23.4 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 21, 2022

Albert Einstein foi o verdadeiro inventor do fidget spinner?

- Publicidade -

É verdade que o físico teórico alemão Albert Einstein inventou o fidget spinner em 1918 e a sua ideia foi roubada e espalhada por outro inventor no século XXI?

O vídeo foi publicado no YouTube em junho de 2017 e chocou a internet com uma revelação incrível: O fidget spinner, brinquedo que se tornou popular em 2017, seria uma invenção do físico teórico Albert Einstein, no longínquo ano de 1918!

No vídeo, podemos ver o cientista fumando um cachimbo com uma das mãos enquanto gira o brinquedo anti-stress na outra. O texto que acompanha as imagens afirma que o verdadeiro pai do fidget spinner teria inventado o brinquedo em 1918!

Será que isso é verdade? Albert Einstein foi o verdadeiro criador do fidget spinner?

Assista ao vídeo e descubra aqui no E-farsas:

 

Verdade ou farsa?

O vídeo que se espalhou na web foi publicado no canal ViralVideoLab, especializado em criar e espalhar vídeos virais.  Apenas esse fato já levanta uma bandeira vermelha para a possibilidade de que esse vídeo não seja real!

Uma olhada com mais atenção nas imagens revela que há uma montagem na mão do alemão:

- Publicidade -

Ou seja, ela foi colocada depois em cima de outro vídeo. Mas qual seria o vídeo original?

Uma busca no YouTube e… olha ele aí (aos 8 minutos):

https://youtu.be/knXYPds21wc?t=8m1s

Perceba que no original a imagem está ao contrário da montagem!

O verdadeiro inventor é uma mulher 

O brinquedo que se popularizou recentemente no mundo todo foi idealizado no início dos anos 90 pela engenheira Catherine Hettinger, mas essa moradora da Flórida (EUA) não ganhou nada com a sua invenção, o fidget spinner! É que ela pagou as licenças da sua patente apenas de 1997 a 2005 e, mesmo que ela tivesse mantido os pagamentos para a sua patente, seu registro só vale por 20 anos (e terminaria em janeiro de 2017).

Conclusão

O vídeo mostrando o físico alemão Albert Einstein rodando um fidget spinner é falso!   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui