Os argentinos gritaram “Isto aqui não é o Brasil” nas ruas contra a reforma previdenciária?

1
7798
Argentinos gritaram "Isto aqui não é o Brasil" contra a reforma da Previdência no seu país? (foto: Reprodução/Facebook)

Será verdadeira ou falsa a notícia afirmando que os argentinos saíram gritando “Isto aqui não é o Brasil” em protesto contra a reforma da Previdência da Argentina?

A notícia surgiu em sites e blogs aqui no Brasil no começo da segunda quinzena de dezembro de 2017. De acordo com o texto amplamente espalhado nas redes sociais, o povo argentino saiu às ruas em protesto contra a reforma previdenciária naquele país.

O que chama a atenção na notícia é que, de acordo com o texto que se espalhou na web, os manifestantes estariam gritando “Isto aqui não é o Brasil” nas ruas, referindo-se à reforma da Previdência em tramitação no Brasil!

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Argentinos gritaram “Isto aqui não é o Brasil” contra a reforma da Previdência no seu país? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 18 de dezembro de 2017, uma publicação feita no site Brasil247 afirmava (mesmo sem dar nenhuma prova) que as propostas de mudanças na lei da Previdência Social da Argentina estavam marcadas por manifestações aos gritos de “Isto aqui não é o Brasil”, como se os argentinos estivessem usando a reforma previdenciária brasileira como um exemplo mal-sucedido de mudança para os aposentados.

Acontece que, dois dias antes, o site Revista Forum publicou uma notícia semelhante e citou o jornal La Nacion como fonte. Apesar de várias notícias a respeito da reforma na Previdência da Argentina, o jornal não publicou uma linha sequer sobre a frase “Esto aquí no es Brasil”.

Não encontramos nenhuma referência a essa frase nos jornais argentinos e tampouco nos jornais de outros países. Nem mesmo no Twitter essa frase aparece nas buscas em espanhol e, curiosamente, só aparece nas buscas em português!   

Ou seja, se os argentinos estivessem mesmo gritando essa frase, estariam eles twitando apenas em português! Estranho, né?

Alguns usuários do Twitter ajudam a desmentir essa história, como podemos ver abaixo:

O correspondente da Globo News em Buenos Aires, Ariel Palacios, explicou em seu perfil no Twitter que esse rumor não faz sentido, visto que a reforma proposta na Argentina é diferente da que está sendo discutida aqui no Brasil. Houve, sim, várias manifestações, mas…

Ariel também conta que, no dia 15 de dezembro de 2017, ouviu dezenas de cânticos diferentes mas que não ouviu nenhuma palavra de ordem nesse sentido. “Não havia um cântico único.”, diz o jornalista que cobriu as manifestações em Buenos Aires:

As reformas são diferentes, afirma o jornalista:

No YouTube também não encontramos nada a respeito, nada em português e nada em espanhol! Seria uma grande prova se alguém tivesse filmado…

Conclusão

Manifestantes foram às ruas para protestar contra a reforma previdenciária na Argentina, mas não encontramos provas de que havia gritos de ordem dizendo “Isto não é o Brasil” durante os protestos!

Observação: Esse artigo foi alterado para deixar claro que a Reforma da Previdência ainda não foi aprovada no Brasil! Na verdade, o que foi recém-aprovada foi a Reforma Trabalhista, como vários leitores nos alertaram!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here