20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

Cientista russo calculou que data do fim do mundo será 16 de fevereiro?

- Publicidade -

Será verdade que um cientista russo chamado Dyomin Damir Zakharovich calculou que o fim do mundo ocorrerá no dia 16 de fevereiro?

A notícia se espalhou através das redes sociais na segunda semana de 2018 e deixou muita gente preocupada. De acordo com a manchete, o cientista russo Dyomin Damir Zakharovich teria calculado que a vida na Terra será dizimada no dia 16 de fevereiro, tudo por culpa de um corpo celeste (monitorado pela Nasa) de um quilômetro de diâmetro – que estaria em rota de colisão com o nosso planeta.

O cientista afirma que os cálculos da NASA estão errados, pois a agência espacial teria divulgado que o cometa (ou asteroide) está se aproximando da Terra e passará perto da órbita no dia 25, mas na verdade (segundo Zakharovich), o asteroide irá colidir conosco dias antes.

O suposto astro (que também é chamado de “Planeta X” ou “Nibiru”) teria sido direcionado para a órbita terrestre por uma força gravitacional e deverá nos acertar em cheio, segundo o cientista!

Será que isso é verdade mesmo?

O fim está próximo, de acordo com o cientista russo! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Apesar dessa notícia ter ganhado força nas redes sociais em janeiro de 2018, ela surgiu no começo de 2017, logo após o anúncio da descoberta do objeto pela NASA. Como podemos ver no site da agência espacial norte-americana, o 2016 WF9 tem menos de 1 km de diâmetro. Considerado muito pequeno para acabar com toda a Humanidade.

Conforme é explicado no excelente site português AstroPT, só para efeitos de comparação, calcula-se que o asteroide que extinguiu os dinossauros tinha mais de 10 km de diâmetro.

Concepção do 2016 WF,  que passou “perto” da Terra, em 2017! – Divulgação/NASA

Além disso, diferente do que a “notícia” afirma, o 2016 WF9 chegou mais próximo da Terra no dia 25 de Fevereiro de 2017, a cerca de 51 milhões de kms de distância do nosso planeta (algo em torno de 150 vezes mais longe que a distância entre a Terra e a Lua)!

- Publicidade -

A rota do 2016 WF9, em azul! (reprodução/AstroPT)

 

Não encontramos nenhum trabalho acadêmico do alegado cientista Dyomin Damir Zakharovich. O nome só aparece em sites que apenas copiaram esse mesmo texto.  

Origem

A verdade mesmo é que essa fake news surgiu em um site especializado em criar notícias falsas chamado Someones Bones. Um site que usa o slogan “Em busca do Planeta Nibiru”.

Ah! Lembrando que – caso você ainda não saiba – o planeta Nibiru também não existe!

Conclusão

Nenhum cientista afirmou que o mundo vai acabar no dia 16 de fevereiro de 2018. Como essa fake news não é datada, todo ano ela vai voltar a circular como se fosse uma descoberta recente!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

24 COMENTÁRIOS

  1. O planeta/ cometa Nabiru (ou o que quer que lhe chamem) existe, e passará muito próximo da Terra, e ninguém terá dúvidas porque será bem visível provavelmente durante semanas ou até poucos meses antes de passar próximo da Terra, e antes disso ainda será provavelmente detectado a passar por de trás do Sol, durante um eclipse solar, apesar de nessa altura provavelmente ninguém achar que exista algum perigo para a Terra… só depois de surgir vindo de trás do Sol.
    Mas provavelmente vai demorar bem mais de uma década a acontecer.

    • Claro, claro. Agora volta lá pra salinha acolchoada e não cuspa os remedinhos que os enfermeiros te derem, ok?

      É sempre assim, liberam a internet no manicômio e os loucos vêm direto pra cá.

      • Da existência do planeta/ cometa existem várias fontes, que para si terão credibilidade zero por isso nem me vou dar ao trabalho, quanto à data perguntei espiritualmente a quem tem esse conhecimento em outro plano de existência e deverá ser por volta do ano 2050.

        E só para ficar claro, mesmo então o mundo não deverá acabar, se bem que a influência do astro vai ser tal que deverão ser poucas as pessoas que acharão nessa altura que o mundo não está a acabar tal será a violência e gravidade dos acontecimentos.

        Mas não é preciso ficar festejando ser só lá para 2050, porque até lá ainda muita coisa vai acontecer de todo o género e não necessáriamente muito melhor do que acontecerá quando chegar esse astro.

  2. O fim ainda não chegará dessa forma. Ainda é preciso todos os escravos e livres, brancos e negros, ricos e pobres e usar o sinal da BESTA que é o CHIP o 666 para comprar ou vender e que já está começando em vários lugares da Europa. Mateus 24 e tudo isso é apenas o princípio das dores. Amém
    Servo de Cristo Scarabel
    Jacarezinho PR Brasil

    • É como Hitchens mesmo disse, cristãos e muçulmanos são na verdade um culto à morte… Eles mal podem esperar que o mundo seja destruído e que grande parte da humanidade seja condenada a um destino pior que a morte… Em qualquer outro contexto, todo mundo chamaria de psicopata uma pessoa que acreditasse nisso, mas como é religião, eles acham que estão moralmente certos… WTF…

  3. Ainda tem trouxas que acreditam nessas estória. Esse povo não evolui mesmo. Pena que vou embora dessa vida e desse planeta e não vou ver a “Era dos trouxas” acabar.

  4. Esse tal planeta existe mas o mundo ñ vai acabr sendo destruido por um asteriode ou planeta..
    O planeta X (nibiru) existe e é facil localizar-lo no céu..
    Mas a provabilidade dele se aproximar da terra é 30,0%..
    O mundo acabará de um jeito pior quando o que eu sei se espalhar ao mundo vocês irão temer o que ira acontecer mas ainda falta muito tempo..
    Mas tbm tem uma coisa todos nós sabemos que a NASA nem sempre divulga a verdade muitas coisas eles omitem ou falam mentiras!

  5. A afirmação de que Nibiru não existe carece de provas e, portanto, não deveria ser feita. O correto seria dizer: “não temos prova de que Nibiru exista.”

    Não confundam ausência de evidência com evidência de ausência.

    Usem terminologia neutra e deixem de lado o viés negacionista e materialista (mas sem cair nos viéses contrários – afirmacionista e espiritualista). Se não fizerem isso, a credibilidade de vocês irá diminuir.

  6. Acredito que os homens qerem saber mais que Deus! Ou seja se for pra cair meteoro asteroide sei lar; oque seje vai nos pegar de surpresa
    Nao eo homen q vai decidir se acaba ou nao Deus e quem sabe!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui