today-is-a-good-day
19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

O Padre Fábio de Melo disse que a religião produz alienados?

- Publicidade -

É verdade que o padre Fábio de Melo publicou um texto em seu perfil do Facebook criticando o jovem que se converte e acaba se isolando e se tornando alienado?

A imagem é uma cópia de uma postagem que teria sido feita pelo padre Fábio de Melo em sua página no Facebook, no dia 24 de agosto, onde ele critica o jovem, que se converte e deixa a vida social de lado! Segundo o padre em sua postagem, o isolamento não produz santos, e sim alienados!

Será que essa imagem com a frase atribuída ao padre católico e que foi bastante compartilhada na primeira semana de setembro de 2017 é dele mesmo?

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Então o jovem se ”converte” e deixa de participar dos churrascos em família, deixa de frequentar a pizzaria nos finais de semana com os amigos do ”mundo”, não visita a tia doente porque está atarefado na igreja, não joga mais futebol com os amigos ”mundanos”, para de ir a praça da cidade para ”fugir da aparência do mal” e deixa de apreciar artes em geral, porque são coisas do mundo e automaticamente do diabo. Tudo isso na ilusão de estar se santificando, quando na verdade não percebe que o isolamento não produz santos, e sim alienados! (reprodução)

Verdade ou farsa?

O padre Fábio de Melo é uma figura bastante ativa nas redes sociais. Em seu perfil do Instagram, o padre já tem mais de 6 milhões de seguidores! O mesmo tanto ele tem de curtidas em sua página oficial no Facebook!

A imagem que se espalhou nas redes sociais em seu nome mostra que ele teria publicado a tal frase no dia 24 de agosto (como não tem o ano, suponhamos que seja do ano de 2017) e, então, fomos à busca das postagens do padre na web:

Uma busca no seu perfil do Twitter (onde Fábio de Melo tem mais de 3 milhões de seguidores) mostra que ele fez poucas postagens no dia 24 de agosto e nenhuma delas se refere ao texto compartilhado por aí:


Na página oficial do padre no Facebook podemos verificar que houve uma postagem apenas no dia 22 de agosto e a próxima publicação ocorreu somente no dia 05 de setembro! Nenhuma das postagens fala sobre alienação!

No Instagram, o padre também não postou essa frase no dia 24 de agosto de 2017. Apenas 4 postagens sem nenhuma relação com o texto atribuído a ele. Nesse mesmo dia, (coincidentemente ou não), o padre Fábio de Melo explica que a luta é solitária:

- Publicidade -

https://www.instagram.com/p/BYLLj8fFGSn/?hl=pt-br&taken-by=pefabiodemelo

Outro detalhe que chama a atenção na imagem espalhada no Facebook é que a foto utilizada na montagem foi tirada do perfil do Instagram do padre no dia 1º de setembro. Fábio de Melo teria tirado essa foto um dia antes, em uma viagem que estava fazendo:

https://www.instagram.com/p/BYbOnBplGUK/?hl=pt-br&taken-by=pefabiodemelo

A pergunta que fica é: Como o padre conseguiu colocar uma foto dele, tirada no dia 30 de agosto, em uma postagem que ele teria feito 6 dias antes?

A verdade é que esse texto não é de autoria do padre Fábio de Melo! Quem publicou isso pela primeira vez foi o usuário do Facebook Gilberto Chagas Jr, no dia 24 de fevereiro de 2017:

https://www.facebook.com/gilbertochagasjunior/posts/1592486590767095

Origem

Os leitores e amigos do E-farsas Mário Cesar e Raquel Almeida nos deram pistas preciosas da origem desse boato. Conforme apurado por eles, a página Fábio de Melo Citações (fanpage não oficial, criada em homenagem ao padre) postou o texto no dia 26 de agosto de 2017, mas citou o autor no final da postagem:

Alguém, em algum momento, retirou o nome do autor do texto inicial e espalhou como se fosse algo dito pelo próprio padre Fábio de Melo!

Conclusão

A frase afirmando que a religião causa a solidão e a solidão cria alienados não é de autoria do padre Fábio de Melo, mas de outro usuário do Facebook!   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Mesmo que ele tivesse dito tudo o que está escrito, só ignorantes entenderiam que ele disse que religião torna as pessoas alienadas. Ninguém, para ter uma religião, tem que se isolar do resto do mundo e das pessoas, ou viver em função da religiosidade. Nem os padres fazem isso! É ignorância e fanatismo!

    • Quando vi esse postagem no status de um pessoa com a foto do Padre.
      Pensei como pode um formador de opinião igual ao Padre dizer isso,que a separação e negar há si mesmo, torna alguém alienado.
      Assim todos os Padres seriam ou são, porque eles fazem votos de castidade,lembrei de uma passagem na Bíblia que está em Romanos 14 que diz assim “Quem és tu que julgas o servo alheio?para seu próprio senhora me está em pé ou cai;porque Deus o recebeu por seu “para nosso prática,aquele que come não julgue aquele que não como e assim por diante.

  2. Então o que aliena a um jovem é aceitar o mesmo Deus do qual vc prega? Acredito que não…o que aliena são os maus caminhos,são passar noites e noites se drogando e se embreagando,perdido em paraísos artificiais !!! Se converter não é deixar de ter amigos e sim nao seguir aos passos dos maus amigos,deveriam rever teus conceitos, afinal de contas por ser um padre e não saber ao certo o que é se converter como poderá guiar o teu rebanho !?

    • Kkkkk vdd, a galera só lê o que querem. Não leram a matéria até o final e ainda elaboram argumentos para atacar. Caíram na fake news num site que desmacara a propria fake news.😅😂😂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui