Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Avião passa entre os prédios do Congresso! Será verdade?

Avião passa entre os prédios do Congresso! Será verdade?

Avião passa entre os prédios do Congresso! Será verdade?

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram um caça passando entre os prédios do Congresso Nacional, em Brasília! Será verdade?

Os filminhos surgiram em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de janeiro de 2021 e deixaram muita gente curiosa. Neles podemos ver um flagrante de um caça sobrevoando Brasília e passando entre os prédios do Congresso!

Será que essas imagens, aparentemente gravadas por motoristas que passavam pelo local, são reais?

Vídeo 1:

Vídeo 2:  

 

Verdade ou mentira?

É interessante notar que não houve nenhuma notícia a respeito nos jornais, seja na TV, no rádio… Nada! Um feito desses, de um piloto ter a audácia e a destreza de passar entre um dos maiores símbolos de poder do Brasil, era um prato cheio para a mídia e não houve nenhuma nota sequer.

Procurando por algo relacionado no YouTube e encontramos apenas duas publicações a respeito e, em ambas, os canais possuem as mesmas características: são de usuários com poucos vídeos e os dois estão com os comentários bloqueados.

Imaginamos que os vídeos poderiam ser parte de uma campanha de marketing para o lançamento de algum filme ou produto, mas também não encontramos nada.

Caças são barulhentos

Caças são muito barulhentos. O Gripen, por exemplo, gera um ruído que varia entre 112 e 115 decibéis. Para efeitos de comparação, o som de um trovão pode chegar a 120 decibéis.

Um caça passando tão perto assim geraria um impacto tão forte que restariam poucos vidros inteiros nas janelas. Podemos comparar com um incidente ocorrido em julho de 2012, também em Brasília, quando um um caça da Força Aérea Brasileira destruiu a fachada de vidro do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto fazia um um voo rasante na cerimônia da troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes. Segundo jornais da época, ninguém ficou ferido. Abaixo, uma reportagem feita pelo NT Vale a respeito do incidente:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

 

Origem

Se os vídeos são falsos, como explicar a sua origem?

Após algumas buscas nas principais redes sociais, encontramos a origem desses vídeos no Instagram. O perfil que criou os vídeos já é conhecido aqui no E-farsas por outro viral recente. A Vértice Treinamentos já apareceu aqui no final de 2020, quando fez um vídeo mostrando um papai noel pendurado em um helicóptero desgovernado.

Na ocasião, explicamos que tudo não passou de uma boa obra feita com a ajuda de computação gráfica e, agora em janeiro de 2021, não foi diferente. O criador dos vídeos que mostram um caça atravessando o Congresso explica como foram as etapas da sua criação (clique na setinha da direita para ver a parte da computação gráfica):

“Esse semestre o Brasil recebeu seu novo caça, o sueco F-39 Gripen. Sua apresentação foi em Brasília. Brasília + Avião + Congresso…. A ideia era automática. Só precisava colocar em prática. O caça é pequeno, perfeito para “passar” nos 12m de gap Niemeyeriano. Estava pronto o tempero que sempre alimento meus vídeos: A impossibilidade física, a dúvida. Fazer o avião era fácil. O desafio agora era a fumaça. Grande, discreta e essencial pro movimento. Você pode conferir no segundo vídeo o CG. Não dá pra eu ir filmar em Brasília, procurei no YouTube e achei o vídeo do colega arpadinho_day_and_night pra fazer a montagem que queria. O resultado tá aí. 🙂 Se alguém quiser brincar no grupo da família, só me pedir lá no Whatsapp que eu mando. E não para! Mais tarde posto outros vídeos que fiz esse fds da mesma cena.”

E no segundo vídeo:

“E, pra finalizar, o terceiro ângulo, por trás, pela Praça dos Três Poderes. Esse foi o maior desafio, com a fumaça em primeiro plano e o zoom no caça, o Gripen precisava passar em um local escuro na trajetória. Isso exigiu alguns truques de iluminação. Mas acho que funcionou. Poderia ficar melhor? Claro! Mas a gente faz com o material que encontra. O importante é se divertir. :)”

Há ainda um terceiro vídeo, que você pode ver a seguir:

Nesse terceiro vídeo, o autor explica que pediu a um amigo que lhe arrumasse uma filmagem feita com um drone e trabalhou em cima das cenas.

Conclusão

Os vídeos que mostram um caça passando entre os prédios do Congresso Nacional, em Brasília, são falsos! Trata-se de um excelente trabalho feito com a ajuda de computação gráfica por um perfil brasileiro do Instagram!

Continue lendo
9 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo