22.6 C
São Paulo
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Bolinhas brancas encontradas nas sardinhas fazem mal à saúde?

- Publicidade -

Imagens mostram pequenas bolinhas brancas encontradas dentro de sardinhas e texto afirma que trata-se de uma doença parasitária! Será que o consumo desse peixe faz mal?

A mensagem se espalhou rapidamente através das redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2017 e trata de um assunto que deixou muita gente preocupada.

De acordo com o texto que foi bastante compartilhado, essas bolinhas brancas descobertas dentro de sardinhas não são ovas, mas uma doença parasitária!

O consumo desses peixes, segundo o alerta, faz mal para a saúde humana e deve ser evitado a todo custo.

Será que isso é verdade mesmo?

Parasita encontrado em sardinhas faz mal a saúde? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 06 de novembro de 2017, a publicação feita no Facebook por uma fanpage italiana voltada para mundo da pescaria chamada Pesc’amore publicou o alerta sobre um tipo de parasita que estaria contaminando todas as sardinhas.

O texto é muito alarmista, o que já deveria deixar o leitor com um pé atrás, mas não é bem isso que acontece nas redes sociais, infelizmente… O texto, acompanhado de fotos de peixes com bolinhas brancas saindo deles, foi compartilhado mais de 150 mil vezes e teve mais de mil comentários!

A verdade é que as imagens são reais, mas não há nenhum risco de saúde para o consumo humano.

Em outubro de 2017, consumidores na Tunísia começaram a relatar pequenos grãos de cor branca parecidas com ovos nas sardinhas pescadas. Os mesmo sinais foram relatados também na Argélia, quando o Comitê de Saúde da Organização para a Defesa do consumidor argelino fez um estudo e mostrou que essas bolinhas são “parasitas” do tipo (Glugea sadinellensis).

- Publicidade -

A Organização argelina observou que o consumo desses peixes após a remoção desses grãos não representa uma ameaça para a saúde humana.

A rádio da Tunísia Al Jawhara FM contatou a Organização Nacional para a Defesa do Consumidor, onde uma fonte oficial assegurou que a organização está ciente do assunto e que a propagação desses parasitas “depende da estação anual e do tamanho das sardinhas, e é por isso que as encontramos em grandes números nos últimos tempos, especialmente nas sardinhas de tamanho pequeno (entre 10 e 12 cm)”.

A organização assegurou também que o consumo de peixes com esse parasita não faz mal à saúde, desde que seja removido antes do consumo!

A publicação pode ser lida na íntegra também na página do Comitê de Saúde da Argélia:

https://www.facebook.com/apoce.algerie/posts/1502382639853139

Conclusão

Não houve (ainda) relatos desse tipo de parasitas nas sardinhas que são vendidas no Brasil. De qualquer forma, se forem retirados do peixe durante o preparo, o consumo de sardinhas não faz mal à saúde!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Então não é totalmente uma farsa. O texto em si é verdadeiro em partes, pois realmente são parasitas, mas se removidos antes do consumo, n fazem mal à saúde. Portanto…Não há fake nisso, pois há uma meia verdade.

    • SE a sardinha tem parasitas isso foi causado por qualquer enfermidade ou lugar onde habitavam e, portanto, estao contaminadas. Que façam bom proveito a quem as queira comer. Eu nāo. Para quê o risco, ha mais peixe.

      • eu encontrei em alguns peixes de água doce além das imagens das sardinhas também dentro da carne e dentro das bolinhas tem um verme semelhante a uma minhoca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui