today-is-a-good-day
25 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Atores de filmes adultos, jogadores ou estudantes de física nuclear?

- Publicidade -

Postagens mostram brasileiros que teriam se dado bem no exterior em física nuclear e em diversas outras áreas, mas o Brasil parece não dar incentivo a esses jovens! Será verdade?

Em junho de 2018, as redes sociais se encheram de publicações mostrando homens e mulheres que teriam saído do Brasil para tirar notas altas em concursos no exterior, mas o nosso país não estaria dando nenhum incentivo para isso.

Alguns, segundo o que dizem nas redes, teriam ganhado concursos de física nuclear, outros teriam conquistado altos cargos em empresas multinacionais, mas será que isso é verdade mesmo?

Descubra aqui no E-farsas o que tem de verdade nessas histórias de vida:

José Manuel Velazquez

O jovem brasileiro José Manuel Velazquez seria o vencedor do concurso de física quântica. Um rondoniense que iria representar o Brasil nas olimpíadas de física, mas como ele não é jogador de futebol – diz o texto – ninguém liga.

Em apenas uma publicação feita no Facebook, o texto teve mais de 200 mil compartilhamentos!

A verdade é que o jovem que aparece na foto é o ator pornô espanhol Jordi “El Niño” Polla e está usando um casaco da produtora pornográfica Brazzers!

A publicação surgiu como uma brincadeira na página Qual Foi no Facebook, no dia 21 de junho de 2018, mas os próprios criadores da pegadinha explicaram que muita gente acabou compartilhando o assunto como se fosse verdade:

- Publicidade -

O ator pornô achou engraçada a “homenagem” e até fez uma publicação na sua conta do Twitter com uma cena de um de seus filmes:

Alguns usuários estavam publicando a falsa notícia de que ele seria um estudante em Harvard e que teria descoberto uma vacina para a gripe H1N1!

Marcela Pereira

Outra jovem brasileira que teria feito sucesso no exterior é a estudante brasileira Marcela Rodriguez Pereira que teria ficado em segundo lugar em um concurso de física quântica na Rússia, mas como ela não é futebolista e nem age em movimentos feministas ninguém deu bola para a sua conquista…

Acontece que, como já explicamos aqui no E-farsas, a história é falsa! A moça é, na verdade, a ex-atriz pornô Mia Khalifa. Alguém pegou uma foto dessa libanesa e inventou essa história para trollar os usuários do Facebook.

A pegadinha deu certo, visto que mais de meio milhão de pessoas compartilharam a publicação (e suas variações). Muita gente dando apoio à “jovem estudante” sem saber que se tratava de uma brincadeira!

Texto que acompanha a imagem: “Essa é Marcela Pereira… estuda na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)…. Acabou de ganhar o segundo lugar no concurso de física nuclear na Rússia mas como não é futebolista nem faz parte de movimentos feministas ninguém se importa…. Vamos compartilhar para apoiar a Marcela!” (foto: Reprodução/Facebook)

Arone Rogério

O jovem, nascido em Santa Catarina, conseguiu ir estudar nos Estados Unidos graças à ajuda dos pais e, depois de 8 anos nos EUA, foi honrado com o título de pós-doutorado pela Universidade de Wisconsin. Enquanto o Brasil só fala de futebol, diz a publicação, o jovem brilha lá fora sem o apoio do seu próprio país!

Reprodução/Facebook

Tudo muito bonito se não fosse um detalhe: O sujeito não existe!

O rapaz da foto é, na verdade, o jogador de futebol americano Aaron Rodgers. O norte-americano atua como quarterback pelo Green Bay Packers na National Football League (NFL). Apesar de não ser ator pornô como os demais dessa lista, quem inventou essa história conseguiu tantos compartilhamentos quanto as outras.

Thiago Pinheiro

Esse sujeito abaixo seria o Professor Thiago Pinheiro, que teria acabado de ganhar o terceiro lugar de melhor projeto de biologia, na Rússia. Como o professor não joga futebol, diz o texto, ninguém se importa.

Reprodução/Facebook

Só que o rapaz da foto é o pernambucano Jailson Mendes. Depois de fazer um filme pornô “por acaso” em 2005, ele criou um canal no YouTube e faz sucesso!

Conclusão

Muita gente compartilha tudo o que vê nas redes sociais em nenhum cuidado em verificar se trata-se de algo real ou não! É preciso ter cuidado para não ajudar a disseminar fake news!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. “Muita gente compartilha tudo o que vê nas redes sociais em nenhum cuidado em verificar se trata-se de algo real ou não” — pois é!

    Eu tô cansada da desculpa de “eu só queria ajudar”, mas se quisesse mesmo checava antes de repassar. Por melhor que seja a intenção, não vale de nada se a gente não souber o que fazer com ela… e a Lei do Menor Esforço geralmente ganha. Todo mundo sabe usar o Google, e muitas dessas “pulhas” são facilmente desmascaradas em 5 minutos de internet e um mínimo de bom senso.

    Não achou nada que disprove, mas também não achou nenhuma informação confiável ou decente que confirme, não repasse!

  2. No caso do jogador de futebol, no texto que acompanha a foto fala que ele é de Santa Catarina e não do Rio Grande do Sul e também que ele estudou 8 ANOS até receber o doutorado e não 8 meses como citado.

    Quanto ao último caso, só o nome da cidade já me levaria a pensar que é uma brincadeira.

  3. Revoltados em geral são ignorantes mesmo. Parece até aquela história do Pabblo Vittar que vai receber bilhões da lei rouanet enquanto o hospital do câncer vai ser fechado.

  4. Povo faz tudo pelo click. Acho isso nojento, igual fizeram agora dizendo que a Maysa estava com coronavirus, isso e coisa de FDP. Acho bom quando tomam um processo do tamanho da semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui