Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A NASA escondeu imagens de um caranguejo em Marte?

Conspirações

A NASA escondeu imagens de um caranguejo em Marte?

É verdade que a Agência Espacial norte-americana escondeu fotos que mostram o que parece ser um enorme caranguejo em Marte?

A notícia apareceu na web no dia 03 de agosto de 2015 e rapidamente se espalhou nas redes sociais e em diversos sites e blogs especializados em teorias da conspiração. Uma fotografia teria vazado dos computadores da NASA mostrando um enorme ser parecido com um caranguejo “grudado” em uma fenda numa das pequenas montanhas exploradas pela sonda Curiosity, enviada ao planeta vermelho.

Blogs de ufologia como o Ufo Sightings Daily, por exemplo, explicaram que esse estranho animal parecido com um  caranguejo foi encontrado em Marte e que ele parece estar vivo, mas a NASA estaria negando o impressionante achado, dizendo que “isso não faz parte da sua missão.

Será que essa imagem é real?

Enorme caranguejo teria sido encontrado em Marte! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Enorme caranguejo teria sido encontrado em Marte! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A foto é real, mas não há nenhum caranguejo gigante em Marte (por enquanto).

Em primeiro lugar, a NASA não está tentando encobrir a suposta descoberta de um ser vivo no planeta vermelho. Tanto é que a foto que está sendo espalhada na web é apenas uma ampliação de uma fotografia maior, disponibilizada pela própria agência espacial.

Essa imagem do “caranguejo marciano” foi tirada pelo laboratório móvel MastCam, do rover Curiosity, no dia 05 de agosto de 2014, mas foi só um ano depois – no dia 1º de agosto de 2015 – que uma página do Facebook (famosa por criar teorias conspiratórias envolvendo a missão da NASA em Marte) resolveu espalhar a “descoberta” do tal caranguejo.

Imagem meramente ilustrativa! :)

Imagem meramente ilustrativa! 🙂

O pessoal do Ufo Sightings Daily, então, viu ali uma oportunidade de criar uma polêmica e ajudou a disseminar ainda mais a desinformação!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Imagem retocada

Se pegarmos a foto original da NASA e ampliarmos o mesmo ponto, como foi feito pelos conspiracionistas de plantão, vamos notar que deve ter havido ali uma “ajudinha artística” com alguns retoques na fotografia:

Imagem ampliada!

Imagem ampliada!

Pareidolia

Em entrevista ao jornal de língua inglesa Huffington Post, o astrônomo sênior e diretor do Center for Research SETI, Seth Shostak, disse que recebe imagens que mostram formações como essa pelo menos uma vez por semana, mas que tudo não passa de pareidolia!

Já explicamos aqui no E-farsas o que é esse fenômeno que faz com que o nosso cérebro veja imagens de rostos ou de animais em formas aleatórias. Clica aí no play abaixo pra assistir:

Seth Shostak explica também que o fato de reconhecermos um caranguejo em uma paisagem cheia de pedras não é mais surpreendente – nem mais significativo – “do que ver um cara piscando um olho em um simples ponto e vírgula seguido por um parêntese ;)”.

Veja também: NASA descobre pirâmides em Marte! Será?

Conclusão

Não há (por enquanto) nenhum prova de que existam seres vivos em Marte! A foto é real, mas o tal bicho é apenas uma pareidolia, feita com a ajuda de alguns retoques em uma ampliação de uma imagem da NASA. Que pena!

Continue lendo
15 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo