16.6 C
São Paulo
quinta-feira, abril 22, 2021

É falso que o voto não será contado sem o comprovante de votação!

- Publicidade -

Circula nas redes sociais, principalmente no Facebook, uma mensagem de alerta dizendo que o voto do eleitor não será contado (ou será modificado) sem o comprovante de votação! A mensagem também alega que o comprovante não foi fornecido pelos mesários.

Já algumas outras pessoas, no entanto, disseram que só conseguiram o comprovante após pedirem ao mesário!

Confira abaixo alguns exemplos de publicações que vêm disseminando essa história:

Primeiro exemplo de publicação.

Segundo exemplo de publicação.

Entretanto, será que o voto do eleitor não será contado (ou será modificado) sem o comprovante? Por que algumas pessoas disseram que não receberam? Descubra agora, aqui, no E-farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! O voto do eleitor será contado mesmo sem o comprovante de votação! Uma vez que o eleitor vota na urna eletrônica, o seu voto não tem como ser modificado! Além disso, é bom deixar claro, que o eleitor registra sua presença ao assinar o caderno da votação! Portanto, esse alerta é completamente absurdo!

Por que Algumas Pessoas Não Receberam o Comprovante ou Só Receberam Mediante Pedido ao Mesário?

Em virtude da pandemia de Covid-19, a orientação do TSE era de entregar o comprovante apenas para quem pedisse! O motivo? Uma questão de segurança sanitária. Essa informação consta na página 13 no “Plano de Segurança Sanitária – Eleições Municipais 2020“:

O eleitor deverá passar apenas uma vez pela mesa receptora de votos (a mesa em que estão localizados os mesários). Assim, após a identificação do eleitor por meio de exibição de documento oficial com foto, o eleitor, antes de assinar o caderno de votação, deverá guardar o seu documento de identidade e, se desejar, solicitar o comprovante de votação antes de se dirigir à cabine de votação. No fluxo de votação original, o documento oficial e o comprovante de votação somente eram entregues ao eleitor após a votação, e a entrega do comprovante de votação era obrigatória;

Em muitas seções eleitorais, no entanto, os mesários forneceram normalmente o comprovante de votação.

E Como Faço para Provar que Votei Caso Seja Necessário?

Teoricamente, bastaria entrar no site do TSE e tirar uma certidão de quitação eleitoral! Algo bem rápido e gratuito! Alternativamente, você poderia utilizar o aplicativo “e-Título“, disponível para iOS e Android!

- Publicidade -

Entretanto, ao realizar dois testes para obtermos essa certidão, tanto através do site quanto do aplicativo, não logramos êxito. No caso do site aparece tão somente uma página em branco. Já pelo aplicativo, apareceu que houve um problema na validação dos dados.

Em contato com o TSE fomos informados que há certa demora para a atualização dos dados. Os dados de quem compareceu são transmitidos junto à totalização, ou seja, ainda não é possível obter essa certidão de quitação eleitoral. Ficaremos de olho nessa situação, e assim que tivermos alguma atualização avisaremos vocês, combinado?

Coalizão de Checagem para as Eleições 2020

Esta publicação faz parte da Coalizão de Checagem para as Eleições 2020, que se traduz numa parceria envolvendo nove agências de checagem: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere!

As notícias, devidamente checadas, serão publicadas na página “Fato ou Boato“, disponível no Portal da Justiça Eleitoral. A página também traz informações sobre o funcionamento da urna eletrônica e o processo eletrônico de votação e mais dados sobre checagem.

Conclusão

Falso! O voto do eleitor será contado mesmo sem o comprovante de votação! Uma vez que o eleitor vota na urna eletrônica, o seu voto não tem como ser modificado! Além disso, é bom deixar claro, que o eleitor registra sua presença ao assinar o caderno da votação! Portanto, esse alerta é completamente absurdo!

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. interessante. recebi meu comprovante normalmente e, pela primeira vez, me perguntei sobre a utilidade daquele papelzinho.
    pesquisando sobre, descubro que pode ser muito útil caso tenha algum problema posteriormente junto a justiça eleitoral.

    Mas não é indispensável, embora se recomende guardar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui