20.1 C
São Paulo
segunda-feira, dezembro 6, 2021

Multa para quem não usar máscara dentro do carro! Será verdade?

- Publicidade -

É verdade que o Detran e a Polícia Militar vão multar com R$ 128 quem estiver dirigindo sem máscara?

O texto foi amplamente compartilhado em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de fevereiro de 2021. De acordo com o alerta, o Detran e a Polícia Militar começarão a multar os motoristas que não estiverem usando máscara dentro do carro e o valor da multa seria de R$ 128!

Será que isso é verdade? Dirigir sem máscara passou a ser considerada uma infração de trânsito a partir de 23 de fevereiro de 2021?    

Texto (sem correções) que se espalhou em fevereiro de 2021 em grupos do WhatsApp: “DETRAN e POLÍCIA MILITAR – Estão orientados a multa apartir de amanhã (23/02/2021), quem estiver dentro do carro. A multa custa $ 128 Reais. Todos devem usar máscara dentro do carro! Multa vem como: Dirigir sem uso de itens de segurança 3 pontos na carteira. Isso serve para motos também. Quem puder compartilhar para ajudar, tem muitos que não sabem.

Verdade ou mentira?

DETRANs de vários estados, dentre eles o do Ceará, emitiram uma nota explicando que não há multa para quem dirigir sem máscara. Ao jornal Diário do Nordeste, a entidade informou que valor citado pela mensagem compartilhada e a infração referida de dirigir sem uso de itens de segurança, por exemplo, sequer estão previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

A informação que circulou através do WhatsApp também foi desmentida pelo Detran de Pernambuco, por exemplo.

Cada estado tem decretos diferentes para o uso de máscaras em espaços públicos e privados, mas não há nenhuma punição para motoristas que não estiverem com máscara ao volante. A lei federal sobre o assunto não fala nada sobre sua utilização em veículos particulares e em São Paulo há um decreto estadual que torna obrigatório o uso de máscaras faciais e, igualmente à lei federal, não tem nada a respeito de veículos que não sejam de profissionais da Saúde em exercício.

Conclusão

Dirigir sem máscara não gera multa e pontos na carteira! Notícia falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

13 COMENTÁRIOS

  1. O únicos lugares onde a máscara não é permitida, ou não é necessária e aglomerações são bem vindas, pois o Covid não adentra tais locais são os bailes(de merda) funk, as bocas de fumo, festas de políticos, globais e reuniões duvidosas de esquerdistas, assim como suas manifestações populares. O resto, é risco de contrair essa maldita doença. No caso de transportes coletivos lotados: o vírus também tem medo de frequentar tais ambiente.

    • Sim, tudo verdade. A fonte é o Jornal Tireidoku, publicado pela Doutora Euli Nannete, aquele que você lê diariamente e se baseia para escrever seus comentários toscos, sem sentido, imbecis e ignorantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui