20.1 C
São Paulo
segunda-feira, dezembro 6, 2021

Deputada Maria do Rosário exigiu explicações pelos 10 bandidos mortos pela Polícia?

- Publicidade -

É verdade que a deputada e ex-Ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos exigiu explicações da Polícia pela morte de 10 bandidos?

A notícia começou a ser compartilhada no dia 05 de setembro de 2017 em diversos sites e blogs e rapidamente se espalhou através de grupos do WhatsApp e em diversas páginas no Facebook. De acordo com o texto, a deputada federal Maria do Rosário teria ficado chocada ao saber da morte de dez criminosos, no dia 03 de setembro de 2017, em São Paulo!

Segundo informações, a parlamentar estaria cobrando explicações do governo de São Paulo sobre a ação da Polícia, classificada por ela como uma “brutalidade”!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Maria do Rosário estaria cobrando explicações da Polícia pela morte de 10 ladrões em São Paulo! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 03 de setembro de 2017, uma operação conjunta do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) e do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) evitou o roubo a residência na região do Morumbi, zona sul de São Paulo.

Depois de uma intensa troca de tiros, 10 suspeitos que estavam fugindo em carros blindados, com fuzis e coletes à prova de bala, foram mortos!

Após a ação da Polícia, a notícia afirmando que a deputada estaria cobrando explicações do Governo de São Paulo se espalhou pela web, mas todos os sites que publicaram essa história citam como fonte o Juntos pelo Brasil, já bastante conhecido aqui do E-farsas por disseminar fake news na internet!

O Juntos pelo Brasil publicou essa “notícia” no dia 05 de setembro de 2017 e não cita nenhuma fonte. Apenas diz que “segundo informações”, a deputada teria ficado chocada com a morte dos bandidos. De onde tiraram essas informações, ninguém sabe…

Se você não está ligando o nome ao site, o Juntos pelo Brasil é a mesma página que criou a fake news sobre o homem que virou mulher que teria agredido uma mulher que tinha virado homem e tantas outras que já desmentimos aqui no E-farsas!

- Publicidade -

Buscamos nos perfis oficiais da deputada no Twitter e no Facebook e não encontramos nada a respeito.

Anistia Internacional Brasil     

Apesar da deputada não ter se manifestado a respeito, críticas foram registradas nas redes sociais. Em uma postagem feita na página da Anistia Internacional Brasil no Facebook, a organização pediu que a ação da Polícia Civil deva ser rigorosamente investigada!

Conclusão

Não encontramos nenhuma nota da deputada Maria do Rosário a respeito da ação da Polícia que resultou na morte de 10 bandidos, em São Paulo! Tudo começou em um site especializado em inventar notícias falsas!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui