23.5 C
São Paulo
sábado, julho 24, 2021

A equipe de transição de Bolsonaro descobriu cemitério com 720 carretas bitrem financiadas pelo BNDES?

- Publicidade -

É verdade que a equipe de transição do governo de Jair Bolsonaro descobriu 720 carretas bitrem com adesivos do BNDES abandonadas no interior do Pará?

O vídeo ganhou força em compartilhamentos na redes sociais na segunda semana de novembro de 2018, sendo também bastante espalhada através de grupos no WhatsApp. Nele podemos ver um local cheio de caminhões aparentemente abandonados, um ao lado do outro. O texto que acompanha as imagens afirma que a equipe de transição do presidente eleito teria feito a descoberta do suposto desperdício de dinheiro do povo brasileiro, visto que os caminhões possuem adesivos do BNDES!

Será que essa história é verdadeira ou falsa!  

 

Verdade ou mentira?

A equipe de transição do governo de Jair Bolsonaro ainda está sendo formada, como informam reportagens do dia 05 de novembro de 2018. O presidente eleito Jair Bolsonaro ainda está nomeando algumas pessoas para cargos na sua gestão, que começa em 1º de janeiro de 2019.

Dito isso, uma busca pelo vídeo e descobrimos que ele foi publicado pela primeira vez no YouTube em outubro, mas de 2016! Ou seja, na ocasião Bolsonaro ainda nem era pré-candidato.

https://youtu.be/KFpLfw5D9Lk?t=60

 

As carretas são de Eike Batista?

Não! As carretas pertencem à Transportadora Batista Duarte e, em entrevista à TV Progresso, seu proprietário disse que os veículos estavam estacionados por causa da quebra da safra de 2016 por falta de chuvas, o que atrasou a colheita de soja e plantio de milho.

- Publicidade -

Abaixo, a reportagem feita pela TV Progresso:

https://www.facebook.com/bandprogresso/videos/1187366474682097/

 

Conclusão

O vídeo mostrando carretas aparentemente abandonadas é de 2016 e não tem nada a ver com o BNDES, nada a ver com a equipe de transição do governo e também nenhuma relação com Eike Batista!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

19 COMENTÁRIOS

  1. olá Boa noite tô a procura de cavalo mecânico enganada num 7 eixo ou 9 eixo assumo parcelas do entrada ce alguém tiver uma com essas características por gentileza gostaria muito de.cer em formado mais só negócio cerio não trapaceiro favor nem entra em contato

  2. Bozonaro só ganhou graças aos boots e aos fake news. Se não fosse isso, nosso presidente seria o Haddad e, posteriormente, nosso amado pai, o Lula. Ainda bem que existem formas físicas e biológica inteligentes nessa nossa nação petista. Agora nós, os únicos com massa encefálica, podemos nos orgulhar do que somos, mesmo depois de termos perdido a batalha insana contra o mal e contra a libertinagem, digo, liberdade de expressão.

  3. Bozonaro só ganhou graças aos boots e aos fake news.
    Exatamente. Que bom que admite.
    Se não fosse isso, nosso presidente seria o Haddad e, posteriormente, nosso amado pai, o Lula.
    Infelizmente nunca vamos saber, né?
    Ainda bem que existem formas físicas e biológica inteligentes nessa nossa nação petista.
    Que bom que admite²
    Agora nós, os únicos com massa encefálica, podemos nos orgulhar do que somos, mesmo depois de termos perdido a batalha insana contra o mal e contra a libertinagem, digo, liberdade de expressão.
    Pelo jeito esqueceu de trocar o nome ao comentar, hein, pombo? Já não se fazem mais bots como antigamente!

    • Demorou, mas consegui entender parte da mensagem. Continuas burro, como todo petista metido a intelectual e sociólogo… Autofágico. Mas ainda lhe resta um sopro de esperança. Estamos conseguindo, aos poucos, de uma forma lenta, gradativa (lenta) desintoxicar e acordar vocês para a realidade. Volte pra casa e respeite seus pais, seus parentes e seus amigos de fé que tentaram te abrir os olhos. Seja homem, ou mulher. Ou, até mesmo, uma criança viada. Mas, seja gente!

  4. Amigos, eu acompanho o e-farsas desde 2003 e voltei recentemente pois sempre fui curioso e gosto da pegada do site. Mas aqui está acontecendo uma guerra chata, como em outros sites, do pessoal pró e contra Bolsonaro. Eu votei nele, pois acredito no equilíbrio – esquerda e direita. Tudo na natureza é equilibrado. Eu sei que precisamos evoluir democraticamente, mas que esses bate boca são muito chatos, isso são…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui