20.2 C
São Paulo
sábado, novembro 27, 2021

Bolsonaro decretou estado de emergência antes do Carnaval, mas os governadores ignoraram?

- Publicidade -

É verdade que o presidente Jair Bolsonaro decretou estado de emergência no Brasil 18 dias antes do Carnaval, mas governadores ignoraram a Lei?

A postagem surgiu nas redes sociais e em diversos grupos do WhatsApp na segunda semana de abril de 2020. Em cima de uma foto do presidente Jair Bolsonaro, uma denúncia aponta que os governadores, que deveriam ter cancelado o Carnaval, não o fizeram mesmo após decreto de Estado de Emergência assinado 18 dias antes por Bolsonaro.

O texto afirma que o presidente havia decretado Estado de Emergência no Brasil, em virtude do surto de coronavírus, no dia 03 de fevereiro de 2020, mas que os governadores ignoraram as ordens federais e prosseguiram com as comemorações de carnaval. 

Com isso, o texto acusa os governadores de serem os verdadeiros responsáveis pela disseminação do coronavírus no Brasil, através das aglomerações no Carnaval!

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto que circula pelas redes sociais: “Quem é o irresponsável? Bolsonaro decretou estado de emergência dia 03/02/2020 – 18 dias antes do carnaval – Mesmo assim os governadores assumiram o risco e não cancelaram o carnaval!” (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

O texto disseminado na segunda semana de abril de 2020 apresenta um dado real, mas induz o leitor ao erro ao insinuar que os governadores teriam descumprido a lei, o que não aconteceu!

É verdade que o presidente Jair Bolsonaro decretou estado de emergência em saúde pública no dia 04 de fevereiro de 2020, mas se tratava de uma portaria que visava cuidados para prevenir a chegada do novo coronavírus no Brasil.

A portaria, publicada no Diário Oficial da União no dia 04 de fevereiro de 2020, é assinada pelo Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e permitia à Secretaria de Vigilância em Saúde a contratação temporária de profissionais de saúde, além da aquisição de equipamentos e a contratação de serviços.

Em resumo, a portaria determina que o Ministério da Saúde:

  • passe a coordenar a ESPIN (Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional);
  • realize contratação emergencial sem licitação;
  • possa convocar a FN-SUS (Força Nacional do Sistema Único de Saúde) para execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas;
  • requisitar bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, assegurando posterior indenização;
  • contratar, em conjunto com Ministério da Economia, profissionais de saúde por tempo determinado;
- Publicidade -

Não há nenhuma menção, nessa portaria, a respeito de quarentena ou o chamado isolamento social. Portanto, os governadores não passaram por cima de nenhuma lei, como dá a entender o alerta.

Lei 13.979/2020

No dia 06 de fevereiro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro assinou a Lei 13.979, que prevê quarentena, mas é específico em usar esse método de isolamento entre os viajantes que chegarem ao país com suspeitas de infecção. A quarentena, na lei, é usada para separar as pessoas contaminadas das não infectadas e é aplicada também às bagagens, meios de transporte, correspondência etc.

O texto aprovado pelo Congresso Nacional define quarentena como:

“Restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes ou de bagagens, contêineres, animais, meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação, de maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus.”

Como já mostramos aqui e aqui também, a responsabilidade pelo Carnaval é das prefeituras e não do Governo Federal e/ou Estadual. Ainda assim, como na ocasião ainda não havia nada que proibisse as festas de Carnaval, o evento transcorreu em todo o Brasil.

Carnaval e o coronavírus

Nesse artigo publicado no dia 05 de fevereiro de 2020 na BBC Brasil, vários especialistas explicam que, apesar da aglomeração de pessoas num espaço restrito criar condições ideais para o alastramento de doenças, nada justificava (na ocasião) o cancelamento do Carnaval! Em resposta à BBC News Brasil, os infectologistas entrevistados afirmaram que era preciso, sim, ficar atento ao avanço da doença, pois ainda não havia nenhum caso registrado no país, mas a festividade sempre traz muito turista.

Lembrando que o Carnaval começou no dia 21 de fevereiro de 2020 e o primeiro caso confirmado do coronavírus no Brasil foi registrado no dia 25 de fevereiro, em um paciente de 61 anos que havia chegado da Itália de viagem.

Além disso, o próprio ministro da Saúde afirmou que (no caso do surto do coronavírus) era mais preocupante ir para o exterior do que comemorar o Carnaval no Brasil. Em vídeo, o ministro disse: 

“[…] há uma preocupação maior com pessoas que viajam ao exterior e uma possível infecção pelo novo coronavírus em outros países do que com a transmissão da doença causada pelo vírus durante as festas de Carnaval realizadas no Brasil.” – Texto extraído do site UOL

Conclusão

O presidente Jair Bolsonaro assinou uma Portaria decretando estado de emergência na área da Saúde, mas não havia nenhuma restrição no que diz respeito às festividades de Carnaval e tampouco de isolamento social! O ministro da Saúde, inclusive, negou que o Carnaval poderia ser um agravante para o surto de coronavírus!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

891 COMENTÁRIOS

  1. Estou vendo que os Bolsomínions estão querendo livrar o Bolsonaro e culpar Governadores e Prefeitos a qualquer custo. É INÚTIL! Todos nós sabemos que os Governadores e Prefeitos assumiram o PROTAGONISMO no combate ao Covid-19 através de AÇÕES/ATITUDES decretando quarenta à população. Bolsonaro é LETÁRGICO, LENTO, tá sempre ATRASADO só faz mimimis nas Redes Sociais! Até as TARTARUGAS ou as LESMAS são MELHORES do que ele pois, apesar de serem lentas, chegam lá, fazem o que tem que fazer e não reclamam! 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Conclusão, os governadores são hipócritas, já sabiam do risco de disseminação da doença mas prefiram pular carnaval, agora fingem se preocupar com o povo mas estão vendo nessa doença u.a forma de assaltar o Brasil novamente e fazer campanhas partidária.

          • Um grande idiota sempre chama os outros de idiotas…kkmk

            a esquerda não consegue mais eleger um presidente e ficam todos se mordendo…kkkk

          • Impressionante como pessoas com tanta cultura e conhecimento, são capazes de em poucas linhas ofender, proferir injúrias e o que e pior , desrespeitar o próximo , só.ente pq ele não pensa igual. E são essas mesmas pessoas que querem criticar as desigualdades em nosso país.
            O PR e Governadores e prefeitos atuais não estão agindo bem? Sim , sem dúvida. Mas pergunto , de quem e a culpa de nosso sistema de saúde publico não estar a altura de tal crise ? De não poder atender bem a maior parcela de nosso povo? Será que os governos anteriores não são os maiores responsáveis? Pq ninguém cobra deles o de foi parar o dinheiro que deveria ter sido investido em saúde , educação, saneamento basico?
            Estamos um povo dividido, fácil de conquistar, assim como diz a “a arte da guerra” de Sun Tse. Neste , ele diz como tática de dominação de uma tropa inimiga, neste caso o povo brasileiro x políticos sujos, dívida a tropa e derrubem.seus lideres.
            E olha como estamos, esquerda, direita, centrão, meia direita, meia esquerda e por aí vai.
            E hora do povo acordar, o poder e nosso e emana de nós.

          • Ô PREZADO PTRALHA, SE TEM AQUI ALGUÉM QUE NÃO TEM NENHUMA CAPACIDADE DE LER E INTERPRETAR ALGUM TEXTO, HAJA VISTA QUE É UM MARIONETE COMPLETAMENTE ALIENADO, É VOCÊ QUE FINGE QUE O CARNAVAL NÃO FOI UM GRANDE DISSEMINADOR DESSA DOENÇA, ASSIM TAMBÉM, COMO É DE SEU PERFIL FINGIR VERGONHOSAMENTE QUE O PT NÃO FOI O PARTIDO MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DO MUNDO. MAIOR CEGO É O IDIOTA QUE SE NEGA A ENXERGAR….

          • O E-FARSAS VIROU UMA FARSA
            Por que você acha que é uma farsa? Você tem provas que é uma farsa? Você acha que só porque vai contra seu viés observacional é uma farsa? Você prefere continuar acreditando em fake news e sendo enganada eternamente? Você só confia no zapzap da família?
            É IMPOSSÍVEL CONTINUAR ACREDITANDO NESSE SITE!
            Quem disse que você tem que acreditar nesse site? Você acha que alguém se importa se você acredita ou não nesse site? Quem é você na fila do pão?

          • Concordo! Essa porcaria nem averigua direito uma informação, tem muitas colocações incorretas. Adeus! E vai se fuder Gilmar, seu inútil.

          • Concordo!
            Claro que concorda, gados pastam em bando!
            Essa porcaria nem averigua direito uma informação, tem muitas colocações incorretas.
            Dizer que algo é incorreto sem apresentar argumentos para refutar, é falácia. Você é um imbecil.
            Adeus! E vai se fuder Gilmar, seu inútil.
            Nossa, que fineza. Tinha que ser eleitor do corrupto! “E daí?”
            MUUUUUUUUUUUU

          • ERROU! A conclusão é que você é um analfabeto funcional que não entendeu nada do texto. E claramente é um gadolino de estimação, que votou num “mito” com a promessa do fim da corrupção mas foi enganado, o cara é tão corrupto quanto os demais! Pelo menos o PT não tentou usar o ministro da justiça para atrapalhar as investigações da PF! AHAHHAHA Votou num corrupto! Votou num bandido!
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Se o Presidente tem ou não razão não sei.
            Mas se foi alertado mesmo que não seja um decreto, minha opinião é que os Governadores deveriam ter tido o bom senso de ter cancelado o Carnaval ou teremfeito uma triagem bem rígida sobre os turistas vindo de outros países.
            Principalmente de onde tinha maior foco da doença.
            Com isso eles esteriam assumido o risco sim ,quer queira quer não.

          • Se o Presidente tem ou não razão não sei.
            Não tem.
            Mas se foi alertado mesmo que não seja um decreto, minha opinião é que os Governadores deveriam ter tido o bom senso de ter cancelado o Carnaval ou teremfeito uma triagem bem rígida sobre os turistas vindo de outros países.
            E os países que não têm Carnaval e o vírus se espalhou, matando mais de 1000 por dia? E a economia, que sofreria mais ainda com o cancelamento do Carnaval?
            Principalmente de onde tinha maior foco da doença.
            E onde era?
            Com isso eles esteriam assumido o risco sim ,quer queira quer não.
            A população está assumindo o risco ao desrespeitar o isolamento.

          • Seu artigo é totalmente tendencioso. Toda a imprensa já informava sobre a pandemia em vários países antes do Carnaval. Esses governadores e prefeitos agora tão empenhados no isolamento social ignoraram a presença de pessoas de vários países na festa da pegação geral.

          • Seu artigo é totalmente tendencioso.
            Seu comentário é totalmente imbecil.
            Toda a imprensa já informava sobre a pandemia em vários países antes do Carnaval.
            Inclusive em países que não tem Carnaval, e estão batendo recordes de infectados. E aí?
            Esses governadores e prefeitos agora tão empenhados no isolamento social ignoraram a presença de pessoas de vários países na festa da pegação geral.
            E ainda assim:
            1) Não há evidências que o Carnaval tenha ajudado a espalhar o vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
            2) Graças aos governos e prefeitos não estamos tendo uma curva mais acentuada;
            3) Seu MITOmaníaco ainda acha que é uma gripezinha. “E daí?”
            4) Pare de defender político, é feio.
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • E o senhor Gilmar em nenhum momento questiona o senhor Rei Drogado por suas grosseiras respostas de quem não tem o mínimo de civilização. Ah, deve ser porque ele está defendendo seu ponto de vista. Eu sempre confiei e confio no e-farsas para me ajudar a esclarecer informações. Mas desta vez realmente, esclareceu corretamente, mas percebo aqui nos comentários que tomou partido e não está sabendo respeitar seu público corretamente. Lamento, mas continuarei buscando sempre a verdade, aqui é onde mais possa me esclarecer, para não cair no mesmo erro destes que ainda acreditam em contos de fadas, onde tem o vilão e o mocinho. As coisas não são assim… colocarei na balança os erros e acertos dos governantes, mas tenho certeza que também cometerei erros no caminho.

          • Quanto ódio!
            Votei no Bolsonáro, mas nem por por isso vou acreditar em tudo o que leio, ainda mais sem referências. Agradeço o excelente trabalho do site e-farsas.
            Às vezes sinto que esquerdistas soltam mensagens destas só para o povão cair de burro. É tanta corrente e notícia infundada que temos de pesquisar tudo, ver se tem referência, pois o que vale é ter ‘likes’. Seja direita, seja centro, seja direita, em vez de criar história, vai ler um livro, e que não seja de faz-de-conta.
            Um abraço.

          • Muita verdade…
            mas o Brasil acordou não fica oculto por muito tempo não. Vai ser boicitado igual a Globo lixo.

          • Assustada em como Gilmar está sendo cada vez mais parcial e demostrando lado político! 😳 Tinha um tempo que não lia e mudou completamente a forma de responder a quem questiona sua matéria. Pena não enxergar isso. “O seu presidente”… E ainda bate boca com leitor tentando provar uma “culpa” de Bolsonaro ao invés de focar no título. Daqui a pouco ele vai falar de hidroxicloroquina nesse post😆

          • Passou um pano bonito hein…
            Por que passou pano? Pra quem? De onde tirou essa ideia? Quais seus argumentos? Por que você acha que está certo?
            Parabéns
            Sabia que sarcasmo é a arma dos sem argumentos?

        • Mentira. O primeiro caso de Covid-19 foi um Senhor que chegou da Itália no dia 21. E ele foi testado dia 25 com a doença. Ou seja, ele saiu na época do carnaval. simples.assim.

          • Com você sabe que ele saiu na época do Carnaval? Você mora com ele? Todas as pessoas que tiveram contato com ele foram testadas, e duas estavam contaminadas, pegaram durante um jantar com ele. Nenhuma outra.

          • Muita verdade…
            mas o Brasil acordou não fica oculto por muito tempo não. Vai ser boicitado igual a Globo lixo.

        • Seu artigo é totalmente tendencioso. Toda a imprensa já informava sobre a pandemia em vários países antes do Carnaval. Esses governadores e prefeitos agora tão empenhados no isolamento social ignoraram a presença de pessoas de vários países na festa da pegação geral.

        • Só leu o título, Gilmar Lopes!Existem pessoas que não sabem diferenciar ponto de exclamação e interrogação! Seu texto é claro e bem explicado. Tem pessoas que só leem o que elas querem entender! Sustentar a boçalidade.

          • Melhor site. Tenho como referência.
            Creio que deve ter alguns que pularam carnaval e ficam falando coisas. Fora isso, votei no Bolsonaro e a reportagem está correta. E nosso país é exemplo no combate ao coronavírus, e deixa a política de lado e lembra de cada um fazer sua parte.

          • Não é o fato de o texto ser bem explicado que vai concluir que ele é verdadeiro, vocês gostam de ofender as pessoas e querem falar que se preocupam com a sociedade e tudo mais, a verdade é que vocês só se preocupam com o bolso de vocês, com o bolsonario no poder fica dificil ter as bocadinhas que rola no meio da politica né?

        • Entendemos sim! Mas já havia 26 casais suspeitos de corona vírus! Então vc acha que milhões de brasileiros, inclusive estrangeiros na época de corona pelo mundo estava tudo bem, não é mesmo? Se o governo decretou estado emergência, na saúde, Não tinha que ter carnaval, já que o governo decretou estado de emergência na saúde!

          • Rose Carneiro, você está correta. As providencias foram tomadas pelo governo federal e o foram corretamente. Atribuir responsabilidades ao mandatário por causa de suas frases com viés de humor, é atitude dos canhotos, inclusive de ocasião como o E-Farsas. Fato é que o carnaval, pelo ajuntamento de pessoas, é sim um agravante para a epidemia. Desmentir isto, é falta de conhecimento e de caráter. Se assim fosse, porque o isolamento social? O fato de repetir um link do JN, não significa atrelamento a Globo, pois apenas um FATO foi noticiado. Abraços.

        • Conclusão… Só um idiota não quer ver o que está na cara. Veja os estados que receberam turistas para o carnaval e veja as estatísticas de hoje da infestações no país.

          • Ó sim… claro… A culpa não é do nosso presidente por não ter fechado as fronteiras e controlado melhor a chegada dos voos de outros países, mas sim dos prefeitos e governadores, que estavam esperando o primeiro caso aparecer pra começarem a fazer algo

            E o nosso presidente, junto com o seu mestre Olavo de Carvalho, não tem culpa por dizerem que o Coronavírus era uma mentira inventada pelos comunismo pra nos levar ao panico

          • Obrigado pela crítica! Outros sites também fizeram pesquisa semelhante. Procura no Google, por favor. Abração!

        • Conclusão.Vocês mesmo citam que em 06 de Fevereiro foi assinada uma lei, que entre outras coisas alertava e dizia sim para s autoridades locais tomarem providências aos que chegariam de fora do Brasil. IGNORARAM e só o fizeram após o carnaval. Por o que estou vendo, vocês estão dizendo que o Presidente deveria ter decretado o cancelamento do carnaval e não o fez????

        • Agora com o relato da FIOCRUZ que o virus já estava no Brasil antes mesmo do carnaval vc não teve a honradez de mudar o texto !!!É MUITO CANALHA MESMO !!!!!!!!!!!!

        • Conclusão: a tua análise refere-se ao LEGALISMO (governadores passaram ou não passaram por cima de uma lei?).Mas, sobre a HIPOCRISIA de manter o carnaval, mesmo sabendo dos RISCOS, aí tu não responde. Tendencioso tu, heim? 😂😂😂

        • 👍JMB 🇧🇷 Até 2026 e mais zil anos!!
          Com decreto ou não prefeitos, governadores e presidente tinha que se reunir e não deixar o carnival.(Essa minha lógica!)

        • O foco da materia pra e apenas mostrar uma facke news. Todos os dias somos inundados por noticias falsas para mim isso e muito grave. Quem tem coragem de denunciar tem mais que faze_lo. A questao e a noticia tem meias verdades e ponto final.

        • Em 24 de fevereiro. Carnaval!
          Mercados em queda forte com avanço do coronavírus na Itália, Coréia do Sul e Irã
          O governo italiano informou nesta segunda-feira que o número de pacientes no país chegou a 130 em apenas dois dias, com a quarta morte confirmada na manhã de hoje. A maioria dos casos ocorre nas regiões da Lombardia e do Vêneto. *O Carnaval de Veneza foi cancelado*.
          Na Coréia do Sul, em apenas três dias o número de casos subiu de 31 para 763, com nove mortes. O governo sul-coreano *elevou o alerta com o surto para o máximo*.
          No Irã, informa a CNBC News, em apenas três dias foram reportados 61 casos, com 12 mortes. A Turquia *fechou no domingo os quatro passos de fronteira com o Irã e impediu a entrada de pessoas que tinham sinais de gripe*.
          No Brasil é feriado de Carnaval.

        • Acho que quem escreveu este artigo não sabe qual é a verdade por trás da verdade, quem foi o culpado não foi o presidente Jair Bolsonaro, porque confiou no diabo chamado Luiz Henrique Mandetta, ele foi o responsável pelo carnaval no Brasil. Se ele era um ministro da saúde que considerava a saúde uma prioridade, ele disse que o carnaval não poderia ser realizado por causa do coronavírus. Mateta, que deu carta branca aos governadores. Luiz Henrique Mandetta disse várias vezes em seus vídeos no Youtube que não havia preocupação com o carnaval por ser um país tropical. Então foi culpa de Madetta, ele deveria ter sido expulso de seu posto antes do carnaval, ele foi um assassino na minha opinião ..

        • QUEM É A SINOVAC BIOTECH?
          O desenvolvimento da vacina paulista é chefiado pela Sinovac Biotech Ltda., uma gigante chinesa da biofarmacêutica. Fundada em 2001 e empregando cerca de 1.000 funcionários, a empresa possui quatro laboratórios em diferentes cidades na China, mas tem seu quartel-general centralizado em Pequim.
          Em 2009, o laboratório superou seus concorrentes e se tornou o primeiro no mundo a lançar uma vacina contra a gripe suína H1N1. Agora, o grupo privado espera produzir 100 milhões de doses por ano para combater o novo coronavírus.
          A Sinovac Biotech é listada na Nasdaq – Bolsa de Valores de Nova York – e, segundo o diretor de relações internacionais Meng Wining, o grupo recebe apoio estrutural “mas não muito dinheiro” do governo chinês. No entanto, está aberto a colaborações com parceiros estrangeiros, aos quais já vende vacinas contra gripe ou hepatite.
          O contato com o governo Doria com a empresa começou em agosto de 2019, quando uma comitiva paulista viajou à China. Na ocasião, foi inagurado um escritório comercial na província de Shangai para facilitar a promoção do comércio, investimentos e apoiar empresas brasileiras com sede em São Paulo para exportar à China.
          Além do acordo para a vacina contra a Covid-19, assinado na quarta-feira por Doria, a Sinovac Biotech possui pactos firmados para o desenvolvimento de outras vacinas e pesquisas em parceria com o Instituto Butantan.
          Conclusão e o que vc me diz ma respeito desse acordo do Dória com os chineses dessa vacina contra o vírus em Agosto de 2019 ?

          • Não sei te dizer o que houve nos bastidores do Governo! Se você tiver algum link sobre isso manda pra gente, por favor!

        • Eu também li e entendi claramente que os governadores sabiam do vírus e do decreto federal e mesmo assim resolveram pular carnaval, e referente ao fato de que o Mandela disse que não tinha motivo para cancelar o cornaval é uma hipocrisia sem tamanho porque agora você não pode fazer nem um churrasco e em fevereiro pode ter o carnaval, vocês estão achando a gente com cara de troxa é essa análise é muito é partidária e parcial isso sim.

        • Conclusão: tu escreveste essa matéria com puro e expressivo cunho parcial.

          “Restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes ou de bagagens, contêineres, animais, meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação, de maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus.”

          _restrição de atividades (já se explica por si só);

          _separação de pessoas suspeitas (à época se sabia quem era ou não, suspeito?;

          _bagagens (geralmente bagagens são usadas em…viagens. Certo? Ou não? Como está a saúde de quem está chegando? De onde vem? Como está a situação daquele país de onde está vindo o cidadão?);

          -“meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação”_ (esbarramos novamente em “suspeitos de contaminação”. O raciocínio é o mesmo, tendo em vista o termo “meios de transporte”, acho que não preciso ser tão didático e explicar isso;

          -“de maneira a evitar a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus”

          E você nos diz que esse texto, aprovado pelo Congresso Nacional não havia nenhuma restrição no que diz respeito às festividades de Carnaval?

          Você diz isso como se esse texto tivesse sido aprovado no mês de junho (por exemplo), em que não há carnaval. E descreve “festividades de carnaval” como se delas não tivéssemos viagens de turistas estrangeiros, vindos com ENORME possibilidade de contágio do vírus…assim como sem bagagens e a pé, voando ou nadando, se não levarmos em conta o “meio de transporte”, que também estava no texto.

          É tudo questão de interpretação de texto e dela, o bom senso ou parcialidade na intenção de formar opiniões que convergem com as suas. O que você respondeu ao senhor André Luiz Nascimento foi de pura arrogância e péssima observação dos fatos, considerando que você escreveu todo o texto e você mesmo, parece não ter entendido o enredo por completo.

          Seu “é fake!” é um senhor fake! É um fake com cheiro de progressista!

        • Conclusão essa página não passa de uma vagabunda bem paga pra atacar o presidente da República. Tenta descaradamente negar os fatos. Alegar que o Carnaval não taria risco de coreana vírus? É isso mesmo. Usar as palavras de um ministro responsável por milhares de morte negando aos pacientes tratamento, mandando o infectado ficar em casa e só sair em caso de falta de ar. Deviam ter vergonha e pintar essa bosta de site de vermelho.

          • Outro que não leu o artigo ou leu e não entendeu, e agora ficou putinho e ofendidinho. Vá chorar na cama, vá.

          • “O que tem de errado no meu comentário?”
            Nada, Gilmar. Esse néscio só quer justificar o injustificável, e achou aqui a oportunidade perfeita. Ignore, ele é só um gado pobre de direita defensor de político de estimação.
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Eu li o artigo e também entendi que os nossos governantes, apesar de não ser proibido, preferiram não tomar nenhuma medida durante o carnaval. Em nenhuma parte da imagem o texto informa, induz o leitor ao erro ou insinua que os governadores teriam descumprido a lei. Foram, sim, negligentes. Assim sendo, também podemos dizer que: “Conclusão! Você não leu (o texto da imagem) ou leu e não entendeu!

            Achar que o tal homem de 61 anos foi o primeiro caso no Brasil é, no mínimo, ingenuidade em se tratando de infecção predominantemente assintomática.

          • Rei Drogado,

            Néscio eu? Releia o seu comentário e veja quem é néscio. Eu estou aqui dialogando, não ataquei ninguém, não fui descortês em nenhum momento. Se você vê algo de ruim no diálogo é melhor rever os seus conceitos. De onde você tirou que eu sou de direita? Eu posso, sim, dizer que você é da esquerda burra. Isso mesmo, esquerda burra porque existe a esquerda inteligente. Quem é da esquerda burra faz o que vocês fez, ignora ou manda, isso mesmo, manda os outros ignorarem e se fecha para opiniões que vão contra as suas.

          • Néscio, leia a conclusão novamente, que resume o que está no texto: “O presidente Jair Bolsonaro assinou uma Portaria decretando estado de emergência na área da Saúde, mas não havia nenhuma restrição no que diz respeito às festividades de Carnaval e tampouco de isolamento social! O ministro da Saúde, inclusive, negou que o Carnaval poderia ser um agravante para o surto de coronavírus!“”
            E outra, com Carnaval ou sem Carnaval, o contágio ocorreria. Ou você acha que tem Carnaval em NY ou em qualquer outro país como Espanha ou Itália ou China, que soferam com dezenas de milhares de mortes? Querer culpar o Carnaval pelo contágio do Corona no Brasil é muita desonestidade intelectual e cherry picking.

          • Jansen Sato,
            Você acha que eu vou perder tempo com quem nem se deu ao trabalho de ler e interpretar a lei criada pelo chefe do executivo.

          • Jansen Sato, meu caro parvo apedeuto, complementando, o Bolsonaro não assinou uma portaria. Quem assinou a portaria foi o Mandetta.

          • Todo governante de todas as esferas do poder é cercado de informações oriundas de fontes confiáveis de seus serviços de inteligência e com base nessas informações eles são capazes de tomar decisões acertadas ou erradas. Essa doença com certeza já era acompanhada pelos governos de todas as esferas desde novembro 2019, recebemos no fim de ano milhares de turistas estrangeiros oriundos de áreas as quais a doença já era conhecida. Quem consegue parar o carnaval mesmo se essa festa fosse como outrora, livre de movimentar bilhões??? curiosamente até domingo após o carnaval era impensável se falar em covid-19 no Brasil, quem garante que muitas mortes ocorridas em janeiro e fevereiro não foram por covid-19 e os sintomas mal se conheciam, quem sabe quantos se contaminaram e disseminaram a doença? perguntas que dificilmente terão respostas.

          • Governadores e prefeitos, ambos omissos aos riscos do Covid-19
            Exatamente, junto com o principal e maior omisso de todos, aquele que ainda hoje desdenha da pilha de mortos se formando em seu país, aquele que ao invés de unir a população para combaterem o vírus como uma força uníssona, divide o país e coloca em risco o próprio povo, a quem ele deveria proteger: O PRESIDENTE MIJAIR BOSTONAZI. Ele é o maior omisso da crise que atualmente nos assola. É um bandido, um hipócrita, que nem divulgar o resultado do exame divulgou. Um mentiroso duas caras que combinava uma coisa com o ministro da saúde e depois falava o oposto. Aquele que está preocupado com o próprio umbigo, única e exclusivamente. Aquele que acha que é o único que está certo, no meio de dezenas de outros líderes que na visão míope dele, estão errados. A besta, o anticristo, o “messias” do mal. Seu presidente.

          • O eleitor de Bolsonaro é tão burro quanto o seu líder. O Bolsonaro não é médico, mas diz que cloroquina é a cura, e os caras vão lá e morrem tentando provar que um cara que nem político não é está certo. A Zambelli que cuidava da porta de bannheiro na Fiesp diz que estão enterrando caixões sem corpos e o eleitor do Bolsonaro vai cavar o cemitério. Se o Bolsonaro mandar essa gente comer capim, o pior é que essa gente vai lá, come o capim, e diz que tem gosto de rúcula. Não adianta discutir com gente que não tem cérebro, mas está cheia de ódio, de preconceito.

          • Pra mim esse e-farsas perdeu a credibilidade.

            Mas é claro que se existe um alerta da presidência com relação ao vírus e os Governadores continuaram com a festa do Carnaval, eles são os responsáveis.

            Uma grande irresponsabilidade desses políticos que agora vem dar uma de santo na frente das câmeras!

            Quanto ao e-farsas, realmente foi decepcionante!

          • O Sujeito acreditar que os governadores não sabiam dos riscos do viris é muito inocente ou muito idiota, mas vale tudo pra moer o presidente numa máquina de carne, é sim um fato inquestionável.

          • Concordo com vc, nos vários textos que recebi no whats sobre isso, não falam em descumprir a lei, mas sim da preocupação de fazer o decreto naquela data, já era uma urgência…e onde estava a preocupação dos governadores ? Só muito depois ! Site tendencioso !

          • 👍JMB 🇧🇷 Até 2026 e mais zil anos!!
            Com decreto ou não prefeitos, governadores e presidente tinha que se reunir e não deixar o carnival.(Essa minha lógica!)

          • Senhor Bruno, boa tarde!
            Ok. Presumindo como tempestiva, correta e como tendo partido da PR, a orientação para editar e divulgar tal Portaria Ministerial, POR QUE será que a Presidência NAO SUSTENTOU ESSA POSIÇÃO? Se o tivesse feito, ante ao, por assim dizer, ATRASO, dos Governadores e Prefeitos, SERIA INATACÁVEL, IRREPREENSÍVEL! Administrativa e moralmente! No entanto, assumiu publicamente uma postura negacionista sobre a GRAVIDADE DO SURTO (“gripezinha”, “resfriadinho”, e outras estultices). Ou seja, fez o que tem feito em relação a quase tudo: transformou em fato midiático e pueril essa “guerra” contraproducente com os Executivos das outras esferas, SABOTANDO OS ESFORÇOS do próprio Ministro Mandetta, inclusive. Em tempo: o artigo 24, inc. XII da CF/88, e no mesmo artigo, o §§ 1º, 2º e 3º, garantem aos Estados, legislar CONCORRENTEMENTE com a União sobre questões de SAÚDE, a partir das peculiaridades e demandas específicas de cada unidade Federativa. Bastaria ao Presidente, sustentar posição sobre sua Portaria pra auferir autoridade moral verdadeira. E não o fez por, simplesmente, achar útil, estratégico, esse enfrentamento, a fim de justificar o sentimento de revolta e eventual insurgência contra o Estado Democrático de Direito e contra os Governadores. Ser alçado, por aclamação dos “patriotas revoltosas, à condição de “messias – salvador da pátria”! Ele ele já se referiu claramente a isso na frase: “…armar a população contra aqueles ‘filhas da …'” Enfim… Pra mim, bastante intuitivo o raciocínio cronológico desses fatos. Saudações e respeito.

          • Esse Bruno ta com o raciocínio afiado…

            Interessante como as pessoas querem atribuir ao governo federal a culpa desses milhares de mortos por conta de uma pandemia que ngm conseguiu conhecer direito ainda! AOS Governos estaduais e municípios fora dada a autoridade para lidar com o problema, e a culpa é do presidente… Acho q a ideologia dessa gente só as deixa ainda mais burra! Francamente… A pandemia começa na China e a culpa das mortes no Brasil é de um brasileiro…

            Um carinha ainda teve a coragem de comparar os EUA q ñ tem festas de carnaval com o Brasil. Oras, pq será q o Brasil tem um número tão alarmante? PQ os EUA a gente já sabe dos grandes números de negócios com o mundo todo! Obviamente q seria o ápice do contágio! Agora, o Brasil? Ta mais q claro q foi por meio SIM das festividades carnavalescas.

            E qnto ao conteúdo da matéria, acho q o autor dela ou tem bola de cristal ou resolveu decifrá-la ao seu bel-prazer! Não há nada q denote que os governadores descumpriram ordens! Não é o q o texto fala. Apenas diz q, mesmo com o decreto presidencial, os Governantes preferiram manter as festas ao invés de ir na mesma linha do Governo Federal! Mas cada um interpreta à sua forma!

        • Quem não entendeu o q escreveu foi vc mesmo. Tem q ser completamente alienado pra compreender o q significa estado de emergência. E principalmente, q mesmo com esse decreto, os governadores mantiveram o carnaval e agora até mandam prender quem está sentado em praça.
          A distorção dos fatos por parte deles só perde pra sua cara de pau de negar o óbvio.

          • 1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
            2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
            3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
            4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
            5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
            PARE DE DEFENDER CORRUPTO, GADO MALDITO! JÁ FEZ MERDA AO ELEGER ESSE ESTRUME, E AINDA PASSA PANO PRA CORRUPTO!
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

        • Conclusão: vc quer à todo custo tirar a culpa dos governos estaduais e municipais e jogar no governo federal. vcs são uma farsa. Vcs perderam a oportunidade da serem isentos.

          • Eu sempre desconfiei
            Sempre? Desde quando? E quem se importa com sua desconfiança?
            agora tenho certeza
            Como tem certeza? Quais as evidências que se baseia para afirmar?
            a farsa, é uma farsa .
            A farsa é uma farsa? Se a farsa é uma farsa, logo a farsa também é uma farsa?
            Concordo , a imparcialidade , passa longe daqui.
            Como pode ter tanta certeza? Desde quando você concordar com algo torna esse algo real? Quem se importa com você ou com o que você concorda?

          • Por pior que fosse, Mandetta ainda fez MUITO mais do que o Corruptonaro. Melhor JAIR se arrependendo de ter votado num BANDIDO, bovina!
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

        • O artigo pubkicado tem a i tenção clara de distorcer a historia, como a esquerda sempre fez. Os fatos não mudarão por que vices querem. A pandemia ja estava no mundo todo. Ja havia alertas da OMS e do Min. Da Saude. O Carnaval, deveria ter sido cancelado sim. Por mais que voces queiram distorcer, a verdade sempre vai aparecer. Com vidas não se brinca.

        • “Você acha que eu vou perder tempo com quem nem se deu ao trabalho de ler e interpretar a lei criada pelo chefe do executivo.”
          Não só perdeu tempo como voltou várias vezes pra responder, perdendo mais tempo ainda. Quanta incoerência! AHAHHAHAHA

      • @André Luiz Nascimento , além de não lerem ou não entenderem a matéria do e-Farsas, acho que vocês Bolsomínios se “ESQUECERAM” de tudo o que o Bolsonaro disse a respeito do Covid-19 até agora (link abaixo), especialmente na insistência na “tese” RIDÍCULA de vocês de que é só uma “gripezinha” ou “resfriadinho”. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

        https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/03/26/frases-bolsonaro-coronavirus.ghtml

        • Como saber que os turistas que vieram para o Brasil no carnaval estariam ou não contaminados com o vírus chinês???? Se ele determinou o isolamento, não tivesse o carnaval, pois possivelmente entraram muitos turistas contaminados no país, mas muitos poderiam ser assintomáticos. E como separar essas pessoas??? Simples, não fazendo o carnaval. Mas os ditadores dos estados e municípios preferiam o dinheiro à cuidar do povo. E-farças se tornou mais do mesmo!!! Uma mídia desinformativa e alcoviteira.

          • 1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
            2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
            3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
            4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
            5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
            PARE DE DEFENDER CORRUPTO, GADO MALDITO! JÁ FEZ MERDA AO ELEGER ESSE ESTRUME, E AINDA PASSA PANO PRA CORRUPTO!
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Vamos ser mais direto, a usina de Angra deu problema e liberou radiação em volta, o governo diz que estamos em situação de emergência, mas como o governo não escreveu a frase “saiam da cidade”, o pessoal continua fazendo tudo normalmente.

          • O problema é que no caso do bozonazi, ele está falando “FIQUEM NA REGIÃO DA RADIAÇÃO”, ou melhor “CORRAM EM DIREÇÃO À RADIAÇÃO!’

          • Perfeito. O e-farsas é uma farsa.
            Só porque o E-Farsas mostrou que a notícia é um boato, uma mentira, uma fake news, eles são uma farsa? A farsa é você, gado enganado pelo “minto”!
            Precisamos urgentemente acabar com esse tipo de democracia.
            Opa, acabar com a democracia é o que seu presidentinho corrupto e bandido está fazendo! É o Maduro do Brasil!
            Sites como esse devem ser banidos.
            Idiotas gados pastadores como você devem ser banidos do planeta! MUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Eu ouvi o presidente falando numa live que por ele o Carnaval não seria autorizado, este ano. Mas wue se fizesse isso seria massacrado pela imprensa como sempre fazem. Eu ainda vou achar esse video..tenho certeza.

      • André conclui que houve no minimo omissão dos Srs. Governadores e prefeitos, qualquer coisa distinta disso é agir de má fé, e fazer o papel de advogado do diabo. Pedir um meio termo entre quarentena e empregos é o minimo que se espera de um ser pensante. O Governador de por exemplo SP foi o primeiro a deixar de pagar o que deve para conter o vírus, penalizando os estados mais pobres. Esta quebrando o estado e vendendo para os seus sócios chineses simples assim, essa é a logica, quem defende o puro isolamento é no minimo hipócrita, como jornalistas correndo na orla da praia, ou se amontoando uns sobre os outros, sem nenhuma proteção ou preocupação com os que estão a sua volta, para redigir fofocas na imprensa…

        • Outro que acredita em tudo que recebe no ZapZap da família e culpa a mídia por todos os males do mundo (e do desgoverno do Bozonazi, obviamente). Gado adestrado detectado.
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Show, André. Pelo visto, a Mariazinha anda muito desatualizada com questão aos “afanamentos” de alguns Governadores em detrimento próprio. Ela e o resto de amebas de esquerda que por aqui comenta.

        • O único FATO é que vocês, gadolinos pastadores, conseguem passar vergonha diariamente enquanto lambem as patinhas do ORNITOMINTO. Não sabem nem do que estão falando, mas aplaudem seus cascos freneticamente como bons bovinos adestrados.
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • exatamente isso meu amigo, mas a praga da ideologia esquerdista se alastrou de tal maneira em nosso país que não temos mais nenhum veículo de comunicação sério! (até entendo a abstinência dos recursos públicos leva a isto);

        • Olha só! Um gado desgarrado da manada! Se perdeu e veio parar aqui! Volte lá para o pasto do seu “minto” corrupto, novilho. Ou você ainda acredita que o “defensor da nova política” é inocente? Sabe quem achava político inocente? A esquerda! Tá vendo, você fala mal deles mas é tão adestrado quanto! É a ideologia da burrice!
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

        • Olha só! Um gado desgarrado da manada! Se perdeu e veio parar aqui! Volte lá para o pasto do seu “minto” corrupto, novilho. Ou você ainda acredita que o “defensor da nova política” é inocente? Sabe quem achava político inocente? A esquerda! Tá vendo, você fala mal deles mas é tão adestrado quanto! É a ideologia da burrice!
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
          uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

      • Mentira. O primeiro caso de Covid-19 foi um Senhor que chegou da Itália no dia 21. E ele foi testado dia 25 com a doença. Ou seja, ele saiu na época do carnaval. simples.assim.

      • Aqui no Rio pelo prefeito não teria carnaval, quem assumiu patrocinou foi o governo estadual, ele tomou pra si a administração do sambódromo… acho que esquecerem de mencionar isso.

        • Exatamente como a @Eliane é mais um gado adestrado no pasto! Deve ser difícil digitar com cascos no lugar de mãos, hein, bovina?
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • NAO VENHAM TENTAR TIRAR A CULPA DOS GOVERNADORES.NAO HAVIAM NENHUM CASO NO BRASIL MAS PERMITIRAM QUE TURISTAS DO MUNDO INTEIRO VIESSEM TRAZER O VIRUS PRA JUNTO DE AGLOMERACAO DE MILHOES DE PESSOAS. ELES PREFERIRAM CORRER O RISCO DA CONTAMINACAO DO QUE PERDER A COMEMORACAO.

        • Edvaldo, não precisa “gritar”. Se você tivesse argumentos, não precisaria disso. Como os meus:
          1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
          2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
          3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
          4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
          5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Apenas digo que um Presidente de um país grande como Brasil deveria ser uma pessoa mais atenta ao que acontece em outros países. Existe um ditado que diz: “Quando vejo a barba do meu vizinho arder ponho a minha de molho”. Entendeu?

        • porém a matéria tem fies partidario por isso ela perde a credibilidade. ela deveria ter em algum ponto mencionado que no fundo os governadores omitiram o risco mas só atacou o presidente eleito.

      • Hipoceisia mesmo foi os viajantes não cumprirem quarentena e nem os cuidados sanitarios… a doença entrou pelas fronteiras… por qual classse?

      • E-farsas criando FAKE em dizer que a matéria é mentirosa , então podemos dizer que a UOL e FOLHA também se equivocaram em publicar essa matéria para os seus leitores com o agravante em dizer que saiu no DIÁRIO OFICIAL , LASTIMÁVEL …

      • Ninguém tinha certeza de nada. Mas penso que os sanitaristas , os cientistas tinham a obrigação de “gritar”desde janeiro. Quem tem um conhecimento de History Chanel ou Discovery podia perceber, quem dirá os cientistas. Incompetência de governos de todas as esferas.

      • Sim, eu li, mas existem omissões relevantes, como o fato de que os governadores estão tomando medidas independente do governo Federal e o próprio STF entendeu que cabe aos governos locais decidir pelas medidas de isolamento, conforme vemos hoje. Ou seja, os governadores sabiam mas não cá cancelaram o Carnaval, que foi vetor de grande circulação do vírus.

      • Exatamente! Eles sabiam, o presidente sabia, mas se fizesse alguma coisa contra, TODOS cairiam em cima dele de pau, como sempre!Agora o e-farsas coloca o desmentido como se fosse realmente uma notícia falsa! Não é! O presidente fez o alerta. Os governadores e prefeitos tinham que prevenir a população. E a grande mídia, fez o quê? Ficou quietinha quanto ao carnaval! Então a gente pode concluir com isso que, aglomeração pode, mas viajar não. Tá “serto”!

      • Se o povo estavam sabendo desse vírus não fossem pra carnival quem concordou com o mesmo tbm foi cúmplices de participar da festividade pagam!”dinheiro em jogo, bebidas orgias etc.. ninguém é besta,vcs deve tá imaginando se eu gosto ou eu fui pra o carnival fiquem só imaginando.”🤔

    • se ele decretou a portaria, os prefeitos ja poderiam ter cancelado o caranaval sim, principalmente para economizar dinheiro e investir nas saude, que agora estao querendo cobrar grana do governo federal…. JUMENTA NAO ESTA GOSTANDO VAI PARA A VENEZUELA….

      • É tanta burrice em um só comentário que nem vale a pena responder. Mas cá estou. Agora deixa de ser burro, gado, e vá estudar pra não zerar o ENEM de novo este ano como vem fazendo nos últimos anos.
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • @5GNAO , essa portaria só abrange questões portuárias e alfandegárias. Além do mais, para cancelar um EVENTO GIGANTESCO como o Carnaval seriam necessários ARGUMENTOS/MOTIVOS SÓLIDOS como, por exemplo, comprovada falta de recursos financeiros e/ou provas e dados técnicos e científicos de ameaça de contaminação por Covid-19 no Brasil, que não havia na época. Caso contrário, os representantes do Carnaval poderiam entrar na Justiça contra quarentenas decretadas por Prefeitos/Governadores, alegando ARBITRARIEDADE, UNILATERALIDADE ou CENSURA e, com certeza, eles iriam ganhar. 😉

      • Calma pacato cidadão! Você só esquece que os Estados e municípios precisam sim do governo federal,mas são independentes também, errar todos erram mas o carnaval em grandes centros traz faturamento para os cofres do estado e municípios!

    • Deixa de ser hipócrita rapaz, ambos tem culpa sim,tanto bolsonaro como os governadores tem culpa sim,você só defende um lado.Hipocrisia que chama é?

      • Pode até ser, mas o único que continuou desdenhando da pandemia, mesmo após mais de 5 mil mortos, é o presidente.
        Errar é humano, mas insistir no erro é burrice.

          • Voce é um esquerdista mentiroso!
            Prove que sou esquerdista e que sou mentiroso. Duvido.
            Pessoas com ideias iguais a sua deveriam ser condenadas pelas mortes de pessoas infectadas pelo corona vírus.
            Fique tranquila que o único que vai ser condenado por isso nesse país vai ser o imbecil do seu presidente negacionista.
            Lixo.
            Antes lixo do que eleitor do Bozo. Lixo ainda serve pra virar adubo, você nem isso.

      • 1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
        2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
        3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
        4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
        5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • não é querer livrar o Bolsonaro, todos temos uma parcela de culpa, mas não é justo dizer que ele, somente ele é culpado.
      todos já sabiam que no carnaval já tinha esse vírus por aí, porque não foi proibido seja por qualquer autoridade ??
      a questão toda é, se não tivesse carnaval, não teria tantos turistas e até mesmo nacionais que vem pra bagunça(tudo que é de ruim cresce nesse período) de carnaval que é no Brasil.
      não estou dizendo que não deveria existir carnaval, até porque eu gosto de curtir os shows, mas nesse caso seria menos pior se não tivesse acontecido.
      e outra coisa que é comum as pessoas criticarem, o presidente não é contra o isolamento vertical e sim ao horizontal, tendo em vista que futuramente a economia quebrada vai matar mais do que o COVID-19.

      • 1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
        2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
        3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
        4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
        5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Alguém pode me dizer quem é o dono dessa página, por que é uma bosta mano kkkkk. Uma página esquerdista falsa e falando que os outros são uma farsa. Doutrinação ao extremo, acuse-os do que voce é. O bem sempre prevalece, aqui se encontra pessoas de baixo nivel, com mentes distorcidas e de má fé, que usa uma ferramenta fantástica (internet) para tentar manchar um governo legitimo e honesto. O poste mijando no cachorro, alegações falsas e esdruxulas, uma pagina que não passa de um mero panfleto. Ignora de fato os destruidores da pátria que é essa corja comunistas nutela, alienados que chama os eleitores de bolsonaro de gado, mas esquece que foi palhaço por 16 anos de um cachaceiro debio mental que assaltou o país, e de uma jumenta chamada Dilma que matou gente inocente dentro de guerrilhas comunistas, ao lado de José Dirceu, Genuino e etc… São tão debeis mentais que acredita que teve uma ditadura, mas a mente apodrecido por seu idolo Paulo Freire que era outro doente, não vê que se tivesse de fato uma ditadura militar voces não estariam mexendo nos seus celuladres ou mesmo publicando um site falso para promover fake news. Sim, teve uma tentativa de implantar uma ditadura, mas foi os comunistas em 1964 e graças a Deus não certo. Por que hje seriamos uma Cuba ou Venezuela da Vida.

          • Vocês são enganosos.
            Você consegue provar que são enganosos? Por que você acha que são enganosos? Só porque você acreditou na fake news e a página mostrou que você errou, você não consegue perceber e prefere ofender os outros ao invés de mostrar onde erraram?
            Vocês querem defender esses governadores e prefeitos esquerdistas!
            Consegue provar que os governadores e os prefeitos são esquerdistas? E você acha melhor defender político corrupto?
            É nítida a má intenção de vocês!
            Consegue provar que há má intenção? Consegue apresentar um argumento que refute os argumentos do Gilmar?
            #foraefarsas
            Se está tão incomodada, por que acessa? E pior, por que comenta? Não é melhor você ir embora? #FORAELIANE

      • Alguém pode me dizer quem é o dono dessa página, por que é uma bosta mano kkkkk
        Pra que você quer saber? De que importa quem é o dono se a informação é real? Por que é uma bosta? Baseado em que afirma isso?
        Uma página esquerdista falsa
        Consegue provar que a página é esquerdista? E por que é falsa, só porque desmascara as fake news que você acredita?
        e falando que os outros são uma farsa.
        Quem falou que os outros são uma farsa? Quem são os outros?
        Doutrinação ao extremo, acuse-os do que voce é.
        Então quer dizer que você é uma farsa?
        O bem sempre prevalece
        O que seria o bem? Quem define e que é o bem?
        aqui se encontra pessoas de baixo nivel, com mentes distorcidas e de má fé, que usa uma ferramenta fantástica (internet) para tentar manchar um governo legitimo e honesto.
        Como você pode medir o nível das pessoas? Quem te deu esse poder? Como pode afirmar que são distorcidas e de má fé? Tem alguma prova disso que afirma? Quem te falou que o governo é honesto? E você acreditou? Não tem acompanhado as últimas notícias? Não consegue perceber que foi enganado pelo MINTO? Sabia que ele é tão corrupto quanto qualquer outro político?
        O poste mijando no cachorro, alegações falsas e esdruxulas, uma pagina que não passa de um mero panfleto.]
        Você consegue provar que as alegações são falsas e esdrúxulas? Consegue apresentar alguma evidência além de ofensas pessoais e chorume?
        Ignora de fato os destruidores da pátria que é essa corja comunistas nutela
        O que seria uma corja comunista nutela? O que seria comunismo pra você?
        alienados que chama os eleitores de bolsonaro de gado
        Mas como devemos chamá-los, se eles realmente são gado?
        mas esquece que foi palhaço por 16 anos de um cachaceiro debio mental que assaltou o país
        Consegue provar que ele assaltou o país? Existe alguma condenação dele por roubo?
        e de uma jumenta chamada Dilma que matou gente inocente dentro de guerrilhas comunistas
        Consegue provar que eram inocentes? E de que forma isso invalida o governo dela? O que são guerrilhas comunistas pra você?
        ao lado de José Dirceu, Genuino e etc… São tão debeis mentais que acredita que teve uma ditadura
        Consegue provar que não houve uma ditadura?
        mas a mente apodrecido por seu idolo Paulo Freire que era outro doente,
        Por que Paulo Freire era doente? Você não está acusando os outros do que você é? Não foi você mesmo que disse isso no começo do seu textão idiota?
        não vê que se tivesse de fato uma ditadura militar voces não estariam mexendo nos seus celuladres ou mesmo publicando um site falso para promover fake news.
        Mas se HOUVE uma ditadura (e não há mais), por que isso que afirma seria verdade? Não percebe a contradição?
        Sim, teve uma tentativa de implantar uma ditadura, mas foi os comunistas em 1964 e graças a Deus não certo.
        Consegue provar que os comunistas tentaram implantar uma ditadura? O que é uma ditadura pra você? Quem é deus? Consegue provar que ele existe?
        Por que hje seriamos uma Cuba ou Venezuela da Vida.
        Não consegue perceber que estamos caminhando a isso graças ao seu presidente corrupto? Você realmente acredita em todas essas asneiras que escreveu? Por que você não prova tudo isso que falou?

    • Lei 13979/20
      Art. 2º Para fins do disposto nesta Lei, considera-se:

      I – isolamento: separação de pessoas doentes ou contaminadas, ou de bagagens, meios de transporte, mercadorias ou encomendas postais afetadas, de outros, de maneira a evitar a contaminação ou a propagação do coronavírus; e

      II – quarentena: restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes, ou de bagagens, contêineres, animais, meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação, de maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus.

      Parágrafo único. As definições estabelecidas pelo Artigo 1 do Regulamento Sanitário Internacional, constante do Anexo ao Decreto nº 10.212, de 30 de janeiro de 2020, aplicam-se ao disposto nesta Lei, no que couber.

    • O E-farsas tenta eximir a responsabilidade dos governadores em se preocupar com a disseminação do vírus por turistas de todo o mundo no Brasil, principalmente do Governador Wilson Witze. Não era o caso de isolamento social! Era o momento de se preocupar com o povo e não com a arrecadação. Agora parte do povo vai pagar com a vida e os que estão vivo vão arcar com os custos. For os corruptos desviando dinheiro federal.

      • Da uma olhada no que tá acontecendo atualmente: Os governadores fazendo de tudo pra continuar com a quarentena e o governo federal fazendo de tudo pra acabar com ela. Como explicar isso?

    • Deu pra mensurar o protagonismo dos mesmos; dia 25 acaba o carnaval e dia 26 começa o corona …o período de encubação da doença tbm não se deve levar em conta né?e no mesmo período da descoberta do primeiro caso já havia centenas de casos suspeitos😏enfim, como Dória ia cumprir sua promessa em 2017 de fazer o maior carnaval de São Paulo se a população soubesse que tínhamos o Corona entre nós,uma epidemia ( ou pandemia)poderia melar seus planos)
      O carnaval de São Paulo de 2020 movimenntou uma cifra em torno de 8 bilhões…meuu amiguinho…o Dória é muito esperto mas em humanas o cara é muito “câncer”.

    • Quando se trata de culpar o PR Bolsonaro até quem é cego diz que viu. Vocês estão doidos pro avião cair. Não se esqueçam que vocês estão dentro dele também. O PR Bolsonaro tem um objetivo que é varrer os corruptos do país. Não vai ser fácil, mas o mal nunca vence bem. Essa é a nossa confiança.

    • Quem quiser me convencer que um pirralho lançaria um alerta profético de uma gripezinha que deveria ser enfrentado como homem e não como moleques. E que o Brasil teria mais mortes que a China e daí? Que todo mundo um dia morre tem que me pagar muito bem.
      Ficou claro que o mérito foi do então ministro Mandetta.
      Caso contrario cómo explica a mudança de Médico em Monstro de Bozó?
      Ele nunca foi médico e sempre foi este monstro desde os tempos de deputado dorminhoco que só falava #+/?”.
      Vão me pagar quanto?

    • Quero ver agora com a pesquisa da Fiocruz como essa matéria fica ! Melhor editarem logo aí bem na parte que dizem ” Lembrando que o Carnaval começou no dia 21 de fevereiro de 2020 e o primeiro caso confirmado do coronavírus no Brasil foi registrado no dia 25 de fevereiro, em um paciente de 61 anos que havia chegado da Itália de viagem.”

    • O e-farsas se contradiz nas próprias palavras, só a declaração de emergência e o alerta do vírus já era o bastante pra cancelar a maior aglomeração q existe no país, mas se isso fosse feito os políticos corruptos não teríam embolsado o dinheiro dos superfaturamentos das festividades né, e o estado financia sim as festas de carnaval.

    • Esse site é uma piada. É a farsa de quinta disfarçada de contra farsa.

      Título: “Bolsonaro decretou estado de emergência antes do Carnaval, mas os governadores ignoraram?”

      Resposta: Absolutamente SIM. Bolsonaro decretou estado de emergência antes do Carnaval. E sim de novo: governadores, juntos com prefeitos (principalmente RJ e SP) ignoraram o perigo, a importância, dos acontecimentos em outros países.

      No título não se fala em BOLSONARO DECRETOU QUARENTENA, mas corpo do texto sim, distorcendo o título. No título, também não faz referência ao quê os governadores ignoraram, para o autor do texto ficar a vontade de colocar no texto o que lhe der na telha: “ignoraram a lei”, “ignoraram o perigo”, etc .

      Eu mesmo, um afegão médio, já sabia da importância e perigo desde final 20 de janeiro, qdo o site big data da John Hopkins se lançou, que o vírus encontraria megas aglomerações no Carnaval no BR. O governo federal também conforme primeiras medidas. E os governadores e perfeitos, não?

      Essa responsabilidade deles nenhum vigarista diminui.

    • Maria, deixando de lado a bobagem de “bolsominions”, mas você mostra que não gosta do Presidente, que decretou o ESTADO DE EMERGÊNCIA dias antes do Carnaval. Então, o fato dos Prefeitos NÃO TEREM cancelado o evento que certamente traria infectados já presentes no exterior, não caracteriza responsabilidade? Então Bolsonaro é culpado por isso?

    • Realmente, os governadores são rápidos. A quantidade de dinheiro desviado dos contribuintes foi recorde. E aínda há imbecil que proteja corrupto!

    • Nao fala besteira comunista o bolsonaro ja tinha alertado mas quem liberou o carnaval foi os prefeitos e desta atitude nada cientifica de isolamento hirizo tal com pessoas sadias e pessoas de risco ( velhos e imunodeficientes so piorou !
      Bolsonaro é o tei do mundo e so nao é o primeiro em cura do coronas porque tem governadores e prefeitos comunistas que querem matar a populacao como tu por não liberar a hidroxicloroquina na fase inicial no sus!
      Saudações paulo cruz!

    • Nenhum ser com um cérebro maior que o de uma ameba poderia imaginar numa resposta dessas. Eu já havia dito a colegas de trabalho empolgados (pra variar), com o carnaval que muitos estrangeiros, já em fase de propagação do vírus iriam trazer essa praga para cá… desculpa cidadã, não se trata de política e sim de lógica, erraram e feio!!
      Não culpem só uma pessoa, todos são culpados, principalmente quem liberou a baderna para não perder $$ e depois lucrou fortunas com a pandemia… acorda povo!!

    • Então quer dizer que o Dória China já sabia do esquema do vírus e fez acordo com o laboratório chinês pra fazer testes aqui no Brasil contra esse vírus desde Agosto de 2019 hein !?

      QUEM É A SINOVAC BIOTECH?
      O desenvolvimento da vacina paulista é chefiado pela Sinovac Biotech Ltda., uma gigante chinesa da biofarmacêutica. Fundada em 2001 e empregando cerca de 1.000 funcionários, a empresa possui quatro laboratórios em diferentes cidades na China, mas tem seu quartel-general centralizado em Pequim.
      Em 2009, o laboratório superou seus concorrentes e se tornou o primeiro no mundo a lançar uma vacina contra a gripe suína H1N1. Agora, o grupo privado espera produzir 100 milhões de doses por ano para combater o novo coronavírus.
      A Sinovac Biotech é listada na Nasdaq – Bolsa de Valores de Nova York – e, segundo o diretor de relações internacionais Meng Wining, o grupo recebe apoio estrutural “mas não muito dinheiro” do governo chinês. No entanto, está aberto a colaborações com parceiros estrangeiros, aos quais já vende vacinas contra gripe ou hepatite.
      O contato com o governo Doria com a empresa começou em agosto de 2019, quando uma comitiva paulista viajou à China. Na ocasião, foi inagurado um escritório comercial na província de Shangai para facilitar a promoção do comércio, investimentos e apoiar empresas brasileiras com sede em São Paulo para exportar à China.
      Além do acordo para a vacina contra a Covid-19, assinado na quarta-feira por Doria, a Sinovac Biotech possui pactos firmados para o desenvolvimento de outras vacinas e pesquisas em parceria com o Instituto Butantan.

    • Por acaso o Bolsonaro é mãe do coronavírus? Se os governadores permitiram o carnaval não são culpados porquê o presidente é????? Então os presidentes dos outros países também são culpados pela pandemia ??? A pandemia está no mundo inteiro!!! Caramba !!!!

    • Todos nós sabemos que os Governadores e Prefeitos assumiram o PROTAGONISMO no combate ao Covid-19 através de AÇÕES/ATITUDES decretando quarenta à população > baseado nessa sua informação, logo a responsabilidade das 100.000 mortes seria de quem?

    • Leiam sobre PL 23/20

      httpss://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=8061848&ts=1594020471386&disposition=inline

      Fala em isolamento e quarentena no texto original

  2. Estou vendo que os Bolsomínions estão querendo livrar o Bolsonaro e culpar Governadores e Prefeitos a qualquer custo. É INÚTIL! Todos nós sabemos que os Governadores e Prefeitos assumiram o PROTAGONISMO no combate ao Covid-19 através de AÇÕES/ATITUDES decretando quarenta à população. Bolsonaro é LETÁRGICO, LENTO, tá sempre ATRASADO só faz mimimis nas Redes Sociais! Até as TARTARUGAS ou as LESMAS são MELHORES do que ele pois, apesar de serem lentas, chegam lá, fazem o que tem que fazer e não reclamam! 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Conclusão, os governadores são hipócritas, já sabiam do risco de disseminação da doença mas prefiram pular carnaval, agora fingem se preocupar com o povo mas estão vendo nessa doença u.a forma de assaltar o Brasil novamente e fazer campanhas partidária.

          • Outro que não leu o artigo ou leu e não entendeu, e agora ficou putinho e ofendidinho. Vá chorar na cama, vá.

          • “O que tem de errado no meu comentário?”
            Nada, Gilmar. Esse néscio só quer justificar o injustificável, e achou aqui a oportunidade perfeita. Ignore, ele é só um gado pobre de direita defensor de político de estimação.
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Eu li o artigo e também entendi que os nossos governantes, apesar de não ser proibido, preferiram não tomar nenhuma medida durante o carnaval. Em nenhuma parte da imagem o texto informa, induz o leitor ao erro ou insinua que os governadores teriam descumprido a lei. Foram, sim, negligentes. Assim sendo, também podemos dizer que: “Conclusão! Você não leu (o texto da imagem) ou leu e não entendeu!

            Achar que o tal homem de 61 anos foi o primeiro caso no Brasil é, no mínimo, ingenuidade em se tratando de infecção predominantemente assintomática.

          • Rei Drogado,

            Néscio eu? Releia o seu comentário e veja quem é néscio. Eu estou aqui dialogando, não ataquei ninguém, não fui descortês em nenhum momento. Se você vê algo de ruim no diálogo é melhor rever os seus conceitos. De onde você tirou que eu sou de direita? Eu posso, sim, dizer que você é da esquerda burra. Isso mesmo, esquerda burra porque existe a esquerda inteligente. Quem é da esquerda burra faz o que vocês fez, ignora ou manda, isso mesmo, manda os outros ignorarem e se fecha para opiniões que vão contra as suas.

          • Néscio, leia a conclusão novamente, que resume o que está no texto: “O presidente Jair Bolsonaro assinou uma Portaria decretando estado de emergência na área da Saúde, mas não havia nenhuma restrição no que diz respeito às festividades de Carnaval e tampouco de isolamento social! O ministro da Saúde, inclusive, negou que o Carnaval poderia ser um agravante para o surto de coronavírus!“”
            E outra, com Carnaval ou sem Carnaval, o contágio ocorreria. Ou você acha que tem Carnaval em NY ou em qualquer outro país como Espanha ou Itália ou China, que soferam com dezenas de milhares de mortes? Querer culpar o Carnaval pelo contágio do Corona no Brasil é muita desonestidade intelectual e cherry picking.

          • Jansen Sato,
            Você acha que eu vou perder tempo com quem nem se deu ao trabalho de ler e interpretar a lei criada pelo chefe do executivo.

          • Jansen Sato, meu caro parvo apedeuto, complementando, o Bolsonaro não assinou uma portaria. Quem assinou a portaria foi o Mandetta.

          • Todo governante de todas as esferas do poder é cercado de informações oriundas de fontes confiáveis de seus serviços de inteligência e com base nessas informações eles são capazes de tomar decisões acertadas ou erradas. Essa doença com certeza já era acompanhada pelos governos de todas as esferas desde novembro 2019, recebemos no fim de ano milhares de turistas estrangeiros oriundos de áreas as quais a doença já era conhecida. Quem consegue parar o carnaval mesmo se essa festa fosse como outrora, livre de movimentar bilhões??? curiosamente até domingo após o carnaval era impensável se falar em covid-19 no Brasil, quem garante que muitas mortes ocorridas em janeiro e fevereiro não foram por covid-19 e os sintomas mal se conheciam, quem sabe quantos se contaminaram e disseminaram a doença? perguntas que dificilmente terão respostas.

          • Governadores e prefeitos, ambos omissos aos riscos do Covid-19
            Exatamente, junto com o principal e maior omisso de todos, aquele que ainda hoje desdenha da pilha de mortos se formando em seu país, aquele que ao invés de unir a população para combaterem o vírus como uma força uníssona, divide o país e coloca em risco o próprio povo, a quem ele deveria proteger: O PRESIDENTE MIJAIR BOSTONAZI. Ele é o maior omisso da crise que atualmente nos assola. É um bandido, um hipócrita, que nem divulgar o resultado do exame divulgou. Um mentiroso duas caras que combinava uma coisa com o ministro da saúde e depois falava o oposto. Aquele que está preocupado com o próprio umbigo, única e exclusivamente. Aquele que acha que é o único que está certo, no meio de dezenas de outros líderes que na visão míope dele, estão errados. A besta, o anticristo, o “messias” do mal. Seu presidente.

          • O eleitor de Bolsonaro é tão burro quanto o seu líder. O Bolsonaro não é médico, mas diz que cloroquina é a cura, e os caras vão lá e morrem tentando provar que um cara que nem político não é está certo. A Zambelli que cuidava da porta de bannheiro na Fiesp diz que estão enterrando caixões sem corpos e o eleitor do Bolsonaro vai cavar o cemitério. Se o Bolsonaro mandar essa gente comer capim, o pior é que essa gente vai lá, come o capim, e diz que tem gosto de rúcula. Não adianta discutir com gente que não tem cérebro, mas está cheia de ódio, de preconceito.

          • Pra mim esse e-farsas perdeu a credibilidade.

            Mas é claro que se existe um alerta da presidência com relação ao vírus e os Governadores continuaram com a festa do Carnaval, eles são os responsáveis.

            Uma grande irresponsabilidade desses políticos que agora vem dar uma de santo na frente das câmeras!

            Quanto ao e-farsas, realmente foi decepcionante!

          • O Sujeito acreditar que os governadores não sabiam dos riscos do viris é muito inocente ou muito idiota, mas vale tudo pra moer o presidente numa máquina de carne, é sim um fato inquestionável.

          • Concordo com vc, nos vários textos que recebi no whats sobre isso, não falam em descumprir a lei, mas sim da preocupação de fazer o decreto naquela data, já era uma urgência…e onde estava a preocupação dos governadores ? Só muito depois ! Site tendencioso !

          • 👍JMB 🇧🇷 Até 2026 e mais zil anos!!
            Com decreto ou não prefeitos, governadores e presidente tinha que se reunir e não deixar o carnival.(Essa minha lógica!)

          • Senhor Bruno, boa tarde!
            Ok. Presumindo como tempestiva, correta e como tendo partido da PR, a orientação para editar e divulgar tal Portaria Ministerial, POR QUE será que a Presidência NAO SUSTENTOU ESSA POSIÇÃO? Se o tivesse feito, ante ao, por assim dizer, ATRASO, dos Governadores e Prefeitos, SERIA INATACÁVEL, IRREPREENSÍVEL! Administrativa e moralmente! No entanto, assumiu publicamente uma postura negacionista sobre a GRAVIDADE DO SURTO (“gripezinha”, “resfriadinho”, e outras estultices). Ou seja, fez o que tem feito em relação a quase tudo: transformou em fato midiático e pueril essa “guerra” contraproducente com os Executivos das outras esferas, SABOTANDO OS ESFORÇOS do próprio Ministro Mandetta, inclusive. Em tempo: o artigo 24, inc. XII da CF/88, e no mesmo artigo, o §§ 1º, 2º e 3º, garantem aos Estados, legislar CONCORRENTEMENTE com a União sobre questões de SAÚDE, a partir das peculiaridades e demandas específicas de cada unidade Federativa. Bastaria ao Presidente, sustentar posição sobre sua Portaria pra auferir autoridade moral verdadeira. E não o fez por, simplesmente, achar útil, estratégico, esse enfrentamento, a fim de justificar o sentimento de revolta e eventual insurgência contra o Estado Democrático de Direito e contra os Governadores. Ser alçado, por aclamação dos “patriotas revoltosas, à condição de “messias – salvador da pátria”! Ele ele já se referiu claramente a isso na frase: “…armar a população contra aqueles ‘filhas da …'” Enfim… Pra mim, bastante intuitivo o raciocínio cronológico desses fatos. Saudações e respeito.

          • Esse Bruno ta com o raciocínio afiado…

            Interessante como as pessoas querem atribuir ao governo federal a culpa desses milhares de mortos por conta de uma pandemia que ngm conseguiu conhecer direito ainda! AOS Governos estaduais e municípios fora dada a autoridade para lidar com o problema, e a culpa é do presidente… Acho q a ideologia dessa gente só as deixa ainda mais burra! Francamente… A pandemia começa na China e a culpa das mortes no Brasil é de um brasileiro…

            Um carinha ainda teve a coragem de comparar os EUA q ñ tem festas de carnaval com o Brasil. Oras, pq será q o Brasil tem um número tão alarmante? PQ os EUA a gente já sabe dos grandes números de negócios com o mundo todo! Obviamente q seria o ápice do contágio! Agora, o Brasil? Ta mais q claro q foi por meio SIM das festividades carnavalescas.

            E qnto ao conteúdo da matéria, acho q o autor dela ou tem bola de cristal ou resolveu decifrá-la ao seu bel-prazer! Não há nada q denote que os governadores descumpriram ordens! Não é o q o texto fala. Apenas diz q, mesmo com o decreto presidencial, os Governantes preferiram manter as festas ao invés de ir na mesma linha do Governo Federal! Mas cada um interpreta à sua forma!

          • Um grande idiota sempre chama os outros de idiotas…kkmk

            a esquerda não consegue mais eleger um presidente e ficam todos se mordendo…kkkk

          • Impressionante como pessoas com tanta cultura e conhecimento, são capazes de em poucas linhas ofender, proferir injúrias e o que e pior , desrespeitar o próximo , só.ente pq ele não pensa igual. E são essas mesmas pessoas que querem criticar as desigualdades em nosso país.
            O PR e Governadores e prefeitos atuais não estão agindo bem? Sim , sem dúvida. Mas pergunto , de quem e a culpa de nosso sistema de saúde publico não estar a altura de tal crise ? De não poder atender bem a maior parcela de nosso povo? Será que os governos anteriores não são os maiores responsáveis? Pq ninguém cobra deles o de foi parar o dinheiro que deveria ter sido investido em saúde , educação, saneamento basico?
            Estamos um povo dividido, fácil de conquistar, assim como diz a “a arte da guerra” de Sun Tse. Neste , ele diz como tática de dominação de uma tropa inimiga, neste caso o povo brasileiro x políticos sujos, dívida a tropa e derrubem.seus lideres.
            E olha como estamos, esquerda, direita, centrão, meia direita, meia esquerda e por aí vai.
            E hora do povo acordar, o poder e nosso e emana de nós.

          • Ô PREZADO PTRALHA, SE TEM AQUI ALGUÉM QUE NÃO TEM NENHUMA CAPACIDADE DE LER E INTERPRETAR ALGUM TEXTO, HAJA VISTA QUE É UM MARIONETE COMPLETAMENTE ALIENADO, É VOCÊ QUE FINGE QUE O CARNAVAL NÃO FOI UM GRANDE DISSEMINADOR DESSA DOENÇA, ASSIM TAMBÉM, COMO É DE SEU PERFIL FINGIR VERGONHOSAMENTE QUE O PT NÃO FOI O PARTIDO MAIS CORRUPTO DA HISTÓRIA DO MUNDO. MAIOR CEGO É O IDIOTA QUE SE NEGA A ENXERGAR….

          • O E-FARSAS VIROU UMA FARSA
            Por que você acha que é uma farsa? Você tem provas que é uma farsa? Você acha que só porque vai contra seu viés observacional é uma farsa? Você prefere continuar acreditando em fake news e sendo enganada eternamente? Você só confia no zapzap da família?
            É IMPOSSÍVEL CONTINUAR ACREDITANDO NESSE SITE!
            Quem disse que você tem que acreditar nesse site? Você acha que alguém se importa se você acredita ou não nesse site? Quem é você na fila do pão?

          • Concordo! Essa porcaria nem averigua direito uma informação, tem muitas colocações incorretas. Adeus! E vai se fuder Gilmar, seu inútil.

          • Concordo!
            Claro que concorda, gados pastam em bando!
            Essa porcaria nem averigua direito uma informação, tem muitas colocações incorretas.
            Dizer que algo é incorreto sem apresentar argumentos para refutar, é falácia. Você é um imbecil.
            Adeus! E vai se fuder Gilmar, seu inútil.
            Nossa, que fineza. Tinha que ser eleitor do corrupto! “E daí?”
            MUUUUUUUUUUUU

          • Gado, o miliciano até disse que a pandemia era só uma gripezinha e quer abrir o comércio, esqueceu, anta?

          • ERROU! A conclusão é que você é um analfabeto funcional que não entendeu nada do texto. E claramente é um gadolino de estimação, que votou num “mito” com a promessa do fim da corrupção mas foi enganado, o cara é tão corrupto quanto os demais! Pelo menos o PT não tentou usar o ministro da justiça para atrapalhar as investigações da PF! AHAHHAHA Votou num corrupto! Votou num bandido!
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Se o Presidente tem ou não razão não sei.
            Mas se foi alertado mesmo que não seja um decreto, minha opinião é que os Governadores deveriam ter tido o bom senso de ter cancelado o Carnaval ou teremfeito uma triagem bem rígida sobre os turistas vindo de outros países.
            Principalmente de onde tinha maior foco da doença.
            Com isso eles esteriam assumido o risco sim ,quer queira quer não.

          • Se o Presidente tem ou não razão não sei.
            Não tem.
            Mas se foi alertado mesmo que não seja um decreto, minha opinião é que os Governadores deveriam ter tido o bom senso de ter cancelado o Carnaval ou teremfeito uma triagem bem rígida sobre os turistas vindo de outros países.
            E os países que não têm Carnaval e o vírus se espalhou, matando mais de 1000 por dia? E a economia, que sofreria mais ainda com o cancelamento do Carnaval?
            Principalmente de onde tinha maior foco da doença.
            E onde era?
            Com isso eles esteriam assumido o risco sim ,quer queira quer não.
            A população está assumindo o risco ao desrespeitar o isolamento.

          • Seu artigo é totalmente tendencioso. Toda a imprensa já informava sobre a pandemia em vários países antes do Carnaval. Esses governadores e prefeitos agora tão empenhados no isolamento social ignoraram a presença de pessoas de vários países na festa da pegação geral.

          • Seu artigo é totalmente tendencioso.
            Seu comentário é totalmente imbecil.
            Toda a imprensa já informava sobre a pandemia em vários países antes do Carnaval.
            Inclusive em países que não tem Carnaval, e estão batendo recordes de infectados. E aí?
            Esses governadores e prefeitos agora tão empenhados no isolamento social ignoraram a presença de pessoas de vários países na festa da pegação geral.
            E ainda assim:
            1) Não há evidências que o Carnaval tenha ajudado a espalhar o vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
            2) Graças aos governos e prefeitos não estamos tendo uma curva mais acentuada;
            3) Seu MITOmaníaco ainda acha que é uma gripezinha. “E daí?”
            4) Pare de defender político, é feio.
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • E o senhor Gilmar em nenhum momento questiona o senhor Rei Drogado por suas grosseiras respostas de quem não tem o mínimo de civilização. Ah, deve ser porque ele está defendendo seu ponto de vista. Eu sempre confiei e confio no e-farsas para me ajudar a esclarecer informações. Mas desta vez realmente, esclareceu corretamente, mas percebo aqui nos comentários que tomou partido e não está sabendo respeitar seu público corretamente. Lamento, mas continuarei buscando sempre a verdade, aqui é onde mais possa me esclarecer, para não cair no mesmo erro destes que ainda acreditam em contos de fadas, onde tem o vilão e o mocinho. As coisas não são assim… colocarei na balança os erros e acertos dos governantes, mas tenho certeza que também cometerei erros no caminho.

          • Quanto ódio!
            Votei no Bolsonáro, mas nem por por isso vou acreditar em tudo o que leio, ainda mais sem referências. Agradeço o excelente trabalho do site e-farsas.
            Às vezes sinto que esquerdistas soltam mensagens destas só para o povão cair de burro. É tanta corrente e notícia infundada que temos de pesquisar tudo, ver se tem referência, pois o que vale é ter ‘likes’. Seja direita, seja centro, seja direita, em vez de criar história, vai ler um livro, e que não seja de faz-de-conta.
            Um abraço.

          • Muita verdade…
            mas o Brasil acordou não fica oculto por muito tempo não. Vai ser boicitado igual a Globo lixo.

          • Assustada em como Gilmar está sendo cada vez mais parcial e demostrando lado político! 😳 Tinha um tempo que não lia e mudou completamente a forma de responder a quem questiona sua matéria. Pena não enxergar isso. “O seu presidente”… E ainda bate boca com leitor tentando provar uma “culpa” de Bolsonaro ao invés de focar no título. Daqui a pouco ele vai falar de hidroxicloroquina nesse post😆

          • Por pior que fosse, Mandetta ainda fez MUITO mais do que o Corruptonaro. Melhor JAIR se arrependendo de ter votado num BANDIDO, bovina!
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Passou um pano bonito hein…
            Por que passou pano? Pra quem? De onde tirou essa ideia? Quais seus argumentos? Por que você acha que está certo?
            Parabéns
            Sabia que sarcasmo é a arma dos sem argumentos?

        • Mentira. O primeiro caso de Covid-19 foi um Senhor que chegou da Itália no dia 21. E ele foi testado dia 25 com a doença. Ou seja, ele saiu na época do carnaval. simples.assim.

          • Com você sabe que ele saiu na época do Carnaval? Você mora com ele? Todas as pessoas que tiveram contato com ele foram testadas, e duas estavam contaminadas, pegaram durante um jantar com ele. Nenhuma outra.

          • Muita verdade…
            mas o Brasil acordou não fica oculto por muito tempo não. Vai ser boicitado igual a Globo lixo.

        • Quem não entendeu o q escreveu foi vc mesmo. Tem q ser completamente alienado pra compreender o q significa estado de emergência. E principalmente, q mesmo com esse decreto, os governadores mantiveram o carnaval e agora até mandam prender quem está sentado em praça.
          A distorção dos fatos por parte deles só perde pra sua cara de pau de negar o óbvio.

          • 1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
            2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
            3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
            4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
            5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
            PARE DE DEFENDER CORRUPTO, GADO MALDITO! JÁ FEZ MERDA AO ELEGER ESSE ESTRUME, E AINDA PASSA PANO PRA CORRUPTO!
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Eu sempre desconfiei
            Sempre? Desde quando? E quem se importa com sua desconfiança?
            agora tenho certeza
            Como tem certeza? Quais as evidências que se baseia para afirmar?
            a farsa, é uma farsa .
            A farsa é uma farsa? Se a farsa é uma farsa, logo a farsa também é uma farsa?
            Concordo , a imparcialidade , passa longe daqui.
            Como pode ter tanta certeza? Desde quando você concordar com algo torna esse algo real? Quem se importa com você ou com o que você concorda?

        • Seu artigo é totalmente tendencioso. Toda a imprensa já informava sobre a pandemia em vários países antes do Carnaval. Esses governadores e prefeitos agora tão empenhados no isolamento social ignoraram a presença de pessoas de vários países na festa da pegação geral.

        • Só leu o título, Gilmar Lopes!Existem pessoas que não sabem diferenciar ponto de exclamação e interrogação! Seu texto é claro e bem explicado. Tem pessoas que só leem o que elas querem entender! Sustentar a boçalidade.

          • Melhor site. Tenho como referência.
            Creio que deve ter alguns que pularam carnaval e ficam falando coisas. Fora isso, votei no Bolsonaro e a reportagem está correta. E nosso país é exemplo no combate ao coronavírus, e deixa a política de lado e lembra de cada um fazer sua parte.

          • Não é o fato de o texto ser bem explicado que vai concluir que ele é verdadeiro, vocês gostam de ofender as pessoas e querem falar que se preocupam com a sociedade e tudo mais, a verdade é que vocês só se preocupam com o bolso de vocês, com o bolsonario no poder fica dificil ter as bocadinhas que rola no meio da politica né?

        • Entendemos sim! Mas já havia 26 casais suspeitos de corona vírus! Então vc acha que milhões de brasileiros, inclusive estrangeiros na época de corona pelo mundo estava tudo bem, não é mesmo? Se o governo decretou estado emergência, na saúde, Não tinha que ter carnaval, já que o governo decretou estado de emergência na saúde!

          • Rose Carneiro, você está correta. As providencias foram tomadas pelo governo federal e o foram corretamente. Atribuir responsabilidades ao mandatário por causa de suas frases com viés de humor, é atitude dos canhotos, inclusive de ocasião como o E-Farsas. Fato é que o carnaval, pelo ajuntamento de pessoas, é sim um agravante para a epidemia. Desmentir isto, é falta de conhecimento e de caráter. Se assim fosse, porque o isolamento social? O fato de repetir um link do JN, não significa atrelamento a Globo, pois apenas um FATO foi noticiado. Abraços.

        • Conclusão… Só um idiota não quer ver o que está na cara. Veja os estados que receberam turistas para o carnaval e veja as estatísticas de hoje da infestações no país.

          • Ó sim… claro… A culpa não é do nosso presidente por não ter fechado as fronteiras e controlado melhor a chegada dos voos de outros países, mas sim dos prefeitos e governadores, que estavam esperando o primeiro caso aparecer pra começarem a fazer algo

            E o nosso presidente, junto com o seu mestre Olavo de Carvalho, não tem culpa por dizerem que o Coronavírus era uma mentira inventada pelos comunismo pra nos levar ao panico

        • Ler seu artigo é dificil , pois simplesmene fez um contorcionismo para falar que o decreto que houve não decretava nada! Complicado.

          • Obrigado pela crítica! Outros sites também fizeram pesquisa semelhante. Procura no Google, por favor. Abração!

        • O artigo pubkicado tem a i tenção clara de distorcer a historia, como a esquerda sempre fez. Os fatos não mudarão por que vices querem. A pandemia ja estava no mundo todo. Ja havia alertas da OMS e do Min. Da Saude. O Carnaval, deveria ter sido cancelado sim. Por mais que voces queiram distorcer, a verdade sempre vai aparecer. Com vidas não se brinca.

        • Conclusão.Vocês mesmo citam que em 06 de Fevereiro foi assinada uma lei, que entre outras coisas alertava e dizia sim para s autoridades locais tomarem providências aos que chegariam de fora do Brasil. IGNORARAM e só o fizeram após o carnaval. Por o que estou vendo, vocês estão dizendo que o Presidente deveria ter decretado o cancelamento do carnaval e não o fez????

        • Agora com o relato da FIOCRUZ que o virus já estava no Brasil antes mesmo do carnaval vc não teve a honradez de mudar o texto !!!É MUITO CANALHA MESMO !!!!!!!!!!!!

        • Conclusão: a tua análise refere-se ao LEGALISMO (governadores passaram ou não passaram por cima de uma lei?).Mas, sobre a HIPOCRISIA de manter o carnaval, mesmo sabendo dos RISCOS, aí tu não responde. Tendencioso tu, heim? 😂😂😂

        • O foco da materia pra e apenas mostrar uma facke news. Todos os dias somos inundados por noticias falsas para mim isso e muito grave. Quem tem coragem de denunciar tem mais que faze_lo. A questao e a noticia tem meias verdades e ponto final.

        • Em 24 de fevereiro. Carnaval!
          Mercados em queda forte com avanço do coronavírus na Itália, Coréia do Sul e Irã
          O governo italiano informou nesta segunda-feira que o número de pacientes no país chegou a 130 em apenas dois dias, com a quarta morte confirmada na manhã de hoje. A maioria dos casos ocorre nas regiões da Lombardia e do Vêneto. *O Carnaval de Veneza foi cancelado*.
          Na Coréia do Sul, em apenas três dias o número de casos subiu de 31 para 763, com nove mortes. O governo sul-coreano *elevou o alerta com o surto para o máximo*.
          No Irã, informa a CNBC News, em apenas três dias foram reportados 61 casos, com 12 mortes. A Turquia *fechou no domingo os quatro passos de fronteira com o Irã e impediu a entrada de pessoas que tinham sinais de gripe*.
          No Brasil é feriado de Carnaval.

        • Acho que quem escreveu este artigo não sabe qual é a verdade por trás da verdade, quem foi o culpado não foi o presidente Jair Bolsonaro, porque confiou no diabo chamado Luiz Henrique Mandetta, ele foi o responsável pelo carnaval no Brasil. Se ele era um ministro da saúde que considerava a saúde uma prioridade, ele disse que o carnaval não poderia ser realizado por causa do coronavírus. Mateta, que deu carta branca aos governadores. Luiz Henrique Mandetta disse várias vezes em seus vídeos no Youtube que não havia preocupação com o carnaval por ser um país tropical. Então foi culpa de Madetta, ele deveria ter sido expulso de seu posto antes do carnaval, ele foi um assassino na minha opinião ..

        • QUEM É A SINOVAC BIOTECH?
          O desenvolvimento da vacina paulista é chefiado pela Sinovac Biotech Ltda., uma gigante chinesa da biofarmacêutica. Fundada em 2001 e empregando cerca de 1.000 funcionários, a empresa possui quatro laboratórios em diferentes cidades na China, mas tem seu quartel-general centralizado em Pequim.
          Em 2009, o laboratório superou seus concorrentes e se tornou o primeiro no mundo a lançar uma vacina contra a gripe suína H1N1. Agora, o grupo privado espera produzir 100 milhões de doses por ano para combater o novo coronavírus.
          A Sinovac Biotech é listada na Nasdaq – Bolsa de Valores de Nova York – e, segundo o diretor de relações internacionais Meng Wining, o grupo recebe apoio estrutural “mas não muito dinheiro” do governo chinês. No entanto, está aberto a colaborações com parceiros estrangeiros, aos quais já vende vacinas contra gripe ou hepatite.
          O contato com o governo Doria com a empresa começou em agosto de 2019, quando uma comitiva paulista viajou à China. Na ocasião, foi inagurado um escritório comercial na província de Shangai para facilitar a promoção do comércio, investimentos e apoiar empresas brasileiras com sede em São Paulo para exportar à China.
          Além do acordo para a vacina contra a Covid-19, assinado na quarta-feira por Doria, a Sinovac Biotech possui pactos firmados para o desenvolvimento de outras vacinas e pesquisas em parceria com o Instituto Butantan.
          Conclusão e o que vc me diz ma respeito desse acordo do Dória com os chineses dessa vacina contra o vírus em Agosto de 2019 ?

          • Não sei te dizer o que houve nos bastidores do Governo! Se você tiver algum link sobre isso manda pra gente, por favor!

        • Conclusão: vc quer à todo custo tirar a culpa dos governos estaduais e municipais e jogar no governo federal. E-farsas… vcs são uma farsa.

        • Conclusão: vc quer à todo custo tirar a culpa dos governos estaduais e municipais e jogar no governo federal. vcs são uma farsa. Vcs perderam a oportunidade da serem isentos.

        • Eu também li e entendi claramente que os governadores sabiam do vírus e do decreto federal e mesmo assim resolveram pular carnaval, e referente ao fato de que o Mandela disse que não tinha motivo para cancelar o cornaval é uma hipocrisia sem tamanho porque agora você não pode fazer nem um churrasco e em fevereiro pode ter o carnaval, vocês estão achando a gente com cara de troxa é essa análise é muito é partidária e parcial isso sim.

        • Bolsominios não sabem ler ou aqueles que acham que sabem não são capazes de interpretar um texto, ou seja, são os analfabetos funcionais.

        • Conclusão: tu escreveste essa matéria com puro e expressivo cunho parcial.

          “Restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes ou de bagagens, contêineres, animais, meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação, de maneira a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus.”

          _restrição de atividades (já se explica por si só);

          _separação de pessoas suspeitas (à época se sabia quem era ou não, suspeito?;

          _bagagens (geralmente bagagens são usadas em…viagens. Certo? Ou não? Como está a saúde de quem está chegando? De onde vem? Como está a situação daquele país de onde está vindo o cidadão?);

          -“meios de transporte ou mercadorias suspeitos de contaminação”_ (esbarramos novamente em “suspeitos de contaminação”. O raciocínio é o mesmo, tendo em vista o termo “meios de transporte”, acho que não preciso ser tão didático e explicar isso;

          -“de maneira a evitar a evitar a possível contaminação ou a propagação do coronavírus”

          E você nos diz que esse texto, aprovado pelo Congresso Nacional não havia nenhuma restrição no que diz respeito às festividades de Carnaval?

          Você diz isso como se esse texto tivesse sido aprovado no mês de junho (por exemplo), em que não há carnaval. E descreve “festividades de carnaval” como se delas não tivéssemos viagens de turistas estrangeiros, vindos com ENORME possibilidade de contágio do vírus…assim como sem bagagens e a pé, voando ou nadando, se não levarmos em conta o “meio de transporte”, que também estava no texto.

          É tudo questão de interpretação de texto e dela, o bom senso ou parcialidade na intenção de formar opiniões que convergem com as suas. O que você respondeu ao senhor André Luiz Nascimento foi de pura arrogância e péssima observação dos fatos, considerando que você escreveu todo o texto e você mesmo, parece não ter entendido o enredo por completo.

          Seu “é fake!” é um senhor fake! É um fake com cheiro de progressista!

        • Conclusão essa página não passa de uma vagabunda bem paga pra atacar o presidente da República. Tenta descaradamente negar os fatos. Alegar que o Carnaval não taria risco de coreana vírus? É isso mesmo. Usar as palavras de um ministro responsável por milhares de morte negando aos pacientes tratamento, mandando o infectado ficar em casa e só sair em caso de falta de ar. Deviam ter vergonha e pintar essa bosta de site de vermelho.

        • “Você acha que eu vou perder tempo com quem nem se deu ao trabalho de ler e interpretar a lei criada pelo chefe do executivo.”
          Não só perdeu tempo como voltou várias vezes pra responder, perdendo mais tempo ainda. Quanta incoerência! AHAHHAHAHA

      • @André Luiz Nascimento , além de não lerem ou não entenderem a matéria do e-Farsas, acho que vocês Bolsomínios se “ESQUECERAM” de tudo o que o Bolsonaro disse a respeito do Covid-19 até agora (link abaixo), especialmente na insistência na “tese” RIDÍCULA de vocês de que é só uma “gripezinha” ou “resfriadinho”. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

        https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/03/26/frases-bolsonaro-coronavirus.ghtml

        • Como saber que os turistas que vieram para o Brasil no carnaval estariam ou não contaminados com o vírus chinês???? Se ele determinou o isolamento, não tivesse o carnaval, pois possivelmente entraram muitos turistas contaminados no país, mas muitos poderiam ser assintomáticos. E como separar essas pessoas??? Simples, não fazendo o carnaval. Mas os ditadores dos estados e municípios preferiam o dinheiro à cuidar do povo. E-farças se tornou mais do mesmo!!! Uma mídia desinformativa e alcoviteira.

          • 1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
            2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
            3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
            4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
            5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
            PARE DE DEFENDER CORRUPTO, GADO MALDITO! JÁ FEZ MERDA AO ELEGER ESSE ESTRUME, E AINDA PASSA PANO PRA CORRUPTO!
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Vamos ser mais direto, a usina de Angra deu problema e liberou radiação em volta, o governo diz que estamos em situação de emergência, mas como o governo não escreveu a frase “saiam da cidade”, o pessoal continua fazendo tudo normalmente.

          • O problema é que no caso do bozonazi, ele está falando “FIQUEM NA REGIÃO DA RADIAÇÃO”, ou melhor “CORRAM EM DIREÇÃO À RADIAÇÃO!’

        • Vocês estão equivocados, quando o seu presidente usou o termo “gripizinha” estava ironicando o que o próprio médico apoiador de pedofelo da globo liiiixxxoooo Falou:)

          • Perfeito. O e-farsas é uma farsa.
            Só porque o E-Farsas mostrou que a notícia é um boato, uma mentira, uma fake news, eles são uma farsa? A farsa é você, gado enganado pelo “minto”!
            Precisamos urgentemente acabar com esse tipo de democracia.
            Opa, acabar com a democracia é o que seu presidentinho corrupto e bandido está fazendo! É o Maduro do Brasil!
            Sites como esse devem ser banidos.
            Idiotas gados pastadores como você devem ser banidos do planeta! MUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Eu ouvi o presidente falando numa live que por ele o Carnaval não seria autorizado, este ano. Mas wue se fizesse isso seria massacrado pela imprensa como sempre fazem. Eu ainda vou achar esse video..tenho certeza.

      • André conclui que houve no minimo omissão dos Srs. Governadores e prefeitos, qualquer coisa distinta disso é agir de má fé, e fazer o papel de advogado do diabo. Pedir um meio termo entre quarentena e empregos é o minimo que se espera de um ser pensante. O Governador de por exemplo SP foi o primeiro a deixar de pagar o que deve para conter o vírus, penalizando os estados mais pobres. Esta quebrando o estado e vendendo para os seus sócios chineses simples assim, essa é a logica, quem defende o puro isolamento é no minimo hipócrita, como jornalistas correndo na orla da praia, ou se amontoando uns sobre os outros, sem nenhuma proteção ou preocupação com os que estão a sua volta, para redigir fofocas na imprensa…

        • Outro que acredita em tudo que recebe no ZapZap da família e culpa a mídia por todos os males do mundo (e do desgoverno do Bozonazi, obviamente). Gado adestrado detectado.
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Show, André. Pelo visto, a Mariazinha anda muito desatualizada com questão aos “afanamentos” de alguns Governadores em detrimento próprio. Ela e o resto de amebas de esquerda que por aqui comenta.

        • O único FATO é que vocês, gadolinos pastadores, conseguem passar vergonha diariamente enquanto lambem as patinhas do ORNITOMINTO. Não sabem nem do que estão falando, mas aplaudem seus cascos freneticamente como bons bovinos adestrados.
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • exatamente isso meu amigo, mas a praga da ideologia esquerdista se alastrou de tal maneira em nosso país que não temos mais nenhum veículo de comunicação sério! (até entendo a abstinência dos recursos públicos leva a isto);

        • Olha só! Um gado desgarrado da manada! Se perdeu e veio parar aqui! Volte lá para o pasto do seu “minto” corrupto, novilho. Ou você ainda acredita que o “defensor da nova política” é inocente? Sabe quem achava político inocente? A esquerda! Tá vendo, você fala mal deles mas é tão adestrado quanto! É a ideologia da burrice!
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

        • Olha só! Um gado desgarrado da manada! Se perdeu e veio parar aqui! Volte lá para o pasto do seu “minto” corrupto, novilho. Ou você ainda acredita que o “defensor da nova política” é inocente? Sabe quem achava político inocente? A esquerda! Tá vendo, você fala mal deles mas é tão adestrado quanto! É a ideologia da burrice!
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
          uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

      • Mentira. O primeiro caso de Covid-19 foi um Senhor que chegou da Itália no dia 21. E ele foi testado dia 25 com a doença. Ou seja, ele saiu na época do carnaval. simples.assim.

      • Aqui no Rio pelo prefeito não teria carnaval, quem assumiu patrocinou foi o governo estadual, ele tomou pra si a administração do sambódromo… acho que esquecerem de mencionar isso.

        • Exatamente como a @Eliane é mais um gado adestrado no pasto! Deve ser difícil digitar com cascos no lugar de mãos, hein, bovina?
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • NAO VENHAM TENTAR TIRAR A CULPA DOS GOVERNADORES.NAO HAVIAM NENHUM CASO NO BRASIL MAS PERMITIRAM QUE TURISTAS DO MUNDO INTEIRO VIESSEM TRAZER O VIRUS PRA JUNTO DE AGLOMERACAO DE MILHOES DE PESSOAS. ELES PREFERIRAM CORRER O RISCO DA CONTAMINACAO DO QUE PERDER A COMEMORACAO.

        • Edvaldo, não precisa “gritar”. Se você tivesse argumentos, não precisaria disso. Como os meus:
          1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
          2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
          3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
          4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
          5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
          MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Apenas digo que um Presidente de um país grande como Brasil deveria ser uma pessoa mais atenta ao que acontece em outros países. Existe um ditado que diz: “Quando vejo a barba do meu vizinho arder ponho a minha de molho”. Entendeu?

        • porém a matéria tem fies partidario por isso ela perde a credibilidade. ela deveria ter em algum ponto mencionado que no fundo os governadores omitiram o risco mas só atacou o presidente eleito.

      • Hipoceisia mesmo foi os viajantes não cumprirem quarentena e nem os cuidados sanitarios… a doença entrou pelas fronteiras… por qual classse?

      • E-farsas criando FAKE em dizer que a matéria é mentirosa , então podemos dizer que a UOL e FOLHA também se equivocaram em publicar essa matéria para os seus leitores com o agravante em dizer que saiu no DIÁRIO OFICIAL , LASTIMÁVEL …

        • A portaria saiu mesmo no Diário Oficial, mas ela não fala nada sobre restrições de aglomerações festivas (como o carnaval, por exemplo).

      • Ninguém tinha certeza de nada. Mas penso que os sanitaristas , os cientistas tinham a obrigação de “gritar”desde janeiro. Quem tem um conhecimento de History Chanel ou Discovery podia perceber, quem dirá os cientistas. Incompetência de governos de todas as esferas.

      • Sim, eu li, mas existem omissões relevantes, como o fato de que os governadores estão tomando medidas independente do governo Federal e o próprio STF entendeu que cabe aos governos locais decidir pelas medidas de isolamento, conforme vemos hoje. Ou seja, os governadores sabiam mas não cá cancelaram o Carnaval, que foi vetor de grande circulação do vírus.

      • Exatamente! Eles sabiam, o presidente sabia, mas se fizesse alguma coisa contra, TODOS cairiam em cima dele de pau, como sempre!Agora o e-farsas coloca o desmentido como se fosse realmente uma notícia falsa! Não é! O presidente fez o alerta. Os governadores e prefeitos tinham que prevenir a população. E a grande mídia, fez o quê? Ficou quietinha quanto ao carnaval! Então a gente pode concluir com isso que, aglomeração pode, mas viajar não. Tá “serto”!

      • Se o povo estavam sabendo desse vírus não fossem pra carnival quem concordou com o mesmo tbm foi cúmplices de participar da festividade pagam!”dinheiro em jogo, bebidas orgias etc.. ninguém é besta,vcs deve tá imaginando se eu gosto ou eu fui pra o carnival fiquem só imaginando.”🤔

    • se ele decretou a portaria, os prefeitos ja poderiam ter cancelado o caranaval sim, principalmente para economizar dinheiro e investir nas saude, que agora estao querendo cobrar grana do governo federal…. JUMENTA NAO ESTA GOSTANDO VAI PARA A VENEZUELA….

      • É tanta burrice em um só comentário que nem vale a pena responder. Mas cá estou. Agora deixa de ser burro, gado, e vá estudar pra não zerar o ENEM de novo este ano como vem fazendo nos últimos anos.
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • @5GNAO , essa portaria só abrange questões portuárias e alfandegárias. Além do mais, para cancelar um EVENTO GIGANTESCO como o Carnaval seriam necessários ARGUMENTOS/MOTIVOS SÓLIDOS como, por exemplo, comprovada falta de recursos financeiros e/ou provas e dados técnicos e científicos de ameaça de contaminação por Covid-19 no Brasil, que não havia na época. Caso contrário, os representantes do Carnaval poderiam entrar na Justiça contra quarentenas decretadas por Prefeitos/Governadores, alegando ARBITRARIEDADE, UNILATERALIDADE ou CENSURA e, com certeza, eles iriam ganhar. 😉

      • Calma pacato cidadão! Você só esquece que os Estados e municípios precisam sim do governo federal,mas são independentes também, errar todos erram mas o carnaval em grandes centros traz faturamento para os cofres do estado e municípios!

    • Deixa de ser hipócrita rapaz, ambos tem culpa sim,tanto bolsonaro como os governadores tem culpa sim,você só defende um lado.Hipocrisia que chama é?

      • Pode até ser, mas o único que continuou desdenhando da pandemia, mesmo após mais de 5 mil mortos, é o presidente.
        Errar é humano, mas insistir no erro é burrice.

        • Voce é um esquerdista mentiroso! Pessoas com ideias iguais a sua deveriam ser condenadas pelas mortes de pessoas infectadas pelo corona vírus. Lixo.

          • Voce é um esquerdista mentiroso!
            Prove que sou esquerdista e que sou mentiroso. Duvido.
            Pessoas com ideias iguais a sua deveriam ser condenadas pelas mortes de pessoas infectadas pelo corona vírus.
            Fique tranquila que o único que vai ser condenado por isso nesse país vai ser o imbecil do seu presidente negacionista.
            Lixo.
            Antes lixo do que eleitor do Bozo. Lixo ainda serve pra virar adubo, você nem isso.

      • 1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
        2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
        3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
        4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
        5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • não é querer livrar o Bolsonaro, todos temos uma parcela de culpa, mas não é justo dizer que ele, somente ele é culpado.
      todos já sabiam que no carnaval já tinha esse vírus por aí, porque não foi proibido seja por qualquer autoridade ??
      a questão toda é, se não tivesse carnaval, não teria tantos turistas e até mesmo nacionais que vem pra bagunça(tudo que é de ruim cresce nesse período) de carnaval que é no Brasil.
      não estou dizendo que não deveria existir carnaval, até porque eu gosto de curtir os shows, mas nesse caso seria menos pior se não tivesse acontecido.
      e outra coisa que é comum as pessoas criticarem, o presidente não é contra o isolamento vertical e sim ao horizontal, tendo em vista que futuramente a economia quebrada vai matar mais do que o COVID-19.

      • 1) Não há indícios que o Carnaval tenha facilitado a transmissão do vírus: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/20/coronavirus-no-carnaval-brasileiro-ciencia-nao-tem-qualquer-indicio-disso.htm
        2) Com Carnaval ou SEM Carnaval, o vírus chegaria. Note que vários países da Europa e da América do Norte NÃO TÊM Carnaval e ainda assim estão sofrendo com milhares de mortes por dia; Tanto que o primeiro caso confirmado veio de um BRASILEIRO que esteve na Itália;
        3) Vocês gadomínions adestrados reclamam tanto que “o importante é a economia”, são tão hipócritas em querer que o Carnaval fosse cancelado, justamente um dos eventos que MAIS MOVIMENTA A ECONOMIA do país!!! Ué, o importante não é a economia?
        4) HIPOTETICAMENTE se realmente o Bozonazi tivesse feito esse decreto proibindo o Carnaval e “tentando evitar” a chegada do vírus no país, por que após a chegada ele mudou completamente de comportamento e passou a atacar quem realmente está combatendo o crescimento do surto? De que forma ele ter “tentado” antes justifica o comportamento errático dele, ao combinar uma coisa e depois mudar, ao chamar o vírus de “gripezinha” e o surto de “histeria da mídia”? Se é só uma gripezinha e uma histeria, pra que tentar impedir a chegada do vírus e cancelar o Carnaval? PERCEBE A INCOERÊNCIA DISSO?
        5) Percebo um contorcionismo nos argumentos dos gados como você, defensores de político, passadores de pano, que têm políticos de estimação, que se fosse consciente e responsável cometeria um harakiri e liberaria o espaço que utiliza no planeta para alguém mais útil.
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Alguém pode me dizer quem é o dono dessa página, por que é uma bosta mano kkkkk. Uma página esquerdista falsa e falando que os outros são uma farsa. Doutrinação ao extremo, acuse-os do que voce é. O bem sempre prevalece, aqui se encontra pessoas de baixo nivel, com mentes distorcidas e de má fé, que usa uma ferramenta fantástica (internet) para tentar manchar um governo legitimo e honesto. O poste mijando no cachorro, alegações falsas e esdruxulas, uma pagina que não passa de um mero panfleto. Ignora de fato os destruidores da pátria que é essa corja comunistas nutela, alienados que chama os eleitores de bolsonaro de gado, mas esquece que foi palhaço por 16 anos de um cachaceiro debio mental que assaltou o país, e de uma jumenta chamada Dilma que matou gente inocente dentro de guerrilhas comunistas, ao lado de José Dirceu, Genuino e etc… São tão debeis mentais que acredita que teve uma ditadura, mas a mente apodrecido por seu idolo Paulo Freire que era outro doente, não vê que se tivesse de fato uma ditadura militar voces não estariam mexendo nos seus celuladres ou mesmo publicando um site falso para promover fake news. Sim, teve uma tentativa de implantar uma ditadura, mas foi os comunistas em 1964 e graças a Deus não certo. Por que hje seriamos uma Cuba ou Venezuela da Vida.

        • Vocês são enganosos. Vocês querem defender esses governadores e prefeitos esquerdistas! É nítida a má intenção de vocês! #foraefarsas

          • Vocês são enganosos.
            Você consegue provar que são enganosos? Por que você acha que são enganosos? Só porque você acreditou na fake news e a página mostrou que você errou, você não consegue perceber e prefere ofender os outros ao invés de mostrar onde erraram?
            Vocês querem defender esses governadores e prefeitos esquerdistas!
            Consegue provar que os governadores e os prefeitos são esquerdistas? E você acha melhor defender político corrupto?
            É nítida a má intenção de vocês!
            Consegue provar que há má intenção? Consegue apresentar um argumento que refute os argumentos do Gilmar?
            #foraefarsas
            Se está tão incomodada, por que acessa? E pior, por que comenta? Não é melhor você ir embora? #FORAELIANE