKKKKKKK! 😀

      • Por que vocês não falam sobre a noite oficial dos ovnis no Brasil, em 1986? Ou então da operação prato de 1977, em Colares, no Pará? Só para citar 2 exemplos brazucas. Gostaria de ver se vocês conseguem “desmascarar” esses eventos.

        • Essa gente não sabe de nada. Mas, para muitos, são pseudo intelectuais à procura da verdade que não está ao alcance deles. São risíveis e dependentes de reações opostas – totalmente dependentes disso para sobreviverem. Nunca de um consenso! Sempre do desacordo, da discórdia e da dissensão.

        • @João Henrique Delgado Fontes, o E-Farsas NÃO PRECISA necessária e obrigatoriamente desmascarar nada. Se ele não acharem dados, basta simplesmente dizer que: “Não achamos/encontramos nada a respeito”, “Não há provas”, “Dados insuficientes” etc. Isso porque o ÔNUS DA PROVA sempre fica, principalmente, para QUEM faz uma afirmação/alegação sobre a existência de alguma coisa. No caso em questão, são VOCÊS que querem provar que OVNIs existem, então são VOCÊS que precisam provar, com provas científicas ROBUSTAS. 😉

  4. Essa gente não sabe de nada. Mas, para muitos, são pseudo intelectuais à procura da verdade que não está ao alcance deles. São risíveis e dependentes de reações opostas – totalmente dependentes disso para sobreviverem. Nunca de um consenso! Sempre do desacordo, da discórdia e da dissensão.

  5. @Gilmar Lopes, @Pirulla , se houver uma outra oportunidade de vocês comentarem sobre OVNIs, UFOs etc, gostaria que vocês mencionassem algo a respeito da ANTIGRAVIDADE que seria, em teoria, o “mecanismo” pelo qual esses objetos se movimentam e/ou flutuam e que é considerada um “PALAVRÃO” na Comunidade Científica. 😉

  6. Para quem não acredita (ou não quer acreditar) em vida inteligente e/ou ovnis visitando a terra, sugiro assistir ao documentário “unacknowledged” da Netflix. Lá são apresentados vários fatos e provas.

    • @João Henrique , eu já vi esse filme. A maior parte são muito falatório, especulações, Teorias Conspiratórias, alguns supostos documentos, fotos, vídeos etc. Lembre-se: papel, fotos, vídeos etc ACEITAM TUDO e falar, até papagaio fala. 😉

      • É fato que quando o assunto é avistamento de ovnis, quase todos os supostos avistamentos são falsos ou forjados. Mas existe uma pequena parcela que ninguém consegue explicar. Não é porque tenho convicção de que algo existe, que terei a pretensão de fazer com que todas as outras pessoas que não acreditam passem a acreditar. Cabe a cada um ter a capacidade de discernimento. Fica a pergunta, em um universo infinito, com infinitas possibilidades, será que estamos sozinhos nessa imensidão? Se à resposta for sim, o que nós tornou ou o que determinou que fossemos tão especiais para sermos a única forma de vida inteligente no universo? O assunto é complexo. Acredito que em um breve futuro haja consenso sobre o tema.

        • @João Henrique , se lhe servir de consolo, os cientistas admitem a possibilidade e/ou que há uma probabilidade considerável de encontrar vida extraterrestre lá fora. Que tipos de vida? Bactérias, seres unicelulares e pluricelulares simples e até mesmo pequenos animais como crustáceos em oceanos congelados de planetas. Agora, quanto à vida extraterrestre de seres tão ou mais inteligentes do que nós e espaçonaves alienígenas…, xiiii…, eu acho que, por enquanto e por um bom tempo, vai ficar só na Ficção e Fantasia. 😉

      • É fato que quando o assunto é avistamento de ovnis, quase todos os supostos avistamentos são falsos ou forjados. Mas existe uma pequena parcela que ninguém consegue explicar. Não é porque tenho convicção de que algo existe, que terei a pretensão de fazer com que todas as outras pessoas que não acreditam passem a acreditar. Cabe a cada um ter a capacidade de discernimento e acreditar no que quiser. Acredito que nenhum documentário sobre o assunto irá mudar aopinião de ninguém, porque os documentários, programas, relatos, etc, não estão legitimizados pela imprensa, portanto sempre serão teorias da conspiração, falácia, falso testemunho…Fica a pergunta, em um universo infinito, com infinitas possibilidades, será que estamos sozinhos nessa imensidão? Se à resposta for sim, o que nós tornou ou o que determinou que fossemos tão especiais para sermos a única forma de vida inteligente no universo? O assunto é complexo. Acredito que em um breve futuro haja consenso sobre o tema.

  7. É fato que quando o assunto é avistamento de ovnis, quase todos os supostos avistamentos são falsos ou forjados. Mas existe uma pequena parcela que ninguém consegue explicar. Não é porque tenho convicção de que algo existe, que terei a pretensão de fazer com que todas as outras pessoas que não acreditam passem a acreditar. Cabe a cada um ter a capacidade de discernimento. Fica a pergunta, em um universo infinito, com infinitas possibilidades, será que estamos sozinhos nessa imensidão? Se à resposta for sim, o que nós tornou ou o que determinou que fossemos tão especiais para sermos a única forma de vida inteligente no universo? O assunto é complexo. Acredito que em um breve futuro haja consenso sobre o tema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui