today-is-a-good-day
17.7 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

China e Rússia não reconhecem o Governo Temer?

- Publicidade -

Vídeo em russo mostra que os governos da China e da Rússia não reconhecerão a posse de Michel Temer e estariam rompendo com o Brasil! Será verdade?

Um vídeo russo, legendado em português, mostra o apresentador de um telejornal noticiando que a China e a Rússia – maiores parceiros comerciais do Brasil – irão consultar os BRICS e não reconhecerão o governo Michel Temer.

O vídeo, que tem apenas 30 segundos de duração, chama a nova gestão brasileira de “golpista” e gerou muitas dúvidas quanto à sua veracidade. Afinal, será que esses dois países não irão mesmo reconhecer o Governo de Michel Temer?

Será que isso é verdade ou farsa?

 

Verdadeiro ou falso?

O primeiro blog a publicar esse vídeo foi o Quinto Poder, no dia 15 de maio de 2016, afirmando que um jornalista russo teria legendado o vídeo e explicado como os outros países estariam vendo a situação política do Brasil lá fora!

No entanto, poucas horas após a postagem do vídeo, a própria redação do Quinto Poder fez uma atualização no artigo, afirmando ter sido enganada por “alguém que se disse jornalista, e que por ter mãe brasileira dominava o português, tendo ele mesmo legendado a tradução”.

A tradução correta do vídeo foi feita pelo site Sputnik, que explicou que, na verdade, esse vídeo é uma gravação de dezembro de 2015 de uma TV russa, onde o âncora fala sobre o início da tramitação do processo de impeachment na Câmara dos Deputados.

O Sputnik News esclarece que a legenda traduzida do vídeo está errada, pois o âncora russo não diz nada sobre a China, a Rússia e sobre os BRICS (que são citados nesse boato).

- Publicidade -

Para reafirmar que tudo isso não passou de uma farsa, o Sputnik News explica também que o Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia se pronunciou recentemente no sentido de que “o Brasil não deveria permitir ingerência estrangeira nos assuntos internos do país”.

Procurando por matérias a respeito do assunto no site dos BRICS, encontramos essa matéria onde os parceiros comerciais do Brasil (Rússia e China) afirmam que continuarão firme com país e que estão torcendo para a nossa estabilidade econômica.

Ou seja, se levarmos em conta o que os dois países estão afirmando, continuaremos sendo parceiros deles (pelo menos, por enquanto).

Nem tudo são flores

Apesar da China e da Rússia continuarem como parceiros comerciais do Brasil, alguns países não reconhecem a legitimidade do governo interino de Michel Temer, como é o caso de El Salvador e do Uruguai!   

Conclusão

O vídeo que estaria falando sobre o rompimento da Rússia e da China com o Brasil por causa governo interino de Michel Temer é farsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. Jilmar vosse esta cendo finassiadu pelo govrno? Iso eh um abçurdo? Nunk masi entru nese saite ipoctra!!!!!! Hidculo!

    Coitado do Gilmar, as vezes eu não sei como ele aguentava os comentários de algumas semanas atras. Continue firme amigo! Um abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui