20.6 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 21, 2022

Como fazer um avião de papel voar infinitamente!

- Publicidade -

Vídeo ensina a fazer um avião de papel voar sem parar com a ajuda do calor do fogão! Mas será que o método é verdadeiro ou falso?

O filminho, de apenas 2 minutos, foi publicado pelo canal ViralVideoLab no YouTube no dia 06 de setembro de 2013 e alcançou mais de 1,4 milhão de visualizações em menos de duas semanas!

Nele podemos aprender como fazer um avião de papel e como deixa-lo planando em círculos em cima de um fogão elétrico.

Mas será que isso é possível?

De acordo com o texto que acompanha o vídeo, o avião de papel pode voar indefinidamente utilizando as propriedades termais, da mesma forma que os planadores reais podem voar por horas seguidas.

É possível fazer um avião de papel voar pra sempre em um fogão? Vídeo mostra que sim! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)
É possível fazer um avião de papel voar pra sempre em um fogão? Vídeo mostra que sim! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)

Como as térmicas reais são muito forte para o nosso avião de papel, vamos usar uma miniatura térmica que todo mundo tem em sua cozinha: Fogão.“, diz a descrição.

O autor do filme ainda explica ainda que a tarefa não foi nada fácil! Segundo ele, foram necessárias 87 tentativas até conseguir fazer o aviãozinho planar corretamente.

Será que o vídeo abaixo é verdadeiro ou falso?

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/t2sozrof3HY” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

- Publicidade -

Sempre que um vídeo fica famoso repentinamente, muitos internautas começam a tentar reproduzir as experiências como essa do avião de papel, que é apresentada pelo ViralLabs. No entanto, podemos perceber que apesar dos milhares de pessoas que já viram o filme, ninguém ainda foi capaz de reproduzir o mesmo efeito.

Alguns até tentam, mas (como já era previsto) sem sucesso! É o caso, por exemplo, do vídeo abaixo:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/wC0HLCapAW4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

É claro que as condições do “experimento” são bem diferentes das do filme postado pelo ViralVideoLab. De qualquer maneira, mesmo que o fogão fosse elétrico, as tentativas seriam estéreis!

Por que ninguém consegue repetir o feito?

Deve ser porque é impossível fazê-lo!

Mas se é impossível fazer o avião planar sobre o fogão, como eles conseguiram?

A resposta é simples: Há um fio de nylon (ou algum similar como uma linha de pesca, por exemplo) segurando o avião!

E como o E-farsas pode afirmar isso com tanta certeza?

Em primeiro lugar, podemos notar que a qualidade do vídeo cai um pouco entre a primeira parte (da montagem do avião) para a segunda parte (quando o avião está “planando”). A segunda parte do vídeo ficou mais embaçada e mais escura propositalmente, para que não possamos ver a linha que segura o avião. Para provar a veracidade do vídeo, bastava passar algum objeto por baixo e por cima do avião, mostrando que ali não havia nenhum fio.

Além disso, o cinegrafista só filma o avião apenas de cima para baixo, sem mostrar se parte de cima. Mostrar a parte de cima estragaria o truque.

Esse cidadão aqui fez isso, amarrando um fio no objeto que fica rodando:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/D5_4G-ujSos” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

E se só isso não te convenceu, preste atenção nesse trecho do filme:

aviao2
Perceba que o fogão está desligado! Isso foi proposital? Parece que sim…

 

Suponhamos que o calor das bocas do fogão (que foi desligado propositalmente), realmente fizesse o aviãozinho planar como demonstrado, seria errado afirmar que o brinquedo ficaria planando por tanto tempo, pois o calor que emana das tampas não dura para sempre. Isso, é claro, se desconsiderarmos todas as quatro forças da aerodinâmica.

O pior é que já tem até gente espertinha vendendo o “kit” para você fazer seu próprio avião de papel infinito no eBay!

Conclusão

O vídeo é falso! O avião só consegue planar sobre o fogão graças a um fio de nylon que o segura no alto. Mas se você não quiser acreditar no E-farsas e tiver com vontade de perder seu tempo tentando reproduzir o filme, o vídeo abaixo ensina a fazer um avião de papel igual ao usado no “experimento”.

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/aOjRS7KN8js” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Boa sorte e caso consiga, não se esqueça de nos avisar se deu certo ou não, hein?

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Fiquei pausando algumas partes do vídeo e em uma delas dá para ver o fio passando na frente da tomada, na parte mais escura… não foi por acaso que ele escolheu uma parede branca (apesar de ser bastante normal para cozinha), e o vídeo foca muito perto, para não poder se ver a manipulação. parabéns ao e-farsas!!!

  2. ESSE AVIÃO DO SEGUNDO VIDEO, NEM EM CONDIÇÕES NORMAIS VOARÁ rsrs Não tinha visto isso antes, é esta MUITO OBVIO que tem algo amarrado no avião para fazer tais movimentos, não sei como teve bobos que cairam nessa e tentaram ainda, fala serio, por isso acontece tanta tragedia, o povo acredita em tudo que vê

  3. O vídeo é incontestavelmente falso! Baixei o vídeo e usando o VLC, avancei quadro a quadro algumas partes do vídeo. A partir de aproximadamente 1 min e 30s fui capaz de capturar pelo menos uns 8 quadros que comprovam haver pelo menos dois pontos de sustentação com algum tipo de fio preso ao avião. Só é possível perceber isso graças as duas tomadas na parede à direita. Se alguém quiser tenho as fotos para comprovar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui