Connect with us

E-farsas

Vídeo mostra trator do MST incendiando a floresta! Será verdade?

Crimes

Vídeo mostra trator do MST incendiando a floresta! Será verdade?

Vídeo mostra trator do MST incendiando a floresta! Será verdade?

Será que integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram flagrados em vídeo colocando fogo na mata em cima de tratores?

O vídeo surgiu no Instagram no final de agosto de 2019 e também foi compartilhado nas demais redes sociais. Nele podemos ver um sujeito pilotando um trator, usando máscara e comemorando o incêndio cometido por ele e por seus capangas!

De acordo com o texto que acompanha a filmagem, o homem mascarado seria um integrante do MST, cujo movimento teria prometido fazer a maior queimada da história do Brasil!

Será que isso é verdade ou mentira?

Publicação feita no Instagram e arquivada aqui 

Texto que acompanha o vídeo: “O MST prometeu fazer a maior queimada de toda a história brasileira! Estão pondo fogo no nosso país! Até quando iremos deixar? Policiais de todo o Brasil. Homens armados de todo o Brasil! Já deu!!! Chegou a hora de colocarmos ordem no nosso Brasil! Está na hora dos homens de bem fazerem a revolução no Brasil!

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas a filmagem não tem nada a ver com o MST foi filmada em junho de 2016, em uma fazenda que fica na cidade goiana de Montividiu.

No vídeo abaixo, com melhor resolução e publicado no no YouTube em julho de 2016, podemos ver melhor as cenas do fogo consumindo a lavoura de milho:

Note que no vídeo acima não há nenhuma menção ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, mas outros canais já começaram a espalhar que o MST estaria por trás do ocorrido:

No entanto, conforme apurado por diversas equipes de reportagem da época, o incêndio foi iniciado por uma colheitadeira que teve um sobreaquecimento no motor:

 

Aqui nesse boletim, podemos ver trechos do vídeo e – novamente – o MST não foi citado:

 

O MST ameaçou incendiar o país?

Não encontramos nenhum pronunciamento de ameaça por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra sobre incendiar o país. Pelo contrário, em uma publicação feita no site do MST no dia 23 de agosto de 2019, a instituição afirma que:

“Queimar a Amazônia é crime contra a humanidade”  

Conclusão

O vídeo mostrando um homem mascarado em um trator próximo a um incêndio de uma lavoura não é de 2019 e não encontramos nenhuma relação desse incidente com o MST. As cenas são de um incêndio ocorrido em uma fazenda em 2016 em Goiás e foi causado por um superaquecimento de uma colheitadeira!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Crimes

To Top