28.9 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Pintura imitando estrada faz motorista bater em um muro! Será verdade?

- Publicidade -

Será verdade que um motorista confundiu uma pintura de uma estrada em um muro e acabou o atravessando em alta velocidade com seu carro?

As imagens do flagrante de um acidente surgiram nos grupos de WhatsApp na segunda quinzena de novembro de 2020. Nelas podemos ver um automóvel invadindo a calçada e atravessando um muro em alta velocidade!

Juntamente com o vídeo do acidente, uma foto mostra que um morador local havia feito uma pintura imitando uma avenida naquele muro, o que teria feito o motorista se enganar e bater de frente com a parede.

Será que essa história é real?

Pintura imitando a avenida teria confundido motorista! Será verdade? (imagens: Reprodução/WhatsApp)

A pintura que teria enganado o motorista! (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

As imagens são reais, mas foram gravadas em locais e ocasiões diferentes! 

O acidente ocorreu na cidade de São Manuel, em São Paulo, no dia 12 de novembro de 2020. Abaixo, o local onde o muro foi arrebentado pelo automóvel: 

De acordo com a Polícia Civil, o motorista (que se recusou a fazer o teste de bafômetro) foi socorrido após bater com seu carro em alta velocidade no muro de um galpão da prefeitura. Após ser atendido com ferimentos leves no hospital, ele foi autuado por embriaguez ao volante e dano ao patrimônio.

- Publicidade -

Foto: Reprodução/Acontece Botucatu

Quanto à foto da pintura imitando uma avenida, em um muro, trata-se de uma obra feita pelo pintor e poeta Francisco Teixeira, morador de Maracanaú, no Ceará. 

A pintura da pista pintada no muro virou notícia em outubro de 2019, rendendo até entrevistas na TV, como essa, de uma afiliada local do SBT:

Perceba, no detalhe abaixo, que na foto do muro pintado há dois postes que não aparecem no vídeo do acidente:

Boato recorrente

Essa não foi a primeira vez que se espalhou nas redes sociais uma história sobre supostos acidentes causados por uma pintura em uma parede. Em março de 2017, desmentimos aqui no E-farsas uma notícia que afirmava que o desenho de um túnel do desenho Papa-Léguas em uma ponte teria causado um grave acidente após um motorista se confundir. 

De qualquer forma, a pintura (do caso que checamos em 2017) foi apagada por precaução no dia seguinte, após moradores temerem a ocorrência de algum possível acidente.

Conclusão

As imagens que mostram um carro atravessando um muro em alta velocidade são reais, mas o acidente – que ocorreu em São Paulo – não tem nenhuma relação com uma pintura feita em um muro na cidade cearense de Maracanaú. 

*com as colaborações de Thiago Lucas e Marcelo Silva 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui