Vazou áudio do Lula reclamando da delação de Palocci?

21
26475

Será que o áudio vazado do ex-presidente Lula reclamando com Rui Falcão sobre a delação de Antonio Palocci é verdadeiro ou falso?

O áudio se espalhou através de grupos do WhatsApp e também em outras redes sociais no dia 08 de setembro de 2017 e se tornou um dos assuntos mais comentados da rede. No conteúdo do áudio que tem cerca de 3 minutos de duração podemos ouvir uma voz muito parecida com a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esbravejando contra a delação do ex-ministro Antonio Palocci!

De acordo com o texto que acompanha o áudio, a conversa recheada de palavrões teria sido tirada de um grampo feito no telefone do ex-presidente durante uma conversa com o ex-presidente do PT, Rui Falcão. Profundamente irritado, Lula afirma que está preocupado com a delação e que alguém tem que “dar um jeito” nesse cara!

Será que o áudio é verdadeiro ou falso?

https://www.youtube.com/watch?v=ISI0SE_0FFU

Trecho da transcrição do áudio:

“Alô, pode falar. Como é que tu queria que eu tivesse? Eu falei pra ti que mais um dia menos dia, ele ia abrir a boca e falar tudo o que tinha que falar. Tá lá, eu tô vendo ele aqui agora no Jornal Nacional. Falou tudo o que tinha que falar. Lascou comigo, lascou mais ainda com a Dilma. Falou do apartamento, falou do sítio, tá falando de tudo.

Ninguém teve coragem de fazer o que tinha que ser feito com este cara. Ele ficou preso em Curitiba. Tá preso em Curitiba há mais de um ano. Ninguém teve a competência e a coragem de acabar com este cara.

Agora tá aí. O Joesley, vai ser pior…. Por que que que vai ser pior? Agora ele começou a cantar, vai cantar mais. O Supremo tá querendo acabar com o benefício dele.Ele vai ser preso aqui e nós vamos nos lascar. Olha lá, tá falando lá, tá abrindo a boca. Não adianta, agora não adianta mais nada.

Tu diz pra ele pegar o apoio dele, este vagabundo, […]”

N.E. A seguir, segue-se uma série de impropérios que preferimos não publicar!

Verdade ou farsa?

Em primeiro lugar, o suposto áudio (sendo ele verdadeiro ou falso) não vazou da Polícia Federal ou de qualquer órgão oficial e, se fosse real, não ouviríamos apenas a voz de Lula, mas também o do seu interlocutor (que seria Rui Falcão e que não ouvimos em momento algum).

Nenhum canal oficial confirmou a veracidade do áudio, apenas encontramos essa história em grupos do WhatsApp e/ou em páginas do Facebook!

Reprodução/WhatsApp

Apenas para comparação, ouça alguns dos arquivos de áudio das interceptações telefônicas de Lula feitas pela Polícia Federal!

O homem que se faz passar por Lula afirma que Palocci já está preso em Curitiba há mais de um ano e, na verdade, Antonio Palocci foi preso no final de setembro de 2016. Ou seja, é pouco provável que Lula não saiba que ainda faltam algumas semanas para a prisão do seu ex-ministro fazer o seu primeiro aniversário!

Além disso, o texto que se espalhou junto com áudio afirma que o grampo telefônico de Lula e Rui Falcão teria acontecido “no momento da notícia da delação do Palocci“. O problema é que Antonio Palocci não assinou nenhuma delação premiada! Ele não fez (pelo menos, não até o momento da publicação desse nosso artigo) nenhum acordo de delação e as declarações do ex-ministro foram feitas no dia 06 de setembro de 2017, durante o seu depoimento na 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba.

Conclusão

O áudio que se espalhou através do WhatsApp é alguém se fazendo passar pelo ex-presidente! Não estamos defendendo ninguém aqui no E-farsas, apenas mostrando que não há nada que comprove que essa voz seja mesmo do ex-presidente e que há várias inconsistências que mostram que não se trata do político, mas de uma imitação!

21 COMMENTS

    • Pra mim, é mais que verdadeiro, ele é assim, desse jeito. Não foi grampo, alguem gravou a conversa dele falando ao telefone, claro que não dá para ouvir o interlocutor. Não resta dúvida alguma.

      • Compactuo dessa hipótese também. Alguém gravou ele falando ao telefone, não foi um “grampo” na ligação. Imitar a voz de Lula, muitos fazem, falar as aberrações que ele fala, tb é fácil, mas esse áudio está impregnado de suas emoções, de sua loucura. Se for criação de outra pessoa, esta merece o Oscar.
        Os detalhes usados como justificativa para classifica-lo como falso, são frágeis.
        Tem esquerdopata querendo defender o canalha do Lula afirmando que o Carioca (Pânico) teria feito a gravação, o que ele já desmentiu e foi avaliado pelo Boatos.org. Argumentam tb que foi feito em software, como o Baviux Voice Changer. Caramba, o software seria um terror em mãos erradas. Que perfeição!
        Alguém deveria fazer uma perícia séria, com procedimentos auditáveis, no áudio, mas esse alguém, obviamente, não pode ser um esquerdopata.

        • Perfeito. As justificativas para invalidar a veracidade são frágeis. A voz de Falcão pode ser ouvida no início e por alguma razão não são ouvidas no final.
          É muito engraçado citar que não são gravações feitas pela PF. As gravações da Vaza-jato também são ilegais e a imprensa – e a justiça também – as consideram lícitas.
          É uma verdadeira palhaçada.

  1. As ressalvas da Leila e do Alexandre, são bastante razoáveis. O que me intriga é que um cara ladino como o Lula, tenha se deixado gravar, depois de tudo que já aconteceu. Se a gravação for oficial. autorizada pela justiça, ainda admito como possível, mas clandestina, dificilmente haveria condições para a sua realização. Outro aspecto: se for clandestina, servirá apenas como atuação política, pois não poderá ser arrolada como prova. Se for oficial. logo, logo, saberemos.#

  2. Tem uma análise mais aprimorada no site cinforme. Lá eles dizem que o áudio contém link para o aplicativo “Voice Changer”. Então é só fazer uma inspeção binária no arquivo do áudio pra constatar a farsa.

  3. Quem desmentiu o vídeo foi a fundação lula, portanto, desmentido sem idoneidade alguma, com já devíamos saber. Quanto às inconsistências, em se falando de lula, inconsistência é o que sobeja na sua pessoa, na sua vida política, no seu palavreado e até mesmo nos seus pensamentos. Por fim, pouco importa se verdadeiro ou falso, pois somos brasileiros, levamos tudo empurrando com a barriga, aos trancos e barrancos, de modo que amanhã esse assunto já não será e terá mínima importância.

  4. Calma pobre povo.. já foi comprovado que foi uma brincadeira do Carioca do Panico.. tudo começou no facebook dele.. já foi desmentido, o mesmo já se retratou.. fiquem calmos

  5. As justificativas para invalidar a veracidade são frágeis. A voz de Falcão pode ser ouvida no início e por alguma razão não são ouvidas no final.
    É muito engraçado citar que não são gravações feitas pela PF. As gravações da Vaza-jato também são ilegais e a imprensa – e a justiça também – as consideram lícitas.
    É uma verdadeira palhaçada.

  6. Falhou o e-farsas! Palocci assinou sim uma delação premiada devastadora com base no depoimento que coincide com a data do áudio. Os outros fact checkers sustentam que a gravação é falsa porque o INSTITUTO LULA disse que é falsa haha.

    Enfim, a gravação é verdadeira. Não adianta tentar acobertar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here