20.1 C
São Paulo
segunda-feira, dezembro 6, 2021

Dentistas extraem 232 dentes de um indiano! Será verdade?

- Publicidade -

Notícia que se espalhou pela internet diz que um garoto indiano teria ido ao dentista e teve mais de 200 dentes arrancados de sua boca! Verdade ou farsa?

O fato apareceu nas redes sociais no final de julho de 2014 em diversos sites e blogs de noticias. De acordo com o texto, um menino teria ido ao dentista por causa de um pequeno inchaço em seu maxilar e, para surpresa de todos, teve 232 dentes extraídos de sua boca!

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Dentistas teriam arrancado mais de 200 dentes de um garoto indiano! Será? (foto: Reprodução/Facebook)
Dentistas teriam arrancado mais de 200 dentes de um garoto indiano! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Por mais inacreditável que essa história possa parecer, ela é real!

Ashik Gavai é um garoto de 17 anos que possui uma condição rara em sua boca: De acordo com a Dra. Sunanda Dhiware, chefe do departamento dentário do Hospital JJ de Mumbai, Ashik tinha um tipo de tumor benigno que fez com que os dentes crescessem de forma desordenada e em grande numero. Em cada cavidade nasciam vários dentes!

O caso foi relatado pela BBC, além de outras agências de notícias.

Dentes foram arrancados um a um por uma equipe formada por dentistas e ajudantes! (foto: Reprodução)
Centenas de dentes foram arrancados, um a um, por uma equipe formada por dentistas e ajudantes! (foto: Reprodução)

Gavai estava se queixando de dores na boca há mais de um ano e teve que viajar da sua aldeia para a cidade, pois os dentistas locais não conseguiam descobrir qual o problema do rapaz.

A cirurgia envolveu dois cirurgiões e dois assistentes que, em 7 horas, conseguiram remover, um a um, 232 dentes. A operação ocorreu sem problemas no dia 21 de julho de 2014.

Recorde mundial

- Publicidade -

O máximo de dentes registrados em casos como o de Ashik Gavai na literatura medica é de 37, o que torna o numero de dentes extraídos da boca do indiano um recorde mundial (que ninguém queria ter).

Segundo reportado pelo jornal Mumbai Mirror, agora Ashik poderá viver uma vida normal, com apenas 28 dentes!

Ouça a participação do E-farsas com essa história na Rádio Bandeirantes

Conclusão

História real! Dentistas extraíram mais de 200 dentes da boca de um jovem indiano.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Embora a notícia seja verdadeira, ela foi muito mal contada. Não se removeram 232 dentes da mandíbula desse rapaz, e sim um ENORME odontoma composto, um tipo de tumor. Odontomas são tumores odontogênicos mistos (compostos de tecido dentário mineralizado tanto de origem epitelial quanto de origem mesenquimal). O odontoma é o tipo mais comum de tumor odontogênico (ou seja: a raridade deste caso está na localização – geralmente os odontomas aparecem na região anterior da maxila – e na quantidade de dentículos, não no fato do jovem ter um odontoma… isso é quase comum).

    Existem 2 tipos de odontoma: o complexo, quando os tecidos dentários que o formam estão desordenados, ou seja, morfologicamente não remetem à forma de dentes, e o composto, formado por dentículos, como o de Ashik.

    Portanto, não tem nenhum dentista estarrecido com o caso e duvido que “dentistas locais não conseguiam descobrir o que o rapaz tinha”. Qualquer dentista decente já viu um odontoma (ou estudou sobre, pelo menos, na faculdade). Só não desse tamanho e nesse local. Está aí a raridade do fato. 😉

    Abraço, Gilmar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui