8.6 C
São Paulo
sábado, agosto 20, 2022

Chinês tem o nariz implantado na testa! Será?

- Publicidade -

Fotos que circulam pela web mostram um chinês com um nariz colado na testa. A notícia afirma que isso seria um tratamento médico. Será verdade?

A notícia apareceu em diversos blogs, sites de notícias e nas redes sociais no dia 25 de setembro de 2013. De acordo com a manchete, um cirurgião chinês teria implantado um nariz na testa de um jovem de 22 anos, chamado apenas de Xiaolian, porque seu nariz foi deformado por causa de uma infecção.

Mas será que essa história é verdadeira ou falsa?

Rapaz tem um nariz implantado em sua testa. Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Reuters)
Rapaz tem um nariz implantado em sua testa. Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Reuters)

Verdadeiro ou falso?

Por incrível que pareça, o caso é real!

Em agosto de 2012, o jovem chinês Xiaolian, teve sua vida mudada drasticamente depois que um acidente de carro deixou seu nariz totalmente desfigurado. Como havia uma grave infecção nasal (que não sarava de jeito nenhum), os médicos do hospital de Fuzhou, na província de Fujian (China) decidiram esculpir um nariz novinho em folha para ele.

De acordo com o jornal britânico Mirror, essa é uma nova técnica utilizada na cirurgia plástica reconstrutiva. Os cirurgiões retiraram pedaços da pele e cartilagem das costelas de Xiaolian e reimplantaram em sua testa até que o tecido fique irrigado para, então, fazer a reconstrução nasal.

Segundo especialistas, a testa foi uma boa escolha, pois a pele da região é bem parecida com a do local onde será reimplantado o novo órgão.

O nariz novo será transplantado para o local correto em breve, afirma o jornal especializado Medical Daily.

Tem vídeo do chinês com o nariz na testa:

- Publicidade -

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/JvL3dDWpnl4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Procedimento não é inédito

Xiaolian não é a primeira pessoa a ter um órgão crescido em outra parte do corpo. No final de 2012, um empresário britânico de 58 anos perdeu seu nariz para um câncer. Os médicos criaram um novo nariz a partir de células do próprio paciente e “plantaram” no braço do senhor. Depois que o nariz chegou a um tamanho ideal, especialistas da University College London implantaram no rosto do empresário.

nariz_03
Reprodução/Daily Mail

 

Em setembro de 2012, a norte-americana Sherrie Walters, de 42 anos, depois de perder uma das orelhas por causa de um câncer de pele, ganhou um novo órgão que foi criado a partir de uma de suas costelas e plantado em seu braço. De acordo com o Medical Daily, a nova orelha ficou crescendo no braço da paciente por vários meses antes de ser transplantada para o local definitivo!

Orelha crescendo no braço da paciente! (foto: Divulgação)
Orelha crescendo no braço da paciente! (foto: Divulgação)

 

Conclusão

História real! O chinês teve mesmo um nariz implantado em sua testa!

Agradecimentos ao Buteco da Net e a diversos leitores do E-farsas pela dica!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Passou a (ou seria há? Nunca sei) algumas horas atrás uma reportagem no Jornal da Record contando essa história.

    Apesar da explicação dada pelos cientistas, a história ainda continua sendo bizarra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui