19.9 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 21, 2022

A foto de uma criança suja e chorando na lama é do desastre de Brumadinho?

- Publicidade -

Será que a foto que mostra uma criança chorando em meio a um mar de lama foi tirada depois do rompimento de uma barragem em Brumadinho?

A imagem começou a ser espalhada no Facebook e também em grupos do WhatsApp no final de janeiro de 2019, logo após o rompimento de uma barragem na cidade mineira de Brumadinho, no dia dia 25 de janeiro de 2019.

Nela podemos ver uma criança aparentemente chorando por estar toda suja de lama, após ter sido atingida (de acordo com o texto que acompanha a foto) pelos rejeitos da barragem rompida!

Será que essa foto foi tirada logo após a tragédia?

Essa criança suja de lama está chorando após ser atingida por rejeitos da barragem de Brumadinho? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas ela não tem nada a ver com o desastre de Brumadinho!

Essa fotografia foi tirada em julho de 2010, na cidade paquistanesa de Lahore pelo repórter Mohsin Raza a serviço da Agência Reuters.

Conforme foi explicado pelo site de venda de fotos Stock, a Adobe, a criança está brincando na lama após fortes chuvas que castigaram a região na época.

Outras fotos usadas indevidamente

Essa não foi a primeira vez que uma foto antiga foi usada como se fosse do rompimento da barragem em Brumadinho. Já descobrimos aqui no E-farsas a verdadeira origem de uma foto que mostra uma vítima abraçando um soldado dos bombeiros e outras que estamos publicando.

Também é bom lembrar que em um desastre semelhante a esse, ocorrido em 2015 em Mariana (MG), muita gente espalhou fotos e notícias que nada tinham a ver com o fato e fizemos até um vídeo desmentindo as 5 principais:

Vídeo: 5 boatos sobre a tragédia em Mariana!

- Publicidade -

Conclusão

A foto mostrando uma criança no meio da lama é de 2010 e foi tirada no Paquistão, quando chuvas fortes castigaram a região. A criança, segundo reportagens da época, estava brincando e não chorando!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui