23.4 C
São Paulo
domingo, setembro 19, 2021

Chineses abriram fábrica clandestina da Heineken em São Paulo?

- Publicidade -

Vídeo mostra o que parece ser uma fábrica clandestina da cerveja Heineken e texto afirma que o flagrante seria de chineses atuando em São Paulo! Será verdade?

O vídeo tem poucos segundos de duração e se espalhou nas redes sociais na segunda semana de outubro de 2020. Nele podemos ver um grupo de pessoas trabalhando em um galpão, embalando e encaixotando garrafas de cerveja da marca Heineken e, de acordo com o texto que acompanha as imagens, isso seria um flagrante de falsificação em massa feita por chineses em São Paulo!

Em apenas uma das publicações feitas no Facebook no dia 07 de outubro de 2020, o vídeo já havia sido compartilhado mais de 3,6 mil vezes, mas aí ficou a dúvida no ar: Afinal, isso é verdade mesmo?

https://www.facebook.com/gabriel.mooca.549/videos/336607960934393

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas não se trata de nenhuma fábrica clandestina descoberta em São Paulo ou no Brasil!

Na verdade, essas imagens rodaram o mundo em junho de 2017 e foram feitas na Europa. De acordo com a própria Heineken, que explicou através de uma nota, não há nenhuma ligação entre a empresa e as pessoas que aparecem no vídeo. A fabricante também afirmou que o local filmado não pertence a eles e que estava investigando o caso. 

A Heineken Company explicou ainda que:

“[…]as imagens seriam referentes a uma possível adulteração de rótulos da cerveja em garrafas importadas da Europa”.

Conclusão

O vídeo mostrando o que parece ser uma fábrica clandestina de cerveja foi filmado em um galpão na Europa, em 2017, e os falsificadores estavam trocando os rótulos (e não o conteúdo) das cervejas originais para poderem vendê-las em outros países!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

20 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui