20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

A Força Aérea Brasileira produziu 100 mil metros cúbicos de oxigênio e doou para Manaus?

- Publicidade -

É verdade que a FAB produziu 100.000m³ de oxigênio para doar aos pacientes da COVID em Manaus?

A afirmação surgiu em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de fevereiro de 2021 e cobra a cobertura de um fato tão importante. De acordo com o texto compartilhado, a Força Aérea Brasileira teria produzido 100 mil metros cúbicos de oxigênio para distribuir entre os pacientes vítimas do coronavírus em Manaus, mas que pouca gente ouviu falar sobre isso.

A publicação dá a entender que ninguém estaria falando sobre isso apenas por se tratar de uma boa ação do Governo atual.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões espalhadas através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de fevereiro de 2021: “Força Aérea produziu 100.000m³ de oxigênio para doar ao povo de Manaus. Vc viu alguém falando sobre isso?”

Verdade ou mentira?

Procurando pela origem dessa afirmação, encontramos publicações feitas nas redes sociais no dia 25 de janeiro de 2021, como essas feitas por usuários do Twitter. Perceba que os textos das postagens são bem parecidos entre si:

Publicações feitas no Twitter parecem seguir um padrão!

No entanto, fizemos buscas nos perfis das redes sociais do Ministério da Defesa e também nos da Força Aérea Brasileira e não encontramos nada referente à produção de oxigênio. A FAB tem publicações a respeito do transporte de cilindros de oxigênio para Manaus, mas nada sobre produção.

Da mesma forma, uma busca por “produção de oxigênio” no site da Força Aérea Brasileira mostra como resultados publicações sobre transporte do oxigênio e nada sobre produção.

Buscando por “100.000 metros cúbicos de oxigênio” no Google, encontramos uma nota feita pela empresa White Martins a respeito da FAB ter ajudado à multinacional na distribuição de 100 mil metros cúbicos de oxigênio. No caso dessa nota, está claro que a produção foi feita pela White Martins e que a Força Aérea Brasileira teve importante papel na logística da operação.

Origens

- Publicidade -

A informação sobre a FAB ter produzido o oxigênio (e não “apenas” levando os cilindros para as cidades necessitadas) parece ter surgido de uma leitura errada de uma das publicações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro em seu perfil no Facebook.

No dia 23 de janeiro de 2021, o presidente afirmou que a Força Aérea de Brasília havia alcançado a produção de 100 mil metros cúbicos de oxigênio, em “um esforço conjunto com  a White Martins, COMAE, COMPREP e OM subordinadas“:

Alguns sites e blogs começaram, então, a publicar que a Base Aérea de Brasília havia produzido o oxigênio e, a partir dessa afirmação, o teor da informação foi mudando até se transformar em “a Força Aérea Brasileira produziu 100.000m3 de oxigênio para doar para o povo de Manaus”.

A foto usada com a desinformação

A foto usada para ilustrar a “produção” de oxigênio da FAB em 23 de janeiro de 2021 foi tirada de uma matéria do site Metrópoles de 15 de janeiro. Ou seja, mais de uma semana antes!

Na reportagem, o site explicou que os políticos Davi Alcolumbre (presidente do Senado), a senadora Mailza Gomes e o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), haviam solicitado ao Ministério da Saúde uma maneira para a entrega de 50 cilindros de oxigênio ao estado do Amazonas. O material havia sido doado pelos atores Bruno Gagliasso, Otaviano Costa e Fabíula Nascimento, além da ex-BBB e médica Thelma Assis, o yourtuber Felipe Neto e a cantora Maria Gadú.

No vídeo abaixo, do canal do Metrópoles no YouTube, podemos ver o momento da chegada das doações:

Conclusão

A afirmação de que a Força Aérea Brasileira produziu 100 mil metros cúbicos de oxigênio para doar ao povo de Manaus é falsa! A FAB deu uma grande ajuda na logística da distribuição dos cilindros de oxigênio, mas não encontramos nenhuma publicação oficial sobre as Forças Armadas terem produzido o gás!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

      • Fora de conteste, por favor, me poupe! E vocês, pararam de acreditar porque eu postei isso?! Sabia que a demagogia de vocês era alta, mas nem tanto!

        • Fora de conteste, por favor, me poupe!

          Dizer que algo é fora de contexto não torna algo fora de contexto.

          E vocês, pararam de acreditar porque eu postei isso?!

          Claro que não, porque a gente não ACREDITA nas coisas. Somos cientificamente educados e capazes de compreender as evidências que apontam a veracidade das coisas. Crenças são irrelevantes. Como você!

          Sabia que a demagogia de vocês era alta, mas nem tanto!

          Pra você ver como não sabe de NADA! Pior que o Jon Snow! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui