Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Estudo na Austrália conclui que homeopatia não funciona!

Falso

Estudo na Austrália conclui que homeopatia não funciona!

Estudo feito na Austrália por Cientistas do Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica provou que tratamentos a base de homeopatia não cura ninguém!

A conclusão da pesquisa foi publicada no dia 11 de março de 2015 pelo National Health and Medical Research Council (NHMRC), órgão do Governo australiano. Após analisarem mais de 200 estudos sobre a aplicação da homeopatia em diversos tipos de doenças, todos foram unânimes:

“Qualquer tratamento médico deve ser baseado em evidências confiáveis. A revisão mostrou que não é possível afirmar que a homeopatia funcionar melhor do que placebo! […] Pessoas que escolhem a homeopatia podem colocar sua saúde em risco ao rejeitar ou postergar tratamentos comprovados cientificamente.”

homeopathy-debunked-because-its-just-water-720x600

Método nunca funcionou

Para quem ainda não conhece, o tratamento homeopático consiste em ministrar aos pacientes pequenas doses mínimas de compostos bem diluídos em água e que, conforme alardeiam os homeopatas, são os mesmo que causam a doença.

A filosofia da homeopatia é a de que quanto mais diluído for o princípio ativo do remédio, mais forte ele ficaria. Os adeptos desse tipo de tratamento garantem (sem nenhuma prova) que essas substâncias estimulariam o organismo a reagir, fortalecendo suas defesas e curando doenças.

Dos 225 estudos revisados, os cientistas verificaram que embora algumas pesquisas tenham  demonstrado resultados favoráveis ao método, elas “tinham poucos participantes, eram mal elaboradas ou mal conduzidas“, afirmam os autores, de maneira que não foi possível concluir que a homeopatia funciona de fato.

“Com base na análise de evidências sobre a efetividade da homeopatia, o NHMRC conclui que não há doenças para as quais existem evidências de que a homeopatia seja efetiva”, diz o comunicado do orgão de saúde australiano, que pode ser lido (em inglês) nesse documento em PDF.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Outros países já condenaram a homeopatia

A Austrália não é o primeiro país cujo um órgão governamental nega a eficácia da homeopatia. No ano de 2005, a Lancet, uma das revistas científicas mais conceituadas do mundo, publicou um editorial condenado a prática.

Em 2009, o National Institutes of Health dos Estados Unidos afirmou que “há poucas evidências de que a homeopatia seja um tratamento efetivo para qualquer doença específica“! O resumo do estudo pode ser lido aqui!

No ano seguinte, em 2010, o Comitê de Ciência e Tecnologia do parlamento do Reino Unido lançou um comunicado onde também foi provado que tratamentos homeopáticos não são efetivos.

Como exemplo da ineficácia da homeopatia, citamos o caso do médico homeopata Thomas Sam que foi condenado juntamente com sua esposa a 10 anos de prisão pela morte da filha do casal. O caso ocorreu também na Austrália e a dupla foi condenada por ter deixado sua filha, de 9 meses de idade, morrer de septicemia e desnutrição – causados por um eczema que o pai, por quatro meses, decidiu tratar somente com homeopatia, recusando qualquer outro tratamento para a filha.

Conclusão

A homeopatia não serve para curar nenhum doença! A cada novo estudo isso fica mais do que comprovado. Pena que muita gente ainda acredita nesse tipo de tratamento e gasta dinheiro com produtos que não passam de água e farinha!

Continue lendo
76 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo