Connect with us

E-farsas

A OMS removeu a maconha da categoria de drogas?

Falso

A OMS removeu a maconha da categoria de drogas?

A OMS removeu a maconha da categoria de drogas?

É verdade ou mentira que a Organização Mundial de Saúde retirou a maconha da lista de drogas ilícitas? 

No final de julho de 2020, diversos sites espalharam a informação a respeito de uma nova classificação que teria sido anunciada pela Organização Mundial da Saúde. Sites como o Medicina News e o Diário Online afirmaram que a OMS teria removido, em seu último balanço, a maconha da categoria de drogas. A afirmação também foi bastante compartilhada nas redes sociais e em grupos do WhatsApp.

Será que isso é verdade ou mentira?

A OMS teria tirado a maconha da categoria de drogas! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

O site Diário Online e o Rondônia ao Vivo não citam nenhuma fonte e o site Medicina News cita o endereço CANNABIS24HR.com como fonte. No entanto, averiguamos que o site em questão está fora do ar.

Procurando por palavras-chave relacionadas ao assunto, descobrimos que essa notícia é uma versão traduzida e adaptada de um artigo publicado no dia 21 de junho de 2020, em inglês, pelo site MenaFn. Como o referido site não dá indicações sobre a fonte da notícia, fomos atrás da origem dessa informação.

No começo de julho de 2020, o site indiano de checagem de fatos Fact Crescendo entrou em contato com a Organização Mundial da Saúde, que lhe respondeu não ter tirado a maconha da categoria de drogas!

Aliás, em seu site, a OMS deixa bem claro que a cannabis está, sim, categorizada como um droga.

Confusão

Conforme explicado pelo site Smoke Buddies, a posição da OMS em relação à maconha é que a entidade chegou a emitir um documento com recomendações para reduzir o controle internacional sobre a cannabis, mas a análise de um órgão de monitoramento das Nações Unidas concluiu que tais recomendações teria pouco impacto no controle internacional de drogas. Ah! Isso foi em janeiro de 2019.

Resumo

A Organização Mundial da Saúde não tirou a maconha da lista de drogas! O que houve foi uma lista de recomendações da OMS que visavam reduzir o controle internacional sobre a cannabis, mas a maioria dessas recomendações foi analisada e “vetadas” pela Organizaçao das Nações Unidas, após análise!

 

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

To Top