30.9 C
São Paulo
quinta-feira, outubro 6, 2022

Vídeos mostram fábricas de ovos falsos de plástico! Será verdade?

- Publicidade -

Será que os vídeos mostrando fábricas clandestinas de ovos falsos na China são verdadeiros ou falsos?

Os vídeos começaram a se espalhar através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de junho de 2018 e rapidamente ganhou vários compartilhamentos também no Facebook e no Twitter! Neles podemos ver o que parece ser uma fábrica de ovos de plástico!

De acordo com o texto que circula juntamente com os vídeos, a polícia chinesa teria fechado uma fábrica que fazia ovos artificiais a partir de materiais plásticos e resíduos humanos não comestíveis. A empresa (cujo o dono já havia sido preso) estaria exportando esses ovos falsos para todo o mundo e o texto pede para que isso seja compartilhado para avisar a todos do perigo de se consumir esse “alimento” inadvertidamente.

Será que esses vídeos são reais? Será mesmo que a China está exportando ovos de plástico para o mundo todo?

Assista aos vídeos com as denúncias e veja o que descobrimos:

 

Verdade ou mentira?

Um dos vídeos foi feito em Dubai, em abril de 2018, e não tem nada a ver com a China. Na época, as autoridades locais explicaram que os ovos são de verdade e que a sua aparência “plastificada” se deve ao fato do alimento não estar muito fresco.

Quanto ao outro vídeo, trata-se realmente de uma fábrica de ovos falsos, mas antes que você se preocupe, a fábrica é de ovos de brinquedo!

- Publicidade -

O ovo é um tipo de massa de modelar, uma versão coreana da nossa Amoeba. Perceba que a marca da fábrica aparece na embalagem do produto:

Rótulo que aparece ao lado de um dos funcionários mostra que o produto é um brinquedo de uma fábrica coreana! (foto: Reprodução/YouTube)

No vídeo a seguir podemos ver uma oriental brincando com o bagulho:

Conclusão

Os vídeos que circulam através de grupos do WhatsApp não são de fábricas clandestinas de ovos falsos para o consumo humano! Tratam-se de vídeos de situações diferentes e  filmados em países diferentes!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

21 COMENTÁRIOS

    • Pode até existir, mas de acordo com o Ministério da Saúde o Brasil não importa ovos da China. No boatos org há uma matéria mais abrangente.

    • José Luis, você viu que, no final do texto da Superinteressante, existe uma nota esclarecendo que essa matéria é antiga e que aponta para outra matéria que coloca em dúvida tudo o que foi dito?
      Eles inclusive agradecem ao Boatos.org pela ajuda em esclarecer o assunto…

    • Após ver o vídeo que COMPROVA que os ovos são de brinquedo você ainda diz que foi confuso e não esclareceu nada? Se você tem alguma prova que está sendo vendido ovos falsos aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo então mostre pra gente

  1. eu acreditei porque em muitos videos as mulheres abrem, fritam os ovos e a aparencia é meio esquisita mesmo, uma chegou a bater a casca na mesa e tinha barulho de plástico…porque com as tecnologias de hoje em dia, vai saber né????

    • Acreditou porque é uma idiota que acredita em tudo que te contam pelo Facebunda ou Whatsapp, mas duvida de fatos históricos e estudos científicos.

  2. Ovo falso (feito nas salas de prédios no Largo da Concórdia) não existe, O Mula vai pro céu sentar à direita do Senhor e eu com 64 anos acredito em saci Pererê e Papai Noel.

    • Ovo falso (feito nas salas de prédios no Largo da Concórdia) não existe
      Ninguém disse que não existem. Só que o vídeo é falso. São coisas distintas.
      O Mula vai pro céu sentar à direita do Senhor
      Te contar que usar argumentos envolvendo política não te faz inteligente, só mostra o quão sem assunto você é.
      e eu com 64 anos acredito em saci Pererê e Papai Noel.
      Azar o teu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui