19.4 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Capa da Charlie Hebdo satiriza PT e Lula! Será?

- Publicidade -

Será real a imagem mostrando a capa da revista Charlie Hebdo com uma charge do ex-presidente Lula bolinando a estátua da Justiça?

A suposta capa da revista humorística francesa Charlie Hebdo apareceu na web na segunda quinzena de 2015 e logo se espalhou em diversos sites e blogs. O periódico estraria trazendo em sua capa uma charge do ex-presidente Lula, passando a mão nas nádegas da estátua da Justiça, mostrando que a Justiça estaria sendo desrespeitada no Brasil!

Será que essa capa é real? A revista falou mesmo de uma situação que estaria ocorrendo aqui no nosso país?

Jornal satírico francês estaria criticando a Justiça brasileira! Será verdade?
Jornal satírico francês estaria criticando a Justiça brasileira! Será verdade?

Verdade ou farsa?

A capa é falsa!

Como foi muito bem apurado pelos atentos membros do nosso grupo no Facebook, essa imagem é uma montagem feita em cima de uma capa da Charlie Hebdo, publicada no dia 19 de setembro de 2012.

Na capa original, a revista satiriza o islã com o filme francês Intouchables, que estreou em 2011:

Capa original usada na montagem foi publicada em setembro de 2012! (foto: Divulgação)
Capa original usada na montagem foi publicada em setembro de 2012! (foto: Divulgação)

Montagem da montagem

A charge do ex-presidente brasileiro Lula também é uma montagem que foi colocada por cima da publicação original (que, aliás, possui traços muito diferentes). Na ilustração usada como base, o personagem satirizado é o ex-presidente do Peru, Alan García. O político governou aquele país até 2011:

Créditos: El Otorongo
Créditos: Revista El Otorongo

- Publicidade -

A charge de García bolinando a Justiça é da revista El Otorongo, na sua edição de julho de 2015! O número “18” estampado na camisa do político virou “13” na versão da montagem que circula pelas redes sociais!

Conclusão

A revista Charlie Hebdo ainda não fez nenhuma capa criticando a situação político-econômica do Brasil. Essa imagem que circula pelas redes sociais da revista com o ex-presidente Lula na capa é falsa!

*Com a colaboração de Thiago Lucas e Aureliano Ramalho, através do nosso grupo no Facebook!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

50 COMENTÁRIOS

    • Cara, você pode tirar suas conclusões por si só, entre na página do jornal e procure essa publicação. A internet está cheia de fontes seguras, pesquise.. Eu não estou defendendo o PT, não votei na Dilma uma vez sequer, mas tentar conseguir as coisas, inflamar a população através de mentira é tão desonesto quanto esses corruptos que nos roubam. Faz isso não que faz você parecer um político mentiroso também.

  1. Mexeu com o amado lulinha, o dono da página já corre em defender… E vive negando isso., Tem tanto boato contra outros politicos mas o dono da página tem um amor especial pelo lula. E fica negando que defende, não tá feio tá é RIDICULO… Pode negar a vontade gilmar, as evidencias mostram exatamente o contrário!
    Quero ver voce dar mais espaço para outros politicos, vitimas de boatos dos petistas! Chega de defender esta corja.

  2. Triste o que acontece no Brasil. A turma que espalha mentiras e boatos idiotas e outra que se alimenta dessas mentiras e nem se preocupam em descobrirem a verdade. Por isso que nossa mídia é esse lixo. Tanta gente não se importa com a verdade e outro tanto vive de mentiras.

    • Internauta brasileiro médio mal sabe português. Especialmente se for um idiota politizadinho que se informa pelo facebosta e comenta merda no blog alheio. Não exija muito dessa gentalha ignara.

  3. Além disso, graficamente eles não usam esse efeito nas tipografias, (e nem essa fonte ) indo pra algo “flat e cartunesco”, até arrisco escrito a mão pelo cartunista que desenha a charge da capa. Você pode acompanhar isso em diversas capas deles. Aparentemente a pessoa que fez a montagem ou não conhece o conceito de identidade visual ou não pesquisou qual era o da Charlie(a segunda razão talvez seja a mais correta).

  4. Deveria ser “La Suprême brésilienne está une merde”. Cour supreme é feminino. E como não há suprema corte na França, eles colocariam a palavra corte junto, senão ficaria fora de contexto.
    Mas que ficou muito boa essa charme, ah ficou.

  5. É preciso processar. Trata-se de um crime grave. Quem se diz contra a corrupção não pode ser leniente com esse tipo de prática criminosa. Coerência, coerência…

  6. (…) “É preciso processar…. ” (…)…Cortem as cabeças! kkkkkkkkkk – Ops! usei muitos “k”s, agora vão medir meu QI como muito baixo… (dragon Ball detected) Kkkkkk…

    Cada uma que a gente ouve (ou vê)…

    O lula é um bandido. E a vez dele está chegando… Melhor coxinha do que pizza.

    Os financiamentos para estudantes estão indo para o seu fim. Enquanto isso, tem petralha rindo da justiça. Mas tem coxinha ladrão também. Tem de tudo.
    Tem até gente que não gosta da liberdade de expressão. Daqui uns dias tem ameaça de bomba por que fulano fez uma charge com o capiroto-nove-dedos, ou com a marionete-sapata-de-ferro.

  7. Vejo aí que só tem burguesia fala tanta não é só sai besteira, bando de burguês, apesar de tantas luta o Lula foi o melhor presidente do Brasil então me e se vo tem amos mal e culpa do sistema do Brasil.

  8. Os brasileiros, principalmente os menos favorecidos pela sorte, vêem-se cada vez mais suas possibilidades de uma vida melhor serem ceifadas. Em primeiro plano, vejo que as patologias deixam de ser tratadas por falta de medicamentos, hospitais, profissionais competentes. A seguir, a educação que é a “mola mestra” do sistema não recebe o mínimo para exercer o seu papel, que é o de criar cidadão comprometido. Quantas crianças por estes “brasis” não recebem a merenda escolar adequada?! E, em terceiro plano, a segurança deixa os brasileiros (e estrangeiros que nos visitam) à mercê de ladrões e vândalos. E assim por diante… SOMOS UM PAÍS GIGANTE”, administrado por um “cacique” destituído de competência e boas intenções.

  9. Por que tudo que se refere ao PT você faz questao de publicar e logo em seguida diz que é mentira. A impressão que sempre passa é que é aliado a eles , a Gleisi foi visitar a posse do Nicolas Maduro vai falar que isso é fake tb

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui