today-is-a-good-day
18.1 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

Cuidado com o golpe do falso remédio contra as varizes!

- Publicidade -

Golpistas imitam o layout do portal de notícias G1 para enganar consumidores com falsas promessas para a cura das varizes!

O golpe não é novo, mas sempre volta a aparecer na internet com variações dos mesmos crimes: curandeirismo e charlatanismo. Dessa vez, os criminosos se utilizam da credibilidade de um portal de notícias e de um médico que não existe para vender uma suposta cura para as varizes mediante um remédio que sequer está registrado na Anvisa.

Funciona assim:   

O site abaixo não é o portal de notícias G1, mas uma cópia feita para tentar dar um ar de credibilidade ao assunto. A reportagem falsa entrevista o Dr. Friedrich Müller, um angiologista que afirma que varizes podem ser facilmente tratadas em casa, e com 100% de chances de cura:

Criminosos copiam a aparência do site de notícias G1 para vender remédio falso para varizes!

Acontece que, além da matéria ser falsa, o doutor sequer existe. Basta uma busca no site do Conselho Federal de Medicina para comprovar que não há nenhum “Friedrich Müller” com CRM no Brasil:

Reprodução/Conselho Federal de Medicina

Buscando por esse nome no Google, encontramos um jurista alemão de 85 anos e um médico que faleceu em 1941.    

Quanto à fotografia do médico, usada na “reportagem”, ela foi retirada de um site que vende imagens para propagandas e não tem nenhuma relação com varizes. Em outra versão desse mesmo golpe, o doutor se chama González David e, igualmente, a foto utilizada para enganar as vítimas foi tirada de um site que vende material fotográfico para publicidade.  

Outro erro grotesco da falsa matéria é que ela apresenta depoimentos de supostos usuários do medicamento. Uma reportagem jornalística não utiliza esse tipo de recurso, ainda mais quando todos “entrevistados” elogiam o produto.

- Publicidade -

É importante mostrar que as fotos do “antes e depois” do uso do medicamento milagroso são antigas, como essa de janeiro de 2013:

Fotos de 2013 usadas em golpe de 2023! (Reprodução/WebArchive)

Se o medicamento é uma novidade da Medicina, por que as fotos dos consumidores são de 2013?

Procurando pelo nome do medicamento citado na “reportagem” – um spray que promete a cura das varizes – no site da Anvisa, encontramos apenas um homônimo. No Brasil, o nome está registrado para um cateter endovenoso.

Ou seja, o medicamento não está registrado no Brasil e, portanto, não pode ser prescrito aqui no nosso país!

A falsa reportagem induz o leitor a clicar na página de vendas que, como já mostramos aqui no E-farsas, possui todas as características de um marketing sujo que força a compra a todo custo.

Logo de cara, podemos notar a ausência da fórmula do produto. Qual é o princípio ativo? Do que o tal spray milagroso é feito?

Nada disso é explicado…

No topo do site há um aviso de que o desconto é limitado a apenas uma compra por cliente. No entanto, mais abaixo, podemos escolher entre 3 formas de “promoção” onde podemos comprar até 3 unidades.

Selecionamos apenas um trecho da página de venda onde podemos apontar alguns truques utilizados pelos golpistas para induzir suas vítimas:

  1. O site promete a eliminação de até 97% das varizes apenas com o uso do spray, o que não é verdade;
  2. São mostrados trechos de reportagens que nada tem a ver com o tal spray;
  3. Mostra um falso cronômetro para produzir um sentimento de urgência no possível cliente;
  4. Aqui também é apresentado uma certa escassez no produto, para incentivar a compra;

Entramos em contato via WhatsApp, através dos números disponibilizados no final da página de vendas e todos parecem se comportar da mesma forma: um chat automatizado nos responde com um texto padrão, mas a conversa não prossegue quando pedimos mais informações sobre o produto:

O que são varizes?

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde:

“Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. As veias mais acometidas são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas. Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada. Estes casos costumam não apresentar sintomas e provocam apenas desconforto estético em seus portadores.”

Ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, os possíveis tratamentos são:

  • Escleroterapia química, que consiste na injeção de substâncias esclerosantes que expulsam o sangue para as veias normais e entopem as veias que estão sendo tratadas
  • Cirurgia, as varizes são removidas através de cirurgia
  • Laser escleroterapia, que ainda apresenta bons resultados apenas nos vasos de calibre maior
  • Laser endovenoso, que consiste na introdução de cateter com laser dentro das varizes para destruí-las pelo calor
  • Radiofrequência, que é a mesma técnica anterior, mas usando o calor produzido por cateteres dotados de dispositivo de radiofrequência.

O Ministério da Saúde explica também que a prevenção ainda é o melhor remédio em relação a essa doença. Exercícios frequentes e consultas médicas podem ajuda no retardo do surgimento do problema, que também tem causas hereditárias.

Conclusão

Não caia nesses golpes que prometem curas rápidas para doenças! Faça exercícios e cuide da sua saúde com profissionais especializados.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui