18.4 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

As urnas terão um delay que cancela a votação se o eleitor confirmar o voto?

- Publicidade -

O TSE implantou mesmo uma nova funcionalidade nas urnas eletrônicas que pede para que o eleitor confira seu voto antes de confirmar e quem apertar o botão verde nesse tempo perderá seu voto?

O vídeo tem poucos segundos e mais de uma versão e começou a se espalhar nas redes sociais, e em grupos do WhatsApp e do Telegram, no final de setembro de 2022. Ele mostra uma mulher explicando que a Justiça Eleitoral teria acrescentado uma nova funcionalidade nas urnas eletrônicas para as eleições gerais de 2022. 

De acordo com a mulher, agora a urna passará a exibir um aviso no rodapé da tela – em letras pequenas – pedindo para que o eleitor confira seu voto antes de confirmá-lo. Ela também diz que o TSE teria feito essa atualização “tudo na moita, tudo escondido” para anular os votos de quem não conferir.

Em outro vídeo, um homem passa o mesmo alerta, acrescentando que o eleitor deverá esperar o aviso sumir da tela para só então confirmar o seu voto caso não queira perder a sua votação.

Será que isso é verdade?

Segundo o que diz a mulher no vídeo, o TSE teria criado essa nova funcionalidade ‘tudo na moita, tudo escondido’! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A alegação é falsa! De acordo com o TSE, é fato que a urna eletrônica agora passará a liberar a confirmação do voto somente um segundo após o preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. No entanto, caso o botão verde seja apertado nesse curto intervalo de tempo, o voto não sofrerá nenhuma interferência!

A cada uma das cinco confirmações de voto (deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente), o equipamento emite um sinal sonoro curto e, após a votação completa, emite um sinal sonoro prolongado, indicando que os votos foram computados com sucesso.

Apertar o botão verde “Confirma” nesse 1 segundo de espera não interfere em nada na votação, como é explicado pelo próprio TSE:

- Publicidade -

A Justiça Eleitoral disponibilizou um simulador da urna eletrônica, que você pode treinar para o dia das eleições, clicando aqui!

No canal do Tribunal Superior Eleitoral no YouTube estão disponíveis inúmeros vídeos explicativos a respeito das urnas eletrônicas e de todo o processo eleitoral. No vídeo abaixo, por exemplo, o TSE explica a ordem de votação e como operar a urna eletrônica:

Conclusão

Não é verdade que as urnas eletrônicas irão anular os votos de quem clicar em “Confirma” durante a mensagem de “confira seu voto” na hora da votação! A mensagem aparece, de fato, no rodapé da tela do equipamento que fica 1 segundo em espera, mas apertar o botão verde nesse tempo não interfere em nada na votação e não anulará o seu voto!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui