16.5 C
São Paulo
domingo, junho 20, 2021

A OMS removeu a maconha da categoria de drogas?

- Publicidade -

É verdade ou mentira que a Organização Mundial de Saúde retirou a maconha da lista de drogas ilícitas? 

No final de julho de 2020, diversos sites espalharam a informação a respeito de uma nova classificação que teria sido anunciada pela Organização Mundial da Saúde. Sites como o Medicina News e o Diário Online afirmaram que a OMS teria removido, em seu último balanço, a maconha da categoria de drogas. A afirmação também foi bastante compartilhada nas redes sociais e em grupos do WhatsApp.

Será que isso é verdade ou mentira?

A OMS teria tirado a maconha da categoria de drogas! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

O site Diário Online e o Rondônia ao Vivo não citam nenhuma fonte e o site Medicina News cita o endereço CANNABIS24HR.com como fonte. No entanto, averiguamos que o site em questão está fora do ar.

Procurando por palavras-chave relacionadas ao assunto, descobrimos que essa notícia é uma versão traduzida e adaptada de um artigo publicado no dia 21 de junho de 2020, em inglês, pelo site MenaFn. Como o referido site não dá indicações sobre a fonte da notícia, fomos atrás da origem dessa informação.

No começo de julho de 2020, o site indiano de checagem de fatos Fact Crescendo entrou em contato com a Organização Mundial da Saúde, que lhe respondeu não ter tirado a maconha da categoria de drogas!

Aliás, em seu site, a OMS deixa bem claro que a cannabis está, sim, categorizada como um droga.

Confusão

Conforme explicado pelo site Smoke Buddies, a posição da OMS em relação à maconha é que a entidade chegou a emitir um documento com recomendações para reduzir o controle internacional sobre a cannabis, mas a análise de um órgão de monitoramento das Nações Unidas concluiu que tais recomendações teria pouco impacto no controle internacional de drogas. Ah! Isso foi em janeiro de 2019.

Resumo

- Publicidade -

A Organização Mundial da Saúde não tirou a maconha da lista de drogas! O que houve foi uma lista de recomendações da OMS que visavam reduzir o controle internacional sobre a cannabis, mas a maioria dessas recomendações foi analisada e “vetadas” pela Organizaçao das Nações Unidas, após análise!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

33 COMENTÁRIOS

  1. […] No final de julho de 2020, diversos sites espalharam a informação a respeito de uma nova classificação que teria sido anunciada pela Organização Mundial da Saúde. Sites como o Medicina News e o Diário Online afirmaram que a OMS teria removido, em seu último balanço, a maconha da categoria de drogas. A afirmação também foi bastante compartilhada nas redes sociais e em grupos do WhatsApp. Gilmar Lopes – E-farsas […]

  2. Vamos todos fumar um back, e parar de se masturbar com a mão direita ou esquerda, e bater logo com as duas. A não ser se estiveres falando de política, pois esses sim fumam todos juntos e fazem o que bem querem com “nossa grana”.

  3. Vamos todos fumar um back, e parar de se masturbar com a mão direita ou esquerda, e bater logo com as duas. A não ser se estiveres falando de política, pois esses sim fumam todos juntos e fazem o que bem querem com “nossa grana”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui