20.1 C
São Paulo
segunda-feira, dezembro 6, 2021

Bolsonaro disse ao SBT que “mísseis soviéticos” alcançam um alvo em qualquer lugar do mundo?

- Publicidade -

Desde o dia 5 de janeiro de 2019, uma suposta fala do presidente Jair Bolsonaro vem viralizando no Twitter. Segundo o tuíte, que já foi compartilhado mais de 10 mil vezes, durante a primeira entrevista após tomar posse no cargo, para o SBT, no dia 3 de janeiro, Bolsonaro teria dito “que os mísseis soviéticos alcançam um alvo em qualquer lugar do mundo.” Ainda foi mencionado, que a União Soviética parecia ter acabado em 1991, mas que isso poderia ser “fake news.”

Será que Bolsonaro realmente disse isso? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Segundo o tuíte escrito pelo usuário @pedroleite82, que já foi compartilhado mais de 10 mil vezes, durante a primeira entrevista após tomar posse no cargo, para o SBT, no dia 3 de janeiro, Bolsonaro teria dito “que os mísseis soviéticos alcançam um alvo em qualquer lugar do mundo.”

Verdade ou Mentira?

É mentira. Em entrevista ao SBT, Bolsonaro não disse que os “mísseis soviéticos” alcançam um alvo em qualquer lugar do mundo. Sua fala foi transcrita de forma distorcida, e podemos conferir o que ele exatamente falou na terceira parte de sua entrevista, que foi publicada pelo canal “SBT Jornalismo”, no YouTube, no dia 3 de janeiro de 2019. Basta assistir ao vídeo a partir de 6 min 20s:

Eis o que Bolsonaro realmente disse:

Hoje em dia, o poderio das Forças Armadas americana, chinesa, soviética, alcança o mundo todo independente de base

Conforme vocês podem notar, Bolsonaro não disse “mísseis soviéticos”, mas ele usou o termo “soviética”, provavelmente para se referir as Forças Armadas da Rússia. Nesse ponto é importante destacar, que a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas existiu entre 30 de dezembro de 1922 e 26 de dezembro de 1991, ou seja, oficialmente não existe mais.

Como curiosidade, a União Soviética desenvolveu um míssil intercontinental chamado “R-36M”,  que acabou sendo apelidado pela OTAN de SS-18 “Satan”. Seu desenvolvimento começou na década de 1970, durante a existência da União Soviética, e continuou sendo desenvolvido pela Rússia até 2009, quando o projeto foi descomissionado. Estimava-se que sua terceira e quarta versões (“SS-18 Mod 3” e “SS-18 Mod 4”), que foram produzidos até 1988, pudessem alcançar um alvo a 16.000 km de distância. Com esse alcance, o SS-18 “Satan” poderia realmente atingir praticamente qualquer país do planeta, com rarrísimas exceções dependendo do seu posicionamento, a partir do território russo.

Conclusão

Apesar do presidente Jair Bolsonaro ter falado o termo “soviética” para provavelmente se referir as Forças Armadas da Rússia, ele não disse que os “mísseis soviéticos” alcançam um alvo em qualquer lugar do mundo.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

    • Perfeito, Monstro Franklins Stain. Precisamos da unificação anti polarizada e partidária da ideologia baitola. Sem isso, não viveremos muito para contar estórias. Inclousive o e.farsas é capas de sumir do mapa por isso.

  1. Disse tudo Franklin bolsominios vivem na guerra fria ainda e acreditam em “salvador da patria” o Brasil vai atrazar e muito nos proximos anos no mandato do Bolsonaro ,a unica coisa que vai crescer é a economia para as empresas com o enfraquecimento das leis trabalhistas e aumento da economia ultralibéral, por outro lado o ódio,racismo, miséria social e a violência serão o ponto forte desse governo ,mas foi escolha democratica então que seja feita a vontade do povo.

    • O salvador da pátria está preso, encarcerado de uma forma cruel, animalesca e indecente. Nossa porta voz e nosso porta som, Glaysie e Halddad estão trabalhando em prol da libertação dele nesse eckzato momento! Nosso pai amado, Lula, em breve se tornará o novo, de novo, presidente do Brasil e fará junção ao Bloco Rússia, Venezuela e China, pondo em prática, contra os opressores capitalistas trabalhadores os mísseis Minut Man. Somos unificados em prol da unificação ariana comunista niilista e contra a intolerância fascista bizantina cruel, ortodoxa e organizacional do Bozo Memória. E que Zeus salve o Comunismo que ninguém conhece. Amem doin! Lula Livre Já!

      • Vish, mais um Petralha Equerdotonto comedor de mortandela que vive no passado, como o Bolsolini Encantador de Burros e seus Burricos Amestrados! Tudo farinha do mesmo saco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui