Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Cientista russo calculou que data do fim do mundo será 16 de fevereiro?

Falso

Cientista russo calculou que data do fim do mundo será 16 de fevereiro?

Será verdade que um cientista russo chamado Dyomin Damir Zakharovich calculou que o fim do mundo ocorrerá no dia 16 de fevereiro?

A notícia se espalhou através das redes sociais na segunda semana de 2018 e deixou muita gente preocupada. De acordo com a manchete, o cientista russo Dyomin Damir Zakharovich teria calculado que a vida na Terra será dizimada no dia 16 de fevereiro, tudo por culpa de um corpo celeste (monitorado pela Nasa) de um quilômetro de diâmetro – que estaria em rota de colisão com o nosso planeta.

O cientista afirma que os cálculos da NASA estão errados, pois a agência espacial teria divulgado que o cometa (ou asteroide) está se aproximando da Terra e passará perto da órbita no dia 25, mas na verdade (segundo Zakharovich), o asteroide irá colidir conosco dias antes.

O suposto astro (que também é chamado de “Planeta X” ou “Nibiru”) teria sido direcionado para a órbita terrestre por uma força gravitacional e deverá nos acertar em cheio, segundo o cientista!

Será que isso é verdade mesmo?

O fim está próximo, de acordo com o cientista russo! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Apesar dessa notícia ter ganhado força nas redes sociais em janeiro de 2018, ela surgiu no começo de 2017, logo após o anúncio da descoberta do objeto pela NASA. Como podemos ver no site da agência espacial norte-americana, o 2016 WF9 tem menos de 1 km de diâmetro. Considerado muito pequeno para acabar com toda a Humanidade.

Conforme é explicado no excelente site português AstroPT, só para efeitos de comparação, calcula-se que o asteroide que extinguiu os dinossauros tinha mais de 10 km de diâmetro.

Concepção do 2016 WF,  que passou “perto” da Terra, em 2017! – Divulgação/NASA

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Além disso, diferente do que a “notícia” afirma, o 2016 WF9 chegou mais próximo da Terra no dia 25 de Fevereiro de 2017, a cerca de 51 milhões de kms de distância do nosso planeta (algo em torno de 150 vezes mais longe que a distância entre a Terra e a Lua)!

A rota do 2016 WF9, em azul! (reprodução/AstroPT)

 

Não encontramos nenhum trabalho acadêmico do alegado cientista Dyomin Damir Zakharovich. O nome só aparece em sites que apenas copiaram esse mesmo texto.  

Origem

A verdade mesmo é que essa fake news surgiu em um site especializado em criar notícias falsas chamado Someones Bones. Um site que usa o slogan “Em busca do Planeta Nibiru”.

Ah! Lembrando que – caso você ainda não saiba – o planeta Nibiru também não existe!

Conclusão

Nenhum cientista afirmou que o mundo vai acabar no dia 16 de fevereiro de 2018. Como essa fake news não é datada, todo ano ela vai voltar a circular como se fosse uma descoberta recente!

Continue lendo
24 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo