today-is-a-good-day
29.3 C
São Paulo
terça-feira, abril 23, 2024

Cuidado com o golpe do falso leilão dos Correios!

- Publicidade -

Criminosos copiam layout do portal de notícias G1 para enganar vítimas sobre falso leilão dos Correios. Aprenda a diferenciar o site real do falso!

A falsa página começou a ser compartilhada por meio de grupos do WhatsApp e também em diversas redes sociais no final de outubro de 2023. Segundo o que foi espalhado, o site dos Correios estaria disponibilizando os últimos lotes de produtos confiscados para serem leiloados.

Os produtos, segundo o artigo assinado pelo repórter Roger Carvalho e supostamente publicado no portal de notícias G1, teriam sido esquecidos nos Correios e a empresa os estaria leiloando a preços incrivelmente baixos:

Site falso imita a aparência do portal de notícias G1 para atrair suas vítimas!

Ao clicar no link em destaque na reportagem, a vítima é direcionada para uma página com os itens do suposto leilão:

Itens supostamente em leilão, mas nos botões está escrito “comprar”…

Clicando em “Comprar” (Ué! Não era leilão?), o sistema abre uma nova tela onde a vítima coloca seus dados pessoais, além do número e senha do cartão de crédito. Com posse desses dados, os criminosos podem comprar à vontade em nome do incauto consumidor:

O site que imita a aparência do portal G1 apresenta fortes indícios de golpe, a começar pelo endereço da suposta reportagem, que nada tem a ver com o G1:

Todos os links da reportagem falsa levam para o mesmo endereço dos criminosos (foto: Reprodução)

- Publicidade -

O vídeo exibido no site falso é uma montagem que usa imagens de matérias com o logotipo da Rede Globo com a narração de uma voz gerada digitalmente. Podemos notar que matéria possui uma voz artificial.

Assista a um resumo que fizemos em vídeo sobre esse golpe:

@efarsas

SITE CRIMINOSO COPIOU O G1 PARA ENGANAR SOBRE LEILÕES FALSOS!

♬ som original – Gilmar Lopes

O G1 foi usado indevidamente

Não encontramos a reportagem citada no site do G1 e, além disso, não existe nenhum repórter chamado Roger Carvalho no expediente do portal de notícias do grupo Globo

Como já mostramos aqui no E-farsas, sites de golpistas como esse sempre colocam um contador de tempo na página de compra para dar uma falsa impressão de urgência e forçar a compra. Como podemos ver no código-fonte da página, o contador inicia sempre quando o “cliente” acessa a página. Portanto, não importa se a vítima entrar às 8h da manhã ou às 20h, o contador sempre vai aparecer na tela como se faltasse pouco tempo para o fim do “leilão”:

Script instalado na página dos criminosos cria a falsa impressão de que a promoção está acabando!

Os comentários de clientes satisfeitos, exibidos no fim da página, são de pessoas que não existem:

Todos os comentários de “clientes satisfeitos” são de pessoas que não existem!

Uma pesquisa por essas fotos embaçadas nos mostra que, logo a primeira delas – supostamente de um tal de David Oliveira – foi roubada de um site de língua inglesa sobre autismo:

Foto do “cliente” Davis Oliveira, na verdade, foi roubada de um site de língua inglesa que fala sobre autismo!

No rodapé da página dos criminosos são disponibilizados os links para contato, mas uma rápida análise revela se tratar de apenas uma imagem sem nenhum endereço. Ou seja, não há como contatar a empresa:

Área reservada para contato é apenas uma imagem sem link algum

Entramos em um site especializado em registro de domínios para checar quando a página criminosa foi criada e descobrimos que o endereço foi registrado no dia 05 de outubro de 2023, e não há nenhuma menção aos Correios em seu cadastro:

Além disso, a rua Ellus, informada no cadastro, não existe no CEP 68915-000. Aliás, não encontramos nenhuma rua chamada “Ellus” no Brasil:

Como reconhecer páginas falsas de leilão?

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) explica em seu site que apenas leiloeiros oficiais e devidamente registrados podem realizar leilões. Para ajudar o cidadão, o TJSP disponibiliza um endereço para consultas de leiloeiros.    

Os Correios realizam leilões regulares e eles devem ser consultados pelo site oficial da entidade, no https://www2.correios.com.br/institucional/licitacoes/resultado_abertas1.cfm. Qualquer outro link diferente desse deve ser evitado e, se possível, denunciado.

Conclusão

Muito cuidado com promessas de lucro fácil ou de promoções incrivelmente baixas! Duvide de tudo que parece ser bom demais para ser verdade na internet!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui