13.1 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 24, 2021

Morgan Freeman disse uma frase contra o Dia da Consciência Negra?

- Publicidade -

Será que o ator norte-americano Morgan Freeman disse mesmo uma frase contra o Dia da Consciência Negra? Será que isso é verdade ou farsa?

No dia 20 de novembro de 2017, uma frase atribuída ao ator Morgan Freeman começou a se espalhar através das redes sociais e foi bastante compartilhada em grupos do WhatsApp. O texto colado em uma imagem do ator diz que o mundo deveria se preocupar mais com a consciência humana do que com a consciência negra e que, no dia em que isso acontecer, o racismo desaparecerá!

A frase que teria sido dita por Freeman é essa:

“O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece.”

Será que Morgan Freeman disse isso mesmo?

Frase atribuída ao ator norte-americano Morgan Freeman dá a entender que se não falarmos sobre o racismo ele vai desaparecer! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Muita gente entendeu com isso que se pararmos de falar sobre o racismo ele simplesmente desaparecerá! Mas não foi bem isso que ele disse.

Apesar dessa frase ser compartilhada massivamente em novembro de 2017, encontramos postagens desse mesmo texto datadas de 2014 e de até antes disso… É que a citação ganhou destaque depois que foi compartilhada por figuras públicas brasileiras, dentre elas, a jornalista Glória Maria – em sua conta do Instagram!

https://www.instagram.com/p/BbhLhO9ltDr/

Mas ele disse isso mesmo?

No dia 14 de junho de 2006, uma entrevista do astro de Hollywood Morgan Freeman ao  ao jornalista Mike Wallace, no programa 60 Minutes, foi ao ar pela rede de TV CBS. A frase dita por Freeman foi tirada do contexto e é compartilhada até hoje com sentidos diferentes da ideia original que o ator quis passar.

- Publicidade -

Na entrevista de 2006, o ator havia explicado que o objetivo era acabar com a consciência da raça e parar de colocar rótulos de cores às pessoas. Para Freeman, devemos parar de discriminar racialmente as pessoas e parar de criar raças.

Aqui, um pequeno trecho da entrevista:

Leia o trecho da entrevista que gerou a frase espalhada na web, onde o apresentador pergunta ao ator sobre o que ele acha da Black History Month (o mês da consciência negra, celebrada em anualmente fevereiro nos EUA):

Wallace: Black History Month, o que você acha…
Freeman: Ridicula.
Wallace: por quê?
Freeman: Você vai relegar [toda a] minha história para [apenas] um mês?
Wallace: Ah, vamos?
Freeman: o que você faz com o seu? Qual mês é o mês do histórico branco?
Wallace: [pausa] Bem, eu sou judeu.
Freeman: Ok. Qual mês é o mês da história dos judeus?
Wallace: não há um.
Freeman: Oh, Oh. Por que não? Você quer um?
Wallace: Não.
Freeman: certo. Eu também não. Não quero um Mês da História Negra. A história negra é história americana.
Wallace: Como você vai se livrar do racismo?
Freeman: pare de falar sobre isso.

A seguir, o trecho que foi omitido do texto compartilhado nas redes sociais:

Freeman: Eu vou parar de te chamar de homem branco. E, eu vou pedir que você pare de me chamar de homem negro. Eu conheço você como Mike Wallace e você me conhece como Morgan Freeman. Você não diz: “Bem! Este cara branco chamado Mike Wallace”. Você não diz isso.

(Transcrição traduzida do site Keith Productions.)

Atualização 21/11/2017

Após a publicação desse artigo, nos chegou via e-mail a informação dando conta que a frase atribuída a Morgan Freeman é, na verdade, de autoria de Lou de Oliveira, publicada em 2003. Não temos como comprovar esse dado, mas fica registrado a informação!

Conclusão

Morgan Freeman disse em uma entrevista que não quer que toda a sua história seja relegada a apenas um mês! Ele é contra o mês da História Negra pois acredita que isso é uma forma de racismo e como tal deve ser combatida!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

38 COMENTÁRIOS

  1. Qualquer pessoa que conhece o trabalho de Morgan Freeman, que o ouviu no rádio (Sim, ele também é radialista), sabe que ele tem opiniões bem contrárias as do movimento black, e os chama de vitimistas, pois como ele já disse em várias ocasiões, o racismo começa no momento em que você classifica as pessoas pela cor da pele, não importa se para bajular ou para segregar.

      • Continue tentando, você vai conseguir, ou melhor, já deve ter conseguido enganar vários idiotas, mas o fato é que a frase tem tudo a ver com o que o Morgan Freeman pensa. Só uma curiosidade: você é militante do PT, do PSOL ou do PCdoB? As pessoas já estão percebendo qual é a intenção desses socialista de m…. , eles não conseguem enganar nem os negros. Perdoe-me, Gilmar Lopes, você merece o nariz de Pinóquio.

          • A esquerda normalmente tem discurso bastante divergente a visao de Morgan Freeman a respeito de racismo e politicas de cotas e outras, etc…

          • Sinto dizer à todos vocês que o racismo não está na cor da pele, mas na negritude da alma. Tem muitos negros em cútis negra que se transparecem mais racistas em suas atitudes do que o próprio ” branco” em pele.
            Não digo que não devamos combater essas idéias, mas chega de extremismos de ambos os lados.
            A ” raça” é humana.

        • Pô, cara. Eu também sou contra PT, PSOL e partidos de esquerda, mas vai comentar isto em artigos que tratem sobre este tema. O artigo aqui é sobre racismo e a frase do ator Morgan Freeman (Com a qual eu concordo completamente). Se você quer comentar, comente algo relacionado a matéria, senão quiser, vá em outra matérias que esteja relacionada sobre o que você quer falar.

  2. O mes da História Negra, nos EUA, tem exatamente o mesmo objetivo do Dia da Consciência Negra no Brasil. O de conscientizar a todos do Valor do Negro na História da humanidade. Só um completo pateta não percebe isso.

  3. A frase exata não é essa, mas o sentido não me parece ter mudado muito. Além disso ele confirma sua opinião em diversas outras entrevistas. (então a parte que diz que foi tirada do contexto é um pouco tendenciosa). O que se pode argumentar, é que a frase escrita e sem o vídeo pode dar uma interpretação contra o Dia da Consciencia Negra Brasileiro.

    https://www.youtube.com/watch?v=davarERpJKk
    https://www.youtube.com/watch?v=vDs50IVOmEI
    https://www.youtube.com/watch?v=fcLj2CVC1VU

  4. Não houve descontextualização, pois ele pensa exatamente isso. O que está demonstrado em outros vídeos! E tanto que os movimentos negros extremistas americanos não gostam do Morgan. E, nesse mesmo vídeo, Morgan deixa claro seu ponto de vista, que, independentemente das palavras “ajustadas”, é claramente esse!

  5. Olha, veja bem…, a discussão sobre cultura e custume é muito difício. Todos nós, negros, brancos, outras etinias, nascidos e criados em qualquer canto da América somos produtos de uma única cultura de nome e valor grego romano. Desde muito cedo ouvimos coisas do tipo…, como ela (pessoa branca) é bonita, sua pele e cabelos, nariz e boca perfeitos, que maravilha! A grande midia eletrônica reflete isso o tempo todo. Pessoas, cujo biotipo passam longe desses valores ocidentais, super eleitos no inconsciente coletivo das mentes humanas de toda americana(???) estarão sim, relegadas a segundo plano. É a verdade subjacente…, acreditem! A nossa mente pode ser imóvel.

  6. Somos todos humanos, injustiças aconteceram e ainda acontecerão na história da humanidade, estamos evoluindo engatinhando ,mas fico feliz de ver o quanto evoluímos e não ter nascido em outros tempos,quanto sofrimento, Hebreus,Judeus Negros,Índios…tenho fé que ainda seremos um só povo pronto para amar e servir uns aos outros..

  7. Morgan Freeman pode nao ter falado contra o dia da consciencia negra, nem essa frase divulgada nas redes sociais mas, expressando esta opiniao sobre o mes da historia negra, o que vc acha que ele teria respondido, se tivesse sido perguntado a ele, o que ele acha do dia da consciencia negra?

  8. Mesmo se ele pensa isso, ou aquilo, o que importa???? Ele representa somente a ele mesmo e ao seu pensamento. Ele foi eleito representante de alguém? Que dia foi a eleição? Caraca!
    ]

  9. ESSE E-FARSAS AGORA VIROU UMA FARSA ! O MORGAN DISSE O QUE DISSE, ELE É CONTRA ESSE NEGÓCIO DE FICAR FALANDO EM RACISMO E PONTO FINAL; JÁ O SITE AI TA QUERENDO LACRAR E FAZER VALER O POLITICAMENTE CORRETO.

  10. Isso é uma questão interpretativa, ou seja, interpretar o que Morgan quis passar de mensagem. Eu interpretei na mesma linha das postagens ditas falsas: que quando pararmos de categorizar, de rotular seres humanos em razão da cor da pele, a cor da pele deixará de ter importância, que no fim das contas, é o objetivo dos antirracistas.

  11. Deveriam comprovar farsas, mas vcs deturpam a verdade para que parece que seja fake news…vcs devem perderam a credibilidade…quem controla a verdade de vocês? quem deu esse poder? parem de tentar manipular os fatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui