Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A rainha Elizabeth está com o coronavírus?

Falso

A rainha Elizabeth está com o coronavírus?

A rainha Elizabeth está com o coronavírus?

É verdade que exames feitos pela a rainha do Reino Unido, Elizabeth 2ª, deram positivo para a COVID-19?

A notícia surgiu nas redes sociais no final de março de 2020 e rapidamente se espalhou também através de grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, o Palácio Real de Buckingham teria confirmado que a rainha do Reino Unido estaria com o coronavírus!

A rainha, segundo o que se espalhou, havia sido exposta pelo vírus durante uma de suas reuniões semanais com o primeiro-ministro Boris Johnson, que havia testado positivo.

Juntamente com o texto, imagens da Sua Majestade usando máscaras combinando com a cor de seu vestido começaram a circular no Facebook e Twitter.

Será que isso é verdade?    

Será verdade que a rainha Elizabeth II está com coronavírus? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?   

Um anúncio feito no dia 30 de março de 2020, autoridades britânicas revelaram que o príncipe Charles – filho mais velho da rainha – já não estava mais isolado após período de quarentena, visto que ele já havia passado pelo coronavírus com leves sintomas.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson também ficou doente após ser contaminado pelo coronavírus e isso deixou os súditos preocupados com a saúde da rainha, que tem 93 anos de idade.

Memes se espalharam pela web após a notícia!

Mas a verdade é que, diferente do que a notícia espalhada no Facebook afirmou, o Palácio de Buckingham não fez nenhum anúncio de que a rainha Elizabeth II teria sido diagnosticada com a COVID-19.

Um porta-voz do Palácio, inclusive, disse que a rainha “continua em boa saúde” e que ela “segue todos os conselhos apropriados em relação ao seu bem-estar“.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Discurso raro da rainha

No dia 05 de abril de 2020, a rainha Elizabeth 2ª fez um discurso agradecendo pela compaixão das pessoas durante o surto do coronavírus, além de prestar homenagens aos profissionais de saúde:

“Desta vez, nos unimos a todas as nações do mundo em um esforço comum, usando os grandes avanços da ciência e nossa compaixão instintiva para curar. Nós teremos sucesso e esse sucesso pertencerá a todos nós.”, disse Sua Majestade

As fotos da rainha de máscara

As imagens que se espalharam através das redes sociais, mostrando a rainha Elizabeth usando máscaras com cores combinando com suas roupas são falsas!

Através de buscas reversas de imagens, descobrimos as fotos reais que foram utilizadas para as montagens (uma de 2015 e as demais de 2019). Compare abaixo:

 

Conclusão

Não houve nenhum pronunciamento oficial sobre a rainha Elizabeth 2ª estar com a COVID-19. Pelo contrário, um porta-voz do Palácio Real disse que a rainha está em perfeita saúde. As fotos que mostram Sua Majestade britânica usando máscaras coloridas são montagens!

Continue lendo
6 Comentários

6 Comments

  1. Maria

    7 de abril de 2020 em 19:53

    Montagens mal feitas, especialmente iluminação e contraste, heim!? 😐 KKKKKKKKKKKK! 😀

    • Corongão

      8 de abril de 2020 em 11:33

      Existem alguns softwares que pretendem detectar, usando algoritmos avançados, se uma foto é original ou se foi alterada com algum programa. Veja mais sobre isso aqui, se você quiser experimentar algum deles:
      https://www.geckoandfly.com/10023/analyze-photoshopped-photos-with-fbi-csi-and-cia-fotoforensics-software/
      Mas eu não baixei nenhum deles ainda…

      • Maria

        8 de abril de 2020 em 13:18

        @Corongão , ah sim, tem razão! Entretanto, para o usuário/internauta comum é complexo e/ou impraticável usar esses recursos. Até para o e-Farsas poderia ser trabalhoso, pouco prático, pouco produtivo etc utilizar isso. Dependendo, é mais fácil e prático para as agências de Fact-Checking procurar na rede, com procedimentos simples, a foto ou vídeo original. 😉

  2. Michele

    7 de abril de 2020 em 20:50

    Essas fotos da Rainha com as máscaras está bem na cara que é montagem. Está bem estanho… XD
    Mas seria engraçado se ela usasse máscaras combinando com as roupas. Nem a Covid-19 faria Sua Majestade perder o look. (rs)

    • Maria

      8 de abril de 2020 em 13:25

      @Michele , uma coisa eu tenho que admitir: quando ela sai ao público e quando não é uma ocasião especial (casual), ela se VESTE MUITO BEM, com roupas sóbrias, elegantes e adequadas à idade, cargo e posição social dela. 🙂

  3. Marcelo

    21 de abril de 2020 em 11:31

    Highlander purinha essa Rainha…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo