Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Bolsonaro decretou estado de emergência antes do Carnaval, mas os governadores ignoraram?

Conspirações

Bolsonaro decretou estado de emergência antes do Carnaval, mas os governadores ignoraram?

Bolsonaro decretou estado de emergência antes do Carnaval, mas os governadores ignoraram?

É verdade que o presidente Jair Bolsonaro decretou estado de emergência no Brasil 18 dias antes do Carnaval, mas governadores ignoraram a Lei?

A postagem surgiu nas redes sociais e em diversos grupos do WhatsApp na segunda semana de abril de 2020. Em cima de uma foto do presidente Jair Bolsonaro, uma denúncia aponta que os governadores, que deveriam ter cancelado o Carnaval, não o fizeram mesmo após decreto de Estado de Emergência assinado 18 dias antes por Bolsonaro.

O texto afirma que o presidente havia decretado Estado de Emergência no Brasil, em virtude do surto de coronavírus, no dia 03 de fevereiro de 2020, mas que os governadores ignoraram as ordens federais e prosseguiram com as comemorações de carnaval. 

Com isso, o texto acusa os governadores de serem os verdadeiros responsáveis pela disseminação do coronavírus no Brasil, através das aglomerações no Carnaval!

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto que circula pelas redes sociais: “Quem é o irresponsável? Bolsonaro decretou estado de emergência dia 03/02/2020 – 18 dias antes do carnaval – Mesmo assim os governadores assumiram o risco e não cancelaram o carnaval!” (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

O texto disseminado na segunda semana de abril de 2020 apresenta um dado real, mas induz o leitor ao erro ao insinuar que os governadores teriam descumprido a lei, o que não aconteceu!

É verdade que o presidente Jair Bolsonaro decretou estado de emergência em saúde pública no dia 04 de fevereiro de 2020, mas se tratava de uma portaria que visava cuidados para prevenir a chegada do novo coronavírus no Brasil.

A portaria, publicada no Diário Oficial da União no dia 04 de fevereiro de 2020, é assinada pelo Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e permitia à Secretaria de Vigilância em Saúde a contratação temporária de profissionais de saúde, além da aquisição de equipamentos e a contratação de serviços.

Em resumo, a portaria determina que o Ministério da Saúde:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

  • passe a coordenar a ESPIN (Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional);
  • realize contratação emergencial sem licitação;
  • possa convocar a FN-SUS (Força Nacional do Sistema Único de Saúde) para execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas;
  • requisitar bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, assegurando posterior indenização;
  • contratar, em conjunto com Ministério da Economia, profissionais de saúde por tempo determinado;

Não há nenhuma menção, nessa portaria, a respeito de quarentena ou o chamado isolamento social. Portanto, os governadores não passaram por cima de nenhuma lei, como dá a entender o alerta.

Lei 13.979/2020

No dia 06 de fevereiro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro assinou a Lei 13.979, que prevê quarentena, mas é específico em usar esse método de isolamento entre os viajantes que chegarem ao país com suspeitas de infecção. A quarentena, na lei, é usada para separar as pessoas contaminadas das não infectadas e é aplicada também às bagagens, meios de transporte, correspondência etc.

O texto aprovado pelo Congresso Nacional define quarentena como:

“Restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes ou de bagagens, contêineres, animais, meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação, de maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus.”

Como já mostramos aqui e aqui também, a responsabilidade pelo Carnaval é das prefeituras e não do Governo Federal e/ou Estadual. Ainda assim, como na ocasião ainda não havia nada que proibisse as festas de Carnaval, o evento transcorreu em todo o Brasil.

Carnaval e o coronavírus

Nesse artigo publicado no dia 05 de fevereiro de 2020 na BBC Brasil, vários especialistas explicam que, apesar da aglomeração de pessoas num espaço restrito criar condições ideais para o alastramento de doenças, nada justificava (na ocasião) o cancelamento do Carnaval! Em resposta à BBC News Brasil, os infectologistas entrevistados afirmaram que era preciso, sim, ficar atento ao avanço da doença, pois ainda não havia nenhum caso registrado no país, mas a festividade sempre traz muito turista.

Lembrando que o Carnaval começou no dia 21 de fevereiro de 2020 e o primeiro caso confirmado do coronavírus no Brasil foi registrado no dia 25 de fevereiro, em um paciente de 61 anos que havia chegado da Itália de viagem.

Além disso, o próprio ministro da Saúde afirmou que (no caso do surto do coronavírus) era mais preocupante ir para o exterior do que comemorar o Carnaval no Brasil. Em vídeo, o ministro disse: 

“[…] há uma preocupação maior com pessoas que viajam ao exterior e uma possível infecção pelo novo coronavírus em outros países do que com a transmissão da doença causada pelo vírus durante as festas de Carnaval realizadas no Brasil.” – Texto extraído do site UOL

Conclusão

O presidente Jair Bolsonaro assinou uma Portaria decretando estado de emergência na área da Saúde, mas não havia nenhuma restrição no que diz respeito às festividades de Carnaval e tampouco de isolamento social! O ministro da Saúde, inclusive, negou que o Carnaval poderia ser um agravante para o surto de coronavírus!

Continue lendo
374 Comentários

374 Comments

  1. Maria

    14 de abril de 2020 em 23:05

    Estou vendo que os Bolsomínions estão querendo livrar o Bolsonaro e culpar Governadores e Prefeitos a qualquer custo. É INÚTIL! Todos nós sabemos que os Governadores e Prefeitos assumiram o PROTAGONISMO no combate ao Covid-19 através de AÇÕES/ATITUDES decretando quarenta à população. Bolsonaro é LETÁRGICO, LENTO, tá sempre ATRASADO só faz mimimis nas Redes Sociais! Até as TARTARUGAS ou as LESMAS são MELHORES do que ele pois, apesar de serem lentas, chegam lá, fazem o que tem que fazer e não reclamam! 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • André Luiz Nascimento

      15 de abril de 2020 em 8:41

      Conclusão, os governadores são hipócritas, já sabiam do risco de disseminação da doença mas prefiram pular carnaval, agora fingem se preocupar com o povo mas estão vendo nessa doença u.a forma de assaltar o Brasil novamente e fazer campanhas partidária.

      • Gilmar Lopes

        15 de abril de 2020 em 8:50

        Conclusão! Você não leu o nosso artigo ou leu e não entendeu!

        • Bruno

          16 de abril de 2020 em 19:11

          Pela sua resposta da pra perceber que a imparcialidade passou longe na hora de escrever o artigo.

          • Gilmar Lopes

            17 de abril de 2020 em 7:07

            O que tem de errado no meu comentário?

          • Ana L Fabeta

            17 de abril de 2020 em 10:35

            Outro que não leu o artigo ou leu e não entendeu, e agora ficou putinho e ofendidinho. Vá chorar na cama, vá.

          • Rei Drogado

            17 de abril de 2020 em 10:59

            “O que tem de errado no meu comentário?”
            Nada, Gilmar. Esse néscio só quer justificar o injustificável, e achou aqui a oportunidade perfeita. Ignore, ele é só um gado pobre de direita defensor de político de estimação.
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Bruno

            17 de abril de 2020 em 11:54

            Eu li o artigo e também entendi que os nossos governantes, apesar de não ser proibido, preferiram não tomar nenhuma medida durante o carnaval. Em nenhuma parte da imagem o texto informa, induz o leitor ao erro ou insinua que os governadores teriam descumprido a lei. Foram, sim, negligentes. Assim sendo, também podemos dizer que: “Conclusão! Você não leu (o texto da imagem) ou leu e não entendeu!

            Achar que o tal homem de 61 anos foi o primeiro caso no Brasil é, no mínimo, ingenuidade em se tratando de infecção predominantemente assintomática.

          • Bruno

            17 de abril de 2020 em 12:38

            Rei Drogado,

            Néscio eu? Releia o seu comentário e veja quem é néscio. Eu estou aqui dialogando, não ataquei ninguém, não fui descortês em nenhum momento. Se você vê algo de ruim no diálogo é melhor rever os seus conceitos. De onde você tirou que eu sou de direita? Eu posso, sim, dizer que você é da esquerda burra. Isso mesmo, esquerda burra porque existe a esquerda inteligente. Quem é da esquerda burra faz o que vocês fez, ignora ou manda, isso mesmo, manda os outros ignorarem e se fecha para opiniões que vão contra as suas.

          • Jansen Sato

            17 de abril de 2020 em 13:28

            Néscio, leia a conclusão novamente, que resume o que está no texto: “O presidente Jair Bolsonaro assinou uma Portaria decretando estado de emergência na área da Saúde, mas não havia nenhuma restrição no que diz respeito às festividades de Carnaval e tampouco de isolamento social! O ministro da Saúde, inclusive, negou que o Carnaval poderia ser um agravante para o surto de coronavírus!“”
            E outra, com Carnaval ou sem Carnaval, o contágio ocorreria. Ou você acha que tem Carnaval em NY ou em qualquer outro país como Espanha ou Itália ou China, que soferam com dezenas de milhares de mortes? Querer culpar o Carnaval pelo contágio do Corona no Brasil é muita desonestidade intelectual e cherry picking.

          • Bruno

            19 de abril de 2020 em 12:16

            Jansen Sato,
            Você acha que eu vou perder tempo com quem nem se deu ao trabalho de ler e interpretar a lei criada pelo chefe do executivo.

          • Bruno

            19 de abril de 2020 em 12:32

            Jansen Sato, meu caro parvo apedeuto, complementando, o Bolsonaro não assinou uma portaria. Quem assinou a portaria foi o Mandetta.

          • Paulo Roberto

            20 de abril de 2020 em 3:03

            Todo governante de todas as esferas do poder é cercado de informações oriundas de fontes confiáveis de seus serviços de inteligência e com base nessas informações eles são capazes de tomar decisões acertadas ou erradas. Essa doença com certeza já era acompanhada pelos governos de todas as esferas desde novembro 2019, recebemos no fim de ano milhares de turistas estrangeiros oriundos de áreas as quais a doença já era conhecida. Quem consegue parar o carnaval mesmo se essa festa fosse como outrora, livre de movimentar bilhões??? curiosamente até domingo após o carnaval era impensável se falar em covid-19 no Brasil, quem garante que muitas mortes ocorridas em janeiro e fevereiro não foram por covid-19 e os sintomas mal se conheciam, quem sabe quantos se contaminaram e disseminaram a doença? perguntas que dificilmente terão respostas.

          • Rei Drogado

            20 de abril de 2020 em 13:14

          • Rinaldo Aparecido dos Santos

            22 de abril de 2020 em 16:44

            Governadores e prefeitos, ambos omissos aos riscos do Covid-19

          • Apontador

            22 de abril de 2020 em 17:11

            Governadores e prefeitos, ambos omissos aos riscos do Covid-19
            Exatamente, junto com o principal e maior omisso de todos, aquele que ainda hoje desdenha da pilha de mortos se formando em seu país, aquele que ao invés de unir a população para combaterem o vírus como uma força uníssona, divide o país e coloca em risco o próprio povo, a quem ele deveria proteger: O PRESIDENTE MIJAIR BOSTONAZI. Ele é o maior omisso da crise que atualmente nos assola. É um bandido, um hipócrita, que nem divulgar o resultado do exame divulgou. Um mentiroso duas caras que combinava uma coisa com o ministro da saúde e depois falava o oposto. Aquele que está preocupado com o próprio umbigo, única e exclusivamente. Aquele que acha que é o único que está certo, no meio de dezenas de outros líderes que na visão míope dele, estão errados. A besta, o anticristo, o “messias” do mal. Seu presidente.

          • Nilton

            30 de abril de 2020 em 23:20

            O eleitor de Bolsonaro é tão burro quanto o seu líder. O Bolsonaro não é médico, mas diz que cloroquina é a cura, e os caras vão lá e morrem tentando provar que um cara que nem político não é está certo. A Zambelli que cuidava da porta de bannheiro na Fiesp diz que estão enterrando caixões sem corpos e o eleitor do Bolsonaro vai cavar o cemitério. Se o Bolsonaro mandar essa gente comer capim, o pior é que essa gente vai lá, come o capim, e diz que tem gosto de rúcula. Não adianta discutir com gente que não tem cérebro, mas está cheia de ódio, de preconceito.

          • Marcos Aurelio

            7 de maio de 2020 em 9:27

            Pra mim esse e-farsas perdeu a credibilidade.

            Mas é claro que se existe um alerta da presidência com relação ao vírus e os Governadores continuaram com a festa do Carnaval, eles são os responsáveis.

            Uma grande irresponsabilidade desses políticos que agora vem dar uma de santo na frente das câmeras!

            Quanto ao e-farsas, realmente foi decepcionante!

          • Daniel Caldas

            12 de maio de 2020 em 15:23

            O Sujeito acreditar que os governadores não sabiam dos riscos do viris é muito inocente ou muito idiota, mas vale tudo pra moer o presidente numa máquina de carne, é sim um fato inquestionável.

          • Paulo

            24 de maio de 2020 em 19:19

            Concordo com vc, nos vários textos que recebi no whats sobre isso, não falam em descumprir a lei, mas sim da preocupação de fazer o decreto naquela data, já era uma urgência…e onde estava a preocupação dos governadores ? Só muito depois ! Site tendencioso !

        • Heriberto

          21 de abril de 2020 em 17:00

          Como todo bonsominio não tem capacidade de ler e interpretar. Não perca seu tempo. São idiotas.

          • Diego Teodoro

            9 de maio de 2020 em 0:16

            Um grande idiota sempre chama os outros de idiotas…kkmk

            a esquerda não consegue mais eleger um presidente e ficam todos se mordendo…kkkk

          • Frederico santos

            13 de maio de 2020 em 1:13

            Impressionante como pessoas com tanta cultura e conhecimento, são capazes de em poucas linhas ofender, proferir injúrias e o que e pior , desrespeitar o próximo , só.ente pq ele não pensa igual. E são essas mesmas pessoas que querem criticar as desigualdades em nosso país.
            O PR e Governadores e prefeitos atuais não estão agindo bem? Sim , sem dúvida. Mas pergunto , de quem e a culpa de nosso sistema de saúde publico não estar a altura de tal crise ? De não poder atender bem a maior parcela de nosso povo? Será que os governos anteriores não são os maiores responsáveis? Pq ninguém cobra deles o de foi parar o dinheiro que deveria ter sido investido em saúde , educação, saneamento basico?
            Estamos um povo dividido, fácil de conquistar, assim como diz a “a arte da guerra” de Sun Tse. Neste , ele diz como tática de dominação de uma tropa inimiga, neste caso o povo brasileiro x políticos sujos, dívida a tropa e derrubem.seus lideres.
            E olha como estamos, esquerda, direita, centrão, meia direita, meia esquerda e por aí vai.
            E hora do povo acordar, o poder e nosso e emana de nós.

          • Aílton Roberto

            17 de maio de 2020 em 5:59

            Ô PREZADO PTRALHA, SE TEM AQUI ALGUÉM QUE NÃO TEM NENHUMA CAPACIDADE DE LER E INTERPRETAR ALGUM TEXTO, HAJA VISTA QUE É UM MARIONETE COMPLETAMENTE ALIENADO, É VOCÊ QUE FINGE QUE O CARNAVAL NÃO FOI UM GRANDE DISSEMINADOR DESSA DOENÇA, ASSIM TAMBÉM, COMO É DE SEU PERFIL FINGIR VERGONHOSAMENTE QUE O PT NÃO FOI O PARTIDO MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DO MUNDO. MAIOR CEGO É O IDIOTA QUE SE NEGA A ENXERGAR….

        • Karena Neugebauer

          22 de abril de 2020 em 13:01

          O E-FARSAS VIROU UMA FARSA, É IMPOSSÍVEL CONTINUAR ACREDITANDO NESSE SITE!

          • Gilmar Lopes

            22 de abril de 2020 em 15:38

            Obrigado por avisar! Fique à vontade para deixar de nos visitar. Abração!

          • Questionador

            22 de abril de 2020 em 17:12

            O E-FARSAS VIROU UMA FARSA
            Por que você acha que é uma farsa? Você tem provas que é uma farsa? Você acha que só porque vai contra seu viés observacional é uma farsa? Você prefere continuar acreditando em fake news e sendo enganada eternamente? Você só confia no zapzap da família?
            É IMPOSSÍVEL CONTINUAR ACREDITANDO NESSE SITE!
            Quem disse que você tem que acreditar nesse site? Você acha que alguém se importa se você acredita ou não nesse site? Quem é você na fila do pão?

          • Boaventura

            1 de maio de 2020 em 14:37

            Concordo! Essa porcaria nem averigua direito uma informação, tem muitas colocações incorretas. Adeus! E vai se fuder Gilmar, seu inútil.

          • Rei DroGado

            2 de maio de 2020 em 18:23

            Concordo!
            Claro que concorda, gados pastam em bando!
            Essa porcaria nem averigua direito uma informação, tem muitas colocações incorretas.
            Dizer que algo é incorreto sem apresentar argumentos para refutar, é falácia. Você é um imbecil.
            Adeus! E vai se fuder Gilmar, seu inútil.
            Nossa, que fineza. Tinha que ser eleitor do corrupto! “E daí?”
            MUUUUUUUUUUUU

          • Eliane

            3 de maio de 2020 em 11:53

            Verdade!

          • Rei DroGado

            3 de maio de 2020 em 13:08

            Não falei? Mais uma pra manada! Bem-vinda ao pasto, @Eliane3
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • joel

            8 de maio de 2020 em 12:28

            Gado, o miliciano até disse que a pandemia era só uma gripezinha e quer abrir o comércio, esqueceu, anta?

          • Rei drogado é Virgem

            11 de maio de 2020 em 14:30

            Esse Rei Drogado realmente é um imbecil, deve ser um tiozinho virgem kakakakaka

          • Marcos Adriano de Carvalho Marcello

            13 de maio de 2020 em 13:01

            Porém, como tem imbecilóides que dão ibope para esse sitezinho….

        • Fernando Ortega

          23 de abril de 2020 em 17:47

          Conclusão. O efarsas é mais uma mídia manipuladora e corrupta.

          • Rei DroGado

            24 de abril de 2020 em 14:25

            ERROU! A conclusão é que você é um analfabeto funcional que não entendeu nada do texto. E claramente é um gadolino de estimação, que votou num “mito” com a promessa do fim da corrupção mas foi enganado, o cara é tão corrupto quanto os demais! Pelo menos o PT não tentou usar o ministro da justiça para atrapalhar as investigações da PF! AHAHHAHA Votou num corrupto! Votou num bandido!
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Roberto Carlos Klock

            28 de abril de 2020 em 8:57

            Se o Presidente tem ou não razão não sei.
            Mas se foi alertado mesmo que não seja um decreto, minha opinião é que os Governadores deveriam ter tido o bom senso de ter cancelado o Carnaval ou teremfeito uma triagem bem rígida sobre os turistas vindo de outros países.
            Principalmente de onde tinha maior foco da doença.
            Com isso eles esteriam assumido o risco sim ,quer queira quer não.

          • Fact Checker

            28 de abril de 2020 em 11:36

            Se o Presidente tem ou não razão não sei.
            Não tem.
            Mas se foi alertado mesmo que não seja um decreto, minha opinião é que os Governadores deveriam ter tido o bom senso de ter cancelado o Carnaval ou teremfeito uma triagem bem rígida sobre os turistas vindo de outros países.
            E os países que não têm Carnaval e o vírus se espalhou, matando mais de 1000 por dia? E a economia, que sofreria mais ainda com o cancelamento do Carnaval?
            Principalmente de onde tinha maior foco da doença.
            E onde era?
            Com isso eles esteriam assumido o risco sim ,quer queira quer não.
            A população está assumindo o risco ao desrespeitar o isolamento.

          • Gilmar Lopes

            28 de abril de 2020 em 11:56

            Curiosamente, a campanha criada pelo Governo Federal a respeito do coronavírus era justamente contra o isolamento. A campanha (que custou 5 milhões sem licitação) foi retirada do ar por decisão da Justiça!
            https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/03/28/coronavirus-justica-suspende-campanha-do-governo-contra-isolamento-social.htm

          • LUIZ CUNHA

            2 de maio de 2020 em 20:02

            Seu artigo é totalmente tendencioso. Toda a imprensa já informava sobre a pandemia em vários países antes do Carnaval. Esses governadores e prefeitos agora tão empenhados no isolamento social ignoraram a presença de pessoas de vários países na festa da pegação geral.

          • Eliane

            3 de maio de 2020 em 11:54

            Isso mesmo. E-farsas e uma farsa, enganosa e manipuladora.

          • Rei DroGado

            3 de maio de 2020 em 13:00

            Seu artigo é totalmente tendencioso.
            Seu comentário é totalmente imbecil.
            Toda a imprensa já informava sobre a pandemia em vários países antes do Carnaval.
            Inclusive em países que não tem Carnaval, e estão batendo recordes de infectados. E aí?
            Esses governadores e prefeitos agora tão empenhados no isolamento social ignoraram a presença de pessoas de vários países na festa da pegação geral.
            E ainda assim:
            1) Não há evidências que o Carnaval tenha ajudado a espalhar o vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
            2) Graças aos governos e prefeitos não estamos tendo uma curva mais acentuada;
            3) Seu MITOmaníaco ainda acha que é uma gripezinha. “E daí?”
            4) Pare de defender político, é feio.
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Renata

            4 de maio de 2020 em 0:23

            E o senhor Gilmar em nenhum momento questiona o senhor Rei Drogado por suas grosseiras respostas de quem não tem o mínimo de civilização. Ah, deve ser porque ele está defendendo seu ponto de vista. Eu sempre confiei e confio no e-farsas para me ajudar a esclarecer informações. Mas desta vez realmente, esclareceu corretamente, mas percebo aqui nos comentários que tomou partido e não está sabendo respeitar seu público corretamente. Lamento, mas continuarei buscando sempre a verdade, aqui é onde mais possa me esclarecer, para não cair no mesmo erro destes que ainda acreditam em contos de fadas, onde tem o vilão e o mocinho. As coisas não são assim… colocarei na balança os erros e acertos dos governantes, mas tenho certeza que também cometerei erros no caminho.

          • Francine

            6 de maio de 2020 em 17:20

            Quanto ódio!
            Votei no Bolsonáro, mas nem por por isso vou acreditar em tudo o que leio, ainda mais sem referências. Agradeço o excelente trabalho do site e-farsas.
            Às vezes sinto que esquerdistas soltam mensagens destas só para o povão cair de burro. É tanta corrente e notícia infundada que temos de pesquisar tudo, ver se tem referência, pois o que vale é ter ‘likes’. Seja direita, seja centro, seja direita, em vez de criar história, vai ler um livro, e que não seja de faz-de-conta.
            Um abraço.

          • Diego Teodoro

            9 de maio de 2020 em 0:23

            Muita verdade…
            mas o Brasil acordou não fica oculto por muito tempo não. Vai ser boicitado igual a Globo lixo.

        • Carla

          26 de abril de 2020 em 9:56

          Quem tinha carta branca Mandetta e assim fez ou seja nada🙄

          • Rei DroGado

            26 de abril de 2020 em 12:24

            Por pior que fosse, Mandetta ainda fez MUITO mais do que o Corruptonaro. Melhor JAIR se arrependendo de ter votado num BANDIDO, bovina!
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

        • Tony Cruz

          30 de abril de 2020 em 21:14

          Passou um pano bonito hein…
          Parabéns

          • Questionador

            2 de maio de 2020 em 18:17

            Passou um pano bonito hein…
            Por que passou pano? Pra quem? De onde tirou essa ideia? Quais seus argumentos? Por que você acha que está certo?
            Parabéns
            Sabia que sarcasmo é a arma dos sem argumentos?

        • Demétrio dos Santos Moreira

          30 de abril de 2020 em 22:29

          Mentira. O primeiro caso de Covid-19 foi um Senhor que chegou da Itália no dia 21. E ele foi testado dia 25 com a doença. Ou seja, ele saiu na época do carnaval. simples.assim.

          • Doutor Nozelo

            2 de maio de 2020 em 18:21

            Com você sabe que ele saiu na época do Carnaval? Você mora com ele? Todas as pessoas que tiveram contato com ele foram testadas, e duas estavam contaminadas, pegaram durante um jantar com ele. Nenhuma outra.

          • Diego Teodoro

            9 de maio de 2020 em 0:34

            Muita verdade…
            mas o Brasil acordou não fica oculto por muito tempo não. Vai ser boicitado igual a Globo lixo.

        • MONICA CRISTINA ROCHA PEREIRA

          30 de abril de 2020 em 23:41

          Mas rapaz, como é que ele vai ler??? Tem muita coisa escrita!

        • PATRICIA RODRIGUES BARBOSA

          1 de maio de 2020 em 0:47

          Quem não entendeu o q escreveu foi vc mesmo. Tem q ser completamente alienado pra compreender o q significa estado de emergência. E principalmente, q mesmo com esse decreto, os governadores mantiveram o carnaval e agora até mandam prender quem está sentado em praça.
          A distorção dos fatos por parte deles só perde pra sua cara de pau de negar o óbvio.

          • Rei DroGado

            2 de maio de 2020 em 18:24

            1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
            2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
            3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
            4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
            5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
            PARE DE DEFENDER CORRUPTO, GADO MALDITO! JÁ FEZ MERDA AO ELEGER ESSE ESTRUME, E AINDA PASSA PANO PRA CORRUPTO!
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Josenildo Rodrigues Bezerra Filho

            26 de maio de 2020 em 20:45

            É muita desfaçatez do E-Farsas farsa

        • Kenedi correa

          2 de maio de 2020 em 15:23

          Eu sempre desconfiei , agora tenho certeza , a farsa, é uma farsa .Concordo , a imparcialidade , passa longe daqui.

          • Questionador

            3 de maio de 2020 em 13:02

            Eu sempre desconfiei
            Sempre? Desde quando? E quem se importa com sua desconfiança?
            agora tenho certeza
            Como tem certeza? Quais as evidências que se baseia para afirmar?
            a farsa, é uma farsa .
            A farsa é uma farsa? Se a farsa é uma farsa, logo a farsa também é uma farsa?
            Concordo , a imparcialidade , passa longe daqui.
            Como pode ter tanta certeza? Desde quando você concordar com algo torna esse algo real? Quem se importa com você ou com o que você concorda?

          • Diego Teodoro

            9 de maio de 2020 em 0:36

            Concordo!!!

        • LUIZ CUNHA

          2 de maio de 2020 em 20:01

          Seu artigo é totalmente tendencioso. Toda a imprensa já informava sobre a pandemia em vários países antes do Carnaval. Esses governadores e prefeitos agora tão empenhados no isolamento social ignoraram a presença de pessoas de vários países na festa da pegação geral.

        • Jussara

          3 de maio de 2020 em 14:32

          Só leu o título, Gilmar Lopes!Existem pessoas que não sabem diferenciar ponto de exclamação e interrogação! Seu texto é claro e bem explicado. Tem pessoas que só leem o que elas querem entender! Sustentar a boçalidade.

          • Francine

            6 de maio de 2020 em 17:33

            Melhor site. Tenho como referência.
            Creio que deve ter alguns que pularam carnaval e ficam falando coisas. Fora isso, votei no Bolsonaro e a reportagem está correta. E nosso país é exemplo no combate ao coronavírus, e deixa a política de lado e lembra de cada um fazer sua parte.

          • Diego Teodoro

            9 de maio de 2020 em 0:45

            Não é o fato de o texto ser bem explicado que vai concluir que ele é verdadeiro, vocês gostam de ofender as pessoas e querem falar que se preocupam com a sociedade e tudo mais, a verdade é que vocês só se preocupam com o bolso de vocês, com o bolsonario no poder fica dificil ter as bocadinhas que rola no meio da politica né?

        • Nancy

          4 de maio de 2020 em 17:41

          Entendemos sim! Mas já havia 26 casais suspeitos de corona vírus! Então vc acha que milhões de brasileiros, inclusive estrangeiros na época de corona pelo mundo estava tudo bem, não é mesmo? Se o governo decretou estado emergência, na saúde, Não tinha que ter carnaval, já que o governo decretou estado de emergência na saúde!

        • Rose Carneiro

          5 de maio de 2020 em 14:35

          • Gilmar Lopes

            5 de maio de 2020 em 14:54

            Uma reportagem não invalida a outra, mas fique à vontade para acreditar em que você quiser!

          • Francine

            6 de maio de 2020 em 17:36

            Vc acredita na globolixo é?

        • Antonio Carlos Oliveira

          8 de maio de 2020 em 6:52

          Vocês são patéticos e rídiculos.

          • Gilmar Lopes

            8 de maio de 2020 em 8:08

            Por favor, explique melhor seu comentário!

        • Wesley melo

          10 de maio de 2020 em 22:46

          Conclusão… Só um idiota não quer ver o que está na cara. Veja os estados que receberam turistas para o carnaval e veja as estatísticas de hoje da infestações no país.

        • Texugo Acéfalo

          13 de maio de 2020 em 9:07

          Nunca vi bolsonarista saber ler e interpretar oq leu!

        • Emmanuel Conde Silva

          17 de maio de 2020 em 18:00

          Ler seu artigo é dificil , pois simplesmene fez um contorcionismo para falar que o decreto que houve não decretava nada! Complicado.

          • Gilmar Lopes

            18 de maio de 2020 em 8:12

            Obrigado pela crítica! Outros sites também fizeram pesquisa semelhante. Procura no Google, por favor. Abração!

        • Carlos Padilha

          18 de maio de 2020 em 12:53

          O artigo pubkicado tem a i tenção clara de distorcer a historia, como a esquerda sempre fez. Os fatos não mudarão por que vices querem. A pandemia ja estava no mundo todo. Ja havia alertas da OMS e do Min. Da Saude. O Carnaval, deveria ter sido cancelado sim. Por mais que voces queiram distorcer, a verdade sempre vai aparecer. Com vidas não se brinca.

          • Gilmar Lopes

            18 de maio de 2020 em 14:11

            Vamos supor que você esteja correto. O que o presidente está fazendo HOJE pra conter a epidemia?

        • Jesiel Simões

          20 de maio de 2020 em 1:06

          Conclusão.Vocês mesmo citam que em 06 de Fevereiro foi assinada uma lei, que entre outras coisas alertava e dizia sim para s autoridades locais tomarem providências aos que chegariam de fora do Brasil. IGNORARAM e só o fizeram após o carnaval. Por o que estou vendo, vocês estão dizendo que o Presidente deveria ter decretado o cancelamento do carnaval e não o fez????

        • wILSON

          21 de maio de 2020 em 15:37

          Agora com o relato da FIOCRUZ que o virus já estava no Brasil antes mesmo do carnaval vc não teve a honradez de mudar o texto !!!É MUITO CANALHA MESMO !!!!!!!!!!!!

          • Gilmar Lopes

            21 de maio de 2020 em 16:45

            Só vou utilizar nesse caso dados oficiais do Ministério da Saúde

        • Berenice

          22 de maio de 2020 em 9:52

          O artigo está claro.

      • Tulio

        15 de abril de 2020 em 10:18

        A mão do berrante chega a tremer!

        • Jansen Sato

          20 de abril de 2020 em 13:17

          “Você acha que eu vou perder tempo com quem nem se deu ao trabalho de ler e interpretar a lei criada pelo chefe do executivo.”
          Não só perdeu tempo como voltou várias vezes pra responder, perdendo mais tempo ainda. Quanta incoerência! AHAHHAHAHA

      • Maria

        15 de abril de 2020 em 11:02

        @André Luiz Nascimento , além de não lerem ou não entenderem a matéria do e-Farsas, acho que vocês Bolsomínios se “ESQUECERAM” de tudo o que o Bolsonaro disse a respeito do Covid-19 até agora (link abaixo), especialmente na insistência na “tese” RIDÍCULA de vocês de que é só uma “gripezinha” ou “resfriadinho”. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

        https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/03/26/frases-bolsonaro-coronavirus.ghtml

        • Gilda Menezes

          19 de abril de 2020 em 15:12

          • Maria

            21 de abril de 2020 em 3:15

            @Gilda Menezes , ah sim, até o Governador de São Paulo Jorge Dória e o Médico Oncologista Drauzio Varella se enganaram devido à falta de DADOS e/ou EMBASAMENTO TÉCNICO/CIENTÍFICO não época. O grande problema é que o Presidente Bolsonaro acha que o Covid-19 é só uma “gripezinha/resfriadinho” e/ou que é uma “histeria” ATÉ HOJE! 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

          • Maria

            21 de abril de 2020 em 3:17

            @@Gilda Menezes , correção: na época

          • Fabio

            22 de abril de 2020 em 16:43

            Kkkkkkkkkkkkk e-farsas é farsa kkkkk
            Eu já imaginava triste no que se tornou a “mídia” brasileira… Lamentavel

          • Questionador

            22 de abril de 2020 em 17:15

            Kkkkkkkkkkkkk e-farsas é farsa kkkk
            Por que, na sua concepção, o E-Farssas é uma farsa? Pra você, o que ser uma farsa?
            Eu já imaginava triste no que se tornou a “mídia” brasileira… Lamentavel
            Quem te disse que o E-Farsas é mídia? E que é brasileiro? Você acha o Youtube e o Zapzap meios confiáveis de informação? Você gosta de ser manipulado pela extrema direita e pelo Gabinete do Ódio? Você costuma sempre acreditar nas coisas sem evidências? Você gosta de ser gado?

        • Victor von Draxeler

          29 de abril de 2020 em 17:38

          Como saber que os turistas que vieram para o Brasil no carnaval estariam ou não contaminados com o vírus chinês???? Se ele determinou o isolamento, não tivesse o carnaval, pois possivelmente entraram muitos turistas contaminados no país, mas muitos poderiam ser assintomáticos. E como separar essas pessoas??? Simples, não fazendo o carnaval. Mas os ditadores dos estados e municípios preferiam o dinheiro à cuidar do povo. E-farças se tornou mais do mesmo!!! Uma mídia desinformativa e alcoviteira.

          • Rei DroGado

            29 de abril de 2020 em 18:06

            1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
            2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
            3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
            4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
            5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
            PARE DE DEFENDER CORRUPTO, GADO MALDITO! JÁ FEZ MERDA AO ELEGER ESSE ESTRUME, E AINDA PASSA PANO PRA CORRUPTO!
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • E daí?

            29 de abril de 2020 em 18:06

            E daí?

          • MARCELO HENRIQUE BARBOSA FARIAS

            1 de maio de 2020 em 20:19

            Vamos ser mais direto, a usina de Angra deu problema e liberou radiação em volta, o governo diz que estamos em situação de emergência, mas como o governo não escreveu a frase “saiam da cidade”, o pessoal continua fazendo tudo normalmente.

          • Cher Nobyl

            2 de maio de 2020 em 18:26

            O problema é que no caso do bozonazi, ele está falando “FIQUEM NA REGIÃO DA RADIAÇÃO”, ou melhor “CORRAM EM DIREÇÃO À RADIAÇÃO!’

        • Diego Teodoro

          9 de maio de 2020 em 0:52

          Vocês estão equivocados, quando o seu presidente usou o termo “gripizinha” estava ironicando o que o próprio médico apoiador de pedofelo da globo liiiixxxoooo Falou:)

      • Zé Dirceu

        16 de abril de 2020 em 9:52

        André, perfeita sua interpretação!!! Contra fatos, não ha argumentos.

        • Maria

          16 de abril de 2020 em 12:45

          @Zé Dirceu , e quais são os esses “fatos” se o @André não leu ou leu e não entendeu? 😐 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

        • Rei Drogado

          17 de abril de 2020 em 0:06

          Contra mugidos não há argumentos!
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Comunista é merda

            20 de abril de 2020 em 11:31

            Rei Drogado… Pelo nome já se sabe onde prefere estar.

          • Rei Drogado

            20 de abril de 2020 em 13:45

            Sim, enrabando a chifruda da sua progenitora, e botando cornos no seu pai.

        • Fernando Ortega

          23 de abril de 2020 em 17:51

          Perfeito. O e-farsas é uma farsa.

          Precisamos urgentemente acabar com esse tipo de democracia.

          Sites como esse devem ser banidos.

          • Rei DroGado

            24 de abril de 2020 em 14:27

            Perfeito. O e-farsas é uma farsa.
            Só porque o E-Farsas mostrou que a notícia é um boato, uma mentira, uma fake news, eles são uma farsa? A farsa é você, gado enganado pelo “minto”!
            Precisamos urgentemente acabar com esse tipo de democracia.
            Opa, acabar com a democracia é o que seu presidentinho corrupto e bandido está fazendo! É o Maduro do Brasil!
            Sites como esse devem ser banidos.
            Idiotas gados pastadores como você devem ser banidos do planeta! MUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • eliane Maccalli

        17 de abril de 2020 em 9:02

        Eu ouvi o presidente falando numa live que por ele o Carnaval não seria autorizado, este ano. Mas wue se fizesse isso seria massacrado pela imprensa como sempre fazem. Eu ainda vou achar esse video..tenho certeza.

        • Marco Erente

          17 de abril de 2020 em 10:37

          O carnaval foi apenas UM dos vetores de contágio. Adiantaria muito ele “cancelar o carnaval” e continuar negando a gravidade do vírus, como vem fazendo, ou dizer que o “vírus está indo embora” enquanto há uma crescente de casos de morte. Não queira passar pano pra político de estimação, moça. O que você está fazendo é pior do que os petistas faziam. Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço, é isso?

      • Helio

        17 de abril de 2020 em 12:49

        André conclui que houve no minimo omissão dos Srs. Governadores e prefeitos, qualquer coisa distinta disso é agir de má fé, e fazer o papel de advogado do diabo. Pedir um meio termo entre quarentena e empregos é o minimo que se espera de um ser pensante. O Governador de por exemplo SP foi o primeiro a deixar de pagar o que deve para conter o vírus, penalizando os estados mais pobres. Esta quebrando o estado e vendendo para os seus sócios chineses simples assim, essa é a logica, quem defende o puro isolamento é no minimo hipócrita, como jornalistas correndo na orla da praia, ou se amontoando uns sobre os outros, sem nenhuma proteção ou preocupação com os que estão a sua volta, para redigir fofocas na imprensa…

        • Rei Drogado

          20 de abril de 2020 em 13:16

          Outro que acredita em tudo que recebe no ZapZap da família e culpa a mídia por todos os males do mundo (e do desgoverno do Bozonazi, obviamente). Gado adestrado detectado.
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Diego Teodoro

            9 de maio de 2020 em 1:07

            fala ai ba.acao como vai a sua m… de vida?
            ja fumou quantos hoje?
            só fala m….

      • Tomaz Carado

        18 de abril de 2020 em 18:14

        Show, André. Pelo visto, a Mariazinha anda muito desatualizada com questão aos “afanamentos” de alguns Governadores em detrimento próprio. Ela e o resto de amebas de esquerda que por aqui comenta.

        • Rei Drogado

          20 de abril de 2020 em 13:26

          Bom mesmo é a familícia de laranjas, né? Tá certo. Já comeu seu capim hoje, gadolino?

      • marina

        21 de abril de 2020 em 18:26

        FATO!!!

        • Rei DroGado

          22 de abril de 2020 em 11:53

          O único FATO é que vocês, gadolinos pastadores, conseguem passar vergonha diariamente enquanto lambem as patinhas do ORNITOMINTO. Não sabem nem do que estão falando, mas aplaudem seus cascos freneticamente como bons bovinos adestrados.
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • joão brasileiro

        27 de abril de 2020 em 20:39

        exatamente isso meu amigo, mas a praga da ideologia esquerdista se alastrou de tal maneira em nosso país que não temos mais nenhum veículo de comunicação sério! (até entendo a abstinência dos recursos públicos leva a isto);

        • Rei DroGado

          28 de abril de 2020 em 9:29

          Olha só! Um gado desgarrado da manada! Se perdeu e veio parar aqui! Volte lá para o pasto do seu “minto” corrupto, novilho. Ou você ainda acredita que o “defensor da nova política” é inocente? Sabe quem achava político inocente? A esquerda! Tá vendo, você fala mal deles mas é tão adestrado quanto! É a ideologia da burrice!
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Diego Teodoro

            9 de maio de 2020 em 1:09

            você é burro rinrinirririnnniririinnn.

        • Rei DroGado

          28 de abril de 2020 em 9:30

          Olha só! Um gado desgarrado da manada! Se perdeu e veio parar aqui! Volte lá para o pasto do seu “minto” corrupto, novilho. Ou você ainda acredita que o “defensor da nova política” é inocente? Sabe quem achava político inocente? A esquerda! Tá vendo, você fala mal deles mas é tão adestrado quanto! É a ideologia da burrice!
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
          uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

      • Manoel

        30 de abril de 2020 em 11:46

        Pensa num cara tentando distorcer a verdade, aó mi-mi-mi, e no fim ela continuou verdade.

        • Questionador

          30 de abril de 2020 em 16:29

          Pensa num cara tentando distorcer a verdade, aó mi-mi-mi, e no fim ela continuou verdade.
          Quem está tentando distorcer a verdade? Qual a verdade? Quem é você para dizer que é verdade? Quais as evidências que comprovam a verdade? Você também acreditou na mamadeira de piroca?

          • Noelva

            1 de maio de 2020 em 13:46

            O que eu vejo é muita gente perdendo tempo em discussões que não contribuirão em nada!

          • Apontador

            2 de maio de 2020 em 18:30

            E você chegou para engrossar o coro!

        • Diego Teodoro

          9 de maio de 2020 em 1:11

          FATO. Mas eles não aceitam a verdade por isso tentam distorcer…

      • Demétrio dos Santos Moreira

        30 de abril de 2020 em 22:30

        Mentira. O primeiro caso de Covid-19 foi um Senhor que chegou da Itália no dia 21. E ele foi testado dia 25 com a doença. Ou seja, ele saiu na época do carnaval. simples.assim.

      • Daniel Costa

        1 de maio de 2020 em 2:30

        Aqui no Rio pelo prefeito não teria carnaval, quem assumiu patrocinou foi o governo estadual, ele tomou pra si a administração do sambódromo… acho que esquecerem de mencionar isso.

        • Doutor Pedo

          2 de maio de 2020 em 18:32

          Consegue provar pra mim que o Carnaval ajudou a espalhar o vírus? No aguardo das evidências.

      • Najma

        2 de maio de 2020 em 1:07

        Você leu todo o texto, será que tem que desenhar pra vocês!!!

        • Quentin Quarantino

          2 de maio de 2020 em 18:32

          Eles vão esperar virar filme.

      • Eliane

        3 de maio de 2020 em 11:30

        Exatamente!👍👍👍👍

        • Rei DroGado

          3 de maio de 2020 em 13:10

          Exatamente como a @Eliane é mais um gado adestrado no pasto! Deve ser difícil digitar com cascos no lugar de mãos, hein, bovina?
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Edvaldo souza

        3 de maio de 2020 em 11:55

        NAO VENHAM TENTAR TIRAR A CULPA DOS GOVERNADORES.NAO HAVIAM NENHUM CASO NO BRASIL MAS PERMITIRAM QUE TURISTAS DO MUNDO INTEIRO VIESSEM TRAZER O VIRUS PRA JUNTO DE AGLOMERACAO DE MILHOES DE PESSOAS. ELES PREFERIRAM CORRER O RISCO DA CONTAMINACAO DO QUE PERDER A COMEMORACAO.

        • Rei DroGado

          3 de maio de 2020 em 21:35

          Edvaldo, não precisa “gritar”. Se você tivesse argumentos, não precisaria disso. Como os meus:
          1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
          2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
          3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
          4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
          5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • claudio santos

        4 de maio de 2020 em 11:39

        Nao entendeu nada ou nao quis entender

      • Marlene Monteiro Mantovani

        5 de maio de 2020 em 1:57

        Apenas digo que um Presidente de um país grande como Brasil deveria ser uma pessoa mais atenta ao que acontece em outros países. Existe um ditado que diz: “Quando vejo a barba do meu vizinho arder ponho a minha de molho”. Entendeu?

      • Adriana

        7 de maio de 2020 em 15:02

        Tem certeza que vc leu a matéria acima ? Não é possível !!

        • Diego Teodoro

          9 de maio de 2020 em 1:17

          porém a matéria tem fies partidario por isso ela perde a credibilidade. ela deveria ter em algum ponto mencionado que no fundo os governadores omitiram o risco mas só atacou o presidente eleito.

      • Gislaine Cordeiro do Amaral

        9 de maio de 2020 em 14:53

        Hipoceisia mesmo foi os viajantes não cumprirem quarentena e nem os cuidados sanitarios… a doença entrou pelas fronteiras… por qual classse?

      • Alex

        10 de maio de 2020 em 9:31

        E-farsas criando FAKE em dizer que a matéria é mentirosa , então podemos dizer que a UOL e FOLHA também se equivocaram em publicar essa matéria para os seus leitores com o agravante em dizer que saiu no DIÁRIO OFICIAL , LASTIMÁVEL …

        • Gilmar Lopes

          10 de maio de 2020 em 11:05

          A portaria saiu mesmo no Diário Oficial, mas ela não fala nada sobre restrições de aglomerações festivas (como o carnaval, por exemplo).

      • Sandra

        12 de maio de 2020 em 11:51

        Exato!

      • Reinaldo Anti Comuna

        13 de maio de 2020 em 19:01

        Exatamente isso André

      • Edelvais Maria Conde Dos Santos

        13 de maio de 2020 em 20:54

        Ninguém tinha certeza de nada. Mas penso que os sanitaristas , os cientistas tinham a obrigação de “gritar”desde janeiro. Quem tem um conhecimento de History Chanel ou Discovery podia perceber, quem dirá os cientistas. Incompetência de governos de todas as esferas.

      • Marcio vieira Rodrigues

        16 de maio de 2020 em 13:40

        Bolsonaro está corretíssimo .
        Carnaval é competência de governadores e prefeitos .
        Ele fez a sua parte.

      • Marcos

        16 de maio de 2020 em 20:57

        Sim, eu li, mas existem omissões relevantes, como o fato de que os governadores estão tomando medidas independente do governo Federal e o próprio STF entendeu que cabe aos governos locais decidir pelas medidas de isolamento, conforme vemos hoje. Ou seja, os governadores sabiam mas não cá cancelaram o Carnaval, que foi vetor de grande circulação do vírus.

      • Isabel Viso

        18 de maio de 2020 em 0:02

        Exatamente! Eles sabiam, o presidente sabia, mas se fizesse alguma coisa contra, TODOS cairiam em cima dele de pau, como sempre!Agora o e-farsas coloca o desmentido como se fosse realmente uma notícia falsa! Não é! O presidente fez o alerta. Os governadores e prefeitos tinham que prevenir a população. E a grande mídia, fez o quê? Ficou quietinha quanto ao carnaval! Então a gente pode concluir com isso que, aglomeração pode, mas viajar não. Tá “serto”!

      • Ronaldo Lopes

        19 de maio de 2020 em 14:46

        Não sabe interpretar o que lê, não comenta.

    • Corongão

      16 de abril de 2020 em 8:27

      Na verdade, nem foi necessário ler. Esse é o tipo de notícia que é notável já de cara que se trata de distorção dos fatos.

      • Eliane

        3 de maio de 2020 em 11:31

        Verdade!

        • Rei DroGado

          3 de maio de 2020 em 13:13

          E o pasto continua sendo populado, com a chegada da @Eliane! Bem-vinda, bovina!
          Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

      • Juliane N Ganada

        3 de maio de 2020 em 13:12

        Só porque você não admite que foi enganado, acha que é distorção de fatos? Prove. Duvido.

    • 5GNAO

      17 de abril de 2020 em 10:31

      se ele decretou a portaria, os prefeitos ja poderiam ter cancelado o caranaval sim, principalmente para economizar dinheiro e investir nas saude, que agora estao querendo cobrar grana do governo federal…. JUMENTA NAO ESTA GOSTANDO VAI PARA A VENEZUELA….

      • Rei Drogado

        17 de abril de 2020 em 13:29

        É tanta burrice em um só comentário que nem vale a pena responder. Mas cá estou. Agora deixa de ser burro, gado, e vá estudar pra não zerar o ENEM de novo este ano como vem fazendo nos últimos anos.
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

        • marina

          21 de abril de 2020 em 18:29

          SE REVELOU NO IDIOMA….

          • Rei Drogado

            22 de abril de 2020 em 11:52

            Sim, eu falo o GADÊS para poder me comunicar com bovinos adestrados. Como você.
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Maria

        21 de abril de 2020 em 6:26

        @5GNAO , essa portaria só abrange questões portuárias e alfandegárias. Além do mais, para cancelar um EVENTO GIGANTESCO como o Carnaval seriam necessários ARGUMENTOS/MOTIVOS SÓLIDOS como, por exemplo, comprovada falta de recursos financeiros e/ou provas e dados técnicos e científicos de ameaça de contaminação por Covid-19 no Brasil, que não havia na época. Caso contrário, os representantes do Carnaval poderiam entrar na Justiça contra quarentenas decretadas por Prefeitos/Governadores, alegando ARBITRARIEDADE, UNILATERALIDADE ou CENSURA e, com certeza, eles iriam ganhar. 😉

        • marina

          21 de abril de 2020 em 18:30

          CERTO!

          • Rei DroGado

            22 de abril de 2020 em 11:54

            CertA. É A Maria, gado analfabeto.
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • LUIZ CARLOS MIRANDA PEREIRA

        21 de abril de 2020 em 10:45

        Calma pacato cidadão! Você só esquece que os Estados e municípios precisam sim do governo federal,mas são independentes também, errar todos erram mas o carnaval em grandes centros traz faturamento para os cofres do estado e municípios!

    • Francymary

      30 de abril de 2020 em 8:35

      • Ed Vogado

        30 de abril de 2020 em 9:34

        Sim, o que tem? Você chegou a ler? Viu que diz EXATAMENTE o que o Gilmar cita no texto?

    • Daniel Maciel Hipólito

      30 de abril de 2020 em 13:29

      Deixa de ser hipócrita rapaz, ambos tem culpa sim,tanto bolsonaro como os governadores tem culpa sim,você só defende um lado.Hipocrisia que chama é?

      • E daí?

        30 de abril de 2020 em 18:18

        Pode até ser, mas o único que continuou desdenhando da pandemia, mesmo após mais de 5 mil mortos, é o presidente.
        Errar é humano, mas insistir no erro é burrice.

        • Eliane

          3 de maio de 2020 em 11:38

          Voce é um esquerdista mentiroso! Pessoas com ideias iguais a sua deveriam ser condenadas pelas mortes de pessoas infectadas pelo corona vírus. Lixo.

          • E daí?

            3 de maio de 2020 em 13:15

            Voce é um esquerdista mentiroso!
            Prove que sou esquerdista e que sou mentiroso. Duvido.
            Pessoas com ideias iguais a sua deveriam ser condenadas pelas mortes de pessoas infectadas pelo corona vírus.
            Fique tranquila que o único que vai ser condenado por isso nesse país vai ser o imbecil do seu presidente negacionista.
            Lixo.
            Antes lixo do que eleitor do Bozo. Lixo ainda serve pra virar adubo, você nem isso.

      • Rei DroGado

        30 de abril de 2020 em 18:27

        1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
        2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
        3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
        4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
        5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Lucas

      1 de maio de 2020 em 20:40

      não é querer livrar o Bolsonaro, todos temos uma parcela de culpa, mas não é justo dizer que ele, somente ele é culpado.
      todos já sabiam que no carnaval já tinha esse vírus por aí, porque não foi proibido seja por qualquer autoridade ??
      a questão toda é, se não tivesse carnaval, não teria tantos turistas e até mesmo nacionais que vem pra bagunça(tudo que é de ruim cresce nesse período) de carnaval que é no Brasil.
      não estou dizendo que não deveria existir carnaval, até porque eu gosto de curtir os shows, mas nesse caso seria menos pior se não tivesse acontecido.
      e outra coisa que é comum as pessoas criticarem, o presidente não é contra o isolamento vertical e sim ao horizontal, tendo em vista que futuramente a economia quebrada vai matar mais do que o COVID-19.

      • Rei DroGado

        2 de maio de 2020 em 18:33

        1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
        2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
        3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
        4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
        5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Gilmar Lopes

        3 de maio de 2020 em 11:53

        Falei sobre essa portaria no artigo! Dá uma lida novamente com calma, por favor!

      • Ana L Fabeta

        3 de maio de 2020 em 13:05

        Outro analfabeto funcional que não leu o texto, ou se leu, não entendeu, e correu passar vergonha nos comentários. Lamentável, faz parte dos 92% da população.

    • CHupaAquiComunista

      3 de maio de 2020 em 3:30

      Alguém pode me dizer quem é o dono dessa página, por que é uma bosta mano kkkkk. Uma página esquerdista falsa e falando que os outros são uma farsa. Doutrinação ao extremo, acuse-os do que voce é. O bem sempre prevalece, aqui se encontra pessoas de baixo nivel, com mentes distorcidas e de má fé, que usa uma ferramenta fantástica (internet) para tentar manchar um governo legitimo e honesto. O poste mijando no cachorro, alegações falsas e esdruxulas, uma pagina que não passa de um mero panfleto. Ignora de fato os destruidores da pátria que é essa corja comunistas nutela, alienados que chama os eleitores de bolsonaro de gado, mas esquece que foi palhaço por 16 anos de um cachaceiro debio mental que assaltou o país, e de uma jumenta chamada Dilma que matou gente inocente dentro de guerrilhas comunistas, ao lado de José Dirceu, Genuino e etc… São tão debeis mentais que acredita que teve uma ditadura, mas a mente apodrecido por seu idolo Paulo Freire que era outro doente, não vê que se tivesse de fato uma ditadura militar voces não estariam mexendo nos seus celuladres ou mesmo publicando um site falso para promover fake news. Sim, teve uma tentativa de implantar uma ditadura, mas foi os comunistas em 1964 e graças a Deus não certo. Por que hje seriamos uma Cuba ou Venezuela da Vida.

      • Gilmar Lopes

        3 de maio de 2020 em 11:27

        Olá! Por favor, manda os links que ajudem a desmentir o que dissemos aqui que teremos o maior prazer em atualizar os artigos.

        • Eliane

          3 de maio de 2020 em 11:43

          Vocês são enganosos. Vocês querem defender esses governadores e prefeitos esquerdistas! É nítida a má intenção de vocês! #foraefarsas

          • Gilmar Lopes

            3 de maio de 2020 em 12:02

            Todos os governadores e prefeitos são de esquerda?

          • Questionador

            3 de maio de 2020 em 13:27

            Vocês são enganosos.
            Você consegue provar que são enganosos? Por que você acha que são enganosos? Só porque você acreditou na fake news e a página mostrou que você errou, você não consegue perceber e prefere ofender os outros ao invés de mostrar onde erraram?
            Vocês querem defender esses governadores e prefeitos esquerdistas!
            Consegue provar que os governadores e os prefeitos são esquerdistas? E você acha melhor defender político corrupto?
            É nítida a má intenção de vocês!
            Consegue provar que há má intenção? Consegue apresentar um argumento que refute os argumentos do Gilmar?
            #foraefarsas
            Se está tão incomodada, por que acessa? E pior, por que comenta? Não é melhor você ir embora? #FORAELIANE

      • Eliane

        3 de maio de 2020 em 11:40

        VERDADE! VOCÊ DISSE TUDO!
        #foraefarsas enganosa!

        • Rei DroGado

          3 de maio de 2020 em 13:28

          Disse tudo errado, né? Outra analfabeta funcional defensora de currupto!
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Questionador

        3 de maio de 2020 em 13:24

        Alguém pode me dizer quem é o dono dessa página, por que é uma bosta mano kkkkk
        Pra que você quer saber? De que importa quem é o dono se a informação é real? Por que é uma bosta? Baseado em que afirma isso?
        Uma página esquerdista falsa
        Consegue provar que a página é esquerdista? E por que é falsa, só porque desmascara as fake news que você acredita?
        e falando que os outros são uma farsa.
        Quem falou que os outros são uma farsa? Quem são os outros?
        Doutrinação ao extremo, acuse-os do que voce é.
        Então quer dizer que você é uma farsa?
        O bem sempre prevalece
        O que seria o bem? Quem define e que é o bem?
        aqui se encontra pessoas de baixo nivel, com mentes distorcidas e de má fé, que usa uma ferramenta fantástica (internet) para tentar manchar um governo legitimo e honesto.
        Como você pode medir o nível das pessoas? Quem te deu esse poder? Como pode afirmar que são distorcidas e de má fé? Tem alguma prova disso que afirma? Quem te falou que o governo é honesto? E você acreditou? Não tem acompanhado as últimas notícias? Não consegue perceber que foi enganado pelo MINTO? Sabia que ele é tão corrupto quanto qualquer outro político?
        O poste mijando no cachorro, alegações falsas e esdruxulas, uma pagina que não passa de um mero panfleto.]
        Você consegue provar que as alegações são falsas e esdrúxulas? Consegue apresentar alguma evidência além de ofensas pessoais e chorume?
        Ignora de fato os destruidores da pátria que é essa corja comunistas nutela
        O que seria uma corja comunista nutela? O que seria comunismo pra você?
        alienados que chama os eleitores de bolsonaro de gado
        Mas como devemos chamá-los, se eles realmente são gado?
        mas esquece que foi palhaço por 16 anos de um cachaceiro debio mental que assaltou o país
        Consegue provar que ele assaltou o país? Existe alguma condenação dele por roubo?
        e de uma jumenta chamada Dilma que matou gente inocente dentro de guerrilhas comunistas
        Consegue provar que eram inocentes? E de que forma isso invalida o governo dela? O que são guerrilhas comunistas pra você?
        ao lado de José Dirceu, Genuino e etc… São tão debeis mentais que acredita que teve uma ditadura
        Consegue provar que não houve uma ditadura?
        mas a mente apodrecido por seu idolo Paulo Freire que era outro doente,
        Por que Paulo Freire era doente? Você não está acusando os outros do que você é? Não foi você mesmo que disse isso no começo do seu textão idiota?
        não vê que se tivesse de fato uma ditadura militar voces não estariam mexendo nos seus celuladres ou mesmo publicando um site falso para promover fake news.
        Mas se HOUVE uma ditadura (e não há mais), por que isso que afirma seria verdade? Não percebe a contradição?
        Sim, teve uma tentativa de implantar uma ditadura, mas foi os comunistas em 1964 e graças a Deus não certo.
        Consegue provar que os comunistas tentaram implantar uma ditadura? O que é uma ditadura pra você? Quem é deus? Consegue provar que ele existe?
        Por que hje seriamos uma Cuba ou Venezuela da Vida.
        Não consegue perceber que estamos caminhando a isso graças ao seu presidente corrupto? Você realmente acredita em todas essas asneiras que escreveu? Por que você não prova tudo isso que falou?

        • Brun ok

          14 de maio de 2020 em 10:06

          Para Mano, deixa de CHATO…

    • pereirasergio862@gmail.com

      3 de maio de 2020 em 11:51

      Me poupe

    • Raul Guimarães

      3 de maio de 2020 em 17:03

      E-farsa? Vergonhoso. São a farsa em pessooa.

      • Gilmar Lopes

        3 de maio de 2020 em 20:35

        Esse Raul tá parecendo a minha mãe dizendo que eu nunca ia ser ninguém na vida! kkkkkkkkk

      • Rei DroGado

        3 de maio de 2020 em 21:36

        E-farsa? Vergonhoso. São a farsa em pessooa.
        Não refutou UMA SÍLABA SEQUER do texto e veio mugir asneiras nos comentários, ofendendo o autor pessoalmente. É um bovino falacioso.
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Fernando

        4 de maio de 2020 em 22:40

        É farsa. É assim que se escreve.

    • Fernando

      4 de maio de 2020 em 22:37

      Lei 13979/20
      Art. 2º Para fins do disposto nesta Lei, considera-se:

      I – isolamento: separação de pessoas doentes ou contaminadas, ou de bagagens, meios de transporte, mercadorias ou encomendas postais afetadas, de outros, de maneira a evitar a contaminação ou a propagação do coronavírus; e

      II – quarentena: restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes, ou de bagagens, contêineres, animais, meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação, de maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus.

      Parágrafo único. As definições estabelecidas pelo Artigo 1 do Regulamento Sanitário Internacional, constante do Anexo ao Decreto nº 10.212, de 30 de janeiro de 2020, aplicam-se ao disposto nesta Lei, no que couber.

    • Wagner

      8 de maio de 2020 em 22:11

      O E-farsas tenta eximir a responsabilidade dos governadores em se preocupar com a disseminação do vírus por turistas de todo o mundo no Brasil, principalmente do Governador Wilson Witze. Não era o caso de isolamento social! Era o momento de se preocupar com o povo e não com a arrecadação. Agora parte do povo vai pagar com a vida e os que estão vivo vão arcar com os custos. For os corruptos desviando dinheiro federal.

      • Gilmar Lopes

        10 de maio de 2020 em 11:11

        Da uma olhada no que tá acontecendo atualmente: Os governadores fazendo de tudo pra continuar com a quarentena e o governo federal fazendo de tudo pra acabar com ela. Como explicar isso?

    • Francisco Oliveira

      8 de maio de 2020 em 23:00

      Vc é Maria vai com as outras, não merece crédito.

    • Diego Teodoro

      9 de maio de 2020 em 0:01

      Respeita seu PRESIDENTE, eleito DEMOCRATICAMENTE.

    • Suiane

      9 de maio de 2020 em 9:13

      Deu pra mensurar o protagonismo dos mesmos; dia 25 acaba o carnaval e dia 26 começa o corona …o período de encubação da doença tbm não se deve levar em conta né?e no mesmo período da descoberta do primeiro caso já havia centenas de casos suspeitos😏enfim, como Dória ia cumprir sua promessa em 2017 de fazer o maior carnaval de São Paulo se a população soubesse que tínhamos o Corona entre nós,uma epidemia ( ou pandemia)poderia melar seus planos)
      O carnaval de São Paulo de 2020 movimenntou uma cifra em torno de 8 bilhões…meuu amiguinho…o Dória é muito esperto mas em humanas o cara é muito “câncer”.

    • José William

      10 de maio de 2020 em 1:04

      Quando se trata de culpar o PR Bolsonaro até quem é cego diz que viu. Vocês estão doidos pro avião cair. Não se esqueçam que vocês estão dentro dele também. O PR Bolsonaro tem um objetivo que é varrer os corruptos do país. Não vai ser fácil, mas o mal nunca vence bem. Essa é a nossa confiança.

      • Gilmar Lopes

        10 de maio de 2020 em 11:06

        É que a corrupção não é o único problema do Brasil e mesmo que fosse, o presidente ainda não resolveu nem essa questão ainda!

    • Daniel Vinhas

      10 de maio de 2020 em 19:01

      Quem quiser me convencer que um pirralho lançaria um alerta profético de uma gripezinha que deveria ser enfrentado como homem e não como moleques. E que o Brasil teria mais mortes que a China e daí? Que todo mundo um dia morre tem que me pagar muito bem.
      Ficou claro que o mérito foi do então ministro Mandetta.
      Caso contrario cómo explica a mudança de Médico em Monstro de Bozó?
      Ele nunca foi médico e sempre foi este monstro desde os tempos de deputado dorminhoco que só falava #+/?”.
      Vão me pagar quanto?

    • Bruno

      12 de maio de 2020 em 8:55

      Quero ver agora com a pesquisa da Fiocruz como essa matéria fica ! Melhor editarem logo aí bem na parte que dizem “ Lembrando que o Carnaval começou no dia 21 de fevereiro de 2020 e o primeiro caso confirmado do coronavírus no Brasil foi registrado no dia 25 de fevereiro, em um paciente de 61 anos que havia chegado da Itália de viagem.”

      • Gilmar Lopes

        12 de maio de 2020 em 10:15

        Cadê o link da pesquisa?

    • Ernesto Freitas

      13 de maio de 2020 em 6:34

      O e-farsas se contradiz nas próprias palavras, só a declaração de emergência e o alerta do vírus já era o bastante pra cancelar a maior aglomeração q existe no país, mas se isso fosse feito os políticos corruptos não teríam embolsado o dinheiro dos superfaturamentos das festividades né, e o estado financia sim as festas de carnaval.

      • Gilmar Lopes

        13 de maio de 2020 em 8:02

        A declaração de emergência não previa aglomeração!

    • Amanda

      14 de maio de 2020 em 14:31

      Estudar faz bem!!!

    • Danilo Battagliese

      15 de maio de 2020 em 12:48

      Esse site é uma piada. É a farsa de quinta disfarçada de contra farsa.

      Título: “Bolsonaro decretou estado de emergência antes do Carnaval, mas os governadores ignoraram?”

      Resposta: Absolutamente SIM. Bolsonaro decretou estado de emergência antes do Carnaval. E sim de novo: governadores, juntos com prefeitos (principalmente RJ e SP) ignoraram o perigo, a importância, dos acontecimentos em outros países.

      No título não se fala em BOLSONARO DECRETOU QUARENTENA, mas corpo do texto sim, distorcendo o título. No título, também não faz referência ao quê os governadores ignoraram, para o autor do texto ficar a vontade de colocar no texto o que lhe der na telha: “ignoraram a lei”, “ignoraram o perigo”, etc .

      Eu mesmo, um afegão médio, já sabia da importância e perigo desde final 20 de janeiro, qdo o site big data da John Hopkins se lançou, que o vírus encontraria megas aglomerações no Carnaval no BR. O governo federal também conforme primeiras medidas. E os governadores e perfeitos, não?

      Essa responsabilidade deles nenhum vigarista diminui.

      • Gilmar Lopes

        15 de maio de 2020 em 13:56

        Bolsonaro não decretou Estado de Emergência! Envia pra gente o decreto determinado Estado de Emergência ou de quarentena, por favor!

    • Sergio Souza Ferreira

      20 de maio de 2020 em 2:26

      Maria, deixando de lado a bobagem de “bolsominions”, mas você mostra que não gosta do Presidente, que decretou o ESTADO DE EMERGÊNCIA dias antes do Carnaval. Então, o fato dos Prefeitos NÃO TEREM cancelado o evento que certamente traria infectados já presentes no exterior, não caracteriza responsabilidade? Então Bolsonaro é culpado por isso?

    • Ana

      26 de maio de 2020 em 11:19

      QUEM DESPEJOU MAIS DE 700 BILHÕES NAS MÃOS DE GOVERNADORES E PREFEITOS PARA INVESTIREM NO COMBATE AO VIRUS FOI O GOVERNO FEDERAL.

  2. Jose Claudio

    15 de abril de 2020 em 12:36

    Eu so queria saber e era Verdadeiro ou Falso,não queria lêer um livro.cheio de merda.

    • Maria

      15 de abril de 2020 em 13:24

      @Jose Claudio , vai ver que é por isso que TOLOS como você caem tão fácil em Fake News, não tem paciência/cautela, não checam/averiguam NADA! Além do mais, vocês são um PRATO CHEIO para os GOLPISTAS na Internet, caem como PATINHOS! Já pegou o seu “auxílio-alimentação” de três meses dado pelo governo (link abaixo), caro internauta n00b? 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

      https://www.boatos.org/tecnologia/auxilio-alimentacao-tres-meses-dado-pelo-governo-e-maiores-atacadistas-do-brasil-boato.html?fbclid=IwAR1h9Uo6wqcdYPfl72AFkPWg1DFr6AltJ__aTix2SORoj8KexEA9zOdNhWs

      https://www.boatos.org/tecnologia/atacadao-doando-250-mil-cestas-basicas-coronavirus.html?fbclid=IwAR0_OsRqviHDqeWGSSDcHf1Y3UH8TO21m2IE41zqSGDSVer6iicJJlNCXxo

      • Corongão

        16 de abril de 2020 em 6:22

        Por que será que os defensores do Bolsonaro, apesar de “resistentes” ao coronavírus, são extremamente susceptíveis à “gripe bovina”?

        • Maria

          16 de abril de 2020 em 12:49

          @Corongão , KKKKKKKKKK! 😀 Lá no Facebook do e-Farsas um usuário falou que eles estão contaminados com o vírus “BOVID-17”! Espero que você tenha entendido a referência. 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

          • Corongão

            16 de abril de 2020 em 16:24

            @Maria,
            Com certeza. Eu postei essa pergunta no Quora e denunciaram…
            Por que será, hein?
            A propósito, eu espero que o Baidu não esteja envolvido na produção das vacinas e remédios “antivirais”, pois isso ajudaria a espalhar ainda mais o vírus…

        • Helio

          17 de abril de 2020 em 12:53

          Assim como os petistas são afoitos a pegarem Aftosa e a doença da vaca louca… Simples assim…

          • Rei Drogado

            20 de abril de 2020 em 13:18

            Não confunda os petistas com os gados gadomínions bovinos comedores de grama como você. Deve ser difícil digitar com cascos no lugar de mãos, hein?
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Maria

            21 de abril de 2020 em 3:56

            @Helio , desista e contente-se cara! Quando um apelido ou alcunha pega, não há quem tire, é melhor “levar na esportiva”. Os Petistas receberam a alcunha de “PeTralhas”, “Zumbis”, “Mortadelas”. O Centrão ou direita moderada de “Coxinhas” e vocês como “Bolsomínions” ou “Gado”. Além de, é claro, apelidos pessoais individuais como “Lularápio/Pixuleco” (Lula), “DilmANTA” (Dilma), “Narizinho” (Gleisi Hoffmann), “Bozo” (Bolsonaro) e, o que mais gostei, “Vampirão” (Michel Temer). 😉 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

          • Gabriel

            2 de maio de 2020 em 8:47

            Se o período de incubação do corona é de até 14 dias e os primeiros casos confirmados são de meados de março, é perfeitamente possível sim que houve muitas infecções durante o período do carnaval. Não que isso seja justificativa para apontar culpados, é só uma constatação.

          • Rei DroGado

            2 de maio de 2020 em 18:36

            Até faz sentido. Porém não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
            Sem falar que com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália. O ponto é que independente do Carnaval ou não, o presidente está fazendo um PÉSSIMO trabalho e um DESSERVIÇO à população ao minimizar o vírus, tratando inclusive as vítimas com DESCASO. Você concorda com o posicionamento dele?

    • Joe

      15 de abril de 2020 em 14:21

      Ler é uma atividade bastante cansativa mesmo. Senta, toma uma água e pode voltar pra televisão agora, já cumpriu sua cota de leitura anual.

      • Lucimere

        16 de abril de 2020 em 23:03

        É fakenews acusar os Governadores de irresponsabilidade. Estão pegando um decreto legítimo e atribuindo questão que não estão contidas nele. É responsabilidade dos estados e prefeituras o Carnaval, mas se tivesse ordem federal para não realizar, aí sim, eximiria o Bolsocretino de culpa. Ele é omisso e muito pior do que qqr outro chefe de Estado na questão Covid-19

        • 5GNAO

          17 de abril de 2020 em 10:36

          Que culpa jumenta? Os governadores e prefeitos nao tem cerebro para fazer alguma coisa ou só querem quebrar o Brasil?

          • Rei Drogado

            17 de abril de 2020 em 13:31

            Dizer que os governadores “querem quebrar o Brasil” é de uma burrice tão tamanha que até imbecis bozominions como você (pleonasmo intencional) estão se superando. Faz assim, já que tá tão preocupado com a economia, largue a internet e vá trabalhar, vagabundo. Quem sabe não morre logo, e é um imbecil desperdício de espaço no planeta a menos.
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Corongão

            20 de abril de 2020 em 11:36

            Ai meu berrante.

    • Rei Drogado

      15 de abril de 2020 em 14:44

      Se tem mais de duas frases o gado burro bozomínion é incapaz de ler mesmo.
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Luiz

      15 de abril de 2020 em 16:23

      Percebe-se que você não é fã de livros.

    • Suiane

      9 de maio de 2020 em 9:18

      E o pior eu já sabia o final do livro.
      Conclusão : “para quem sabe ler, pingo é letra”.

    • Daniel Vinhas

      10 de maio de 2020 em 19:06

      Resumindo FALSO embrulhado em fatos reais mas fortemente distorcido para enganar quem quer informações.

  3. Flavio bolt

    15 de abril de 2020 em 15:39

    Até um canal tido como ferramenta de boa informação, o e-farsas, se mostrando contaminado pela podridão da mortadela.azeda.
    Querer esclarecer denegrindo? Vagabundo infame!
    Essa merda já foi sucesso, mostrou bem.que não consegue ser além de mais um antro.peteba perebento.
    Impressionante como a demência esquerdopata é baixa, nojenta, canalha e podre. Na realidade, para lamber o.lixo da esquerdopatia, só mesmo porcos.

    • Gilmar Lopes

      15 de abril de 2020 em 18:47

      Nossa! Quantos xingamentos em apenas duas frases, hein?
      Segundo você, somos vagabundos, infames, contaminados, antro “peteba prebento” (sabe-se lá o que isso queira dizer), dementes, esquerdopatas, canalhas e podres. Ah! Somos porcos também!
      Ok, aceito todos esses impropérios, mas EXIJO que você pontue cada um dos seus argumentos no nosso artigo. Por favor, aponte onde “denegrimos” alguém aqui. Caso você não faça isso, vamos apagar seu comentário, ok?
      Ah! Mais um detalhe: Testei seu e-mail e ele deu inválido. Pode me mandar um e-mail que funcione, por favor?

      • Leonnard Noronha

        16 de abril de 2020 em 2:41

        Gilmar, nem perca tempo com esse tipo de pessoa que nem se deu ao trabalho de ler o artigo! Eles possuem uma visão unilateral e irão bater de frente cegamente contra qualquer resquício de informação que vá contra o que acreditam.

        Seu artigo como sempre está ótimo!!

      • Walter

        16 de abril de 2020 em 21:42

        Antes do vírus chegar ao país o presidente já estava preocupado e tomando providências para conter a contaminação da população e o resto do mundo já fazia o mesmo. Enquanto isso governadores e prefeitos estavam mais preocupados com a farra do carnaval. Agora os hipócritas querem colocar o ônus do caos na conta do presidente. Acham que somos otários e não enxergamos os fatos verdadeiros. A massa de acéfalos segue e aplaude qualquer narrativa que venha dessa corja de falsos moralistas que só estão a serviço daqueles que molham suas mãos imundas com o dinheiro que retiram do povo. Esse site tem no logo a cara e o sobrenome do seu idealizador.

        • Gilmar Lopes

          17 de abril de 2020 em 7:05

          Você acredita mesmo em tudo isso que escreveu aqui?

        • Maria

          17 de abril de 2020 em 9:23

          @Walter , você não leem ou, se leem, não sabem nem interpretar e/ou entender textos, quanto mais interpretar uma CHARGE IRÔNICA do logo do e-Farsas. 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

        • Rei Drogado

          17 de abril de 2020 em 10:39

          AHAHAHHAhAHAHAHHAhAhAHAHAH
          Essa foi ótima! Agora conta a do papagaio!
          AHAHAHHAhAHAHAHHAhAhAHAHAH
          Vem cá, você também acredita que a Cloroquina mágica vai curar todos os doentes e que 60% da população foi contaminada e está com os anticorpos, e que agora o vírus está indo embora, mesmo com uma crescente no número de mortes diárias?
          Basta o “minto” falar numa live que você aplaude com esse par de cascos que tem no lugar de mãos!
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • walter

            17 de abril de 2020 em 19:27

            Prescrever medicamento é atribuição do medico que avalia o paciente.Ele é o profissional mais qualificado para indicar o melhor tratamento. Mas pra vc, o que a imprensa podre fala é que é a mais absoluta verdade. Dá pra ver quem é o gado aqui.

          • Rei Drogado

            20 de abril de 2020 em 13:22

            Prescrever medicamento é atribuição do medico que avalia o paciente.
            Perfeito. Bolsoasno não é médico.
            Ele é o profissional mais qualificado para indicar o melhor tratamento.
            Perfeito. Bolsoasno não é o mais qualificado.
            Mas pra vc, o que a imprensa podre fala é que é a mais absoluta verdade.
            Pra mim, o que vale são as evidências. Apresente um estudo que comprove que a cloroquina é a cura para a COVID-19. No aguardo.
            Dá pra ver quem é o gado aqui.
            Você. É só o bozo tocar o berrante que você corre galopando! MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Maria

      15 de abril de 2020 em 20:49

      @Flavio bolt , é só vocês, Bolsomínions, pararem de criar e espalhar Fake News na rede. Aliás, os institutos de pesquisa apontaram que vocês foram reponsáveis por 85% das Fake News durante a campanha presidencial de 2018, enquanto que os PeTralhas apenas 15%. Vocês são BURROS pois, a esta altura do campeonato, vocês estão sendo vigiados pelas Agências de Fact-Checking e tem uma CPMI das Fake News investigando vocês. Por fim, sabem quem foi a maior VÍTIMA dessas Fake News que vocês espalham? O próprio presidente Jair Bolsonaro no caso da Fake News da Ceagesp-MG-BH (links abaixo). Pegou MUITO MAL e ele foi obrigado a pedir desculpas. Plus: o Twitter resolveu deletar algumas postagens dele a respeito do Covid-19. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      https://noticias.uol.com.br/colunas/reinaldo-azevedo/2020/04/01/bolsonaro-pede-desculpas-por-publicar-video-com-fake-news-sobre-ceasa-bh.htm

      https://oglobo.globo.com/brasil/bolsonaro-pede-desculpas-por-ter-divulgado-video-com-informacoes-falsas-sobre-desabastecimento-1-24345107

      https://www.msnoticias.com.br/editorias/politica-mato-grosso-sul/por-mais-uma-fake-news-desmascarada-bolsonaro-pede-desculpas/96803/

      https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2020-04-02/bolsonaro-se-desculpa-por-divulgar-video-com-fake-news-sobre-desabastecimento.html

      • Zé Dirceu

        16 de abril de 2020 em 9:58

        Maria, burra é você, ué, não eram robôs que enviavam as mensagens!? ai você afirma que são pessoas (85%) que enviam as mensagens!? (Vai entender, né!?).

        • Maria

          16 de abril de 2020 em 12:42

          @Zé Dirceu , e o que foi que eu disse? 😐 Eu DISSE “85% das Fake News” (mensagens falsas), eu NÃO DISSE 85% das pessoas. Com isso, vocês só comprovam que não leram e/ou não sabem ler. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

          • Zé Dirceu

            17 de abril de 2020 em 10:32

            Maria, se é 85% Fake (Bolsonaro) e 15% Fake (PTralhas), então não precisa se preocupar, sendo assim, não existe ninguém (Pessoa física) que espalha fakes…ou seja 0% de pessoas físicas!!! Contra a matemática, não existe argumento!

          • Rei Drogado

            17 de abril de 2020 em 13:32

            E 150% das estatísticas na internet são inventadas, na tentativa pífia de argumentar, mas falhando miseravelmente. Bovino, deve ser difícil comentar com cascos ao invés de dedos. MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Maria

            18 de abril de 2020 em 20:26

            @Zé Dirceu , não se trata de “matemática”. Trata-se de uma FALHA GRAVE de INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (Língua Portuguesa) sua. 😉 Lembre-se: uma vez aceito um comentário no e-Farsas, não é possível mais você próprio deletá-lo e toda besteira que você falou lá atrás fica exposto para todo mundo ver. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

        • Gustavo

          16 de abril de 2020 em 12:43

          Claro que são , mas por traz dos robozinhos sempre tem um ze ruela

      • Ana L Fabeta

        3 de maio de 2020 em 13:05

        Repetir o mesmo comentário é falácia, e não vai te dar razão. Leia o texto novamente, desta vez tente interpretá-lo, analfa.

    • Eliane

      3 de maio de 2020 em 11:48

      Verdade! Concordo plenamente, com você! 👍👍👍👍👍👏👏👏👏

      • Rei DroGado

        3 de maio de 2020 em 13:28

        Claro que concorda, gados pastam em manada!
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Francisco

      8 de maio de 2020 em 23:03

      Este site é completamente tendencioso, não preocupado em esclarecer a notícia, mas de imaginar as diversas formas de como ela é interpretada, lamentável

    • Daniel Vinhas

      10 de maio de 2020 em 19:10

      Flávio, minha sábia avó dizia: PIOR CEGO É O CORNO QUE NÃO QUER VER O CHIFRE QUE LEVA. Ao entrar abaixe a cabeça e evite se enroscar.

  4. Lusafi

    15 de abril de 2020 em 16:20

    NA BOA… qual a diferença entre viajar e pegar o vírus e ficar e recepcionar o vírus de europeus contaminados? O bom entendedor não precisa de muita boa vontade para entender que o presidente acendeu a luz amarela….. “”No dia 06 de fevereiro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro assinou a Lei 13.979, que prevê quarentena, mas é específico em usar esse método de isolamento entre os viajantes que chegarem ao país com suspeitas de infecção””. Por que desenhar uma resposta tendenciosa e ignorar o fundamento do decreto. O carnaval foi 3 semanas depois e curiosamente o primeiro caso, foi DIVULGADO em 25 de fevereiro, terça-feira de carnaval. Salvo engano, esse paciente teria que obrigatoriamente estar em estado de observação há pelo menos 15 dias, segundo as normas da época. Então ele estava com suspeita de covid-19 desde o dia 11 de fevereiro…. e aí? vai vir sarcasmo nas respostas?

    • Rei Drogado

      15 de abril de 2020 em 19:14

      Outro ser bovino passador de pano e defensor de político. Ok. Adianta ele “acender a luz amarela” e depois CAGAR, recomendando o fim do isolamento, se encontrando com várias pessoas e causando aglomerações??? Para de defender o “minto” porque tá feio, gado. Deixe de pastar e levante a cabeça pra enxergar a realidade: BOZONARO tá mais perdido do que cego em tiroteio, ele e mais 3 DITADORES COMUNUSTAS são os ÚNICOS que pregam a reabertura do país e o fim do confinamento. Isso significa muita coisa, por mais que você seja um analfabeto funcional, deveria perceber.
      Ah sim, antes que eu me esqueça: MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Maria

      15 de abril de 2020 em 20:02

      @Lusafi , você tem razão quanto ao Presidente Bolsonaro, junto com o Ministro Henrique Mandetta, terem disposto a Lei 13.979 em 20/02/2020. Só que tem TRÊS PROBLEMINHAS aí. Primeiro, a Lei era mais para atividades portuárias e alfandegárias, para evitar contaminação por pessoas que vem de fora. Segundo, existe uma DIFERENÇA GRITANTE entre fazer uma lei e fazê-la cumprí-la (leia-se: EXECUÇÃO), tanto é que houve falhas e permitiram que pessoas contamindas entrassem no país. Por fim, essa lei que eles fizeram NÃO FOI SUFICIENTE, pois a rápida evolução, expansão e a gravidade do Covid-19 aqui no Brasil mostrou que eram necessárias medidas mais DURAS e URGENTES. Como o Bolsonaro se mostrou INERTE neste quesito, os Governadores e Prefeitos resolveram agir e tomar o PROTAGONISMO. 😉

    • Maria

      15 de abril de 2020 em 20:14

      @Lusafi , quanto ao primeiro caso do dia 25/02/2020 (vide link), o sujeito estava ASSINTOMÁTICO, passou pela alfândega tranquilamente e, depois de alguns dias, passou mal e foi para o Hospital que constatou infecção por Covid-19. NÃO EXISTE LEI que obrigue um Hospital a manter compulsoriamente um paciente desses em seus estabelecimentos e a RECOMENDAÇÃO PADRÃO é que o indivíduo fique isolado em casa com monitoramento, afim de evitar a contaminação de outros pacientes com saúde debilitada dentro do Hospital. 😉

      https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/26/ministerio-da-saude-fala-sobre-caso-possivel-paciente-com-coronavirus.ghtml

    • Maria

      15 de abril de 2020 em 20:31

      @Lusafi , para finalizar, INDEPENDENTEMENTE do desfecho que o Covid-19 vier a ter, Bolsonaro será o MAIOR (IR)RESPONSÁVEL! Por que? Porque Jair Messias Bolsonaro é o ATUAL PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL e não pode fugir de suas responsabilidades. A DilmANTA tentou e se ferr…, hã…, digo.., DEU-SE MUITO MAL! Teve IMPEACHMENT e a “cereja do bolo” foi quando ela deu uma entrevista na rede Al Jazeera. Veja um vídeo (link abaixo) traduzido e editado pelos seus próprios colegas Bolsomínions. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

      https://www.youtube.com/watch?v=LmED_8mGmnA

    • Valéria

      16 de abril de 2020 em 18:23

      Isso é pedir muito a um esquerdopata. O cérbro deles é do tamanho de uma ervilha, jamais terão discernimento para entender os fatoa do jeito que realmente são.

      • Maria

        17 de abril de 2020 em 8:57

        @Valéria , o que a faz pensar que aqui só tem “esquerdopata”? Vocês estão perdidos, vocês NÃO SABEM nem com QUEM estão lhe dando. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

        • 5GNAO

          17 de abril de 2020 em 19:27

          lhe dando? o que é isso?

        • 5GNAO

          18 de abril de 2020 em 15:21

          @Maria o que é lhe dando?

          • Maria

            20 de abril de 2020 em 8:30

            @5GNAO , ah, sim, obrigada, correção: lidando. 🙂

      • Rei Drogado

        17 de abril de 2020 em 10:40

        PT PT, PT PT PT, PT PT. PT PT, PT PT PT PT, PT! ESQUERDOPATAS PT PT PT, COMUNISTAS PT PT.
        É só o que imbecis acéfalos como você, minions bovinos encantados pelo encantador de burros que só repetem o que o “minto” diz, sem provasm como sempre.
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Gukhumegani Obizent

        18 de abril de 2020 em 18:30

        Os esquerdopatas, os mais novos também conhecidos como “flocos de neve”, incluindo O Gilmar & a Maria, foram abduzidos por uma nave do PT e tiveram seus cérebros re programados para só falarem mal da oposição. Mesmo que a oposição tenha toda a razão.

        • Rei Drogado

          20 de abril de 2020 em 13:28

          Jumento, Bozolino é SITUAÇÃO, não oposição. Agora qualquer um que é SENSATO e INTELIGENTE, e vai contra o ASNO do seu presidente é esquerdista? Ok, então SOMOS TODOS ESQUERDISTAS
          Agora largue a internet e vá comer seu alqueire de capim, vá. Ele não vai se comer sozinho.
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

        • Maria

          23 de abril de 2020 em 23:48

          @Gukhumegani Obizent , olha, tirando os Esquerdalhas e/ou PeTralhas do seu comentário, eu já pensei mesmo que o Gilmar Lopes e e-Farsas, pior do que serem abduzidos, deviam ser eles mesmos ALIENÍGENAS, pois eu fiquei pensando com meus botões: “Como é que eles descobrem/desmascaram tantas mentiras?”, “Eles tem supercomputadores?”, “Tem tecnologia alienígena?”. Qual foi a minha supresa em constatar que eles simplemente CHECAM e PESQUISAM as supostas informações utilizando a própria Internet, coisa que QUALQUER Internauta pode e DEVERIA FAZER! 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

          • Gilmar Lopes

            24 de abril de 2020 em 8:13

            A ideia do E-farsas sempre foi a de usar a própria internet como ferramenta para desmentir/confirmar as histórias que circulam nela. Além disso, sempre quis mostrar que se até eu consigo, qualquer um pode fazer isso.

          • Rei DroGado

            24 de abril de 2020 em 14:34

            Qualquer um não, Gilmar. Gados manipulados adestrados e seguidores do bandido mór da nação não conseguem! É preciso ter pelo menos dois neurônios, e nem isso eles têm!

  5. Joselito

    15 de abril de 2020 em 16:36

    Isso considerando que convocou o gado pra rua dia 15/03… Esse povo acha que por serem idiotas todos os demais também o são.

  6. Corongão

    16 de abril de 2020 em 8:39

    Só pelas declarações infelizes de que isso é “só uma gripezinha”, desmerecendo os trabalhos de todos os envolvidos no combate à pandemia, isso por si só já coloca o Excrementíssimo presidente como um grande irresponsável. Só que os bovinos não podem admitir isso, não sabem perder e não querem dar o braço a torcer e daí o único jeito é apelar para a criação e propagação de boatos como esse do artigo, contando com seus companheiros de pasto.

    • Maria

      16 de abril de 2020 em 15:53

      @Corongão , eu acho que eles não sabem ou, mais precisamente, FINGEM não saber o que significa ser o PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL. Acham que podem colocar a culpa nos outros e saírem ilesos. Eu conheço duas maneiras de conhecer de fato o caráter de uma pessoa, uma é bem conhecida: dar PODERES a ela. A outra, que eu pessoalmente considero a mais reveladora, é quando ocorre uma situação de CRISE. 😉

      • Corongão

        17 de abril de 2020 em 9:07

        Sim, para os frutos podres caírem, é necessário sacudir a árvore.

    • Valéria

      16 de abril de 2020 em 18:29

      O vírus não é uma gripezinha, mas também não é a sentença de morte sem chance de sobrevivência que a imprensa fala. Tem que have quarentena, mas não do jeito que está sendo feito, onde uma pessoa passeando sozinha na praia ou com o cachorrinho na praça ir presa ou levar porrada por causa disso, enquanto isso pessoas se aglomerando em portas de banco. E me pergunto que depois de tantas noticias com compras , não digo nem super, mas hiperfaturadas e a imprensa não toca nem no assunto? E não vejo nenhum esqerdopata falando sobre isso também, só pelo fato destes governadores bandidos, ladrões serem opositores do presidente.

      • Bunsen Sato

        17 de abril de 2020 em 10:49

        A imprensa nunca disse que “é a sentença de morte sem chance de sobrevivência”. Você está confundindo com os grupos de ZapZap da família. Quarentena é quarentena, é isolamento total e completo, para frear a transmissão. Ninguém tá certo, nem quem passeia com o cachorro nem quem se aglomera na porta de banco. E a imprensa está tocando no assunto dos aumentos sim, novamente não confunda com grupos de Zap da família. E os “esquerdopatas” estão preocupados com a inaptidão do seu presidente, não porque são “esquerdopatas”, mas porque são seres humanos empáticos e inteligentes. TODAS as pessoas deveriam estar preocupadas com isso, independente do alinhamento politico. E por gentileza apresente as provas que os governadores são bandidos e ladrões, lembrando que acusação sem prova é crime previsto no código penal.

      • Jansen Sato

        17 de abril de 2020 em 10:49

        A imprensa nunca disse que “é a sentença de morte sem chance de sobrevivência”. Você está confundindo com os grupos de ZapZap da família. Quarentena é quarentena, é isolamento total e completo, para frear a transmissão. Ninguém tá certo, nem quem passeia com o cachorro nem quem se aglomera na porta de banco. E a imprensa está tocando no assunto dos aumentos sim, novamente não confunda com grupos de Zap da família. E os “esquerdopatas” estão preocupados com a inaptidão do seu presidente, não porque são “esquerdopatas”, mas porque são seres humanos empáticos e inteligentes. TODAS as pessoas deveriam estar preocupadas com isso, independente do alinhamento politico. E por gentileza apresente as provas que os governadores são bandidos e ladrões, lembrando que acusação sem prova é crime previsto no código penal.

  7. Raquel

    16 de abril de 2020 em 13:20

    conclusao li o artigo e voce sabe que prevenção meu querido pois é -o Estado e MUnicipios nem ai pra a medida.Me poupe falando que não e culpa deles que e sim.

    • João Antonio

      16 de abril de 2020 em 18:34

      Onde o Bozo aplicou uma medida de prevenção se ele nem proibiu o carnaval?

      • 5GNAO

        17 de abril de 2020 em 19:31

        O exclentissimo Presidente nao pode proibir o carnaval….. jumento….

        • Maria

          22 de abril de 2020 em 14:41

          @5GNAO , na verdade ele pode sim! Mas não sozinho, unilateralmente, de modo direto ou arbitrário (precisaria de, no mínimo, aval da Justiça), pois medidas extremas como a proibição do Carnaval e/ou quarentena geralmente dependem de AÇÕES CONJUNTAS entre o Governo Federal, Estados, Municípios, envolvidos etc e, o mais importante, devem ser devidamente e legalmente FUNDAMENTADAS em pareceres técnicos, médicos, científicos etc. 😉

    • Ana L Fabeta

      17 de abril de 2020 em 10:50

      Conclusão, você é uma analfabeta funcional que não entendeu uma vírgula do que leu.

    • Rei Drogado

      20 de abril de 2020 em 13:23

      E mesmo se tivesse, não há evidências que o Carnaval tenha ajudado a espalhar o vírus no país:
      https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  8. Leandro

    16 de abril de 2020 em 14:23

    Bando de GADO burro, vcs nao vao livrar a cara do Presitonto, ele é culpado como todos ali, tudo farinha do mesmo saco.

  9. marcos

    16 de abril de 2020 em 18:24

    O que a matéria fez foi reafirmar a responsabilidade de governadores e prefeitos na prevenção da transmissão, fato esse, inclusive, reafirmado pelo STF quando decidiu que o Governo Federal não tem a responsabilidade de determinar quarentena e sim os governos estaduais e municipais. Tais Governos poderiam, por iniciativa própria, terem acionando o gatilho a favor da prevenção, quando todos sabiam do que estava por vir, entretanto tudo era lindo e maravilhoso no carnaval. Deve-se especular que para escapar da “bucha” do início da pandemia com a 1ª morte, fixaram uma data após o carnaval, para tudo ficar “redondo” de acordo com as estatísticas, sem contar os casos anteriores. Veja que teve Governador que disse que São Paulo teria o melhor carnaval de todos os tempos e em seguida a corrida das mulheres em época de plena contaminação.

    • Maria

      17 de abril de 2020 em 9:12

      @marcos, NÃO! O STF disse que Governadores e Prefeitos PODEM decretar quarentena e TEM AUTONOMIA (link abaixo). O STF NÃO DISSE que SOMENTE Governadores e Prefeitos podem, conforme você está querendo induzir com o seu comentário e livrar o Bolsonaro de suas responsabilidades. E outra, NÃO ADIANTA especular sobre o que deveria ter sido feito se, anteriormente ao Carnaval, não havia informações para fazê-lo. A única coisa que dá para avaliar é O QUE FOI FEITO (Ações, Atitudes, Execução) de EFETIVO após a entrada de informações. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

      https://exame.abril.com.br/brasil/para-maioria-do-stf-governadores-e-prefeitos-podem-decretar-quarentena/

    • Dolores Quindô

      17 de abril de 2020 em 10:43

      Com exceção de New Orleans, nenhuma outra cidade dos EUA teve Carnaval, e NY segue firme e forte como cidade com maior número de contaminados e mortos. Sem falar na Alemanha, Itália, Japão, e outras dezenas de países com recordes de mortes e contaminações, que também não comemoram o Carnaval.
      Qual a desculpa? Sem o Carnaval para culpar, qual a desculpa? Vamos lá, quero ouvir.

      • 5GNAO

        17 de abril de 2020 em 19:29

        Como coisa nao tem outros eventos nesses paises. kkkkkkkkkkkkk

        • Rei Drogado

          20 de abril de 2020 em 13:25

          Claro que têm outros eventos, mas não necessariamente na mesma época e com o mesmo tamanho do Carnaval tanto do Brasil quanto de NOLA. O ponto é, querer culpar o Carnaval por ter acelerado a transmissão do vírus é falácia, como demonstram as EVIDÊNCIAS:
          https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm

          • Manoel

            30 de abril de 2020 em 11:53

            Tem a ver com densidade populacional e o volume de turismo vindo exterior.

          • Questionador

            30 de abril de 2020 em 16:27

            Tem a ver com densidade populacional e o volume de turismo vindo exterior.
            É mesmo? E você tem alguma evidência ou estudo que comprove o que afirma, ou também é achismo, como os demais comentaristas do site?

  10. Edy

    17 de abril de 2020 em 11:37

    Todos foram irresponsáveis ao permitir o carnaval.

  11. Bonézio Benízio

    18 de abril de 2020 em 5:58

    De um lado, o Gilmar boca de sapo Lopes – o que se dói quando é questionado, pois mostra que sempre tem dúvidas do que expõe. Do outro, uma inútil chamada maria, ou mário que fica se metendo na opinião alheia – talvez seja um casinho, ou outra coisa, do primeiro. E do outro, os babacas comedores eternos de lavagem e de resto de comida, os devotos da falida esquerda, aqueles que não admitem isso e nunca admitirão! E de encontro a esses, os ditos bozolóides(rsrs), fascistas(rsrs), milicianos(pegaram pesado hein!) comedores de capim(comer capim, fezes e lavagem é atitude de esquerdopata), gado(também creio que isso caiba à quem faz parte da esquerda)etc, se digladiando para provarem quem tem realmente razão.

    • Rei Drogado

      20 de abril de 2020 em 13:31

      E no meio (ui) o Troll do Zé Dirceu, vulgo Bonézio Benízio, que não tem argumentos para discutir e inventa espantalhos, ataques pessoais, olha o avião e uma vasta gama de falácias para tentar mostrar que tem razão, porém falhando miseravelmente. Agora vá comer seu capim matinal, gadolino, e deixa o site para quem tem mais de dois neurõnios.
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
      Ps.: a única certeza é que VOCÊ não tem razão. Você não passa de um verme que rasteja na lama da própria ignorância.

    • Maria

      23 de abril de 2020 em 18:11

      @Bonézio Benízio , desista e contente-se cara. O apelido/alcunha de “Bolsomínions”, “Gado”, “Bozonaro”, “Milicianos”, “Gabinete do ódio” etc pegou e ninguém mais tira. Quanto mais espernearem, ficarem incomodados, nervosos, irritados etc vai ficar pior para vocês e estimulará mais seus opositores. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  12. Ulrich Popova

    18 de abril de 2020 em 6:11

    Se o ministro da Saúde(ex, Graças a Deus!) disse que não havia perigo, podem acreditar! rsrsrsrs E tudo que é dito por ele, ou era, e tudo que é dito pelo Gilmar, pelo Dr. Darúzio Panos Quentes Varella, pela globo e pela viva alma mais honesta do Brasil é para se por as mãos no Ácido, pois não se queimará. Mas, e se for o Bozo a alegar tal coia? Aí o bicho pega! Ele é fascista, detesta a esquerda e seus discípulos alienados, é miliciano, militar, opressor, racista, truculento, misógino, homofóbico, detesta a maria do rozário… E não adianta me chamarem de bozolóide, comedor de capim e gado, pois isso não pega para mim – estou vacinado contra vírus dos tipos comedor de lavagem/fezes/alfafa, defecadoras de porta de igreja, feministas, funkeiros e comentaristas do e-forçadas.

  13. Helvio

    18 de abril de 2020 em 11:29

    https://www1.folha.uol.com.br/…/governo-decreta-estado… Era uma PL sim enviada ao congresso porque fizeram só apos o carnaval??? em baixo tem esse que é o ponto principal e se acontecesse isso o carnaval seria inviabilizado para estrangeiros.
    “O PL prevê ainda a restrição temporária de entrada e saída do país por rodovias, portos e aeroportos,
    permite que o governo requisite bens e serviços de pessoas físicas e empresas mediante pagamento de
    indenização e autoriza a importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária sem
    registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).”

  14. JOSE PESSOA DE FARIAS SOBRINHO

    18 de abril de 2020 em 12:30

    https://g1.globo.com/carnaval/2020/noticia/2019/03/18/carnaval-2020-veja-datas.ghtml primeiro caso de Corona Vírus no Brasil foi confirmado em Janeiro,portanto sua informação estar errada.

  15. Gilmar Khado

    18 de abril de 2020 em 18:19

    O que é público, e notório, por aqui é que, se o Bozo diz algo, contradiz os interesses de boa parte dos ignorantes e os põe de joelhos orando para que o mesmo caia do Poder. O contrário seria feito, palmas e idolatria, se por acaso um tipinho daqueles, um 171 da vida, um luladrão estivesse no poder – aplausos de pé. Se você, Gilmar, não é de esquerda, devoto do PT, você não existe.

    • Rei Drogado

      20 de abril de 2020 em 13:40

      Outro gado que sofreu lavagem cerebral e tem político de estimação. Quanta hipocrisia, fala dos Petistas devotos de Lula, mas não percebe que está fazendo o mesmo com o “minto”. Basta desmentir uma das centenas de fake news criadas para endeusar a lenda ditatorial defensora do AI-5 que o Gilmar se torna automaticamente petista. Muda o disco, gado. Ninguém mais cai nessas lorotas de pobre de direita lambedor de bota do capetão.
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  16. Jo Batista

    18 de abril de 2020 em 20:45

    “Em resposta à BBC News Brasil, os infectologistas entrevistados afirmaram que era preciso, sim, ficar atento ao avanço da doença, pois ainda não havia nenhum caso registrado no país, mas a festividade sempre traz muito turista.”
    Ora, onde esta os responsáveis em zelarem pela saúde da população, ao tomarem conhecimento da possibilidade de avanço de uma doença pandêmica, numa época de festividades carnavalesca, com vinda de turistas, provavelmente, infectados?. Será preciso desenhar, a existencia de negligencias?.

  17. Marcello

    19 de abril de 2020 em 7:28

    A questão é. Os que criticam o presidente, sobre aglomeração e fechar comércio e outras medidas ditadores , não se procuram antes do carnaval.
    Ninguém está falando que era para não ter as festas. O que está sendo exposto é a hipocrisia da esquerda, que se calaram antes e depois. Num vejo ninguém criticando que teve carnaval. Fato!

  18. Danibia

    20 de abril de 2020 em 11:42

    “O presidente Jair Bolsonaro assinou uma Portaria decretando estado de emergência na área da Saúde, mas não havia nenhuma restrição no que diz respeito às festividades de Carnaval e tampouco de isolamento social! O ministro da Saúde, inclusive, negou que o Carnaval poderia ser um agravante para o surto de coronavírus!”
    Conforme conclusão , responda :
    Portaria decretando estado de emergência na área da saúde , foi assinada pelo presidente ?
    ( ) sim ( ) não
    A autonomia de ter ou não “Carnaval” é responsabilidade de quem ?
    ( ) Presidente ( ) Prefeito/Estado
    Quem negou que o Carnaval poderia ser um agravante para o surto de coronavírus ?
    ( ) Bolsonaro ( ) Mandetta ( ) OMS.

    • Rei Drogado

      20 de abril de 2020 em 13:47

      Responderei depois que você ler (e tentar entender) essa matéria:
      https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
      Não adianta passar pano pro CAPETÃO, ele só faz bosta e o mundo todo tá vendo. Ou você é uma daquelas que acha que é tudo uma grande conspiração pra derrubar o “pobrezinho”?
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Maria

      21 de abril de 2020 em 2:55

      @Danibia , perguntas COMPLEXAS geralmente demandam RESPOSTAS COMPLEXAS. Os PeTralhas tentaram aplicar a mesma malandragem que você insinuou neste seu comentário (link abaixo) e, como bem disse o Procurador Júlio Marcelo, se você é a DONA DAS PERGUNTAS, então quem responde é o DONO DAS RESPOSTAS e não tem que responder às alternativas que você mesma elaborou (unilateral). 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

      https://www.youtube.com/watch?v=JkejQdKapVc

    • Fernando Ortega

      23 de abril de 2020 em 17:54

      Efarsas usando jogo de palavras para enganar a população burra.

      • Rei DroGado

        24 de abril de 2020 em 14:28

        Efarsas usando jogo de palavras para enganar a população burra.
        Mais um enganado pelo jogo de palavras! Primeiro híbrido de gado e burro que vejo aqui! Deve ser difícil de digitar com cascos no lugar de dedos, né? MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  19. Corongão

    20 de abril de 2020 em 11:46

    É esperado que um presidente da república seja especialista em alguma área de atuação. Por exemplo, o BolsoNero é meteorologista, com especialização em “chuva dourada”.

  20. reis

    21 de abril de 2020 em 9:55

    Se o gado está berrando agora com o isolamento, imagina se os governadores tentassem isso no mês que se ganha mais dinheiro no país !!!

  21. Neozinho©

    21 de abril de 2020 em 19:55

    A FSP errou. O G1 errou. Todos erraram, espalharam fake news? kkkkkkkkk Comédia vocês.
    https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/02/governo-decreta-estado-de-emergencia-por-causa-de-surto-do-coronavirus.shtml

    • Rei DroGado

      22 de abril de 2020 em 11:56

      Outro que não leu o texto, ou se leu, não entendeu. E obrigado por citar o MESMO LINK que o GILMAR citou no texto, gadolino adestrado.
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Fernando Ortega

        23 de abril de 2020 em 17:57

        Melhor ser gado do que uma anta como você rei drogado do caralhoo.

        A porra do texto só serve para tentar confundir idiotas como você.

        Não tem nenhuma lei que diga que você não pode se jogar de um prédio.

        Por que você nunca se jogou?

        • Rei DroGado

          24 de abril de 2020 em 14:31

          Melhor ser gado do que uma anta como você rei drogado do caralhoo.
          Claramente percebe-se que você é um gado manipulado e pastador, que foi enganado com a promessa de um presidente honesto, mas que se mostrou tão bandido e corrupto quanto outros por aí. Me diga, qual a sensação de ter sido passado pra trás?
          A porra do texto só serve para tentar confundir idiotas como você.
          Exatamente o oposto. Não estou nem um pouco confuso. Eu sempre soube que o “Minto” é um bandido. Você que foi um idiota enganado pelas falsas promessas de honestidade! AHHAHAHA
          Não tem nenhuma lei que diga que você não pode se jogar de um prédio.
          A lei da gravidade.
          Por que você nunca se jogou?
          Porque eu quero continuar voltando aqui e rindo de GADOS ADESTRADOS como você, que defendem bandidos! AHAHAH Votou num bandido corrupto! BURRO! AAAHAHAHAHHA
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  22. Calé de Pedro

    22 de abril de 2020 em 12:38

    Parabéns, Gilmar!
    Acompanho aqui e adoro sua participação no “Você é Curioso?”. Obrigado por se manter nessa batalha de esclarecer as coisas, valeu!

    • Gilmar Lopes

      22 de abril de 2020 em 15:39

      Valeu! Abração! 🙂

    • Fernando Ortega

      23 de abril de 2020 em 18:04

      Eu fico com o Oscar Roberto Godói. Ou é incompetência do Gilmar ou é safadeza.

      • Rei DroGado

        24 de abril de 2020 em 14:32

        Eu fico com o Oscar Roberto Godói.
        Claro que fica. Gados pastam em bando!
        Ou é incompetência do Gilmar ou é safadeza.
        Incompetência é do seu presidente que acha que o vírus é uma gripezinha, e safadeza é dele por tentar usar o ministro da justiça e a PF para fins próprios! VOTOU NUM BANDIDO CORRUPTO! HAHAHAHAHAHHAHAHAH MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Fernando

      11 de maio de 2020 em 11:28

      Vocês não são burros, quando o presidente ironizou e apenas um gripizinha, foi falado depois que os prefeitos e governadores foram alertado sobre esse vírus. Mas como ainda ia acontecer as festas de carnaval e os governadores e prefeito teriam uma baixa enorme no seus caixas não deram nenhuma importância ao presidente e o resultado está aí milhares de pessoas perdendo vida.

  23. Rinaldo Aparecido dos Santos

    22 de abril de 2020 em 16:49

    As notícias de uma iminente pandemia eram muitas, ainda que o Bolsonaro não tenha assinado nenhum decreto, como responsabilidade do prefeito, esse sim junto com Dória e secretário da Saúde de São Paulo deveriam ter sido mais cautelosos, querer eximir os tais de negligência em pleno risco de uma pandemia é estar sendo tendencioso!

  24. Fatima

    22 de abril de 2020 em 18:27

    Engraçado é que o virus foi detectado num senhor de 61 anos em Feira de Santana Bahia, e que foi a óbito. E como se alastrou dessa forma esse virus em todo o país? E os familiares desse senhor também vieram a falecer visto que teve contato com ele? Quantos casos de COVID_19 em Feira de Santana? É óbvio que essa pandemia ocorreu porque os governadores dos estados não tomaram as devidas precauções. Campanhas para conter a proliferação do virus, máscaras, etc….Agora querem da de salvador da pátria por serem opostos ao governo.

    • Contraditório

      22 de abril de 2020 em 21:44

      Engraçado é que o virus foi detectado num senhor de 61 anos em Feira de Santana Bahia, e que foi a óbito.
      Não foi o primeiro caso do país. O primeiro foi em SP. E não morreu.
      E como se alastrou dessa forma esse virus em todo o país?
      Da mesma forma que qualquer vírus. Trazem de fora, os que estão com e vírus transmitem a alguns, esses alguns transmitem a outros e assim vai. Pessoas viajam entre cidades, carregando o vírus e aumentando o contágio.
      E os familiares desse senhor também vieram a falecer visto que teve contato com ele?
      Nem todos que se contagiam morrem. Apenas uma pequena fração. Porém todos que tem o vírus podem transmiti-lo mesmo sem saber que tem o vírus.
      Quantos casos de COVID_19 em Feira de Santana?
      Neste momento, 69.
      É óbvio que essa pandemia ocorreu porque os governadores dos estados não tomaram as devidas precauções.
      Talvez. Ou talvez os casos fossem mais numerosos se eles realmente não tivessem se precavido.
      Campanhas para conter a proliferação do virus, máscaras, etc….
      Se agora que o vírus está aqui e matando, as pessoas ainda insistem em se aglomerar e contrariar as recomendações, imagine antes da chegada do vírus ao país?
      Agora querem da de salvador da pátria por serem opostos ao governo.
      Exatamente o oposto. Sei presidente que quer polemizar ao contradizer o que os governadores estão fazendo, que é exatamente o que você sugeriu acima. Não percebe sua incoerência???
      https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46435-brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus

  25. Luiz Neto

    23 de abril de 2020 em 0:43

    Quando teve o carnaval o vírus já estava fazendo estragos na Europa e todo mundo sabe que muitos europeus (e de outros locais também) viajam para cá nos dias do carnaval. O fato do primeiro caso de coronavírus ter sido notificado poucos dias depois não quer dizer que não tenha havido nenhum infectado desfilando e/ou assistindo o carnaval dividindo apertados espaços nas arquibancadas lotadas do Rio e de São Paulo. Percebo um contorcionismo do autor do texto para isentar os organizadores do carnaval, mas se eles fossem conscientes e responsáveis teriam cancelado o evento que, muito provavelmente, ajudou a disseminar o vírus, até porque, como se sabe, pessoas infectadas e sem os sintomas podem contagiar as outras.

    • Rei DroGado

      23 de abril de 2020 em 10:50

      1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
      2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
      3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
      4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
      5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  26. henrjk

    24 de abril de 2020 em 18:29

    Não recebi essa mensagem, mas o teor da Portaria é bem preocupante.
    Demonstra que os gestores públicos foram negligentes ao não dar a devida atenção.
    Não vejo a mensagem como fake news, vejo como uma forma de dizer que todos os gestores públicos são tão responsáveis quanto os órgãos federais.

  27. Alberto

    30 de abril de 2020 em 12:26

    Duas coisas! O governo se sensibilizou quanto ao problema sim! Se ele imaginasse o que vinha de oportunismo político pela frente o jogo era outro! Como superfaturamento de produtos pelos governadores(vide Wilson Lima Amazonas) ministro da saude travando a liberação do uso correto de remédios( só em casos graves em vez de logo do inicio…). Oms então falou que o vireus só enre animais conformr informação da CHINA… Relatos contra governadores no país todo… Sem esquecer que a origem de tudo é a negligencia( se não outra coisa) do Governo Chinês. Piada falar que governadores são heróis! Samba do caos no Brasil… MAS PESSOAS AQUI QUE DEVERIAM SER IMPARCIAIS QUEREM BOTAR TUDO NA CONTA DO GOVERNO!!!!!!!!!!!!

    • Rei DroGado

      30 de abril de 2020 em 16:28

      Deixa de ser hipócrita rapaz, ambos tem culpa sim,tanto bolsonaro como os governadores tem culpa sim,você só defende um lado.Hipocrisia que chama é?1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
      2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
      3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
      4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
      5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  28. gustavo reinders

    30 de abril de 2020 em 17:19

    Se tem uma coisa que estou gostando de ver aqui, nao é as diferenças de ser de esquerda ou de direita, de se xingarem mutuamente, de se alfinetarem, de saber quem esta certo ou errado…..
    o melhor disso tudo é que o brasileiro começou a se interessar de verdade por politica. isso é maravilhoso e não tem preço….
    agora só falta a aprender a usar as palavras certas, nao precisamos de debates que não nos leva a nada. precisamos sim, de estar atentos a tudo que ocorre, pra aprender agora como reivindicar melhor, lutar por direitos, cumprir com obrigaçãoes, independente de sermos de esquerda ou de direita. somos todos iguais, perante a lei…..não é mesmo

    • Lopes Quisador

      30 de abril de 2020 em 18:16

      Brasileiro não se interessa por política. Brasileiro quer escolher um lado e estar certo, como se torce para um time de futebol. Política não tem nada a ver com isso. Se houvesse um real interesse, não teriam eleito um tipo xucro como esse bozonazi dos infernos, ou escolhido os representantes do senado e do congresso, pra depois ficar pedindo pra fechar o congresso e o senado. Calhou da política ser a bola da vez, mas não se iluda. Idiotas continuarão idiotas.

  29. Mônica

    30 de abril de 2020 em 23:44

    Mas rapaz, como é que ele vai ler??? Tem muita coisa escrita!

    • Professor Vete

      2 de maio de 2020 em 18:18

      E mesmo que leia, com certeza não vai conseguir compreender.

  30. flavio

    1 de maio de 2020 em 9:36

    oh sitezinho de bosta

    • Gilmar Lopes

      2 de maio de 2020 em 12:06

      Nossa! E você ainda perde tempo comentando nesse sitezinho de bosta?

    • Oivalf

      2 de maio de 2020 em 18:38

      oh comentarista de bosta! A verdade dói, né? Votou no “mito” e elegeu um “minto”! AHAHAH Defensor de corrupto!

  31. come rabo de mortadela

    2 de maio de 2020 em 3:00

    Tanta merda em um lugar só………..mortadelas,mortadelas!!!!’MEUS HERÓIS NÃO MORRERAM DE OVERDOSE”distorção total de fatos,analfabetos funcionais alienados por ideologia sectária…..Acho que o decreto deveria ser na época desenhado ou publicado como no jardim de infância…para bom entendedor meia palavra basta… FOI UM ALERTA fácil de entender quais cidades no mundo são considerados epicentro da doença…Nova York representa apenas 3% da população dos EUA,São Paulo representam 41% das registradas no Brasil, mas cidade tem apenas 6% da população do país,38% das mortes na Espanha ocorreram em Madri,Lombardia na itália 17%…….São uma bestas humanas,carnaval,turismo e negócios movimentaram o ciclo da doença.
    DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
    Publicado em: 04/02/2020 | Edição: 24-A | Seção: 1 – Extra | Página: 1

    Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro

    PORTARIA Nº 188, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2020

    Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV).
    “Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Considerando que a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, resolve: Art.4 de fev. de 2020” Art. 3º Compete ao COE-nCoV:

    I- planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas durante a ESPIN, nos termos das diretrizes fixadas pelo Ministro de Estado da Saúde;

    II- articular-se com os gestores estaduais, distrital e municipais do SUS;

    • Wilson Fisk

      3 de maio de 2020 em 21:39

      Parabéns, você é bilíngue. Fala português e um monte de bosta.

  32. Angela Murakame

    2 de maio de 2020 em 3:58

    Gente, não vamos perder o foco:
    – O site E-Farsas publica desde 2002 sobre algo que interessa a todos – e isto é obvio, caso contrario nao estariamos todos aqui reunidos debruçados sobre o mesmo ponto. A busca pela verdade é algo louvavel, e nao precisamos atacar uns aos outros, ao contrario, deveriamos nos incentivar, cada vez mais, a nos despirmos de qualquer pre-julgamento e entrarmos de cabeça nessa nova etapa que por bem ou por mal, o Brasil precisará iniciar. Claro, ainda desconhecemos o que o futuro nos reserva, mas seguir nessa troca de farpas já deu, ninguem precisa de mais do mesmo. O passo terá de ser dado por todos, os neutros e os que acreditam ter “lados” (essa coisa de esquerda e direita é muito mal utilizada, por exemplo: pesquisem sobre as medidas economicas que foram adotadas no governo do ex presidente Jose Sarney e verificarão que foram em maioria medidas oriundas de doutrinas de esquerda ou extrema-esquerda; enquanto durante o governo Dilma, foram adotadas medidas economicas e de incentivo semelhantes as medidas que eram praxe nos governos militares – por favor, averiguem antes de comentar). Ou seja, nao tem 100% de nada nessa vida, existem nuances. Mas nao vou entrar nesse tema, acredito que, caso alguem se interesse, pode pesquisar até conseguir entender o que é esquerda ou direita, o qua não é, e no que isso ajuda ou atrapalha.
    Voltemos ao foco que nos interessam aqui, nesta publicação em que estamos: todos querendo sobreviver a esse virus ou não? o site E-Farsas esclareceu sobre a noticia que seria falsa ou nao? – entao galera, bora simplificar: em caso de duvida, perguntem pro autor, peçam mais pesquisa, mais esclarecimentos; em caso de informações que nós leitores tenhamos a acrescentar, poxa, bora colaborar, vamos chegar por autor e dizer “olha, encontrei isso aqui, posso te pedir pra verificar e incrementar no site, se for cabivel?” – só to pensando alto, sei lá. Afinal, nao entendo uma coisa: somos seres humanos todos metidos nessa mesma roubada ou inimigos, desde criancinha?
    De minha parte, nao sou neutra, mas posso ser de esquerda e direita, depende do tema – mas, sinceramente, acho que esse preciosismo em nada nos interessa agora. Existem governos bons e ruins, em ambas “classificações” (desde que seja possivel delimitar, enfim..) . No atual momento, no Brasil, podemos simplesmente observar como nossos funcionarios estão trabalhando – esqueçam partido ou pretensas doutrinas ou ideologias, vamos observar só o trabalho deles, e isto será suficiente.
    Se um simples texto do E-Farsas já gera briga, nao to entendendo mais nada. Nao fiquei exatamente com duvidas sobre os esclarecimentos prestados pelo E-Farsas, mas entendo que , talvez na tentativa de ser sucinto, pode ter deixado algo de lado. Talvez se tivesse esmiuçado mais o documento propriamente dito, pois creio que a verdade está lá, naquilo que está escrito no papel original que foi assinado de fato; talvez fosse o caso de recortar o trecho do texto original para ilustrar as conclusoes trazidas pelo E-Farsas – nao estou dizendo que daria certo, mas pode ser uma formatação para testar futuramente.
    De minha parte, que já esclareci nao tenho preferencias pre determinadas, gosto de ouvir sempre as fontes originarias das noticias e no caso, nao há qualquer dificuldade: o atual presidente tem varios videos, entrevistas, lives, falas dele.. enfim, toda sorte de registros onde ele se apresenta como aquele que nao lê , que acha isso perda de tempo , ele frequentemente volta a este tema nao é de hoje, nao agora só durante a pandemia. Nao estou falando bem nem mal, estou apenas trazendo a memoria de todos as afirmações feitas pelo proprio Bolsonaro. Sobre ele ter assinado esse Decreto, PL, Medida, seja lá qual tenha sido o texto original, simplesmente nao quer dizer nada, pois provavelmente ele nao leu – aproveito para dizer que obviamente nao podemos esperar que ocupantes de cargos administrativos leiam na integra toda a papelada que auxiliares, assessores e secretarios em geral trazem para eles assinarem todos os dias, a menos que seja sobre assunto que lhes interesse muito.
    Vou tentar concluir, principais pontos aqui em questão: 1) preocupação do presidente com o adoecimento da populaçao do Brasil – nos discursos dele, em todas as falas dele sobre a pandemia, sabemos qual é a posição dele pois ele afirma e reafirma todos os dias, entao, nao temos qualquer duvida sobre este ponto; 2) se ele assinou um decreto antes do carnaval com “intençoes” de evitar aglomerações para prevenir a pandemia no Brasil – tá facil, primeiro o texto do decreto nao trata deste topico, como já foi esmiuçado nos comentarios e como está redigido no texto original do decreto e, segundo, é só ouvir a explicação do Jair no link abaixo, creio que este papel aí era só mais um da pilha que ele diz receber diarimente. E dá até pra gente interpretar: de acordo com o posicionamento do presidente sobre o virus, se ele tivesse lido o que estava escrito no tal decreto, e se ele tivesse interpretado e achasse que o decreto representaria qualquer tipo de arrecadação financeira, ele teria assinado?
    Todos aqui conseguem responder essa, sem brigar com ninguem. É só o que peço, vamos focar no que interessa galera. O país é nosso, nao dos presidentes. Eles trabalham pra nós – ou deveriam né. Enquanto a gente fica gastando energia pra brigar uns com os outros pra defender presidente, nao estamos vigiando o que ele faz de fato! e o prejuizo é todo nosso.

  33. Angela Murakame

    2 de maio de 2020 em 4:14

    Gente, não vamos perder o foco:
    – O site E-Farsas publica desde 2002 sobre algo que interessa a todos – e isto é obvio, caso contrario nao estariamos todos aqui reunidos debruçados sobre o mesmo ponto. A busca pela verdade é algo louvavel, e nao precisamos atacar uns aos outros, ao contrario, deveriamos nos incentivar, cada vez mais, a nos despirmos de qualquer pre-julgamento e entrarmos de cabeça nessa nova etapa que por bem ou por mal, o Brasil precisará iniciar. Claro, ainda desconhecemos o que o futuro nos reserva, mas seguir nessa troca de farpas já deu, ninguem precisa de mais do mesmo. O passo terá de ser dado por todos, os neutros e os que acreditam ter “lados” (essa coisa de esquerda e direita é muito mal utilizada, por exemplo: pesquisem sobre as medidas economicas que foram adotadas no governo do ex presidente Jose Sarney e verificarão que foram em maioria medidas oriundas de doutrinas de esquerda ou extrema-esquerda; enquanto durante o governo Dilma, foram adotadas medidas economicas e de incentivo semelhantes as medidas que eram praxe nos governos militares – por favor, averiguem antes de comentar). Ou seja, nao tem 100% de nada nessa vida, existem nuances. Mas nao vou entrar nesse tema, acredito que, caso alguem se interesse, pode pesquisar até conseguir entender o que é esquerda ou direita, o qua não é, e no que isso ajuda ou atrapalha.
    Voltemos ao foco que nos interessam aqui, nesta publicação em que estamos: todos querendo sobreviver a esse virus ou não? o site E-Farsas esclareceu sobre a noticia que seria falsa ou nao? – entao galera, bora simplificar: em caso de duvida, perguntem pro autor, peçam mais pesquisa, mais esclarecimentos; em caso de informações que nós leitores tenhamos a acrescentar, poxa, bora colaborar, vamos chegar por autor e dizer “olha, encontrei isso aqui, posso te pedir pra verificar e incrementar no site, se for cabivel?” – só to pensando alto, sei lá. Afinal, nao entendo uma coisa: somos seres humanos todos metidos nessa mesma roubada ou inimigos, desde criancinha?
    De minha parte, nao sou neutra, mas posso ser de esquerda e direita, depende do tema – mas, sinceramente, acho que esse preciosismo em nada nos interessa agora. Existem governos bons e ruins, em ambas “classificações” (desde que seja possivel delimitar, enfim..) . No atual momento, no Brasil, podemos simplesmente observar como nossos funcionarios estão trabalhando – esqueçam partido ou pretensas doutrinas ou ideologias, vamos observar só o trabalho deles, e isto será suficiente.
    Se um simples texto do E-Farsas já gera briga, nao to entendendo mais nada. Nao fiquei exatamente com duvidas sobre os esclarecimentos prestados pelo E-Farsas, mas entendo que , talvez na tentativa de ser sucinto, pode ter deixado algo de lado. Talvez se tivesse esmiuçado mais o documento propriamente dito, pois creio que a verdade está lá, naquilo que está escrito no papel original que foi assinado de fato; talvez fosse o caso de recortar o trecho do texto original para ilustrar as conclusoes trazidas pelo E-Farsas – nao estou dizendo que daria certo, mas pode ser uma formatação para testar futuramente.
    De minha parte, que já esclareci nao tenho preferencias pre determinadas, gosto de ouvir sempre as fontes originarias das noticias e no caso, nao há qualquer dificuldade: o atual presidente tem varios videos, entrevistas, lives, falas dele.. enfim, toda sorte de registros onde ele se apresenta como aquele que nao lê , que acha isso perda de tempo , ele frequentemente volta a este tema nao é de hoje, nao agora só durante a pandemia. Nao estou falando bem nem mal, estou apenas trazendo a memoria de todos as afirmações feitas pelo proprio Bolsonaro. Sobre ele ter assinado esse Decreto, PL, Medida, seja lá qual tenha sido o texto original, simplesmente nao quer dizer nada, pois provavelmente ele nao leu – aproveito para dizer que obviamente nao podemos esperar que ocupantes de cargos administrativos leiam na integra toda a papelada que auxiliares, assessores e secretarios em geral trazem para eles assinarem todos os dias, a menos que seja sobre assunto que lhes interesse muito.
    Vou tentar concluir, principais pontos aqui em questão: 1) preocupação do presidente com o adoecimento da populaçao do Brasil – nos discursos dele, em todas as falas dele sobre a pandemia, sabemos qual é a posição dele pois ele afirma e reafirma todos os dias, entao, nao temos qualquer duvida sobre este ponto; 2) se ele assinou um decreto antes do carnaval com “intençoes” de evitar aglomerações para prevenir a pandemia no Brasil – tá facil, primeiro o texto do decreto nao trata deste topico, como já foi esmiuçado nos comentarios e como está redigido no texto original do decreto e, segundo, é só ouvir a explicação do Jair no link abaixo, creio que este papel aí era só mais um da pilha que ele diz receber diarimente. E dá até pra gente interpretar: de acordo com o posicionamento do presidente sobre o virus, se ele tivesse lido o que estava escrito no tal decreto, e se ele tivesse interpretado e achasse que o decreto representaria qualquer PERDA de arrecadação financeira, ele teria assinado?
    Todos aqui conseguem responder essa, sem precisar brigar. É só o que peço, vamos focar no que interessa galera. O país é nosso, nao dos presidentes. Eles trabalham pra nós – ou deveriam né. Enquanto a gente fica gastando energia pra brigar uns com os outros pra defender sabe-se lá quem, nao estamos vigiando o trabalho deles fato! e o prejuizo é todo nosso.

    Desculpem! Falei demais e esqueci o link!
    https://www.youtube.com/watch?v=NDLEVMeiH-Y
    “Tem muita coisa que eu assino que eu leio a ementa apenas. Tem decreto que tem 20 páginas e às vezes tem um palmo de papel para assinar ali. E não é só ler, tem que interpretar também. Eu não tenho como interpretar.” Jair Bolsonaro, presidente do Brasil

    PS: peço ao moderador que elimine minhas 2 publicações anteriores pq continha erros de digitação. Agradeço

  34. Renata

    2 de maio de 2020 em 7:58

    Até pra dizer que o Bolsonaro fez o certo, vcs arranjam uma forma de desqualificalo.

    • Gilmar Lopes

      2 de maio de 2020 em 11:44

      O que ele fez certo?

    • Rei DroGado

      2 de maio de 2020 em 18:40

      1) Ele não fez certo;
      2) Ele é um desqualificado;
      3) Você é um defensor de corrupto;
      4) MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Marcos Adriano de Carvalho Marcello

        13 de maio de 2020 em 13:00

        Reidrogado (porque não me surpreendo)?
        A esquerda adora chamar os bolsonaristas de “gado”! Mal sabem que trata-se de um enorme elogio. Afinal, o que o gado, parte do imenso rebanho nacional, gera negócios, empregos, divisas, ao passo que os jumentos….
        O Brasil possui o maior rebanho do mundo! Assim, a pecuária é uma das atividades primárias que mais se destacam no País; e está relacionada a criação de aves, suínos, bovinos, ovinos, equinos e bubalinos. Somos líder em exportação de carne, empregando mais de 1,5 milhão de pessoas! Confira mais sobre o papel da pecuária no agronegócio nacional, antes de postar besteiras, nonsenses!
        Quando leio algumas pessoas chamando outras de “gado”, fico embasbacado! As pessoas deveriam aprender a ter mais empatia com o ser humano! “gado” é um termo pejorativo, que desmerece qualquer pessoa, independentemente de sua ideologia política, de seu partidarismo! É comportamento é indigno, é reprovável! Quem age assim, deveria ter vergonha, de usar esse tipo de expediente! Baixo, vulgar, insano! Respeite, e será respeitado! Quem age dessa maneira, se compara a uma tropa de asininos!

  35. Rei DroGado

    2 de maio de 2020 em 11:26

  36. Gil

    3 de maio de 2020 em 0:40

    A farsa é esse artigo. O auto desse texto precisa estudar mais sobre administração pública. O ministro da saúde é SUBALTERNO do presidente da república. Ele só faz o que o seu chefe manda e/ou autoriza. Tanto que se qualquer ação do seu ministro da saúde der errado, a responsabilidade recai sobre o presidente da república. Se crucificam o presidente da república quando ações do seu ministro é ruim, pq não exaltam o presidente da república quando ações do seu ministro é boa? Sejam coerentes! Além disso, essa foi apenas uma das medidas implantadas por Bolsonaro. Ele também quis adotar um isolamento racionalizado.
    Veja a notícia abaixo:

    https://www.otempo.com.br/politica/governo-decreta-estado-de-emergencia-para-conter-surto-de-coronavirus-no-brasil-1.2292688

    http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388

  37. Carlos Eduardo

    3 de maio de 2020 em 22:42

    Gostaria de saber onde vc leu na lei que as medidas adotadas sobre quarentena seriam usadas somente em viajantes? Parágrafo único diz usar onde couber. A lei não só explica o que é isolamento e quarentena como diz medidas a serem adotadas. Carnaval recebeu 33 milhões de turistas do mundo todo e a covid19 já estava em mais de 190 paises não tinha risco? Primeiro caso foi dia 26 e o carnaval terminou dia 25 esse senhor estava contaminado a quase 15 dias ou seja dia 10/02 nesta data ele não havia chegado ao Brasil. Como assim não precisava cancelar o carnaval? Cite ai por favor o nome dos infectologistas que disseram que o carnaval não apresentou risco de informações por covid19.
    rt. 1º Esta Lei dispõe sobre as medidas que poderão ser adotadas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019.

    § 1º As medidas estabelecidas nesta Lei objetivam a proteção da coletividade.

    § 2º Ato do Ministro de Estado da Saúde disporá sobre a duração da situação de emergência de saúde pública de que trata esta Lei.

    § 3º O prazo de que trata o § 2º deste artigo não poderá ser superior ao declarado pela Organização Mundial de Saúde.

    Art. 2º Para fins do disposto nesta Lei, considera-se:

    I – isolamento: separação de pessoas doentes ou contaminadas, ou de bagagens, meios de transporte, mercadorias ou encomendas postais afetadas, de outros, de maneira a evitar a contaminação ou a propagação do coronavírus; e

    II – quarentena: restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes, ou de bagagens, contêineres, animais, meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação, de maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus.

    Parágrafo único. As definições estabelecidas pelo Artigo 1 do Regulamento Sanitário Internacional, constante do Anexo ao Decreto nº 10.212, de 30 de janeiro de 2020, aplicam-se ao disposto nesta Lei, no que couber.

    Art. 3º Para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, poderão ser adotadas, entre outras, as seguintes medidas:

    I – isolamento;

    II – quarentena;

    III – determinação de realização compulsória de:

    a) exames médicos;

    b) testes laboratoriais;

    c) coleta de amostras clínicas;

    d) vacinação e outras medidas profiláticas; ou

    e) tratamentos médicos específicos;

    IV – estudo ou investigação epidemiológica;

  38. Carlos Henriques

    4 de maio de 2020 em 14:51

    Boa tarde.

    Gilmar por que sempre que se referente ao Presidente você utiliza o seguinte refrão:

    ” o seu presidente”;

    Não parece preconceituoso este seu linguajar uma vez que o presidente e de todos os brasileiros uma vez que foi eleito por um processo democrático?

    • Maria

      6 de maio de 2020 em 20:20

      @Carlos Henriques , a esta altura do campeonato, pelo comportamento do Bolsonaro, acredito que não. O presidente e seus seguidores Bolsomínions se mostraram FANÁTICOS, quase ditadores e acredito que o Gilmar e muitos querem se separar disso daí. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Maromba

      9 de maio de 2020 em 17:55

      Pois é…fica bem claro a tendencia do site não.

      • Gilmar Lopes

        10 de maio de 2020 em 11:07

        Qual é a tendência do site?

        • Marcos Adriano de Carvalho Marcello

          13 de maio de 2020 em 13:04

          Socialista e de disseminação de mentiras!
          E você um arrogante, que despreza opiniões contrárias à sua!
          Mostre respeito com os leitores. Pedir para a pessoa não visitar o site, mostra seu despreparo em ter site público.
          Limite-se ao seu mundinho, àqueles que ficam te babando!
          Você é mais um medíocre esquerdista, que se acha “deus”, e não pode ser criticado!

          • Gilmar Lopes

            13 de maio de 2020 em 14:19

            Não é questão de opinião! Dá uma lida na Portaria assinada pelo presidente e volte aqui pra gente continuar essa conversa!

  39. Walter

    4 de maio de 2020 em 22:19

    1) O presidente até hoje desdenha do isolamento, age com irresponsabilidade e ainda convence a população
    a minimizar a pandemia; 2-Segundo especialistas, nada justificava (na ocasião) o cancelamento do Carnaval ou qualquer medida drástica;
    3- Não é verdade que Bolsonaro determinou quarentena em fevereiro.Pesquisem o tal decreto que é muito citado.

  40. Itamar

    5 de maio de 2020 em 17:35

    Gente o google chrome deveria ter uma opcao mais facîl pra eliminar alguns site da busca…

  41. Marcos Aurélio

    7 de maio de 2020 em 9:28

    Pra mim esse e-farsas perdeu a credibilidade.

    Mas é claro que se existe um alerta da presidência com relação ao vírus e os Governadores continuaram com a festa do Carnaval, eles são os responsáveis.

    Uma grande irresponsabilidade desses políticos que agora vem dar uma de santo na frente das câmeras!

    Quanto ao e-farsas, realmente foi decepcionante!

  42. Gustavo

    12 de maio de 2020 em 7:56

    O presidente estava tão preocupado com o vírus no carnaval que participou de um encontro com milhares de pessoas na Praia de Botafogo no Rio de Janeiro, poucos dias antes do carnaval:
    https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2020/02/5869204-evento-religioso-lota-praia-de-botafogo-e-tem-presenca-de-bolsonaro.html#foto=1

  43. marcelo

    13 de maio de 2020 em 7:31

    Site do senado, leia-se….
    O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 13.979, que prevê medidas de combate ao novo coronavírus. A proposta que deu origem à lei (PL 23/2020) foi aprovada pela Câmara dos Deputados, na terça-feira (4),

    Fonte: Agência Senado
    https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/02/07/lei-que-regula-situacao-de-emergencia-para-combater-coronavirus-e-sancionada

  44. Marcos Adriano de Carvalho Marcello

    13 de maio de 2020 em 12:57

    Esse site se torou ele próprio uma farsa!
    O governo chinês reconheceu a existência do vírus em novembro/19, de forma que pode ser que tenha surgido antes.
    O Governo decretou estado de emergência por causa do surto de coronavirus, sim!
    A própria foice de são paulo, sabidamente inimiga do Presidente da República noticiou esse fato!

    https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/02/governo-decreta-estado-de-emergencia-por-causa-de-surto-do-coronavirus.shtml

    Portanto, como eu disse, você são uma farsa!
    Os governadores e prefeitos, de olho no carnaval, refutaram a aplicação do decreto!
    Desta maneira, os lulopetistas seguem em frente, agora através de vocês, espalhando fake news!
    Lamentável!

    • Gilmar Lopes

      13 de maio de 2020 em 14:21

      Marcos, acredite no que achar mais certo pra você! Abração!

  45. MARCIO GOMES

    13 de maio de 2020 em 17:03

    Não adianta tentar achar culpados agora…
    A única coisa que nos restou para esse exato momento é: NOS CUIDARMOS E MUITO.
    Pq o VIRUS, não quer saber se vc é a favor do Bolsonaro, do Centrão, Isentão ou Esquerdão, ele ta é passando o FACÃO EM GERAL.
    Abram os olhos e se cuidem, gel, máscara, se FOR POSSÍVEL FICAR EM CASA, FIQUE…
    E vamos orar e pedir socorro a Deus, por o inimigo é INVISÍVEL.
    Forte abraço.

    • Bak santana

      17 de maio de 2020 em 0:31

      Então essa portaria não era um alerta? O presidente é seu ministro estavam era dos? Agora me responda uma pregunta: se o primeiro caso no Brasil foi em São Paulo,no dia 26 de Fevereiro,então porque no dia Internacional da mulher o governador de São Paulo, João Doria participou de uma corrida com mais de 13 mil participantes,no Ibirapuera? Alguém podem me responder?

  46. Francisco Carneiro Neto

    16 de maio de 2020 em 23:42

    Engraçado, a OMS (Organização Chinesa de Saúde) rebateu Bolsonaro no começo de março e disse que era prematuro o governo declarar pandemia – as voltas que este mundo dá:

    https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/03/03/oms-rebate-governo-e-diz-que-nao-e-momento-de-declarar-pandemia.htm

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo