25 C
São Paulo
sábado, julho 2, 2022

Bandidos roubam igreja e são castigados por um raio divino?

- Publicidade -

Será real o vídeo de uma perseguição policial a uns bandidos que haviam acabado de roubar uma igreja, mas foram castigados por um raio divino?

A notícia apareceu na web no dia 16 de dezembro de 2014 e foi publicada em vários jornais online. De acordo com a manchete, um carro com ladrões que haviam roubado uma igreja na Rússia fugiram da polícia, dando inicio uma perseguição policial pelas ruas e estradas de St Petersburgo.

Um raio "divino" castiga ladrões que acabaram de roubar uma igreja na Rússia! Será verdade? (foto; Reprodução/YouTube)
Um raio “divino” castiga ladrões que acabaram de roubar uma igreja na Rússia! Será verdade? (foto; Reprodução/YouTube)

O que chama a atenção nessa história é que havia uma câmera no carro dos policiais, que acabou filmando o inusitado acidente: Um raio atinge em cheio o carro dos ladrões, transformando o veículo em inúmeros pedaços!

Fiéis acreditam que houve intervenção divina, mas será que essa história é real?

Assista ao vídeo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

Verdadeiro ou falso?

O vídeo foi publicado no YouTube pela primeira vez no canal do usuário chamado World News TV e foi o único filme postado lá! Alguns dias após a postagem, o YouTube removeu o filme sob a alegação do usuário ter violado as políticas do site.

Além disso, não há nenhuma notícia nos jornais locais de St Petersburgo a respeito de alguma igreja roubada recentemente. Não dá para saber quando o fato teria ocorrido, pois a notícia não diz (uma das características de um bom boato).

Analisando o vídeo com atenção, podemos perceber que há um corte bastante evidente nas cenas antes e depois do clarão. E nem foi necessário perder muito tempo buscando mais informações sobre o acidente!

Uma busca no YouTube e encontramos o vídeo original, mostrando que houve uma colisão frontal, explodindo um dos carros:

- Publicidade -

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. “O que chama ateção é que havia uma câmera no carro dos policiais”… Caso o autor não saiba, na Rússia TODOS os carros possuem câmera na parte frontal… É um item obrigatório da lei de trânsito lá…

    • Eu sei disso! O que chama a atenção é algo além disso: é o fato da câmera ter flagrado o tal raio “castigando” os ladrões!
      A ideia do E-farsas (antes da pergunta “Verdadeiro ou Falso?”) é se colocar no lugar do leitor que está curioso para saber se aquilo é verdade mesmo!

  2. Não tem mais como receber alguma notícia de whatsap ou face sem vir verificar no e-farsas .Meus amigos já me chamam de detetive quando desmascaro tudo rsrss. Vcs são ótimos .Valeu ????

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui