Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Confira os principais boatos sobre as eleições municipais de 2020 em Macaé/RJ!

Falso

Confira os principais boatos sobre as eleições municipais de 2020 em Macaé/RJ!

Confira os principais boatos sobre as eleições municipais de 2020 em Macaé/RJ!

Ontem (17), diversos moradores de Macaé resolveram protestar numa praça da cidade! Motivados por uma série de rumores que circulavam no município, eles pediam a anulação das eleições! Alegavam que uma urna eletrônica havia sumido, e que o candidato que venceu a eleição para prefeito, Welberth Rezende (Cidadania), teria feito corpo a corpo com eleitores no último domingo (15)!

Cabe destacar nesse ponto, que a diferença de votos entre o primeiro e o segundo colocado na cidade foi relativamente pequena. Ao fim da apuração, Welberth Rezende teve 23,93% dos votos, que representavam 26.060 votos. Já o segundo colocado, Riverton (PDT), teve 22,48%, que representavam 24.477 votos!

Essas duas acusações, além da convocação para a manifestação ocorrida ontem, foram ventiladas em grupos e páginas da cidade no Facebook (1,2).

Exemplo de publicação compartilhada no Facebook.

Mais um exemplo de publicação compartilhada no Facebook.

Hoje (18), uma página chamada “Divulga Macaé” (arquivo), no Facebook, divulgou uma ocorrência registrada na Polícia Federal sobre uma possível fraude.

Segundo o documento, um cidadão relatou que a foto do seu candidato a vereador não apareceu ao digitar o número correspondente e, além disso, a votação teria sido encerrada sem que ele pudesse votar para prefeito.

Hoje (18), uma página chamada “Divulga Macaé”, no Facebook, divulgou uma ocorrência registrada na Polícia Federal sobre uma possível fraude.

Entretanto, será que uma urna eletrônica realmente sumiu em Macaé? O candidato que venceu a eleição para prefeito foi visto fazendo corpo a corpo com eleitores? Houve fraude na votação para prefeito ou vereador no município? Descubra agora, aqui, no E-farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Nenhuma urna eletrônica sumiu em Macaé/RJ! Também não encontramos nenhuma evidência audiovisual, que o candidato eleito, Welberth Rezende, teria feito corpo a corpo com eleitores no dia da votação! Não há fotos, vídeos, tampouco áudios, que comprovem essa alegação, ao que tudo indica, anedótica.

E aqui vale ressaltar um ponto interessante: nenhum perfil, página ou grupo, os quais tivemos acesso, forneceu quaisquer provas nesse sentido. Houve quem se limitasse a dizer que a fonte era o “povo macaense”, mas isso é insuficiente. Percepção sobre vitórias é algo extremamente subjetivo, e pesquisas eleitorais nem sempre conseguem refletir, com precisão, mudanças que ocorrem algumas horas antes ou no próprio dia da votação.

Para completar, em nota oficial, o TRE-RJ negou a existência de quaisquer problemas relacionados a urna eletrônica presente na 197ª seção da 254ª Zona Eleitoral de Macaé. Mediante o fornecimento de documentos oficiais, constatamos que nada foi registrado na ata da referida seção, tampouco da 254ª Junta Eleitoral.

A Nota do TRE-RJ

Confira abaixo a nota divulgada pelo TRE-RJ sobre toda essa história:

A juíza da 109ª ZE de Macaé, Gisele Gonçalves Dias, negou, nesta terça-feira (17), que tenha ocorrido qualquer problema na totalização das urnas utilizadas na Região Serrana da cidade. ‘Todos os votos foram computados normalmente e os boletins das urnas estão disponíveis para consulta no cartório eleitoral’, explicou a magistrada. Boatos sobre fraudes na Região Serrana de Macaé não surpreendem o chefe do cartório eleitoral, William Marchiote.

‘Realizo eleições aqui há 11 anos e sempre é a mesma coisa’, diz. ‘Lamento que apenas os representantes de dois partidos tenham comparecido à transmissão dos dados. Garantimos a todos a transparência do processo’, enfatiza.

Área de abrangência da 109ª Zona Eleitoral, a Região da Serra apresentou apenas um pequeno incidente. Houve um atraso de uma hora no transporte das urnas até o prédio em que estava instalada a Junta Eleitoral, no Centro da cidade. A 100 metros do local, fica a sede do cartório eleitoral, onde estava o computador utilizado na transmissão dos dados das urnas para o Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. O boato parece ter ganhado força nas redes sociais porque o candidato que saiu vencedor nas urnas eletrônicas, Welberth Porto de Rezende (Cidadania), aparecia em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de votos divulgadas no município.

‘Por volta de 18 horas, já circulava o boato de que uma urna da Serra havia sumido. Mas todo ano isso se repete’, reafirma o chefe da 109ª ZE, William Marchiote.

A derrota inesperada do candidato a prefeito favorito nas sondagens de intenção de votos, entretanto, ajudou a estimular um clima de desconfiança. Inconformados com o resultado das urnas, militantes e adeptos do candidato derrotado criaram um movimento para contestar as eleições. Porém, de acordo com os depoimentos que circulam nas redes sociais, o argumento que serve de base ao protesto é apenas de que ele liderava as pesquisas, associado ao inverídico ‘sumiço de uma urna da Serra‘”

A Ata de 109ª Junta Eleitoral de Macaé/RJ

Conseguimos acesso a ata da 109ª Junta Eleitoral de Macaé/RJ, onde foram relatados todos os problemas ocorridos com urnas eletrônicas relacionados a 109ª Zona Eleitoral no dia da votação.

Segundo a ata, não houve impugnação, dúvida e demais incidentes verificados durante os trabalhos de apuração da junta Eleitoral.

Imagem mostrando a ata de 109ª Junta Eleitoral de Macaé/RJ

Mais uma imagem mostrando a ata de 109ª Junta Eleitoral de Macaé/RJ!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Além disso, foram verificados os seguintes problemas em urnas eletrônicas:

  • Na seção 334 houve substituição de urna de votação (patrimônio nº 50767787) por urna de contingência (patrimônio nº 50771725) por hardware não funcionar;
  • Na seção 385 houve substituição de urna de votação (patrimônio nº 50772062) por urna de contingência (patrimônio nº 50767615) devido o teclado do terminal do eleitor estar com defeito em algumas teclas numéricas;
  • Na seção 137 houve substituição de urna de votação (patrimônio nº 50756756) por urna de contingência (patrimônio nº 50764962) devido o teclado do terminal do eleitor apresentar defeitos na tecla numérica.

Não se fez necessária a utilização do Sistema de Apuração durante os trabalhos da Junta Eleitoral. Não houve seção não-instalada, não apurada, anulada ou apurada em separado pela Junta Eleitoral. A recepção e transmissão dos dados contidos nas mídias de resultados provenientes das urnas de votação, para processamento, foram feitas pelas pessoas designadas pela Justiça Eleitoral, na sede da Junta Eleitoral.

O Suposto Incidente Ocorrido na 197ª Seção da 254ª Zona Eleitoral

Eis a nota que recebemos do TRE-RJ sobre esse caso:

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro desmentiu, nesta quarta-feira (18), a comunicação de qualquer problema na urna da 197ª seção eleitoral da 254ª ZE de Macaé, instalada na escola Almir Franciso Lapa, local de votação localizado no Parque Aeroporto. Uma informação falsa publicada no site Divulga Macaé registra fraude na suposta tentativa de voto no candidato a vereador Felipe Wenderroschy (PRTB). Ao digitar o número dele, 28321, a urna teria finalizado a votação sem permitir o voto no prefeito, além de não apresentar os dados do candidato do PRTB.

A Polícia Federal de Macaé confirmou ao TRE-RJ a existência do boletim de ocorrência com a denúncia, que será encaminhada ao Juízo da 254ª ZE. Os mesários da 197ª seção eleitoral, entretanto, repudiaram o relato. A mesária que preside a seção eleitoral afirmou que, às 11 horas, momento em que teria acontecido a fraude denunciada, a votação estava tranquila.

‘Apenas um rapaz me perguntou se poderia filmar o seu voto, o que neguei de imediato”, explicou a mesária, que pediu para não ter o nome divulgado, por temer ‘ataques de ódio’ nas redes sociais.

Também a colaboradora designada para administrar o local de votação, Andressa R.S.S. (nome parcialmente ocultado também a pedido), nega qualquer tipo de problema na 197ª seção eleitoral.

‘Houve apenas uma queixa na 206ª seção eleitoral, que orientei que fosse colocada em ata’, recorda Andressa. ‘O eleitor confirmou os votos e finalizou a votação, como registrou o terminal do mesário, que já pedia novo número de título para habilitar a urna. Mas ele veio reclamar, em seguida, que o número e a foto do candidato não apareceu’, relatou. ‘Fizemos as explicações devidas e ele se disse satisfeito. Tudo foi registrado na ata’, afirmou a administradora do local de votação.

A ata da seção eleitoral é um documento público e está disponível à consulta no cartório eleitoral. O problema porém não foi completamente encerrado. Em seguida, um homem se apresentou como fiscal de partido e cobrou mais esclarecimentos do presidente da 206ª seção eleitoral. Como o suposto fiscal sequer estava identificado, ele foi orientado a regularizar a situação, para poder atuar como fiscal de partido no local de votação. ‘Exigimos que ele se retirasse da escola e providenciasse o crachá de identificação’, relembra a colaboradora Andressa. ‘De qualquer forma, com o eleitor diretamente envolvido, tudo ocorreu de forma absolutamente cordial e transparente’, conclui.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, André Sant’Anna, esse tipo de problema pode acontecer, dependendo do modelo da urna eletrônica e do tamanho e qualidade do arquivo da foto. ‘A demora em mostrar a foto de candidato ocorre em urnas com processadores mais lentos, como é usual em qualquer computador na mesma situação’, explicou.

Em informação posterior à nota, o TRE-RJ informou que os modelos das urnas que foram utilizadas em Macaé eram de 2013.

Há um Voto Computado para o Então Candidato Felipe Wenderroshy

Interessante ressaltar que há um voto confirmado para o então candidato a vereador Felipe Wenderroshy na 197ª seção da 254ª Zona Eleitoral! Isso é facilmente verificável através do “Boletim na urna” no próprio site do TSE!

Interessante ressaltar que há um voto confirmado para o então candidato a vereador Felipe Wenderroshy na 197ª seção da 254ª Zona Eleitoral!

As Fotos das Atas da 197ª e 206ª seção da 254ª Zona Eleitoral

Fotos mostrando a ata da seção 197 da 254ª ZE.

Fotos mostrando a ata da seção 206 da 254ª ZE.

As Imagens da Ata da 254ª Junta Eleitoral

Imagem mostrando a ata da 254ª Junta Eleitoral.

Mais uma imagem mostrando a ata da 254ª Junta Eleitoral.

Imagem mostrando que não houve o registro de nenhuma ocorrência na seção 197 da 254ª ZE.

Cabe destacar nesse ponto que a Agência Lupa verificou essa história e também concluiu que ela é falsa!

Conclusão

Falso! Nenhuma urna eletrônica sumiu em Macaé/RJ! Também não encontramos nenhuma evidência audiovisual, que o candidato eleito, Welberth Rezende, teria feito corpo a corpo com eleitores no dia da votação! Não há fotos, vídeos, tampouco áudios, que comprovem essa alegação, ao que tudo indica, anedótica.

Para completar, embora o registro de ocorrência na Polícia Federal seja verdadeiro, em nota oficial, o TRE-RJ negou a existência de quaisquer problemas relacionados a urna eletrônica presente na 197ª seção da 254ª Zona Eleitoral de Macaé. Mediante o fornecimento de documentos oficiais, constatamos que nada foi registrado na ata da referida seção, tampouco da 254ª Junta Eleitoral.

Por fim, agradecemos novamente ao Maurício Duarte, coordenador de Comunicação Social do TRE-RJ, por ter se empenhando pessoalmente em buscar por informações para que tivéssemos base suficiente para elaborar este artigo!

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

Clique para comentar

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo