20.2 C
São Paulo
sábado, novembro 27, 2021

Bolsonaro apresentou projeto que separa sangue doado por homossexuais?

- Publicidade -

É verdadeira a notícia afirmando que o deputado Jair Bolsonaro apresentou um Projeto de Lei para separar o sangue doado por homossexuais dos demais?

A manchete apareceu na web em março de 2015 e logo se espalhou pelas redes sociais. Segundo a reportagem, o deputado pelo PR do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro, apresentou uma proposta à Câmara dos Deputados que visa possibilitar às pessoas que necessitarem de transfusão de sangue escolher se desejam receber apenas sangue doado por heterossexuais.

A justificativa do projeto, de acordo com a manchete, seria a de que homossexuais correm maio risco maior de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

Será que isso é verdade? Existe mesmo esse Projeto de Lei?

Polêmico deputado com Projeto de Lei polêmico! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Polêmico deputado com Projeto de Lei polêmico! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Jair Bolsonaro é um político famoso por sua postura, digamos, controversa a respeito diversos assuntos como a homossexualidade, por exemplo. Sendo acusado de racista, homofóbico, sexista e machista, grande parte de suas declarações à imprensa são polêmicas e beiram ao ridículo em alguns momentos. Seus ideais criaram uma legião de desafetos, bem como também de admiradores (visto que ele foi o deputado mais votado no estado do Rio de Janeiro nas eleições de 2014).

Só que, dentre tantas besteiras proferidas por esse senhor, a ideia do Projeto de Lei nunca passou disso: Apenas mais uma besteira (que nem ele mesmo sabe se saiu de sua boca).

Para começar, é preciso explicar que o boato foi publicado em 2015 no Portal Metrópole, no final do mês de fevereiro. Já mostramos aqui no E-farsas algumas vezes que o Metrópole não se preocupa em verificar a autenticidade das matérias que irá publicar e posta várias notícias falsas como, por exemplo, aquele boato do professor que teria enviado um carta em apoio aos nazistas e recebeu um “não” por ser latino.

Além da falta de credibilidade do portal e apesar da notícia afirmar que o deputado irá apresentar o Projeto de Lei (em breve), basta uma rápida busca na web para descobrirmos que desde 2011 esse rumor já se espalhava na grande rede.

- Publicidade -

A publicação mais antiga que encontramos sobre isso foi feita em julho de 2011 em um blog chamado MixBrasil, voltado para o público GLSBT. Como a notícia não é datada, voltou a ser republicada diversas vezes em muitas outras épocas, como no finado Orkut, por exemplo! Também podemos ver o mesmo texto reaparecendo em 2013, como nesse blog e em vários outros!

Nada encontrado

Para termos certeza que não há nenhum Projeto de Lei que visa a separação o sangue doado por homossexuais, fizemos também uma busca no site da Câmara dos Deputados e não encontramos nenhuma linha referente a essa ideia entre os 765 projetos enviados pelo deputado Jair Bolsonaro.

Também não encontramos em nenhum dos discursos feitos pelo deputado na Câmara nada a respeito de doação de sangue!

Em seu site, o deputado também não faz nenhuma afirmação a respeito.

Em entrevista ao jornal carioca O Dia, Bolsonaro disse não se recordar de ter feito tais afirmações, mas garantiu ser favorável à ideia.

Conclusão

A notícia é falsa e circula desde 2011! Jair Bolsonaro, apesar de ser favorável à ideia, não enviou nenhum Projeto de Lei à Câmara dos Deputados a respeito da separação do sangue doado por homossexuais!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

54 COMENTÁRIOS

  1. Em parte fico feliz que não é um projeto de lei; no entanto, ainda é uma lástima que alguém como ele tendo a quantidade de apoiadores que tem, em pleno séc. XXI, apoiar algo do tipo.
    É de uma natureza tirana e despótica sem tamanho. Fere os direitos humanos e as liberdades alheias… Realmente triste e detestável, ao mesmo tempo.

  2. Não tem nenhum projeto de lei que separa o sangue doado pelos crentelhos como esse senhor? Eu não gostaria de ser contaminado com nada que vem disso aí, não.

    • A especialidade de certos ateus é só arrancar sangue de humanos, como os milhões mortos pelos comunistas e os escragavistas que se baseavam no racismo darwinista e seus “macacos antropomorfos”.

        • Está falando de Hitler, aquele socialista darwinista do qual nenhuma biografia aponta nenhum tipo de prática religiosa a não ser reuniões em um grupo neo-pagão chamado Thule do qual ele nunca pertenceu formalmente? Aquele que debochava em particular das crenças malucas de Himmler? Aquele que era leitor de Niestche e que tentou implementar o ideário do Übermensch? Aquele mesmo que disse que “o cristianismo é uma invenção de cérebros doentes”? Aquele cuja SS não recrutava lituanos porque eles eram católicos?

          Se for ele, saiba que ele ajudou muito a seus aliados ateus Stálin e Mussolini. Por sinal, estou falando dos milhões que os ateus socialistas em geral mataram.

        • Desde quando Hitler era cristão? Hitler era gnóstico, materialista e esotérico.

          O fato dele fingir-se de cristão, não faz ele cristão. Do mesmo modo que Marx fingir-se de ateu, não o fez ateu.

      • Isso voce viu aonde???? voce sabe quais sao os paises mais ateus do mundo???Suecia tem 85% de ateus , Vietina 81%,dinamarca 80%, Noruega 72%, Japao 65%, Finlandia 60%, França 54%. Agora me responda esses paises sao extremamente violentos????? Pesquise sobre violencia no mundo e veja se os paises com maioria ateias ou maioria cristas, veja quais sao mais violentos. Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-pais-com-mais-ateus-no-mundo. Estou no aguardo de sua fonte.

  3. Que mania de relacionar ateísmo com comunismo. Sou ateu, secularista, humanista e totalmente contra ditaduras. Sequer compactuo com os ideais de esquerda. Leia um pouco de história e procure saber o real motivo de comunistas e até mesmo ditadores de direita perseguirem algumas religiões ou pactuarem com uma delas para perseguir as demais. Não misture o fato de alguém não crer Deus com objetivos políticos.

    • Todo socialista/comunista é ateu mas nem todo ateu é socialista/comunista. É uma questão simples e fácil de separar.

      O problema maior é a intolerância esquerdista adotada por muitos, que cria uma luta de classes entre o grupo “bonzinho x mauzinho”. Daí vem os “ateus livres x obscurantistas religiosos”, “tucanos x petistas”, “crentes evangélicos x católicos idólatras” etc. etc.. Nisso, a intolerância ultrapassa o indivíduo e torna-se justificda por uma causa; o ápice dessa barbárie é o bolchevismo, uma das correntes oriundas do jacobinismo francês.

      Quando se chega ao cúmulo da falsificação histórica, aí já ultrapassamos a intolerância e passamos ao fanatismmo, como citado pelo sujeito acima que “Hitler era cristão”. Daí para frente é a trollagem explícita pois não há mais nenhuma racionalidade e a expressão física disso são os black blocs ou os terroristas em geral.

      • Nem todo comunista é ateu!Não é simples nada. E sobre a luta de classes, é até engraçado atribuírem isso à esquerda. Todo debate com pessoas de direita que entro, a maioria parte para ofensas pessoais e tentam me fazer passar como vilão da história Dias desses aconteceu isso, quando debatia a questão da maioridade. Ninguém me refutou, só partiram para ofensas. Essa mania de bem ou mal, é típico da direita, não esquerda.Sobre Hitler: http://ceticismo.net/religiao/grandes-mentiras-religiosas/hitler-era-ateu/

        • Um socialista/comunista de verdade é materialista e evolucionista/racista, bases das leis pseudo-científicas de Engels.

          “É preciso combater a religião: eis o ABC do comunismo.” (Lênin)

      • Falso! Alias, dava uma boa matéria para o site, hahaha. Apesar de a maioria dos comunistas terem sido ateus, muitos não eram, e hoje me dia muitos não são.

        Além disso existem muitos “comunismos” diferentes. Para algumas das vertentes que se tornaram, por um motivo ou outro, mais importantes, o ateísmo é bem vindo. Mas em outras vertentes não, ou a questão religiosa é desimportante. Acima da religião em si, o comunista lutava/luta contra a exploração religiosa que alguns clérigos mal intencionados realizam. Uma exploração que poderia ter cunho economico, inclusive, e/ou poderia servir ao interesse das classes dominantes.

    • Pois é, muito irritante isso. Comunistas não mataram em nome do ateísmo. Na verdade, matavam todos que se mostravam como um obstáculo na busca pelo poder. Matavam inclusive outros comunistas.

      • Ateísmo é não acreditar em divindade/Metafísica, por altos. Socialistas/comunistas são materialistas, uma doutrina a qual uma das principais premissas é o ateísmo.

        A questão é que o materialismo é amoral. Se para um cristão ou budista o assassinato é um ato altamente reprovável, para um materialista (não um ateu apenas) isso não é uma verdade absoluta, mas depende das circunstâncias.

        • Cara, conheço vários comunistas que acreditam em deus.Não se esqueça que muitas vezes as pessoas interpretam as religiões ao seu modo. Socialismo é um modo de ver a economia, principalmente. A ideia de um estado forte, que domina a economia, que vai decidir valores, etc.Além disso, cristãos não são contra assassinatos. Tanto que, por exemplo, nos Estado Unidos tem pena de morte. A maioria lá é religiosa. Aqui no Brasil, também de maioria cristã, o povo comemora quando pessoas morrem. Adoram dizer ”bandido bom é bandido morto”, etc. Sem falar que são os que mais lotam as cadeias. E assassinato para cristãos também é relativo, caso contrário não seriam cristãos. Ou esquecesse que o deus cristão, segunda a bíblia, já matou e mandou matar? Se cristãos ignoram isso, não estão relativizando?

          • O socialismo é muito mais do que uma teoria econômica cheia de falhas, mas como os próprios Marx e Engels disseram, pretendia ser uma “ciência” e repudia a Filosofia. Como você mesmo citou, muitas pessoas fazem uma confusão tão grande que nem podem ser consideradas socialistas, comunistas ou cristãs.

            A pena de morte não é estranha ao Cristianismo e tem por função a defesa da sociedade, tanto que foi diversas vezes usada em sociedades cristãs; se a pena é aplicada de forma justa ou não é outra história. Algo muito diferente dos assassinatos indiscriminados de prisioneiros perpetrados por Pol Pot ou conflitos étnicos como se veem na África.

            A religiosidade de um povo serve como parâmetro moral impessoal, um código de conduta que é respeitado em maior ou menor grau. Os regimes socialistas, como bolchevismo e nazismo, ao forçarem o remodelamento da sociedade, fatalmente perpetrarão homicídios porque o ser humano não pode ser preso e tratado como gado. Não só nos regimes materialistas que abolem a religiosidade (União Soviética, Cuba, Terror francês etc.) como as teocracias (império inglês, Japão imperial, talibãs, estado islâmico etc.) onde o poder estatal se funde com a autoridade religiosa, o código de conduta se resume à vontade do governante, de onde temos a infeliz fórmula da tirania.

            Resumindo, regimes materialistas ou teocracias deixam o povo à mercê dos governantes. Isso explica a violência desse tipo de regime.

  4. “deputado pelo PR do Rio de Janeiro”

    Só uma correção: ele é deputado pelo PP do Rio de Janeiro, o famoso Partido da Propina, quer dizer, Partido Progressista.

  5. Que tal separar também o sangue de gente como ele nos bancos de sangue…sei lá…não há provas que a estupidez e a bichice enrustida dele não sejam contagiosas…

  6. O site família Bolsonaro não pertence a eles? Pq essa informação está lá
    familiabolsonaro.blogspot.in/2012/03/daos-comprovam-que-bolsonaro-tem-razao.html?m=1

    • O blog não é oficial do Bolsonaro. Além disso, podemos perceber que o artigo publicado lá é apenas mais uma cópia de tantos outros que se espelharam por aí. Tanto é que, se ele tivesse apresentado mesmo esse projeto de lei poderíamos encontra-lo no site da câmara.

    • Qual o problema? O E-farsas trata de todo tipo de boato. Se está na web, vamos correr atrás…
      Procuro mesclar os assuntos e tentar não falar somente de uma coisa por dias seguidos. Se falei de política hoje é bem capaz que tratarei de outros assuntos amanhã. E é claro também que, em determinadas ocasiões, é impossível fugir de certos assuntos como, por exemplo, em época de eleições, é difícil não publicar algo relacionado à política. Na Copa, não tinha um dia em que não falamos sobre futebol e por aí vai.
      Infelizmente, continuaremos tratando de todos os assunto, incluindo aí na lista a política.

      • O problema é o site que desvenda boatos ficar dando opinião, você deixou bem claro que não concorda com as ideias do Bolsonaro, eu e outro fulano que comenta aqui é normal, mas o dono do site?

        • Por que não posso dar a minha opinião? Aqui nos comentários sou leitor do site igual a você!
          Não lembro de ter dito no artigo que sou a favor ou contra as ideias do Bolsonaro, apenas disse que algumas das declarações homofóbicas e racistas do nobre deputado beiram ao ridículo em alguns momentos. Apesar da homofobia não ser crime, o racismo é e quem pratica crimes deveria responder por eles. Não posso compactuar com quem pratica crimes, você pode?

          • Aqui e na matéria né, homofobia o que seria, medo de gays?? Fobia é medo, não?
            Eu só acho que você deveria se limitar em desvendar os boatos, que é a proposta do site, e que há anos funcionou e que eu sempre fui frequentador e gostava.
            Você está sendo parcial em várias matérias, envolvendo religião, política etc, a sua opinião é sua e não deve ser posta como uma verdade.
            Não leve a mal!

          • Imagina! Esse espaço nos comentários serve para isso mesmo, para trocar ideias.
            Agora, não me referia a esse caso em específico (até mesmo porque mostrei no artigo que isso é um boato), mas na vida publica de Bolsonaro.

  7. O problema é que o dono do site que desvenda boatos está dando opinião nos assuntos, aqui por exemplo, você deixou bem claro que não concorda com as ideias do bolsonaro.. Eu e outros fulanos dar opinião é uma coisa, o dono do site é outra. Entendeu?
    E o que aconteceu com os comentários do facebook??

  8. Um amigo que trabalha no hemocentro de um hospital afirma o seguinte, mesmo que o assunto seja polemico, a verdade é que se na triagem para doação você preencher o formulário afirmando que é homossexual, sua doação terá grandes chances de ser descartada.

  9. Tem nada que dizer não com derrapadas ou não e o cara mais corajoso do plenário,e em grandes situações ele tem razão no que diz e se comete gafes e normal ele não e perfeito. simplificando eu e a grande maioria apóia sim pois e um defensor da família e dos bons costumes, bem diferente do senhor willis que faz de tudo pra se aparecer.

  10. Quem inventou a farsa devem ser os inimigos dele que a todo custo tentam desqualifica-lo, e derrubá-lo. Se nota muito por certos comentarios aqui de gente que no minimo deve votar na esquerda cheia de ”gente do bem” que defende ditaduras comunistas e de esquerda.

  11. Independente do projeto de lei, quem doa sangue passa por uma triagem, e neste questionário há perguntas como “Já teve relação sexual homoafetiva?”, “Se mulher, já fez sexo com homem que fez sexo com outros homens?”, “Teve mais de 1 parceiro(a) sexual no último semestre?”, entre outras que não lembro agora.
    Essas questões, sendo positivas, limitam a possibilidade de uso deste sangue. Não por aversão, mas porque para o setor de Saúde, e para o paciente que possa vir a receber, este doador se encontra em um grupo de risco.

  12. Eu gostava desse e seguia o canal no YouTube.. Depois dessa verdade e mentira retrata contra o bolsonaro não irei mais acompanhar. #Bolsonaro2018

  13. Nossa! Que decepção. Sempre usei esse site como referência, as vejo que é tendencioso. Mesmo dizendo que e uma farsa fica fazendo alusão a uma possibilidade. Vergonhoso. Pode ter certeza que nunca mais acesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui