Connect with us

E-farsas

A Mega-Sena teve 50% dos números repetidos em 2 sorteios seguidos e isso é prova de fraude nas urnas eletrônicas?

Conspirações

A Mega-Sena teve 50% dos números repetidos em 2 sorteios seguidos e isso é prova de fraude nas urnas eletrônicas?

Publicação feita em grupos de WhatsApp questiona a legitimidade das urnas eletrônicas ao comparar com suposta fraude na Mega-Sena! O que tem de verdade nisso?

O texto, acompanhado de imagens com resultados da Mega-Sena, começou a se espalhar através de grupos de WhatsApp no final de março de 2022 e questiona a confiabilidade das urnas eletrônicas a partir de resultados considerados estranhos nessa loteria. 

Segundo o que diz na mensagem, como é possível confiar nas urnas eletrônicas, visto que dois concursos seguidos da Mega-Sena tiveram 50% dos números sorteados repetidos?

As imagens que acompanham a postagem mostram os concursos 2465 e 2466, onde os números 03, 53 e 54 se repetem em ambos sorteios.

Será que a Mega-Sena teve números repetidos em dois concursos seguidos? Será que isso é um indício de fraude? Essa suposta fraude tem alguma relação com as urnas eletrônicas? 

Texto de uma das versões compartilhadas no final de março de 2022: “SÓ AS URNAS ELETRÔNICAS DO STF NÃO MANIPULADAS. QUAL A CHANCE DE REPETIR 3 (50%) DOS NÚMEROS DA MEGA-SENA EM DOIS SORTEIOS SEGUIDOS” (imagem: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

É verdade que os concursos 2465 e 2466 tiveram 3 números que se repetiram nos dois sorteios, mas isso não é indício de fraude.

Baixamos todos os resultados da Mega-Sena desde o primeiro concurso e, através de alguns simples cálculos, concluímos que:

  • O concurso 309, de 31/10/2001, teve 5 números iguais aos do concurso anterior
  • 20 concursos tiveram 3 números iguais aos do seu concurso anterior
  • o concurso 1226,de 27/10/2010, teve 4 números iguais aos do concurso anterior
  • 961 tiveram pelo menos 1 número repetido em dois concursos seguidos
  • 1280 concursos não tiveram repetição

O que os dados acima significam? Nada!

Pra começo de conversa, a Mega-Sena, jogo lançado pela Caixa Econômica Federal em março de 1996, é uma modalidade de loteria que – assim como todas variações brasileiras – não necessita (e não sofre nenhuma influência) dos concursos anteriores. Ou seja, os números sorteados no concurso atual voltam para o jogo para poderem ser sorteados na semana seguinte.

Comparando com um simples jogo de Cara ou Coroa, a cada rodada as chances de dar um lado ou o outro da moeda são de 50% (considerando que seja uma moeda honesta, sem nenhuma preparação ou trapaça). Então, ao jogar 5 rodadas de Cara ou Coroa com 5 resultados “cara” seguidas, nosso cérebro tende a querer apostar que a próxima rodada vai dar “coroa” (afinal, quais são as chances de dar 6 “caras” seguidas, né?).

Pra quem não sabe, essas são os dois únicos resultados possíveis num Cara ou Coroa e cada um tem 50% de chances de aparecer a cada jogada! (Foto: Reprodução/AMT Online)

Acontece que as chances de dar “cara” 6 vezes seguidas são praticamente as mesmas de dar 5 vezes seguidas (ou 4, ou 7), visto que o sorteio anterior não influencia a aleatoriedade do próximo.

Pra quem gosta de probabilidade e estatísticas, aí vai uma resposta dada pelo professor de matemática André Silva Coura, sobre as chances de que o Cara ou Coroa dê 8 vezes o mesmo resultado seguido: 

“[…] Se a moeda é honesta, temos que a probabilidade de sair 8 vezes a face da coroa voltada para cima é dada por: (1/2)^8 = 1/256. Ou seja, em 256 tentativas jogando 8 vezes uma moeda equilibrada é esperado que em um desses ensaios saia 8 vezes a mesma face […]”

O mesmo fenômeno ocorre na Mega-Sena, onde os resultados anteriores não influenciam os próximos sorteios.

Resultados nada estranhos

Em junho de 2018, o concurso 2.052 da Mega-Sena foi alvo de inúmeras críticas nas redes sociais devido ao seu resultado, 50 – 51 – 56 – 57 – 58 – 59, ter sido considerado estranho por muita gente.

Na época, vários especialistas foram ouvidos sobre o resultado, como o matemático Tristão Garcia, que explicou que as chances de sair uma sequência como essa são as mesmas de qualquer outra combinação: uma em 50 milhões.

Caiu a casa da Mega-Sena?

Não é de hoje que boatos envolvendo fraude nos sorteios da Mega-Sena se espalham pela web. Aqui no E-farsas já desmentimos várias dessas histórias com direito a vídeo e tudo:

Fraude na Mega-Sena e Urnas Eletrônicas

Por último, precisamos explicar aqui que mesmo que houvesse provas de fraude nos sorteios da Mega-Sena (o que ainda não houve), não há nenhuma relação entre as loterias da Caixa e as urnas eletrônicas.    

Conclusão

A repetição de números em dois concursos seguidos da Mega-Sena não é nenhum indício de fraude e tampouco serve de prova contra as urnas eletrônicas!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top