16.9 C
São Paulo
terça-feira, maio 11, 2021

É falso que o TRE-TO anulou as eleições em diversas cidades do Tocantins!

- Publicidade -

Circula em grupos de WhatsApp de diversas cidades do Estado do Tocantins, mensagens dizendo que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) teria anulado as eleições em diversos municípios! O motivo? Uma falha no sistema de apuração dos votos!

Confira abaixo algumas dessas mensagens:

Exemplos de mensagens que estão sendo disseminadas em grupos de WhatsApp no Tocantins.

Mais um exemplo de mensagem.

Entretanto, tudo isso não passa de uma mentira!

Uma Suposta “Brincadeira” com um Grande Potencial Desinformativo

As mensagens que estão viralizando tentam simular a manchete do Portal G1, o portal de notícias da Globo. O texto aparece em negrito sendo acompanhado de um link do referido portal. Contudo, o texto em negrito não se refere a uma manchete real, tampouco o link rediciona para qualquer matéria em específico.

Na verdade, o link redireciona para a principal principal do G1.

Contudo, o texto em negrito não se refere a uma manchete real, tampouco o link rediciona para qualquer matéria em específico.

Uma vez que muitas pessoas acabam se informando por títulos, e não abrem os links que estão sendo compartilhados (ironicamente isso pode ser bom e evitar que a pessoa caia em golpes), devido ao teor alarmista e senso de urgência da informação, elas acabam acreditando e repassando a mensagem adiante!

Daí, o que poderia ser uma “mera brincadeira” se torna algo perigosamente viral, porque coloca em dúvida a confiabilidade do processo eleitoral.

A Evolução da Desinformação

- Publicidade -

Para piorar a situação já foi detectado um caso, onde a mensagem está sendo repassada por meio de imagem!

Alguém simplesmente tirou um print (captura de tela) e repassou a imagem adiante. Isso ainda é mais problemático, porque dá uma maior impressão de se tratar de uma manchete verdadeira.

Para piorar a situação já foi detectado um caso, onde a mensagem está sendo repassada por meio de imagem!

Portanto, caso recebam essa mensagem no WhatsApp de vocês ou a vejam nas demais redes sociais, não compartilhem!

A Presença de um Segundo Link

Além do link para a página principal do Portal G1, a mensagem possui um outro link. que redireciona o usuário para uma imagem. Nesse caso, ela informa ao usuário que se trata de uma mentira!

Além do link para a página principal do Portal G1, a mensagem possui um outro link. que redireciona o usuário para uma imagem. Nesse caso, ela informa ao usuário que se trata de uma mentira!

Contudo, alguém mal-intencionado pode alterar esse segundo link de modo que alguém acabe clicando, e seja redirecionado para uma página maliciosa! Resumindo? Aquilo que supostamente começou como uma “brincadeira”, acaba atacando a confiabilidade do processo eleitoral, e pode resultar num prejuízo ainda maior para aquele que recebe a mensagem.

Enfim! Sempre prestem muita atenção nas mensagens que vocês recebem e, na dúvida, não cliquem ou repassem tais mensagens adiante, combinado?

Mas, e Aí? Foi Anulada Alguma Eleição no Tocantins por Falha no Sistema de Apuração?

Nada melhor que o próprio TRE-TO para desmentir essa história!

Confiram abaixo a nota que eles emitiram sobre o assunto:

São falsas as mensagens que circulam nas redes sociais sobre eleições anuladas em diversos municípios do Tocantins.

A Justiça Eleitoral do Tocantins reforça que o resultado das urnas reflete a vontade do eleitor, que deve ser respeitada. Reafirmamos que não houve falha no sistema de totalização dos votos e que o resultado divulgado pelo TSE corresponde à soma dos Boletins de Urna disponibilizados aos fiscais dos partidos políticos no dia da eleição, podendo ser facilmente conferido por eles.

Coalizão de Checagem para as Eleições 2020

Esta publicação faz parte da Coalizão de Checagem para as Eleições 2020, que se traduz numa parceria envolvendo nove agências de checagem: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere!

As notícias, devidamente checadas, serão publicadas na página “Fato ou Boato“, disponível no Portal da Justiça Eleitoral. A página também traz informações sobre o funcionamento da urna eletrônica e o processo eletrônico de votação e mais dados sobre checagem.

Conclusão

Falso! O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins não anulou nenhuma eleição para vereador ou prefeito, em nenhum município do estado, por falha no sistema de apuração! Caso você receba uma mensagem semelhante em sua cidade, ignore-a! Não repasse-a adiante!

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui