23.4 C
São Paulo
sábado, novembro 26, 2022

A Mega-Sena teve 50% dos números repetidos em 2 sorteios seguidos e isso é prova de fraude nas urnas eletrônicas?

- Publicidade -

Publicação feita em grupos de WhatsApp questiona a legitimidade das urnas eletrônicas ao comparar com suposta fraude na Mega-Sena! O que tem de verdade nisso?

O texto, acompanhado de imagens com resultados da Mega-Sena, começou a se espalhar através de grupos de WhatsApp no final de março de 2022 e questiona a confiabilidade das urnas eletrônicas a partir de resultados considerados estranhos nessa loteria. 

Segundo o que diz na mensagem, como é possível confiar nas urnas eletrônicas, visto que dois concursos seguidos da Mega-Sena tiveram 50% dos números sorteados repetidos?

As imagens que acompanham a postagem mostram os concursos 2465 e 2466, onde os números 03, 53 e 54 se repetem em ambos sorteios.

Será que a Mega-Sena teve números repetidos em dois concursos seguidos? Será que isso é um indício de fraude? Essa suposta fraude tem alguma relação com as urnas eletrônicas? 

Texto de uma das versões compartilhadas no final de março de 2022: “SÓ AS URNAS ELETRÔNICAS DO STF NÃO MANIPULADAS. QUAL A CHANCE DE REPETIR 3 (50%) DOS NÚMEROS DA MEGA-SENA EM DOIS SORTEIOS SEGUIDOS” (imagem: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

É verdade que os concursos 2465 e 2466 tiveram 3 números que se repetiram nos dois sorteios, mas isso não é indício de fraude.

Baixamos todos os resultados da Mega-Sena desde o primeiro concurso e, através de alguns simples cálculos, concluímos que:

  • O concurso 309, de 31/10/2001, teve 5 números iguais aos do concurso anterior
  • 20 concursos tiveram 3 números iguais aos do seu concurso anterior
  • o concurso 1226,de 27/10/2010, teve 4 números iguais aos do concurso anterior
  • 961 tiveram pelo menos 1 número repetido em dois concursos seguidos
  • 1280 concursos não tiveram repetição

O que os dados acima significam? Nada!

Pra começo de conversa, a Mega-Sena, jogo lançado pela Caixa Econômica Federal em março de 1996, é uma modalidade de loteria que – assim como todas variações brasileiras – não necessita (e não sofre nenhuma influência) dos concursos anteriores. Ou seja, os números sorteados no concurso atual voltam para o jogo para poderem ser sorteados na semana seguinte.

- Publicidade -

Comparando com um simples jogo de Cara ou Coroa, a cada rodada as chances de dar um lado ou o outro da moeda são de 50% (considerando que seja uma moeda honesta, sem nenhuma preparação ou trapaça). Então, ao jogar 5 rodadas de Cara ou Coroa com 5 resultados “cara” seguidas, nosso cérebro tende a querer apostar que a próxima rodada vai dar “coroa” (afinal, quais são as chances de dar 6 “caras” seguidas, né?).

Pra quem não sabe, essas são os dois únicos resultados possíveis num Cara ou Coroa e cada um tem 50% de chances de aparecer a cada jogada! (Foto: Reprodução/AMT Online)

Acontece que as chances de dar “cara” 6 vezes seguidas são praticamente as mesmas de dar 5 vezes seguidas (ou 4, ou 7), visto que o sorteio anterior não influencia a aleatoriedade do próximo.

Pra quem gosta de probabilidade e estatísticas, aí vai uma resposta dada pelo professor de matemática André Silva Coura, sobre as chances de que o Cara ou Coroa dê 8 vezes o mesmo resultado seguido: 

“[…] Se a moeda é honesta, temos que a probabilidade de sair 8 vezes a face da coroa voltada para cima é dada por: (1/2)^8 = 1/256. Ou seja, em 256 tentativas jogando 8 vezes uma moeda equilibrada é esperado que em um desses ensaios saia 8 vezes a mesma face […]”

O mesmo fenômeno ocorre na Mega-Sena, onde os resultados anteriores não influenciam os próximos sorteios.

Resultados nada estranhos

Em junho de 2018, o concurso 2.052 da Mega-Sena foi alvo de inúmeras críticas nas redes sociais devido ao seu resultado, 50 – 51 – 56 – 57 – 58 – 59, ter sido considerado estranho por muita gente.

Na época, vários especialistas foram ouvidos sobre o resultado, como o matemático Tristão Garcia, que explicou que as chances de sair uma sequência como essa são as mesmas de qualquer outra combinação: uma em 50 milhões.

Caiu a casa da Mega-Sena?

Não é de hoje que boatos envolvendo fraude nos sorteios da Mega-Sena se espalham pela web. Aqui no E-farsas já desmentimos várias dessas histórias com direito a vídeo e tudo:

Fraude na Mega-Sena e Urnas Eletrônicas

Por último, precisamos explicar aqui que mesmo que houvesse provas de fraude nos sorteios da Mega-Sena (o que ainda não houve), não há nenhuma relação entre as loterias da Caixa e as urnas eletrônicas.    

Conclusão

A repetição de números em dois concursos seguidos da Mega-Sena não é nenhum indício de fraude e tampouco serve de prova contra as urnas eletrônicas!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui